A auto-suficiência de petróleo pode transformar o Brasil em uma potência mundial? Quais as relações entre o óleo e as Guerras do Oriente Médio?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ENERGIA.
Advertisements

FONTES DE ENERGIA NO BRASIL
A Indústria Química em 2020 Um novo Rumo é possível
O QUADRO ENERGÉTICO Jim Wygand-Presidente Singular Strategies Ltda.
APEC E TIGRES ASIÁTICOS
SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
Canadá Profº Everaldo (Neno) CAMPO GRANDE - MS 2012.
Petróleo Surgimento do petróleo
Evolução no uso das fontes de energia
Política e meio ambiente
Conflitos no Oriente Médio
A QUESTÃO DO PETRÓLEO NO BRASIL.
Preço do óleo diesel e seus impactos na agropecuária
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO BRASIL
Ana Gabriele Geraldo Orientador Prof. Marcelo Buzetto 2009
FONTES DE ENERGIA NO BRASIL
APRESENTAÇÃO NA FUP MUDANÇAS NO MARCO REGULATÓRIO DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO NO BRASIL Henrique Jäger (Subseção da FUP) Cloviomar Cararine (Subseção do SINDIPETRO-NF)
OS CONFLITOS MUNDIAIS PELO PETRÓLEO
FUP – Federação Única dos Petroleiros
ENERGIA A PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
CAPITULO 1- PODER E TECNOLOGIA
TIPOLOGIA DE ENERGIA MANUAL / TRAÇÃO: muscular EÓLICA: vento
Prof. José Victor GayLussac
E.U.A ECONOMIA NORTE-AMERICANA PIB: US$ 15 trilhões (dados: FMI para 2011) PIB per capita: US$ Os EUA tornaram-se a maior economia do mundo.
ENERGIa 06/05/2013.
Mercado Produtor e Consumidor de Gás Natural no Brasil
FUP – Federação Única dos Petroleiros
Energy Management and Policy
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO
A HISTÓRIA DO SÉCULO XX E A ECONOMIA POLÍTICA
EUA Maior potência militar e bélica atual. Extremamente imperialista.
As Regiões Metropolitanas, o Petróleo, e o Desenvolvimento Econômico.
O Fim Da Era Dos Combustíveis Fosseis
«Pela sede aprendemos a água.» Emily Dickinson
A sede « Pela sede entendemos a água. » Emily Dickinson.
A Nova Ordem Mundial e os Estados Unidos
RECURSOS MINERAIS NO BRASIL
Consumo de energia no Brasil
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
Capítulo 21 – A produção mundial de energia
Fontes de Energia.
A exploração dos recursos naturais
PETRÓLEO Colégio Madre Francisca Lampel Disciplina: Geografia
Fontes de Energia.
Indústria e Energia no Brasil
O Marco Regulatório do Petróleo no Brasil
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
Comemoração dos 25 anos do Programa de Planejamento Energético da COPPE Dos choques do petróleo e dos contratos de risco à abertura de mercado Paulo Metri.
Blocos Econômicos OPEP
Biocombustíveis 00/04499 – Danilo Alves Araujo 03/29967 – Luis Felipe C. Figueredo.
VANTAGENS DO USO DA BIOMASSA
EXERCÍCIOS - ORIENTE MÉDIO
ECONOMIA INTERNACIONAL
MUDANÇAS NO CLIMA DO MUNDO
OPEP Organização dos Países Exportadores de Petróleo
Geopolitica dos Recursos Naturais..
ENERGIA HIDRÁULICA PROFª JULIANA AMARAL.
Petróleo.
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Efeitos do pré-sal na economia brasileira.
MÓDULO 21 - ENERGIA.
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
PETRÓLEO CONSUMO BPD BPD PRODUÇÃO BPD BPD REFINO BPD BPD.
Complementação do capítulo 8
Consumo energético e meio ambiente
BENEFÍCIOS DA RENOVAÇÃO DA POLÍTICA PARA O GNV NO BRASIL Prof. Edmar de Almeida Instituto de Economia Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasília 2014.
Cresce o número de casais sem filhos no país, mostra IBGE Chamados de "dincs", sigla para Double Income and No Children (duplo rendimento e sem filhos,
Trabalho realizado por: Priyal Ramesh nº 16 Rodrigo Souto nº 17 Tamara Marques nº 24 Tiago Pereira nº 26.
Fontes de energia I GG. 07 PAG.42. Petróleo  É uma mistura de hidrocarbonetos fósseis;  Gerado pelo soterramento e decomposição de matéria orgânica.
Transcrição da apresentação:

A auto-suficiência de petróleo pode transformar o Brasil em uma potência mundial? Quais as relações entre o óleo e as Guerras do Oriente Médio?

O petróleo e o gás natural respondem por mais de 50% da energia consumida no globo; Em segundo lugar vem o carvão natural, com 23%, nuclear com 6,5% e a hidrelétrica com 2%. Cerca de 96% dos veículos no mundo são movidos com derivados do petróleo como gasolina, óleo diesel e querosene. Os bio-combustíves tem essa importância.

O Consumo e a distribuição de petróleo no mundo Com apenas 2% das reservas mundiais e 5% da população do globo, os Estados Unidos consomem 25% de todo petróleo do mundo.

O Consumo e a distribuição de petróleo no mundo As nações mais ricas são, em geral, desprovidas de recursos energéticos significativos, ou como os EUA, já exauriram a maior parte de suas riquezas. Até 1950, os EUA eram os maiores exportadores de petróleo do mundo, para tornar-se hoje importador de aproximadamente 60% de seu consumo.

O Consumo e a distribuição de petróleo no mundo Principais exportadores de Petróleo hoje são: Arábia Saudita (maior jazida do mundo) Iraque (2ª. Maior do mundo) Kwait e demais países do Oriente Médio; OPEP dominada pelos países árabes. Daí a necessidade de aproximação com esses países, como também, a hostilização dos “rebeldes”

Países produtores de Petróleo que se opõem à política da Casa Branca: Federação Russa; Irã; Venezuela. Curiosamente, os três países foram caracterizados, de alguma forma, pelo governo de Washington, como “perigosos ao mundo”. China: de auto-suficiente tornou-se importador. Tem se aliado a países produtores que se opõem aos EUA.

O filme Razões para a Guerra, de Eugene Jarecki discute a questão do poder bélico e do petróleo como instrumentos de poder do Império Americano.

Petróleo e a crise de abastecimento Preço do óleo aumentou nas duas últimas décadas; Em 1998, o preço do barril girava em torno de 10 doláres; Foi negociado a 100,00 dólares em abril de 2008.

Petróleo e a crise de abastecimento O aumento tem como explicações: Crise das reservas conhecidas 100 campos, sendo que os últimos foram descobertos entre 1940 e 1970 Países em desenvolvimento começam a consumir mais petróleo, como a China. Crise financeira nos EUA e enfraquecimento do dólar elevam preço mundial.

Brasil: da auto-suficiência à exportação. Campo petrolífero de Tupi deve, a partir de 2013, tornar o Brasil exportador de petróleo. Potencial do campo: 5 a 8 bilhões de barris, somados aos 14 bilhões que perfazem hoje a reserva nacional.

Brasil: da auto-suficiência à exportação.

O campo está localizado há 6 mil metros abaixo da superfície; Petrobrás é líder mundial em exploração desse tipo.

Segundo Haroldo de Lima, da Agência Nacional de Petróleo (ANP) podem existir mais 33 bilhões de barris em Santos. O anúncio aumentou as ações da Petrobrás no mesmo dia em 7%.

O Brasil produz a quantidade de Petróleo necessária, mas não significa que não importa mais. Parte do Petróleo extraído não é o mais adequado para nossas refinarias. Compra um petróleo melhor fora e vende para países que refinam. Auto-suficiência significa: os ganhos com a exportação são maiores que os custos com importação.