Divisão de Recursos Microbianos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BASES DE SERVIÇO DE COMERCIALIZAÇÃO – BSC’s caminhos e estratégias para constituição dos SISTEMAS ESTADUAIS DE COMERCIALIZAÇÃO – SECAFES.
Advertisements

COLEÇÃO DE CULTURAS DPUA
MP /01 – Legislação de acesso ao patrimônio genético brasileiro
1.
Ministério da Ciência e Tecnologia 16 a 20 de maio de 2005.
Cooperação entre os Programas de Pós-Graduação em
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO SESI
Vanderlei Perez Canhos (CRIA) Fiocruz, Maio de 2005
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
O Futuro dos Engenheiros José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo 02 de Dezembro de 2008.
Creating Value in Biotechnology Raul de Sá nº Turma P3.
MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro Consolidação do Programa MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro ( ) Projeto.
1 de 18 Federação de Bibliotecas Digitais em Ciências da Comunicação: uma experiência lusófona com base no protocolo OAI Sueli Mara S.P. Ferreira UNICAMP.
GESTÃO DA TECNOLOGIA EM SAÚDE
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
METODOLOGIA DA MOBILIZAÇÃO
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA USP – SIBi/USP Avaliação Institucional – 2005 (Análise dos pareceres de assessores externos)
Diálogos de Futuro: Planejamento Estratégico da Indústria Farmacêutica Nacional O Poder de Compra do Estado como Instrumento para a Promoção do Desenvolvimento.
Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento José Roberto Cardoso Escola Politécnica da USP Sindicato dos Engenheiros do Estado de Sâo Paulo.
Política de Gestão de Pessoas do GDF
Movimento Brasil Competitivo
Empresa certificada ISO 9001:2000
COLEÇÃO DE CULTURAS IBSBF
XXIII Congresso Brasileiro de Microbiologia Novembro de 2005
Diretrizes para os Projetos de Monografia
Paula Maria Abrantes Cotta de Mello Coordenadora do SiBI/UFRJ
- Centro de Referência em Informação Ambiental
MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE
Nova visão do material biológico
1 CRIA - Centro de Referência em Informação Ambiental Missão: promover a socialização do conhecimento científico visando a conservação e a utilização sustentável.
Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Curso: Biblioteconomia Acadêmica: Fátima Machado Florianópolis, 2005.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
Coordenação de Avaliação e Controle de Substâncias Químicas - COASQ
Reunião do Projeto Avaliação de Programas da Fapesp 19.fev.2010
Junho/2009 Cronologia do SIBi/USP Universidade de São Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas.
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Programa Biota/fapesp
Ricardo de Oliveira Coordenador de Planejamento CONTRATO DE GESTÃO DO INMETRO.
Liliana de Oliveira Granemann Rosa
Ministério da Ciência e Tecnologia Maio de 2002 PROGRAMA DE BIOTECNOLOGIA E RECURSOS GENÉTICOS.
Gestão:Execução:Realização: Brasília, abril de 2009 Brasília, abril de 2009.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
SBM Coleções Biológicas Microrganismos / Material Biológico
Trabalho de Qualidade de Software
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
MICOTECA URM LOCALIZAÇÃO
Coleções de Culturas Existentes na Embrapa Seminários do Controle Biológico 03 de Dezembro de Recursos Genéticos e Biotecnologia Sueli Corrêa M.
Coleção Brasileira de Microrganismos de Ambiente e Indústria
O PPGGBM e o desenvolvimento sustentável da região sul da Bahia: estudos genéticos, genômicos e biotecnológicos do cacau UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA.
Coleção de Bactérias Instituto Oswaldo Cruz – IOC/FIOCRUZ
PROFISSÕES APRESENTA: BIOTECNOLOGIA.
COLEÇÃO DE CULTURAS DO GÊNERO Bacillus E GÊNEROS CORRELATOS - CCGB
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ-RJ
12ª REUNIÃO DA COGEF CURITIBA, 04 DE JULHO DE ª REUNIÃO DA COGEF Plano de Trabalho da CT PRODEV CURITIBA, 04 DE JULHO DE 2011.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-graduação em Engenharia Elétrica Centro: Centro.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Contrato de Gestão 5º Termo Aditivo
Planejamento estratégico 2010 Organização e apoio: Incrementar a visibilidade na Universidade Ampliação das linhas de pesquisa Interação com outros programas.
Coordenação Geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Orientações para o planejamento da RBMLQ-I a 2017 Itaipava, 18 de Junho de.
Coordenação Geral da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade Orientações para o planejamento da RBMLQ-I a 2017 Itaipava, 18 de Junho de.
DE COLEÇÕES DE CULTURAS À CENTROS DE RECURSOS BIOLóGICOS Iniciativas Internacionais.
A rede global de centros de recursos biológicos Vanderlei Perez Canhos (CRIA) CBM, Novembro de 2005.
Desmitificando do ABNT ISO Guia 34
BIOTECNOLOGIA E ENGENHARIA GENÉTICA DR. ACESSO 2015
COORDENAÇÃO DE CENTRO DE PESQUISA
Reestruturação Biblioteca AGU Escola da Advocacia Geral da União – EAGU.
TEMA: Os Institutos de Pesquisa Tecnológica nos Sistemas de Inovação Financiamento Oportunidades Desafios Luis Madi Presidente Abipti Coordenador Apta.
Transcrição da apresentação:

Divisão de Recursos Microbianos Estratégia para inserção da CBMAI na rede Brasileira de Coleções de Serviço Lara Durães Sette lara@cpqba.unicamp.br Divisão de Recursos Microbianos CPQBA/UNICAMP

Panorama atual da CBMAI Coleção de Serviço com especialização em preservação, caracterização e identificação de microrganismos de ambiente e indústria Sistema operacional e gerenciamento Protocolos internacionais (CABRI, OCDE, WFCC) ISO 17025

Panorama atual da CBMAI Escopo do acervo Bactérias, fungos filamentosos, leveduras e plasmídeos em células hospedeiras Grupos de risco 1 e 2 (Diretiva 93/88/EEC) OGMs: grupos 1 e 2 (CTNBio) e classes 1 e 2 (Diretiva 98/81/EEC) Sistema informatizado de gerenciamento de acervo incorporação de dados diversificados junto ao registro das linhagens catálogo on-line (www.cpqba.unicamp.br/cbmai)

Panorama atual da CBMAI Linhas de pesquisa Ecologia Molecular Microbiana Taxonomia Microbiana Metagenômica de Microrganismos Isolamento e caracterização de microrganismos para bioprospecção e aplicações biotecnológicas

Apoio Institucional Planejamento estratégico do CPQBA 2004 - criação da CBMAI (inserção no organograma do CPQBA/UNICAMP) 2004 – contratação de 2 profissionais 2004 - credenciamento como fiel depositária junto ao CGEN 2005 – contratação de 2 profissionais Concessão de espaço físico de cerca de 240 m2 para ampliação da CBMAI (março 2005)

Metas Ampliação do acervo Ampliação do espaço-físico Captação e capacitação de recursos humanos Implementação de novas técnicas de taxonomia microbiana Incremento da informação associada = estudos taxonômicos e exploração biotecnológica

Ações Busca de recursos junto à Fapesp – submissão de projetos Temáticos Aplicação de Taxonomia Polifásica para identificação de microrganismos (UNICAMP/IB) Descoberta e desenvolvimento de potenciais agentes quimioterapêuticos a partir de invertebrados marinhos e de microrganismos associados (USP São Carlos, UNICAMP, UFRJ, UFPA, UFSC, UFC, UNIMEP)

Ações Participação no projeto Sicol III (FINEP no 01.050.068.00 convênio 3985/04): Sistema de Informação e de Avaliação da Conformidade de Material Biológico para Coleções de Interesse Biológico Participação da equipe CBMAI no Programa Nacional de Capacitação em Taxonomia  Pós-graduação em genética e biologia molecular da UNICAMP: CAPES 7  Pós-graduação em Biotecnologia da USP: CAPES 6 Contratação e capacitação de pessoal técnico utilizando recursos provenientes da prestação de serviço

Apoio: