IX CONGRESSO SIGRADI Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital Lima - Peru 2005 Imagem obtida no site: http://www.pragmaarquitectos.com.pe/nodocusco/fotos.html.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Informática na Educação
Professora Lina Cardoso Nunes Universidade Estácio de Sá 2003
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Prof. Diogo Souza.
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Eduardo Stevanato A solução que confere aos laboratórios de informática garantia de funcionalidade e melhor dinâmica de.
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
O Ensino de Química a Distância
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO
Conceitos Básicos de Computação
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
Contexto de Educação a Distância
Metodologias para Aplicações Ambientais
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS Faculdade de Educação
Habilidades de Informática Médica Prof. MSc. Patrick Abdala F. Gomes
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Didática em Enfermagem mediada pelo Computador: Avaliação Discente
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Internet Principais conceitos.
ARQUITETURA E URBANISMo
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
ARQUITETURA E URBANISMo
Curso de Docência Universitária
Bacharelado em Sistemas de Informações
Ensino Médio Integrado em Informática Departamento de Ciências da Computação.
Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Recursos de Informática aplicados à formação acadêmica
A INCLUSÃO À SERVIÇO DA POPULAÇÃO
Prof. Dr. Marco Aurélio Kalinke
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
TIC 10º ano de escolaridade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Realidade Virtual no Ensino de Física a Distância e Presencial
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Trabalho final de curso
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Curso de extensão PROJETO EM LINGUAGEM B.I.M. (Building Information Modeling) COM O AUTODESK REVIT BUILDING Profº Arq. Leo Padovan.
Ferramenta Lanschool U Disciplina de Redes de Computadores
Atividades Complementares Coordenação de Administração
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
CONSTRUÇÃO DE UM PORTAL QUE APÓIE A SELEÇÃO E IMPLANTAÇÃO DE SISTEMAS ERP DO TIPO SL/CA, Engenharias. Nome(s) do(s) autor(es), Diogo Domingos Cedório e.
Curso de Capacitação em Tecnologias de Educação a Distância
Proposta de Desenvolvimento Institucional e Tecnológico FASERT e Colégio Saber Dr. Renato M.E. Sabbatini Maio de 2007 Confidencial.
Reforma Curricular Curso de Arquitetura e Urbanismo | UFJF
Sistemas Multimídia Fabricio de Sousa.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Escolas Estaduais de Educação Profissional
Transcrição da apresentação:

IX CONGRESSO SIGRADI Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital Lima - Peru 2005 Imagem obtida no site: http://www.pragmaarquitectos.com.pe/nodocusco/fotos.html

Da formação atual ao futuro de sua aplicação Arquiteto Eduardo Sampaio Nardelli Professor Doutor Universidade Presbiteriana Mackenzie Imagem obtida no site: http://www.pragmaarquitectos.com.pe/nodocusco/fotos.html

Etapas percorridas na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de produção de Arquitetura e Urbanismo: 1ª. Etapa Aplicação dos sistemas CAD em substituição aos métodos tradicionais de representação gráfica para a produção de desenhos técnicos Desenvolvimento de padões, para facilitar e otimizar o processo de criação e desenvolvimento dos projetos Aplicação de outros sistemas para a automatização de tarefas complementares, como geração de tabelas quantitativas e memoriais Utilização de aplicativos para criação de modelos digitais 3D e produção de apresentações de impacto

Etapas percorridas na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de produção de Arquitetura e Urbanismo: 2ª. Etapa Utilização de aplicativos CAD mais amigáveis para geração de modelos digitais 3D e renderização como elementos auxiliares ao processo de criação Utilização de Sistemas de Informação Geográfica – SIG para a construção de bases de dados geo-referenciadas Evolução dos sistemas CAD de primitivas geométricas para metáforas de Arquitetura – substituição de linhas, elipses e polígonos por paredes, caixilhos, lajes, etc Sistemas operacionais gráficos viabilizam a integração dos diferentes aplicativos – PC torna-se uma ferramenta multitarefa, integrada e amigável

Etapas percorridas na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de produção de Arquitetura e Urbanismo: 3ª. Etapa Difusão da Internet com a sua configuração WWW – World Wide Web e o sistema de troca de mensagens eletrônicas – e-mail – viabiliza a comunicação remota e a troca de arquivos entre os membros das equipes de desenvolvimento de projetos – inicia-se o trabalho colaborativo a distancia Desenvolvimento da tecnologia de prototipagem gráfica – estereolitografia – viabiliza a produção automatizada de maquetes físicas diretamente a partir de maquetes eletrônicas

Etapas percorridas na utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de produção de Arquitetura e Urbanismo: 3ª. Etapa Desenvolvimento do conceito de Realidade Virtual leva à construção da Caverna Digital – CAVE – viabilizando a aplicação do conceito de “imersão” no processo de concepção, desenvolvimento e apresentação dos projetos Sistemas CAD evoluem do conceito de produção da documentação técnica dos projetos baseada em metáforas de arquitetura para o BIM - Building Information Modeling, onde a edificação é tratada desde o início como um objeto tridimensional integrado, a partir do qual são extraídas as visualizações 2D, facilitando a compreensão 3D das soluções propostas e o gerenciamento da documentação técnica que é atualizada automaticamente, a partir de qualquer modificação introduzida no projeto

O ensino de gráfica digital nas escolas de Arquitetura tem acompanhado essa evolução?

A pesquisa Parâmetro de referência: ABEA – Associação Brasileira da Escolas de Arquitetura – 1999 diretrizes propostas ministrar disciplinas obrigatórias com a implantação de laboratórios de computação capacitar os cursos para se conectarem em rede e capacitar os cursos para o desenvolvimento de linhas específicas de atuação levando em conta a capacitação do pessoal disponível e a experiência já acumulada pelas instituições. Linhas de ação propostas Implantação dos laboratórios de computação gráfica inclusão de disciplinas obrigatórias, com um mínimo de 4 horas semanais e com dois alunos por computador e turmas de no máximo 40 alunos Inclusão de uma disciplina optativa que permitisse aprofundar os conteúdos já ministrados na disciplina obrigatória Além disso, recomendava oferecer treinamento extra –aula aos alunos por pelo menos 2 horas semanais, considerando 2 alunos por máquina

A pesquisa 2. Determinação da amostra: Trabalhamos apenas com o Estado de São Paulo, onde existem cerca de 42 instituições, já que o universo das Escolas e Faculdades de Arquitetura no Brasil é composto por centenas de escolas e cursos públicos, privados e/ou confessionais Convidamos 20 instituições para responderem o questionário que propusemos e, até a data limite para elaboração deste trabalho, sete convidadas atenderam à nossa solicitação, compondo uma interessante amostra da qual fazem parte: Três instituições públicas : USP, USP-S.Carlos, UNICAMP Duas instituições confessionais: PUC-CAMP, MACKENZIE Todas pertencentes a universidades E duas instituições privadas: uma da capital, UNINOVE E outra do interior, UNIRP Ambas pertencentes a centros universitários. Posteriormente, realizamos um encontro com representantes dessas instituições que apresentaram informações complementares, que não haviam sido registradas por ocasião do envio dos questionários

A pesquisa 4. Resultados obtidos USP – Universidade de São Paulo Oferece uma disciplina obrigatória, AUT0514 – Computação Gráfica a ser cursada no 3º. e 4º. Semestres, equivalente a 6 horas por semana. E uma disciplina eletiva, AUT0563 - Recursos Gráficos Avançados na Computação, a ser cursada no 8.o e 9º. Semestres, com carga horária de 4 horas semanais e até 20 alunos por turma. Os objetivos da disciplina AUT0 514 são o de introduzir o computador como ferramenta de linguagem gráfica indicando o papel dos programas gráficos no processo de projeto. E os da disciplina AUT0 563 são os de transmitir aos alunos os conceitos necessários para a modelagem e apresentação 3D A disciplina AUT0 514 é semipresencial e o horário de aula é dedicado ao acompanhamento dos exercícios realizados através do COL- Cursos On Line, sistema de ensino à distância desenvolvido pela universidade. A disciplina AUT0 563 é presencial, alternando exposição teórica com exercícios práticos. Os tópicos abordados são: AUT0 514 , gerenciamento de arquivos eletrônicos e o domínio da interface e das ferramentas básicas e avançadas para o desenho de precisão utilizando sistemas CAD na fase criativa e no detalhamento e documentação dos projetos AUT0 563, aprofundamento do conteúdo anterior com a introdução de técnicas de criação e apresentação de modelos 3D. Aplicativos utilizados: AutoCAD 2005

A pesquisa 4. Resultados obtidos USP – S.Carlos Possui uma disciplina obrigatória, SAP 645 - Informática na Arquitetura – oferecida no primeiro ano do curso, com 4 horas semanais e pelo menos uma optativa, a SAP712 - Informática em Arquitetura com 3horas semanais. Até 15 alunos por turma no laboratório. A disciplina SAP 645 tem como objetivo instrumentalizar os alunos nas diversas técnicas de modelagem e de representação, trabalhando com pelo menos quatro áreas da informática: representação gráfica, hipermídia, multimídia e realidade virtual

A pesquisa 4. Resultados obtidos USP – S.Carlos A disciplina SAP712 tem por objetivo capacitar o aluno no desenvolvimento de trabalhos colaborativos Com relação à metodologia, ambas dividem-se entre atividades práticas e teóricas, abordando os seguintes tópicos: história do computador, instrumentalização no gerenciamento de arquivos em ambiente de rede, compreensão do computador como meio de comunicação, trabalhando questões como o hipertexto, princípios de programação, processos colaborativos, inclusão digital e software livre. Aplicativos utilizados: Dreamweaver, Flash, Director, Photoshop, Pagemaker, Sketchup, Vector Works, 3D Studio.

A pesquisa 4. Resultados obtidos UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas Possui quatro disciplinas obrigatórias AU301- Informática Aplicada I: Introdução à Comunicação, com 2 horas semanais no primeiro semestre AU302 - Informática Aplicada II: Introdução ao CAD, com 4 horas semanais no segundo semestre AU303 - Informática Aplicada III: CAD no Processo Criativo, com 2 horas semanais no terceiro semestre e AP314 Informática Aplicada IV: Modelagem e Animação, com 4 horas semanais no quarto semestre. E pelo menos três eletivas AU205A - Programação de CAD, com duas horas semanais. Até 30 alunos por turma.

A pesquisa 4. Resultados obtidos UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas AU901 Sistema de Informação Geográfica Aplicado ao Urbanismo, com quatro horas semanais AU902 Geoprocessamento Aplicado à Arquitetura e Engenharia Civil, com quatro horas semanais Os objetivos e tópicos abordados pelas disciplinas são, respectivamente: AU301, introdutória, apresentando equipamentos, sistemas operacionais, editores de desenho e imagens e sistemas integrados para escritório, como editor de texto, planilha eletrônica, editor de apresentações e introdução à Internet AU302, desenho e projeto em 2D e 3D, distribuição e organização do desenho em níveis de informação, blocos de biblbliotecas, técnicas de impressão

A pesquisa 4. Resultados obtidos UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas Os objetivos e tópicos abordados AU302, desenho e projeto em 2D e 3D, distribuição e organização do desenho em níveis de informação, blocos de biblbliotecas, técnicas de impressão AU303, aplicação de CAD no processo criativo em arquitetura AP314, utilização de programas computadorizados para apresentações avançadas, modelagem virtual e animação AU205A, scripts e programação em VBA para AutoCAD. As aulas são presenciais, alternando exposições teóricas e exercícios práticos AU901, introdução ao sistema de informação geográfica, definição, histórico, apliccações potenciais usuários; a arquitetura de sistemas de informação geográfica e os dados geográficos: aquisição, armazenamento, estruturação manipulação e consulta; análise, apresentação e gerenciamento; operações de análise geográfica e as experiências na implantação e uso de SIG nas organizações AU902, tipos de dados e estrutura de armazenamento. Cartografia básica para Geoprocessamento. Entendimento e Modelagem de dados de Arquitetura e engenharia para uso em geoprocessamento. A Estrutura dos dados Geográficos para uso em ambiente Urbano e as Operações básicas de Análise Territorial com Geoprocessamento. Experiências de uso do Geoprocessamento em organismos que elaboram análise espacial.

A pesquisa 4. Resultados obtidos UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas Além dessas disciplinas específicas a UNICAMP oferece também uma abordagem de prototipagem rápida – estereolitografia – na disciplina AP214, Desenho IV: Desenho Industrial, onde em parceria com o CENPRA - Centro de Pesquisas Renato Archer, são realizadas impressões em 3D de projetos de desenho do objeto dos alunos dessa disciplina Aplicativos utilizados: PowerPoint, CorelDraw, CorelPaint, Autocad, 3DStudio e software específico de SIG.

A pesquisa 4. Resultados obtidos PUCCAMP - Pontifícia Universidade Católica de Campinas Possui duas disciplinas obrigatórias Informática Aplicada à Arquitetura I a ser cursada nos 3º. e 4º. Semestres, com 4 horas semanais Informática Aplicada à Arquitetura II – a ser cursada nos 7º. e 8º. semestres. Possui uma disciplina eletiva Maquete eletrônica e renderização no AutoCAD, com 34 horas semanais Os objetivos das disciplinas Informática Aplicada à Arquitetura I e II são, respectivamente: familiarizar o aluno com a lógica de organização dos programas e seu uso aplicado à arquitetura como instrumento de desenho projetual introduzindo-o na metodologia de elaboração do projeto arquitetônico com o uso do computador e capacitando-o para a produção de desenhos de médio e grande porte. Várias escalas de apresentação são abordadas durante o curso, desde áreas urbanas até os detalhes nas edificações. As aulas são essencialmente práticas e presenciais e são abordados os seguintes tópicos: lógicas de operação e organização na elaboração de projetos, gerenciamento de arquivos, conceitos básicos para o desenho de precisão 2D e 3D, trabalhando fundamentalmente com a interface do AutoCAD, técnicas de impressão e plotagem.

A pesquisa 4. Resultados obtidos PUCCAMP - Pontifícia Universidade Católica de Campinas E os objetivos da disciplina Maquete Eletrônica e Renderização no AutoCAD Geral: Ensinar como modelar elementos arquitetônicos complexos e criar imagens realísticas para apresentações de projetos. Específicos: Ensinar os conceitos envolvidos na criação de elementos arquitetônicos complexos; Apresentar as metodologias de organização de conteúdo, da aplicação de luzes e posicionamento do observador nos modelos 3D; Conceituar a composição de materiais virtuais aplicáveis a modelos 3D; Experimentar as possibilidades de criação de imagens de visualização realísticas no AutoCAD e sua utilização nas apresentações de trabalhos. Aplicativos utilizados: Autocad 2000.

A pesquisa 4. Resultados obtidos Universidade Presbiteriana Mackenzie Possui três disciplinas obrigatórias Computação na Arquitetura I - 4º. semestre Computação na Arquitetura II - 5º. semestre Computação na Arquitetura III - 6º. semestre com 3 horas semanais Uma disciplina eletiva, a partir deste ano Atelier Virtual das Américas, com 3 horas semanais. As disciplinas têm até 30 alunos por turma (exceto a eletiva, com 15).

A pesquisa 4. Resultados obtidos Universidade Presbiteriana Mackenzie Os objetivos das disciplinas de Computação na Arquitetura I, II e III são, respectivamente: Introduzir os alunos nos princípios básicos da computação gráfica, gerenciamento das informações em meio digital, hipertexto e hipermídia, imagens matriciais e gráficos vetoriais Desenvolvimento de técnicas de projeto arquitetônico com o emprego de computação gráfica para modelagem tridimensional com superfícies, sólidos e objetos arquitetônicos Princípios básicos de simulação de espaços arquitetônicos, inserção de projetos em contextos urbanos com imagens digitais renderizadas de seus projetos.

A pesquisa 4. Resultados obtidos Universidade Presbiteriana Mackenzie As aulas são práticas e presenciais abordando a criação de uma apresentação eletrônica, a elaboração de um painel impresso A3, conceitos básicos para o desenho de precisão 2D e 3D, técnicas de impressão e plotagem e técnicas de renderização. A disciplina Atelier Virtual das Américas pretende aprofundar os conhecimentos já adquiridos anteriormente e introduzir a aplicação de metodologia adequada ao desenvolvimento de projetos colaborativos. As aulas são semipresenciais e práticas, nas quais é desenvolvido o exercício proposto a cada ano pelo nó logístico do Taller Virtual de Las Americas. Aplicativos utilizados: PowerPoint, Photoshop, Autocad 2005, VectorWorks, Artlantis, 3DStudio 7, Dreamweaver.

A pesquisa 4. Resultados obtidos UNINOVE – Centro Universitário Nove de Julho Possui uma disciplina obrigatória Informática Aplicada à Arquitetura e ao Urbanismo, com 4 horas semanais Uma eletiva Informática Avançada para Arquitetura e Urbanismo, também com 4 horas semanais. Em média 45 alunos por turma Objetivos das disciplinas Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo: capacitar os alunos na utilização de programas para desenhos informatizados de precisão, apresentando os conhecimentos básicos sobre o uso dos instrumentos de informática no desenvolvimento dos projetos de arquitetura e urbanismo. As aulas são presenciais alternando explanações teóricas com exercícios práticos, abordando os seguintes tópicos: comandos de desenho 2D e 3D, técnicas de impressão e plotagem e aumento de produtividade O objetivo da disciplina eletiva Informática Avançada para Arquitetura e Urbanismo é complementar os conhecimentos adquirido na etapa anterior com novos conceitos e métodos de padronização, uso de atributos, geração de imagens, modelagem tridimensional, personalização do programa. As aulas são presenciais, alternando explanações teóricas com exercícios práticos e abordando tópicos semelhantes à disciplina introdutória, porém com maior profundidade. Aplicativos utilizados: AutoCAD 2000, PhotoShop, Editor de textos para programação e Excell para recebimento de listagens extraídas dos desenhos.

A pesquisa 4. Resultados obtidos UNIRP - Centro Universitário de Rio Preto Possui duas disciplinas obrigatórias Informática Aplicada à Arquitetura I - 3º. semestre Informática Aplicada à Arquitetura II - 4º. semestre Quatro horas semanais cada uma. Máximo de 30 alunos por turma. Os objetivos das disciplinas capacitar os estudantes no trabalho com aplicativos, especificamente o AutoCad, para a realização de desenhos arquitetônicos de precisão em duas e três dimensões, aplicação prática para a otimização, organização e gerenciamento de projetos, construção de maquetes eletrônicas, criação de perspectivas, renderização e simulação de ambientes tridimensionais, procedimentos para impressão. As aulas são presenciais, alternando explanações teóricas com exercícios práticos abordando os seguintes tópicos: Introdução à Informática; Recursos do Sistema Operacional; Sistemas de arquivos; Internet; Editor de Texto; Planilha eletrônica; montagem de apresentação de slides; CAD/CAE/CAM; Construções bi e tridimensionais. Aplicativos utilizados: Windows 98; MS Word XP; MS Excel XP; PowerPoint XP, Auto Cad 2004; Internet.

A pesquisa 5. Análise dos dados levantados A proposta original da ABEA de ter uma disciplina introdutória e outra complementar, parece realmente ter balizado a formação dos currículos, o que se verifica em 5 das escolas pesquisadas. No entanto, no que se refere à interligação das escolas em rede, em busca de sinergia, em que pese o avanço da tecnologia neste sentido, permanece como uma tarefa ainda a ser realizada. Todas as escolas têm como foco principal o sistema CAD, no entanto é possível observar variantes de abordagem. A USP – S. Carlos, por exemplo, desde a disciplina introdutória explora o potencial de comunicação e interatividade das Tecnologias da Informação e Comunicação, trabalhando conceitos de hipertexto, hipermídia e produção colaborativa. A UNICAMP e MACKENZIE, com um currículo mais extenso de disciplinas de informática aplicada, parecem oferecer mais oportunidades de domínio das técnicas ensinadas em situação de aprendizado formal, com destaque para o aprofundamento do curso da UNICAMP nas técnicas de programação.

A pesquisa 5. Análise dos dados levantados Verifica-se também que o curso da UNINOVE vai além das técnicas de representação, trabalhando com atributos e listagem dos objetos representados, uma das ferramentas mais importantes para o aumento da produtividade na elaboração e desenvolvimento de projetos arquitetônicos raramente abordada nesses cursos. Apenas o curso da UNICAMP refere-se especificamente a duas disciplinas na graduação dedicadas ao ensino de SIG – Sistema de Informações Geo-referenciadas e prototipagem rápida (estereolitografia) Em nenhum dos cursos pesquisados, há referência específica à utilização de ambientes imersivos – como a Caverna Digital, embora a USP – S.Carlos refira-se à abordagem de Realidade Virtual

A pesquisa 6. Conclusão 6.1. O ensino de Informática Aplicada nas Escolas de Arquitetura de São Paulo mantém o seu foco principal na capacitação dos alunos para a utilização da tecnologia CAD, embora o potencial mais amplo oferecido pelo atual estágio das Tecnologias da Informação e Comunicação seja percebido e explorado parcialmente, com maior ou menor intensidade. 6.2. Do mesmo modo, ainda que a utilização da informática ocorra atualmente de forma transversal em todas as atividades do processo de trabalho dos arquitetos, ela continua sendo percebida apenas como uma técnica auxiliar em seu processo de formação, o que explica a existência de apenas duas disciplinas específicas na grade curricular da maioria dos cursos pesquisados. 6.3. Considerando os dois aspectos anteriores e a contínua absorção da tecnologia digital pelos modos de produção da sociedade contemporânea, verifica-se que existe um enorme e ainda inexplorado potencial de ampliação do escopo do ensino das Tecnologias da Informação e Comunicação nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Estado de São Paulo, tendo em vista o estado da arte dessa tecnologia e o futuro de sua aplicação no exercício da profissão.

7. Agradecimentos Prof. Msc. Alexandre Panizza - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-CAMP Maria Bernadete Casonato – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-CAMP Prof. Dr. Marcelo Eduardo Giacaglia – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP Coordenador Prof. Dr. Carlos E. Zahn e Profa. Msc. Eliana Quartim Barbosa – Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Nove de Julho – UNINOVE Profa. Dra. Anja Pratschke e Sr. Antonio João Tessarin - Curso de Arquitetura e Urbanismo da USP – S.Carlos Coordenadora Profª Delcimar M. Teodózio - Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIRP Coordenadora Profa. Dra. Vanessa Gomes e Profa. Dra. Gabriela Celani - Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP Prof. Dr. Marcelo Zuffo – coordenador do LSI – Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP pelas imagens da Caverna Digital Taller Virtual de las Americas – 2004 pela imagem que compõe o plano de fundo desta apresentação

8. Referências http://www.abea-arq.org.br/ - acesso em 14/08/2005 http://www.saplei.eesc.usp.br/ - acesso em 14/08/2005 http://www.fec.unicamp.br/~au/ - acesso em 14/08/2005 http://www.fec.unicamp.br/infrestr_informatica.html - acesso em 14/08/2005

Muito obrigado Muchas Gracias Thank you Imagem obtida no site: http://www.pragmaarquitectos.com.pe/nodocusco/fotos.html