Hábitats Naturais Universidade de São Paulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola de Agricultura Luiz de Queiroz LGN 478 Genética e Questões Socioambientais Gabrielle Ferrari
Advertisements

AINEL: QUESTÕES AMBIENTAIS DE IVORÁ. Meio Ambiente e Uso dos Recursos Naturais Aspectos da nossa região.
Encontro Ciência Lisboa, 7 de Julho A ciência ecológica e o desafio da sustentabilidade Helena Freitas Centro de Ecologia Funcional Departamento.
Ciclos Biogeoquímico O ciclo biogeoquímico é o percurso realizado no meio ambiente por um elemento químico essencial à vida. Ao longo do ciclo, cada elemento.
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL BIOLOGIA 7. Ecologia.
TRABALHO DE GEOGRAFIA 1°A. Florestas do Brasil e suas respectivas regioẽs.
Trabalho de geografia Nome: Matheus, Alesandro 8ºano 14/04/11 prof:Patricia.
Sempre lembrar de fazer parte das oração o salmos 141:3 Concelhos para um bom Semestre.
ECOLOGIA :. Ecologia Ecologia é o estudo das relações dos seres vivos entre si e com os componentes do ambiente. Ecologia: oikos = casa (E. Haeckel)
Matéria Orgânica do solo (m.o.s). Objetivos Proporcionar conhecimentos básicos sobre a origem e dinâmica da m.o. do solo; Conhecer suas características.
Ecologia: conceitos básicos Disciplina: Ecologia Professor: Thiago Ruffo Curso Técnico em Meio Ambiente.
AMÉRICA DO SUL A América do Sul  comporta 6% da população mundial dividida em 12 países e 7 territórios. São eles a Argentina, Bolívia, Brasil, Chile,
III BIENAL DOS FUNDOS DE ÁGUA 17/06/2016 – BOGOTÁ
Professor: Hélcio Júnior Biólogo
Colégio Jesus Maria José
Estudo dos ecossistemas
Fonte: revista Recreio, maio de 2012
AS INTERAÇÕES BIOLÓGICAS DO SOLO
Aula: Níveis de Organização
5º ano IN-TECH Tecnologia e Educação MATA ATLÂNTICA.
Florestas tropicais e equatoriais
Ciências Naturais – 8.º ano
Os principais climas.
OS GRANDES BIOMAS TERRESTRES
O que é Ecologia?.
Diversidade Biológica
REGIÃO CENTRO-OESTE.
Mudanças Climáticas: AGRICULTURA
Metodologia do Ensino de Ciências – Aula 10
Prof. Me. Cássio Resende de Morais
Biociclo terrestre: Epinociclo
Campos.
Do gr. Oikos, casa + logos, estudo
Diversidade na Biosfera
As grandes paisagens vegetais da Terra e as Questões ambientais
Grande Amazônia.
Professor Hélcio Marques Junior Biólogo Eps Docência Universitária
Aula: ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES
Ciências Naturais – 8.º ano
Atividade de Revisão para AFE
Climas 6º Ano.
A dinâmica da biosfera. O Brasil apresenta grandes dimensões continentais. Em grande parte na Zona Intertropical Sendo assim, a diversidade de ecossistemas.
As Paisagens do continente americano
Amazônia: a maior região brasileira
GASES ATMOSFÉRICOS Bruna Lopes Guy Jann Terra.
BIOMAS Um bioma é formado por todos os seres vivos de uma determinada região, cuja vegetação tem bastante similaridade e continuidade, com um clima mais.
Aula: Impactos Antrópicos e Eutrofização
DINÂMICA DAS POPULAÇÕES BIOLÓGICAS
Formações Vegetais Desenvolvem-se de acordo com o tipo de CLIMA, RELEVO, E SOLO do local onde se situam. De todos estes, o clima é o que mais se destaca.
G1 Meios habitados por animais CienTIC 5 Ciências Naturais – 5. o ano.
Floresta Tropical. Escola: Municipal de 1º grau Donério Aguiar Trabalho realizado sob orientação do(a) professor(a): Selma Santos.  Floresta Tropical.
Ecologia A ciências da natureza.
FLORESTA DA ARAUCÁRIA E PAMPAS. MATA DE ARAUCÁRIA CARACTERÍSTICAS: Mata de araucária também chamada de pinheral ou floresta de araucárias; Sua formação.
Biomas Brasileiros.
Amazônia: a maior região brasileira
Conceitos básicos da ecologia
Distribuição de organismos na Biosfera I
CAPÍTULO I Onde Existe Vida ?.
Ecologia - conceitos importantes
Ecossistemas Terrestres
Vegetação do Brasil (Fitogeografia brasileira)
Ecologia.
Climas 6º Ano.
Aula de Geografia Professor: Hélio
Biodiversidade microbiana do solo Integrantes: Joelma Evelin Pereira kume Midian Nikel Alves de Souza Rita de Cássia Bonassi.
Continente Asiático (prof. Padovani – 8º ano)
Prof: Marcus Ferrassoli
Energia Hidráulica Piracicaba, 20 de maio de 2019
ECOLOGIA GERAL - UFCD ECOLOGIA Os organismos da Terra não vivem isolados, eles interagem uns com os outros e com o meio ambiente. Ao estudo dessas.
Transcrição da apresentação:

Hábitats Naturais Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” Departamento de Genética LGN0478 - Genética e Questões Socioambientais Hábitats Naturais

1. Definição Hábitats naturais não expostas a intervenções humanas que afetem a manutenção e continuidade do seu estado natural zonas terrestres ou aquáticas Hábitats naturais Se distinguem por características geográficas, abióticas e bióticas um complexo dinâmico de comunidades vegetais, animais e de microrganismos, bem como seu meio inorgânico, interagem como uma unidade funcional Fonte: Fundo Brasileiro para Biodiversidade, 2013.

SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS 1. Definição Importância biológica Purificação do ar e da água Ciclagem de nutrientes Polinização Importância social SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS Regulação do ciclo hidrológico Mitigação e adaptação às alterações climáticas Importância econômica Proteção da biodiversidade Fonte: Fundo Brasileiro para Biodiversidade, 2013.

IMPACTOS NOS BIOMAS MUNDIAIS 2. Panorama mundial IMPACTOS NOS BIOMAS MUNDIAIS Tundra Bioma frágil; Descongelamento do permafrost; Minas e poços de petróleo. Alterações na rota de migração e cadeia alimentar Tundra: um dos três principais biomas que sequestram carbono, plantas pegam CO2 e não devolvem pela decomposição (clima frio), armazenando no permafrost Fonte: Brasil Sustentável Editora, 2017.

2. Panorama mundial Taiga Floresta Temperada Deserto Resta apenas 0,3% da cobertura original na Europa Floresta Temperada Praticamente extinta na Europa Deserto Deserto do Saara se expandiu cerca de 10 km em apenas 1 ano Florestas Tropicais Restam apenas 8% da cobertura original na África Fonte: Malta, 2017.

3. Panorama nacional Abriga a maior biodiversidade do planeta 8,5 milhões de km² Espécies de importância econômica e social Muitas espécies endêmicas Mais de 200 povos indígenas e inúmeras comunidades tradicionais Fonte: Ministério do Meio Ambiente, 2017.

3. Panorama nacional Fonte: FERREIRA, 2012.

3. Panorama nacional

4. Estudo de caso Maior felino do continente americano (135 kg); Está no topo da cadeia alimentar e exige grandes áreas para sobreviver (indicador); Extinta nos EUA, muito rara no México e ameaçada de extinção no Brasil; Pode ser encontrada em todos os biomas, com exceção do Pampa (extinta). ONÇA-PINTADA

Perda de biodiversidade 5. Relação com a genética Perda de hábitat Fragmentação Isolamento genético Perda de biodiversidade Extinção de espécies

Referências Brasil Sustentável Editora. Biomas mundiais e seus impactos. Disponível em: <http://brasilsustentaveleditora.com.br/category/classificacao-do- item/biomas-mundiais-e-seus-impactos>. Acesso em: 25 de Ago. 2017. Fundo Brasileiro para Biodiversidade – FUNBIO. Procedimentos operacionais para proteção de habitats naturais. 2013. MALTA, J. Os biomas terrestres e seus impactos socioambientais. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/JudsonMalta/os-biomas- terrestres-e-seus-impactos-socioambientais>. Acesso em: 25 de Ago. 2017. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Biodiversidade Brasileira. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-brasileira>. Acesso em: 25 de Ago. 2017. WWF. Onça-pintada. Disponível em: <http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/pantanal/n ossas_solucoes_no_pantanal/protecao_de_especies_no_pantanal/onca_pinta da/>. Acesso em: 25 de Ago. 2017.

Obrigada!