Física - Movimentos Adaptado de Serway & Jewett por Marília Peres.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Movimento em I dimensão
Advertisements

Movimento Retilíneo Uniforme
Mecânica.
Movimento rectilíneo uniforme  MRU
MOVIMENTO EM DUAS DIMENSÕES
Rotação dos Corpos Rígidos
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
CINEMÁTICA VETORIAL Análise vetorial,ou seja, completa(direção, sentido e módulo) das grandezas: Deslocamento Velocidade Aceleração.
Calculo da vm da esfera no intervalo 2s a 6s
Cinemática Escalar 2º ano Ensino Médio IGL 2013 Prof: Raphael Carvalho
Cinemática Principais Fórmulas Movimento Uniforme (MU)
CINEMÁTICA Velocidade.
OS MOVIMENTOS.
FÍSICA * Do grego, que significa natureza, pois nos primórdios eram estudados aspectos do mundo animado e inanimado. * Atualmente, é a ciência que estuda.
Cinemática Escalar 1. Introdução ao estudo da velocidade escalar média. Classificação dos movimentos quanto: a. Ao sentido do movimento sobre a trajetória;
Fenômenos do Deslocamento Quantidade de Movimento Movimento:
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
CINEMÁTICA.
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti

Queda Livre e Lançamentos no Espaço
OS MOVIMENTOS.
TRANSFORMAÇÕES E EVOLUÇÕES TÉCNICAS
Gráficos.
Física!!! A origem da Física como teorias e conhecimentos organizados está na Grécia. A palavra Física vem de Physis (no grego) que significa Natureza.
Graficamente temos Espaço variável Velocidade constante
1.O gráfico a seguir representa a velocidade escalar de um móvel durante 15 s de movimento. Com base no gráfico é correto afirmar que: a) o móvel está.
Capitulo 2 - Cinemática do ponto material
Cinemática.
Movimento Uniformemente Variado (MUV)
Movimentos.
FÍSÍCA APLICADA MECÂNICA- PARTE I.
Tipos de movimentos Gráficos
Fizencadeando pensamentos
MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA
Cinemática Professor PH.
AULA 1 CINEMÁTICA.
Site: Caderno 1 Capítulo 2 Movimento Retilíneo Site:
FÍSICA I CINEMÁTICA ESCALAR JOÃO VICENTE.
Gráficos Posição-Tempo
Mecânica Estudo dos Movimentos.
MOVIMENTOS E LANÇAMENTOS
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
Posição Um corpo só pode ser localizado em relação a um outro, denominado referencial; A posição de um corpo que está sobre uma linha conhecida pode ser.
MECÂNICA Estudo dos movimentos.
Movimento O que é o movimento?.
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
Exemplo 7. Encontre a velocidade instantânea da partícula descrita na Figura 1 nos seguintes instantes: (a) t = 1.0 s, (b) t = 3.0 s, (c) t= 4.5 s, e (d)
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
1 MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física A Mecânica Clássica se divide em: 1. Cinemática 2. Dinâmica A Mecânica estuda o movimento e.
Um automobilista, após ter tido um acidente ao atravessar uma povoação, disse ao juiz que estava inocente pois a sua velocidade média foi de 50 km/h,
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
Material de Apoio cinemática.
GRANDEZAS CINEMÁTICAS Professor: Célio Normando.
Movimento Características Uniforme Rectilíneo Uniformemente Variado.
Professora: Paula Melo Silva
Mecânica: Cinemática Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
Grandezas cinemáticas em coordenadas:
MECÂNICA CLÁSSICA Conferência 1 Conteúdos: Cinemática Conceitos
Aula 3 Movimento Retilíneo Uniforme PRÉ FÍSICA 2015/1 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO. 2 3 PRÉ REQUISITOS DE FQA.
1 – Estudo dos Movimentos Continuação Parte Site:
Representação Gráfica do movimento
Cinemática John Física Disciplina Professor. Velocidade Média Aceleração Média Unidade [m/s] Unidade [m/s²]
Física I Aula02 – Movimento Unidimensional 2009/2010.
2 – Movimento Uniforme / MU Site:
Mecânica Mecânica: Cinemática UM e MUV ENSINO DE FÍSICA.
Cinemática Professor John Disciplina Física.
Transcrição da apresentação:

Física - Movimentos Adaptado de Serway & Jewett por Marília Peres

Cinemática Descreve o movimento ignorando as causas que o provoca. Por agora, consideramos o movimento apenas numa dimensão. Iremos usar um modelo de uma partícula material (ou seja um ponto sem dimensões).

Posição É definida em termos de um eixo de referência. A uma dimensão utiliza-se normalmente o eixo dos xx ou dos yy. A posição do objecto está no eixo de referência .

Gráfico Posição - Tempo O gráfico mostra o movimento da partícula (carro). A curva suavizada é um palpite do que terá acontecido no movimento do carro. Define-se deslocamento como uma mudança da posição ao longo de um intervalo de tempo. Representa-se como x x = xf - xi A unidade SI é o metro (m). Pode ser positivo ou negativo É diferente da distância percorrida ao longo do percurso pela partícula. x

Gráfico Posição - Tempo Fonte: http://www.physicsclassroom.com/mmedia/kinema/fs.html

Velocidade Média A unidade S.I é o m/s (ou m.s-1) É o declive do gráfico posição tempo. A velocidade média é a taxa temporal que ocorre o deslocamento.

Rapidez Média A rapidez média é uma grandeza escalar Possui as mesmas unidades que a velocidade Distância total / tempo total A rapidez média não tem (necessariamente) o mesmo valor da velocidade média.

Velocidade Instantânea É o limite da velocidade média quando o intervalo de tempo tende para o infinitamente pequeno e se aproxima do zero A velocidade instantânea indica a direcção o sentido e a rapidez do móvel em cada instante.

Velocidade Instantânea - Gráfico A velocidade instantânea é o declive da linha tangente no gráfico posição vs tempo (a linha verde). A linha azul mostra que à medida que t diminui, a linha azul aproxima-se da verde. Fig. 30 do livro de Física

Velocidade Instantânea - Gráfico Fig. 32 do livro de Física

Rapidez Instantânea A rapidez instantânea é o valor da velocidade instantânea. Lembra-te que a velocidade instantânea não é o valor da velocidade média.

A área sombreada dos gráfico velocidade vs tempo é numericamente igual ao espaço percorrido pelo corpo. Ver fig. 7 e 8

Aceleração Média A aceleração é a taxa temporal de mudança de velocidade. A unidades de S.I. é m/s²

Aceleração e Velocidade Quando num objecto a velocidade e a aceleração têm a mesma direcção e sentido, este está a acelerar. Quando num objecto a velocidade e a aceleração têm a mesma direcção mas com sentidos opostos, significa que está a retardar.

Aceleração e Velocidade Movimento rectilíneo uniforme Velocidade constante e aceleração nula Fonte: http://www.physicsclassroom.com/mmedia/kinema/cpv.html

Aceleração e Velocidade Movimento rectilíneo uniformemente acelerado Fonte: http://www.physicsclassroom.com/mmedia/kinema/pvpa.html

Aceleração e Velocidade Movimento rectilíneo uniformemente retardado Fonte: http://www.physicsclassroom.com/mmedia/kinema/pvna.html

Equações dos Movimentos Movimento rectilíneo uniforme A velocidade é constante, o movimento é rectilíneo e uniforme, ou seja sem aceleração. Em que: x – posição final do móvel no eixo dos xx x0 – posição inicial do móvel no eixo dos xx v – módulo da velocidade (constante) t – tempo (intervalo de tempo)

Equações dos Movimentos Movimento rectilíneo uniformemente variado A velocidade varia, mas com uma aceleração constante. Lei das Velocidades Lei das Posições Em que: x – posição final do móvel no eixo dos xx x0 – posição inicial do móvel no eixo dos xx v0 – módulo da velocidade inicial t – tempo (intervalo de tempo) a – módulo da aceleração (constante)