Maiwabida Placido Perez Orientador : Cristiano Pinto Dos Santos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Assistência ao Pré-natal, Puerpério e Saúde Bucal.
Advertisements

Josueida de Carvalho Sousa Orientador: Gustavo G. Nascimento
ANA PAULA RIBEIRO DE ALMEIDA Orientadora: ANA ALICE MARTINS MACIEL
Aluna: Letícia Oliveira Capelli
Marcio Chazan Orientador Adauto Martins Soares Filho
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNA-SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Orientadora: Renata Lima Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SITEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMILIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 5 TRABALHO.
Katyane Cássia da Silva Orientador: Alexandre Emidio Ribeiro Silva
Paulo Ricardo O. da Silva
Holean Francisco Rodrigues Costa
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
Especializando: Dr. Edito Andrés Rodriguez Segura
Trabalho de Conclusão de Curso
Universidade Federal de Pelotas
Aluna: Taissa Morellato Basso
Julio Alberto Rodriguez Seijas Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 5 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PROGRAMA.
Orientadora: Daniela Nunes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8. Melhoria da atenção à saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - RS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Modalidade à distância MELHORIA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
MARILIN RIVEAUX MATOS Orientador: Clodoaldo Penha Antoniassi
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Universidade Federal de Pelotas
Universidade aberta do sus – unasus universidade federal de pelotas especialização em saúde da família modalidade a distância turma 6 Qualificação da Atenção.
Especializanda: Prisca Saray Nunez Millan
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
Melhoria da Detecção e Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na UBS Parque das Dunas, Natal, RN. Yadelis Guerra Ramirez Orientadora: Sabiny Pedreira.
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Melhoria.
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
Orientadora: Danieli B. da Silva
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
Uana Shele Teles Cavalcante Orientador: Ailton Gomes Brant
Qualificação da Atenção ao Pré-natal e Puerpério na Unidade General Câmara, General Câmara/RS HANOY MADERA MADERA.
Javier Verdecia Alvarez
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção ao Câncer.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA Melhoria do Programa de Pré-Natal.
Universidade Aberta do SUS-UNASUS Universidade Federal De Pelotas Departamento De Medicina Social Especialização Em Saúde Da Família Modalidade A Distância.
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
Verônica Costa Lustosa da Silva Lustosa
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 7   Trabalho de Conclusão.
Iliana Echegoyen Alcolea Orientadora: Fernanda Bollini e Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - MODALIDADE À DISTÂNCIA – TURMA 6
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº 07 Qualificação das Ações.
ESPECIALIZANDA : Regla REGINA diaz FERRER
Alay Cardoso Álvarez Orientadora: Andressa de Andrade Pelotas, 2015
UNIVERSIDADE Federal de pelotas Universidade Aberta do SUS – UNASUS programa de pós-graduação em saúde da família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Transcrição da apresentação:

Maiwabida Placido Perez Orientador : Cristiano Pinto Dos Santos UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL D PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a distância Turma n° 7 MELHORIA NA ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL E PUERPÉRIO NA UNIDADE BÁSICA JOSÉ BEZERRA DA SILVA DO MUNICÍPIO DE SÃO LUIS DO PIAUI/PI Maiwabida Placido Perez Orientador : Cristiano Pinto Dos Santos  

Introdução Em face da progressiva expansão do processo de organização dos serviços de atenção básica nos municípios no brasil ,e a qualificação dos professionais da saúde ainda e um desafio , sobretudo no que diz respeito ao processo do cuidado e acompanhamento da atenção pre natal e o puerpério .Uma atenção pré-natal e puerperal de qualidade e humanizada é fundamental para a saúde materna e neonatal e, para sua humanização e qualificação, faz-se necessário: construir um novo olhar

Introdução Município são luis do piaui -pi População de aproximadamente 2586 habitantes 1 UBS, 1 ESF 1 NASF

Introdução UBS Jose Bezerra Da Silva População adscrita 2586 usuários Uma Equipe de Saúde da Família: uma médica, um cirurgião- dentista, uma enfermeira, um técnico de higiene bucal, um técnico de enfermagem, um auxiliar de enfermagem, sete Agentes Comunitários de Saúde (ACS), um auxiliar de serviços gerais ou de limpeza e um motorista. UBS adaptada

Objetivo Geral Melhorar a atenção ao pré-natal e puerpério na Unidade Básica de Saúde

Objetivos Específicos na atençao prenatal 1 Ampliar a cobertura de pré-natal. 2 Melhorar a qualidade da atenção ao pré-natal e puerpério realizado na Unidade. 3 Melhorar a adesão ao pré-natal. 4 Melhorar o registro do programa de pré-natal. 5 Realizar avaliação de risco. 6 Promover a saúde no pré-natal.

Objetivos Específicos do Puerpério: 1 Ampliar a cobertura da atenção a puérperas . 2 Melhorar a qualidade da atenção às puérperas na Unidade de Saúde 3 Melhorar a adesão das mães ao puerpério. 4 Melhorar o registro das informações. 5 Promover a saúde das puérperas

METODOLOGIA Fichas espelhos, planilhas e prontuários eletrônicos. Arquivo especifico para as fichas espelhos. Treinamento da equipe. Caderno de Atenção Básica .Atençao ao prenatal de baixo risco Atendimento clinico das gravidas y odontologico seguindo o establecido nos protocolos Atendimento clinico das puerperas y odontologico seguindo o establecido nos protocolo Relizaçao de visitas domiciliarias. Realizaçao de exames complementares para a populaçao alvo

Estabelecendo a função de cada membro da equipe na intervenção. Monitoramento semanal. Palestras continuas na UBS e outros espaços da comunidade.

Objetivos, Metas e Resultados

Objetivo1: Ampliar a cobertura do prenatalde detecção precoce do câncer de colo e do câncer de mama. Meta 1: Aumentar para o 100% a cobertura do prenatal Resultados: A proporção de gestantes cadastradas no programa pré-natal no primeiro mês foi de 61,8% cadastrando 21 gestantes, no segundo mês foram 30 gestantes alcançando 88,2% e no terceiro 34, alcançando 100% de gestantes cadastradas   Figura 1: Proporção de gestantes cadastradas no programa pré-natal. Fonte: Planilha de coleta de dados da UFPel, 2015.

Meta 2 Garantir a 100% das gestantes o ingresso no primeiro trimestre de gestação. Resultados: no primeiro mês foram cadastradas 16 grávidas (76,2%), no segundo mês foram 22 (73,3%), e no terceiro mês foram 23 (67,6%) Figura 2: proporção de gestantes com ingresso no primeiro trimestre de gestação. Fonte: Planilha de coleta de dados da UFPel, 2015

Meta:: Garantir a 100% das gestantes a solicitação de todos exames laboratoriais de acordo com protocolo . Resultados: no primeiro mês da intervenção foi alcançado 21 gestantes (100%), no segundo mês alcançamos 29 gestante (96,7%) e no terceiro mês totalizamos 32 gestantes (94,1%). Figura 3: Proporção de gestantes com solicitação de todos os exames laboratoriais de acordo com o protocolo. Fonte: Planilha de coleta de dados da UFPel, 2015.  

Meta: Garantir que 100% das gestantes com vacina antitetânica em dia. Resultado: o primeiro mês da intervenção alcançou 21 gestantes (100%), no segundo mês alcançou 29 (96,7%) e no terceiro mês foram 33 gestantes (97,1%). Esses resultados se devem ao fato de Figura 4: Proporção de gestantes com vacina antitetânica em dia. Fonte: planilha de coleta de dados da UFPel, 2015

Meta: Garantir que 100% das gestantes com vacina contra hepatite B em dia. Resultado : No primeiro mês da intervenção alcançamos 21 gestante (100%), no segundo mês alcançou 29 (96,7%) e no terceiro mês foram 33 (97,1%). Figura 5: Proporção de gestantes com vacina contra hepatites B em dia. Fonte: planilha de coleta de dados da UFPel, 2015.

Realizar avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% . Resultado: No primeiro mês da intervenção alcançamos 21 gestantes (100%), no segundo mês alcançou 29 (96,7%) e no terceiro mês foram 33 gestantes (97,1%). Figura 6: Proporção de gestantes com avaliação de necessidade de atendimento odontológico. Fonte: planilha de coleta de dados da UFPel, 2015.

Meta: Garantir a primeira consulta odontológica programática para 100% das gravidas. Resultado: . No primeiro mês da intervenção este indicador alcançou 18 gestantes (85,7%), no segundo mês 25 (83,3%) e no terceiro mês alcançamos 26 gestantes (76,5%). Figura 7: Proporção de gestantes com a primeira consulta odontológica programática. Fonte: planilha de coleta de dados da UFPel, 2015.

Meta: Realizar busca ativa de 100% das gestantes faltosas às consultas de pré-natal.. Resultado: Durante os três meses da intervenção, mas alcançamos apenas 2 grávidas no primeiro mês (28,6%), 7 no segundo (58,3%) totalizando 10 no terceiro mês (66,7%). Figura 8: Proporção de gestantes faltosas ás consulta que receberam busca ativa. Fonte: planilha de coleta de dados da UFPel, 2015

Meta: Manter registro na ficha espelho de acompanhamento\espelho pré-natal 100% das gestantes. Resultado: Durante o primeiro mês da intervenção este indicador alcançou o 100% tendo 21 gestantes, no segundo mês foi 96,7% com 29 gestantes e no terceiro mês fechamos em 97,1% totalizando 33 gestantes Figura 9: Proporção de gestantes com registro na ficha de acompanhamento/ espelho de pré-natal. Fonte: planilha de coleta de dados da UFPel, 2015.  

Meta: Avaliar risco gestacional em 100% das gestantes Resultado:No primeiro mês da intervenção foram 21 gestantes (100%) , no segundo mês foram 29 (96,7%) e no terceiro mês chegamos a 33 gestantes (97,1%). Figura 10: proporção de gestantes com avaliação de risco gestacional. Fonte: planilha de coleta de dados da UFPel, 2015.

Meta: Ampliar a cobertura do puerpério para 100%. RESULTADOS PUERPÉRIO   Meta: Ampliar a cobertura do puerpério para 100%. Resultado :no primeiro mês foram cadastradas 7 puérperas (100%), no segundo mês foram 11 (90,9%) e no terceiro mês foram cadastradas 15 puérperas (93,3%). Figura 11: Proporção de puérperas com consulta até 42 dias após o parto. Fonte: planilha de coleta de dados da UFPel, 2015

Discussão Importância para a equipe: Capacitação seguindo o protocolo; Integração da equipe, Definição das tarefas, Ampliação da cobertura, trabalho com qualidade

Discussão Importância para o serviço: Trabalho integrado Organização no trabalho Agendamento de consultas semanais. Vistas Domiciliar mensais.

Discussão Importância para a comunidade: Melhoria na qualidade de atendimento na realização da atençao prenatal e puerperio As usuárias demonstram satisfação, pois agora são acompanhadas com qualidade

Reflexão crítica Dificuldades por estar em outro país, com uma língua diferente, com costumes, cultura, idiossincrasia diferente da nossa. esclarecer casos clínicos frequentes na pratica diária Recepção da equipe, gestores e comunidade. Trabalho em equipe. O orientador ajudou a esclarecer duvidas que surgiram durante todo o curso

Reflexão crítica Também me ajudou a melhorar com a língua e gramatica portuguesa ,foi uma grande experiência

PRAZER TRABALHAR PARA VOCES OBRIGADO