Movimento Apaeano O maior movimento social pela dignidade e inclusão social das pessoas com deficiência.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESULTADOS CONSIDERAÇÕES INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA OBJETIVO METODOLOGIA
Advertisements

Comissão de Assistência Social – COAS
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
PRA INÍCIO DE CONVERSA... MÁRIO QUINTANA SE AS COISAS SÃO INATINGÍVEIS
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Gestão Estratégica para ONG’s
Ministério da Educação
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
TIPOS DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL
Legislação.
ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE UNAÍ/MG
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
REDE DE ENSINO ESTADUAL
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
Estatuto da Criança e do Adolescente
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
PLANO DE METAS PELA EDUCAÇÃO DE ALAGOAS
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
REDE DE PROTEÇÃO E APOIO A VIDA EM FAMILIA
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
Rede de Solidariedade Coelhos, Coque/Joana Bezerra
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
TECNOLOGIA ASSISTIVA: O QUE MUDOU NA MINHA VIDA?
POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE - CAMPO GRANDE/MS.
CARTA DE BELO HORIZONTE
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
* Brasília (DF) - maio de 2006
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
PROJETO COMUNITÁRIO.
1 w w w. c a p l a b. o r g. p e Rio de Janeiro, 20 e 21 de maio de 2008 Painel 3: Desenvolvimento e promoção de políticas, estratégias e serviços integrados.
Novembro 2006 Associação Brasileira da Infra-estrutura e Indústrias de Base Fábio Aidar IV OFICINA DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA EDUCAÇÃO CORPORATIVA – FUNDAMENTO.
11 a 13 de Outubro de 2013 Minascentro BH/MG
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
Política Educacional Brasileira
APAE de Campinas
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
1 Oficina Sobre Multipla-Descobrindo Possibilidades Módulo I – Adequações curriculares para criança/jovem com deficiência múltipla Objetivo: Discutir a.
MODELOS ASSISTENCIAIS EM SAÚDE
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - INSERÇÕES PROPOSTAS.
EDUCAÇÃO POPULAR CONCEITO Compreende-se a Educação Popular em Saúde (EPS) a perspectiva teórica orientada para a prática educativa e o trabalho social.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Política Nacional de Promoção da Saúde
APAE ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS DE MARINGÁ Fga. Fernanda de A. Rodrigues Alves Fga. Samaia Amaral.
Captação de Parceiros para abertura de pontos de vendas (PDV’s)
Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade A EXPERIÊNCIA DA APABB NA INCLUSÃO.
O que é a SUCESU? É uma sociedade civil sem fins lucrativos e sem caráter político-partidário, de representação política dos seus associados e de coordenação,
Prática na Sala de Recursos Multifuncionais.
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Resultados dos conselhos regionais 2013.
REDE DE SUPORTE FAMILIAR E SOCIAL DE PROTEÇÃO AO IDOSO.
Transcrição da apresentação:

Movimento Apaeano O maior movimento social pela dignidade e inclusão social das pessoas com deficiência

A deficiência No Brasil No Brasil, segundo o IBGE, são 24,5 milhões de pessoas com deficiência, o equivalente a 14,5% da população do país, com as seguintes deficiências:

O que é o Movimento Apaeano? O Movimento Apaeano é a maior rede de atenção integral á pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Quando surgiu o Movimento? A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais ( Apae ) foi criada em 1954, no Rio de Janeiro. Surgiu no cenário brasileiro graças ao esforço de um grupo de pais que, inconformados com a escassez de informações sobre a deficiência intelectual, resolveram pesquisar e entender o assunto como forma de oferecer qualidade de vida a seus filhos. Hoje, a instituição forma uma rede que reúne a Federação Nacional das Apaes, 23 Federações das Apaes nos estados e mais de duas mil Apaes, em todo o país

Quem participa dessa rede Quem participa dessa rede? A rede Apae conta com os pais, amigos, pessoas com deficiencias, voluntários, profissionais e instituições parceiras – públicas e privadas – para promover e defender os direitos de cidadania e a inclusão social dos brasileiros com deficiência Quais são as conquistas do Movimento Apaeano? Dentre as inúmeras realizações do Movimento Apaeano na luta pelos direitos das pessoas com deficiência, destacam-se: a inclusão educacional e profissional, o desenvolvimento da tecnologia do Teste do Pezinho e a sua incorporação na rede pública de saúde; a prática de esportes e a inserção das linguagens artísticas, como instrumentos pedagógicos na formação dessas pessoas, e a introdução de novas técnicas para a estimação precoce, para auxiliar no desenvolvimento da criança com deficiencia.

Estrutura do Movimento Apaeano

Frentes de atuação da Apae As ações são orientar pelos eixos: APOIO A INCLUSÃO ESCOLAR atendimento educacional especializado ao estudante com deficiencia intelectual e múltipla incluindo na escola comum; ESCOLA ESPECIAL DA APAE acolhimento aos estudantes com deficiencia intelectual e múltipla mas séries iniciais do ensino fundamental, quando necessitam de apoio intensivo; INCLUSÃO NO TRABALHO articulação com os vários setores e preparação do estudante/ trabalhador para o processo de inclusão social.

Frentes de atuação da Apae DEFESA DE DIREITOS Inclusão dos direitos das pessoas com deficiencia em todas as políticas públicas; PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA O ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL atenção integral da pessoa com deficiencia, em todo o seu ciclo de vida; APOIO Á FAMÍLIA oferece informações para que a família saiba lidar com o familiar deficiente; AUTOGESTÃO E AUTODEFENSORIA cria situações favoráveis ao desenvolvimento da autonomia da pessoa com deficiencia intelectual.

Projetos estruturantes da Rede Apae Universidade Corporativa da Rede Apae (Uniapae); Apae em rede Política de Acompanhamento e Monitoramento de Ações Sala de Soluções Sustentabilidade Institucional

Conhecendo os projetos UNIVERSIDADE CORPORATIVA DA REDE APAE – UNIAPAE Autonomia, equidade, ética, profissionalismo e transparecia