Patente Internacional PCT/IB2009/055671

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência Consumo Sustentável e Alterações Climáticas
Advertisements

Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
PRODUÇÃO MAIS LIMPA Conceitos e Ação da CETESB Meron Petro Zajac
APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL. A META foi constituída há mais de 25 anos e tem sua sede em São Paulo – Brasil. Nos propomos a constituir SPE (Sociedade por.
EINP – Setor de Tecnologias de Produção mais Limpa
EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
Índice Introdução Como começou? O que é?
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
Reciclagem e reutilização
As TIC e as Novas Áreas Curriculares
Uso não agrícola do lodo das ETEs
Sucata e a Indústria Brasileira do Aço
USO DE LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA NA CONSTRUÇÃO CIVIL
ENTULHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Gestão Ambiental.
O que você deve saber sobre
FORMAS DE APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS DA MADEIRA
MARKETING SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE Professor Patrick Nunes Doutorando em Ciência Política Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.
Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
Resíduos.
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
I Seminário Brasileiro de Terras-Raras
Materiais cerâmicos Blocos
Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia M. Rios Ribeiro Aluno:
Novas aplicações do cimento Aspetos da sustentabilidade
Projecto de Aquacultura de Micro-algas
O Novo PRIME Nova política de incentivo ao crescimento empresarial Janeiro de 2006.
ENGENHARIA ECOLÓGICA O QUE É?
Reciclagem do Vidro.
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB2,3 do Pinhão
A ÁGUA: UM TESOURO A PRESERVAR
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Perspectiva histórica do desenvolvimento de estratégias ambientais
A GreenBusiness é uma holding focada em Negócios Sustentáveis.
Gestão de resíduos perigosos
Resíduos Hospitalares
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Reciclagem de Embalagens.
Tendências da Metalurgia do Pó na Indústria Automotiva
relação a cadeia produtiva Visão da indústria em relação a cadeia produtiva Enfoque : Fornecedor.
Siderurgia a Carvão Vegetal
Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais
Estudo Novos Modelos BioWindow Janela com estrutura de PET
21 de Março de Ultrapassar uma falha de mercado… ●Projetos integrados de Eficiência Energética ●Garantia de uma empresa sólida e com know-how ●Prestações.
Apresentação.
Segurança geral e pessoal
Unidade Produção-Consumo Sustentável
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL O COMPROMISSO A Política Ambiental da SONAE INDÚSTRIA estabelece os seguintes princípios para a.
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
TECNOLOGIA DAS USINAS DE RECICLAGEM E COMPOSTAGEM
Certificação. Dificuldade de se obter informações ambientais Conseqüentemente em analisar os impactos.
TEMOS TODO GÁS.
ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Instituto Politécnico de Castelo Branco
Raquel Pinheiro Reis Souza Ramalho
O GRUPO Portal Solution Network é um grupo de empresas baseadas em uma plataforma de negócios, voltados para atender as necessidades.
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Logística e Ecologia Unidade 9
SUINOCULTURA BRASILEIRA DE EXPORTAÇÃO CENÁRIO E DESAFIOS
A SONAE INDÚSTRIA E A VERTENTE DA GESTÃO AMBIENTAL
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
RECICLAGEM.
OBJETIVO Analisar o processo L.S.F. na construção de edificações populares e sua adequação aos pilares da sustentabilidade. Vertentes da sustentabilidade:
DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL CERÂMICO COM AGREGAÇÃO DE AREIA VERDE VIVERAPRENDERTRANSFORMAR MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CAMILA STOCKEY ERHARDT PEC II - Segundo.
Mercado dos Resíduos U.C: Mercados e Negociação Comercial
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Prof. Marcelo Motta Veiga, Ph.D. Brasília - 18/08/2015 Regulação dos Serviços de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades 1.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Cerâmicos produzidos a partir de escórias provenientes da incineração de RSU’s

Patente Internacional PCT/IB2009/055671 Equipa Promotores: - Erika Davim – Engenheira Cerâmica; - Filipe Davim – Engenheiro Cerâmico. Unidade de investigação: Investigadores da UA: - Erika Davim; - Drª Mª Helena Fernandes. Patente Internacional PCT/IB2009/055671

Génese do Projecto Utilizações atuais: São produzidas cerca de 200 kg de escórias por tonelada de R.S.U. incinerada. A Lipor produz ~ 6.400 ton/mês de escórias. A ValorSul produz ~ 11.000 ton/mês de escórias. Estes resíduos têm, normalmente, como destino final a deposição em aterro sanitário. Utilizações atuais: Camadas estruturais de pavimentos rodoviários; Material inerte em argamassas; Atendendo às crescentes exigências de segurança ambiental, custo e limitação da deposição de resíduos em aterro sanitário, a valorização de escórias parece ser uma solução bastante atractiva. Atendendo às crescentes exigências de segurança ambiental, é cada vez mais limitada e dispendiosa a deposição de resíduos nestas infra-estruturas.

Génese do Projecto Matérias primas custo (€/ton) Dolomite 50-55 Barro magro 75-90 Barro gordo 60-65 Areia 35-40 Caulino 90-130 Exemplo: Empresa de Revestimento Cerâmico com produção de 140.000 m2/mês Consumo total de matérias primas: 1.500 ton/mês Urge assim encontrar soluções alternativas, no sentido de incrementar a utilização de materiais alternativos, constituindo a valorização de resíduos uma via com assinaláveis vantagens. Outro problema com q nos deparámos foi com a escassez de mp utilizadas na indústria cerâmica. Existe uma pressão crescente no sentido de incrementar a utilização de materiais alternativos

Proposta de valor Necessidades: Inovação tecnológica que crie um produto que não utilize matérias-primas naturais; Satisfazer as novas tendências de um mercado de construção sustentável; Reutilizar de resíduos evitando os aterros. Solução: Criação de uma unidade fabril fornecedora de materias primas para as industrias cerâmicas de pavimento e revestimento usando como matéria-prima escórias provenientes da incineração de resíduos sólidos urbanos (RSU’s).

Proposta de valor Benefícios: Não usar matérias-primas naturais; Produção de uma matéria-prima a preço reduzido; Menores consumos energéticos e hídricos durante a sua preparação; Produto com características e propriedades equivalentes ou melhores que as dos cerâmicos convencionais; Produto que permite obter o rótulo ecológico europeu “Eco-label”.

O Produto Matéria prima pronta para utilização na indústria de pavimento e revestimento. Desenvolvimento de novos produtos e sub produtos na área cerâmica, amigos do ambiente, recorrendo a uma unidade própria de I&D.

Empresas fornecedores de matérias primas cerâmicas Mercado Possíveis Clientes: 1ª Fase: Todas as empresas de Pavimento e Revestimento Cerâmico Fases seguintes: Todas as empresas de produtos e subprodutos cerâmicos Concorrentes: Empresas fornecedores de matérias primas cerâmicas Possíveis Clientes

80% escórias + 20% Feldspato Propriedades Caracterização de materiais cerâmicos prensados unidireccionalmente a 140 MPa e sinterizados a 1100 ºC, 2h, em forno laboratorial 100% escórias 80% escórias + 20% Feldspato Indústria Densidade (g.cm3) 2,4 2,5 2-2,8 Absorção àgua (%) 15 0,5 0,5-19 CET (x10-6 ºC-1) 10 9,6 > 9 Resistência flexão (MPa) 25 44 > 20 Dureza Vickers (GPa) 2,1 - 4,4 2,5 - 6 2,6 - 4

Próximos passos Reprodução em condições e ambiente fabril; Estudar as propriedades do produto cozido e decorado; Encontrar parceiro financeiro que viabilize a criação da unidade produtiva; Registar a marca; Obtenção da certificação do produto.

Fim Obrigado