Produção e Disseminação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
USO DE DADOS CENSITÁRIOS E DE PESQUISAS DOMILICARES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE INDICADORES SOCIAIS SOBRE CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO IDOSA Ana.
Advertisements

PARIS 21 SAN SALVADOR 7 – 9 DE MAIO DE 2003
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Nacional de Renda de Cidadania - SENARC Foro de Diálogos Brasil-Espanha: Desenvolvimento.
Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Levantamento, construção e diagnóstico
Banco de Dados Públicos Brasileiros Datasus
PLANO DE GESTÃO.
EQUIPE CGE – Controle Social 2007 A 2009 DESENVOLVIMENTO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA 2010 (até julho) PALESTRAS E DIVULGAÇÃO DO PORTAL 2010 (a partir de.
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
Fontes de Dados Demográficos
CENSO ESCOLAR 2007.
Programa de Combate ao Racismo Institucional - PCRI
1.
Secretaria de Estado de Administração Por um Pará de Qualidade!
O IPVS e a experiência da Fundação Seade
Programa URB-AL Diagnóstico técnico para seleção dos cinco
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Quem somos O que fazemos Slide 1
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO – SÃO PAULO
FONTES DE DADOS E MEDIDAS PARA O CÁLCULO DO DÉFICIT HABITACIONAL
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
Ferramentas da SAGI.
TemaComunicações e Informática. Pesquisa os 645 municípios do Estado de São Paulo, tendo como fonte primária de informações: Prefeituras Municipais -
O CONTEXTO DAS FAMILIAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA ESTADUAL DE HABITAÇÃO PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO PEH-SP.
Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na Bahia
Ministério da Cultura.
ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, TRABALHO E RENDA - SST DIRETORIA DE JUVENTUDE, TRABALHO, EMPREGO E RENDA – DJER.
CONCEPÇÃO, PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO
II Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais Avaliação do georreferenciamento das estatísticas do registro.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA JUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – SJDS PROGRAMA ESTADUAL DE DEFESA DO CONSUMIDOR - PROCON / RS APRESENTAÇÃO.
Pesquisa de Condições de Vida
Discussão sobre o dicionário do Censo IBGE 2010 Projeto: MÉTRICAS TERRITORIAIS DE PROTEÇÃO SOCIAL: A CAPACIDADE PROTETIVA DE FAMÍLIAS RESIDENTES EM METROPÓLES.
Orçamento Participativo de Fortaleza Novembro de 2012.
Indicadores sociais e educacionais
Rodrigo Silva da Conceição / Liane M. Azevedo Dornelles UERJ
Brasília-DF, 24 de Março de 2010
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
3º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Cadastro Único e Busca Ativa
ÁREA SOCIAL Grupo 2 Objetivos 1 e 2. PROJETOS 1 - MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA: 1.1 Fortalecer projetos que visem atender as necessidades integrais.
Política Nacional de Habitação
PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
O IBGE e as pesquisas agropecuárias
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
IPRS 2010 Índice Paulista de Responsabilidade Social
ECONOMIA E PLANEJAMENTO
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
Comissão de EJA de Alagoas
Bases de dados estatísticas e numéricas
Um Sistema de integração nacional das ações e informações Relativas à Defesa do Consumidor.Um Sistema de integração nacional das ações e informações Relativas.
Apresentação Diagnóstico Social
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Resultados Finais do Diagnóstico Socioeconômico-Demográfico (Subsídios ao Plano Diretor de Ilha Solteira-2006) Fabíola Rodrigues.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania 1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO E GESTÃO.
Centro de Referência de Assistência Social
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
Trabalho e educação: juventude encarcerada
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
Portal Rio Sem Miséria: a informação como insumo estratégico
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
Ferramentas SAGI para auxiliar na Gestão Caio Nakashima Abril 2015.
Fontes de Dados Demográficos São José dos Campos 7 de maio de 2007 Ricardo Ojima Conceitos fundamentais e formas de acesso.
Transcrição da apresentação:

Produção e Disseminação Fundação Seade Produção e Disseminação de Informações

Fundação Seade 1892 – Repartição de Estatística e Arquivo do Estado 1938 – Departamento Estadual de Estatística 1950 – Departamento de Estatística do Estado de São Paulo 1976 – Coordenadoria de Análise de Dados / Sistema Estadual de Análise de Dados Estatísticos 1978 – Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – Seade

Fundação Seade Objetivo Produzir e disponibilizar informações sobre a realidade socioeconômica e demográfica e as transformações em curso, nesse âmbito, no Estado de São Paulo.

Fundação Seade Usuários Sociedade em geral Governo Mídia Pesquisadores e Estudantes Associações de Classe Empresas

Fundação Seade Diretorias Técnicas Produção e análise de dados Desenvolver metodologias e realizar pesquisas primárias; Gerar indicadores; Desenvolver metodologias de monitoramento de programas e políticas públicas; Coletar, tratar e analisar dados e informações. Disseminação de informações Disseminar as informações produzidas pela Fundação Seade; Desenvolver ferramentas e aplicativos para disseminação de informações; Atender aos usuários de informações da Fundação Seade.

Fundação Seade Instrumentos para obtenção de informações Pesquisas primárias; Levantamentos de informações a partir de registros administrativos.

Fundação Seade Formas de trabalho Atividades estruturantes; Parcerias

Principais Atividades Fundação Seade Principais Atividades 1. Pesquisas primárias e levantamento de informações em outras fontes; 2. Produção de indicadores; 3. Metodologias de monitoramento de programas e políticas de governo; 4. Sistemas customizados de gestão pública; 5. Disseminação de informações.

Atividades Estruturantes Pesquisas primárias Área Social Pesquisa de Condições de Vida - PCV Pesquisa de Emprego e Desemprego - PED Área Econômica Pesquisa de Investimentos no Estado de São Paulo - Piesp Pesquisa de Atividade Econômica Paulista – PAEP Área Administração Pública Pesquisa Municipal Unificada - PMU Relação de Nomes e Cargos

Levantamentos a partir de registros administrativos Atividades Estruturantes Levantamentos a partir de registros administrativos Secretarias estaduais Órgãos federais Cartórios de registro civil e Datasus (Estatísticas vitais): Concessionárias de serviços públicos

Atividades Estruturantes Indicadores Específicos Projeções Populacionais para Municípios Taxas de Mortalidade Fecundidade Estimativas de Produto Interno Bruto PIB Estadual (parceria com IBGE) PIB Municipal (parceria com IBGE) PIB Trimestral (metodologia própria)

Parcerias Pesquisas primárias Área Social Pesquisa de Vitimização (parceria com a Secretaria de Segurança Pública) Área Econômica Pesquisa de Conjuntura das Micro e Pequenas Empresas (parceria com Sebrae) Área Administração Pública Guia de Serviços Públicos - sítio do cidadão (parceria com a Secretaria de Gestão Pública)

Indicadores de diagnóstico e priorização Parcerias Indicadores de diagnóstico e priorização Índice Paulista de Responsabilidade Social – IPRS Parceiro: Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Objetivo: identificar o estágio de desenvolvimento dos 645 municípios paulistas; Dimensões: renda, escolaridade e longevidade.

IPRS 2002 Fonte: Fundação SEADE. Índice Paulsita de Responsabilidade Social - IPRS.

Indicadores de diagnóstico e priorização Parcerias Indicadores de diagnóstico e priorização Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ) Parceiro: Secretaria Estadual de Cultura - programa Fábricas de Cultura no município de São Paulo; Objetivo: instrumento auxiliar na escolha de áreas de intervenção do programa, que identificar dentre os 96 distritos da cidade aqueles que apresentavam os maiores níveis de vulnerabilidade juvenil; Informações utilizadas: mortes de jovens, homens, por homicídio, maternidade na adolescência e proporção de jovens que não freqüentam escola.

Indicadores de diagnóstico e priorização Parcerias Indicadores de diagnóstico e priorização Índice Paulista de Vulnerabilidade Social - IPVS Parceiro: Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo; Objetivo: identificar áreas intramunicipais com grande concentração de famílias pobres. Instrumento auxiliar na focalização de programas de transferência de renda; Fonte dos Dados: Censo Demográfico 2000; Unidade de Área: Setor Censitário 2000 (agrupamento contíguo de aproximadamente 300 domicílios, independentemente do porte populacional do município onde se localizam).

Índice Paulista de Vulnerabilidade Social - IPVS Parcerias Indicadores de diagnóstico e priorização Índice Paulista de Vulnerabilidade Social - IPVS Informações utilizadas: Escolaridade alfabetização do chefe do domicílio responsáveis pelo domicílio com ensino fundamental completo anos médio de estudo do responsável pelo domicílio Renda rendimento médio do responsável pelo domicílio rendimento até 3 s.m. do responsável pelo domicílio Características demográficas responsável pelo domicílio com idade entre 10 e 29 anos idade média do responsável pelo domicílio crianças de 0 a 4 anos no total da população

Utilidade da Informação Parcerias Metodologias de Monitoramento e Avaliação de Programas Sociais NECESSIDADES DOS GESTORES ATUAÇÃO DA F. Seade Programas em diferentes estágios de implantação Programas com diferentes focos de atuação Necessidade de informações Objetivos do programa Mecanismos de implantação Público-alvo do programa Técnicas de coleta e execução de pesquisas Sistematização de registros administrativos Construção de indicadores Produção da Informação Qualidade Transparência Regularidade Utilidade da Informação

Parcerias Metodologias de Monitoramento de Programas Sociais Programa Fábricas de Cultura (SEC) Programa Escola da Família (SEE) Avaliação dos Indicadores de Programas Sociais do PPA (SEP)

Parcerias Sistemas Customizados Sistema de Informações Habitacionais (CDHU) Dados de produção habitacional Indicadores socioeconômicos municipais Projeções de domicílios Indicadores de demanda e déficit habitacional Sistema de Informações Estatísticas e Gerenciais do Ministério Público Indicadores de segurança pública Indicadores do Judiciário

Atividades estruturantes Disseminação de Informações Diretrizes: Gratuidade e garantia de acesso democrático; Disponibilização de todo o acervo recente de informações da Fundação Seade; Internet como principal instrumento da disseminação; Pesquisa e desenvolvimento permanente de novas soluções para disseminação; Transferência de Tecnologia e Compartilhamento de Soluções (IPARDES, IPES e SSP).

Atividades estruturantes Disseminação de Informações Organização da Informação Elaboração de Índices de Assunto Indexação de variáveis utilizando-se a linguagem documentária (escolha de termos que remetem a assuntos da mesma natureza nos diferentes sistemas) Metadados (Definições, Fontes e Notas)

Atividades estruturantes Disseminação de Informações Sistemas de Recuperação e Acesso às Informações Pré-estruturados Anuário Estatístico do Estado de São Paulo Município de São Paulo Indicadores de Desigualdade Racial – IDR Dinâmicos Informações dos Municípios Paulistas – IMP Sistemas de Agregação de Microdados PAEP, MRC e PED Ferramentas auxiliares Mapas e gráficos dinâmicos

Disseminação de Informações Parcerias Disseminação de Informações Sistemas de Recuperação e Acesso às Informações Sítios e produtos Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) www.agemcamp.sp.gov.br cidadao.sp (Secretaria de Gestão Pública) www.cidadao.sp.gov.br investimentos.sp (Imesp) www.investimentos .sp.gov.br Atlas de competitividade (Fiesp/Secretaria de Desenvolvimento) www.seade.gov.br/projetos/fiesp/

Disseminação de Informações (atividades estruturantes) Atendimento e Serviços aos Usuários 1) Atendimentos (2006) Presencial 3.411 Telefone 2.807 E-mail 1.684 Chat 1.368 Biblioteca 333 Total 9.603 2) Internet Visitas Externas: 62.263 (média mensal em 2007)

Disseminação de Informações (atividades estruturantes) Acesso às informações http://www.seade.gov.br/