O COMIN coordena e gestiona a política indigenista da Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura (ISAEC) através do Departamento de Assuntos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Advertisements

Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Estratégias para fortalecimento da EJA em Mato Grosso
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Programa de Ética e Cidadania
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Transversalidade dos Direitos Humanos
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
Educação Escolar Indígena
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
PNEDH e compromisso do Estado
Educação Permanente em Saúde :
Economia Solidária: Outra Economia Acontece
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
SENARS Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
Conhecendo a Carta da Terra
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
Algumas idéias do plano de evangelização diocesano
O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL NA PROMOÇÃO DA DEMOCRACIA, DA JUSTIÇA SOCIAL E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL  Maria Alice Setubal, presidente.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
EIXO - 02 – SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ECONOMIA SOLIDÁRIA: PERSPECTIVAS PARA UM OUTRO MODELO DE DESENVOLVIMENTO. Utopia Concreta1 –
5º CONGRESSO GIFE SOBRE INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO NOVOS ARRANJOS DO INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO 3 de abril de 2008 Maria Alice Setubal Fundação Tide.
ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO RIO URUGUAI
Projeto Institucional das escolas Salesianas
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Brasília/DF junho de 2009 Construção da Política Nacional Política Nacional Brasília/DF 2009.
Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA
A prática do psicologo no CRAS
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
Centros de Educação em Direitos Humanos
Por: Agathangela Cardozo Jamille Belmon Simone Brito Thais Bomfim
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE.
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996),
Política Nacional de Educação Ambiental
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
O EDUCADOR AMBIENTAL NA CIEA: um recorte histórico.
CÁRITAS BRASILEIRA MISSÃO TESTEMUNHAR E ANUNCIAR O EVANGELHO DE JESUS CRISTO, DEFENDENDO E PROMOVENDO A VIDA E PARTICIPANDO DA CONSTRUÇÃO SOLIDÁRIA DE.
PIBID DIVERSIDADE 1. O Edital: 066/2013- CAPES: –O objeto deste edital é a seleção de projetos institucionais que visem ao aperfeiçoamento da formação.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
Transcrição da apresentação:

O COMIN coordena e gestiona a política indigenista da Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura (ISAEC) através do Departamento de Assuntos Indígenas (DAI). A entidade tem um quarto de século de trabalho. Atua diretamente com vários povos indígenas no país, bem como com a sociedade envolvente.

Missão Contribuir na promoção da justiça e do respeito aos povos indígenas e promover o diálogo e a convivência reconciliada entre diferentes em prol da construção de uma sociedade plural.

Visão Promover o respeito e o direito à diferença entre pessoas e culturas, quando a igualdade descaracteriza, e o direito à igualdade entre as pessoas e culturas, quando a diferença as inferioriza.

Metodologia Apoiar as prioridades colocadas pelos povos indígenas que são os protagonistas do seu processo histórico. Assumir o papel dialógico de agente inter-cultural solidário, de fomento e cooperação para o cumprimento da Constituição Federal e da Convenção 169 da OIT.

COMIN - IECLB O Conselho de Missão entre Índios – executa o compromisso da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) com os povos indígenas, através do diálogo inter-religioso e atitudes de mediação e reconciliação, assessorando o seu Conselho nas questões pertinentes.

Campos de Trabalho

O COMIN e suas áreas de atuação

Terra Contribui para que os direitos constitucionais sejam respeitados: assessora estudos de identificação e processos legais de demarcação e proteção.

Terra Articula as relações com as comunidades civis e religiosas, implicadas de formas diferenciadas na luta pela terra.

Etnosustentabilidade Apóia as iniciativas das comunidades indígenas, a partir de suas necessidades, potencialidades, cultura, organização social e recursos naturais.

Etnosustentabilidade Aprofunda criticamente o conceito de sustentabilidade, fomentando o diálogo das comunidades indígenas com o seu entorno, identificando as diversas formas de influência e interdependência.

Educação Organiza e edita material didático (acerca dos mitos, gramática, dicionário, livros-texto e de alfabetização) com os respectivos povos indígenas para suas escolas.

Saúde Valoriza e revitaliza as práticas tradicionais de saúde e medicina e apóia povos indígenas na realização do direito à saúde pública e diferenciada.

Organização Própria Apóia e assessora as comunidades indígenas em suas formas autônomas de organização, bem como nas organizações e associações necessárias para a sua articulação econômica, social e política com a sociedade civil.

O COMIN em seu trabalho com a sociedade envolvente

Mediação Cultural Promove a aproximação entre os povos indígenas e os diversos setores da sociedade: escolas, universidades, entidades civis, instituições religiosas.

Mediação Cultural Contribui na consciência sobre a participação ativa das etnias indígenas no processo de construção de uma convivência digna, pluriétnica e multicultural.

Material Didático Produz material didático para educadores(as) e educandos(as), contribuindo com a lei 11.465/08 que inclui história e cultura indígena no currículo das escolas públicas e privadas do Brasil.

Transversalidades As seguintes transversalidades perpassam todas as áreas de trabalho: autonomia, diálogo inter-religioso, direito indígena, formação, gênero, perspectiva ambiental.

Contribui na realização do direito à diferença como um direito humano fundamental na perspectiva de uma sociedade plural.

Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura - Departamento de Assuntos Indígenas Rua Amadeo Rossi, 467 Morro do Espelho C. P. 14 CEP 93001-970 São Leopoldo / RS Tel/fax: (51) 3590 1440 comin@est.edu.br