Curso Desenhos: produção de imagens, diálogos poéticos e outras possibilidades.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FASCÍCULO 3 – ESPAÇO E FORMA
Advertisements

Vera Maria Pereira História da Arte
A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos.
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA
OBRA DE ARTE TAMBÉM SE LÊ Mariana Domingues de Macedo Professora -EJA
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
A CHARGE COMO ESTÍMULO AO IMÁGINÁRIO DO INTERLOCUTOR
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Fundamentos da Linguagem Visual
Prof. Felippe M Zancarli
Linguagem, alfabetização e letramento
AFETIVIDADE, LUDICIDADE
7º ano 1º Bimestre.
“EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA"
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Introdução ao conceito de Multiplicação
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
O DESIGN © antónio de campos, 2011.
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
ARTE- ADAPTAÇÃO CURRICULAR
Referencias Curriculares Nacionais
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
Módulo 4- Design Multimédia
HISTÓRIA DA ARTE Professora Elane Albuquerque Macapá – AP, 2010
Por que se desenha.
Introdução ao Projeto de Arquitetura
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Metodologia do Ensino de Arte
Elementos da Linguagem Visual LINHA
PROFESSORA :Rosângela Alves
Como fazer a leitura de obra de arte?
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Projeto: Que Caminho você faz até chegar à sua escola
ACADÊMICA BOLSISTA: CERENA BONOMINI
OFICINA DE ARTES VISUAIS
COMUNICAÇÃO Tudo o que nos envolve estabelece connosco um diálogo, transmite-nos uma informação. Recebemos mensagens através dos gestos, das expressões.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Planejamento da Rotina Semanal
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
FALANDO SOBRE ARTE Construção de um glossário ilustrado
Metodologia do Ensino da Arte
INICIANDO A DISCUSSÃO - LINGUAGENS E DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
Instruções para painel de arte Colaborativa Tema: SOLIDARIEDADE Data de entrega: 12/06/2015. Use e abuse da sua criatividade para.
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
Reunião de Pais 2º ano Ano lectivo 2009/2010.
INVENTÁRIO CRIATIVO “ Arte é a tradução do espírito por meio da matéria.” (Salvador de Madariaga ) Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Interdisciplina.
Breve introdução ao estudo da Arte.
FIGURINO CENÁRIO tv e cinema
Coordenadora: Eliana Magalhães
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Literatura Visual II Fernanda Machado.
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
O espelho e o artista 4º ano Professora: Maria Cristina Carnelosso.
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
A poética da linha “Desenhar é um hábito prematuro. Por ser tão simples é que surge tão cedo e é, com toda a certeza, a maneira mais direta de se registrar.
A Banda Desenhada.
A Banda Desenhada Susana Silva.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Para quem é detalhista, que gosta de desafios ou é meio artista, sugerimos cofrinhos personalizados e com estilo. Neles você coloca toda a sua criatividade.
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
Educação Visual e Tecnológica Elementos Visuais da Forma
RELEITURAS TARSILA DO AMARAL
Transcrição da apresentação:

Curso Desenhos: produção de imagens, diálogos poéticos e outras possibilidades.

Ementa: Noções básicas e fundamentais de desenho. Observação e análise das imagens do artista Pirandello. Criação de imagens a partir de experimentações visuais e orais, e novas possibilidades de exploração do desenho.

Objetivo: Produzir imagens estabelecendo diálogos poéticos entre os elementos retirados da observação das obras selecionadas para o exercício e a prática cotidiana do ensino na escola.

Desenho: É uma linha de contorno que envolve determinada forma. Todo o corpo está envolvido no ato de desenhar. Conforme a relação da criança com o coletivo ela se torna mais consciente de sua cultura e sua produção se modifica.

Ao longo da história da arte, o desenho foi utilizado com diferentes funções. Albrecht Dürer – desenho primoroso: linha limpa, precisa , estudada, calculada, de volumes sugeridos pela direção do traço realista submetido às regras estilísticas clássicas de ideais de beleza.

Flávio de Carvalho – Utilizou da função dramática da linha: uso de várias linhas sobrepostas, criando uma texturização, que não para em um único traço, mas que une-se para criar a idéia sobre a cena .

Elementos básicos da comunicação visual: Sempre que alguma coisa é projetada, esboçada, pintada, desenhada, construída, esculpida ou gesticulada, a substância visual da obra é composta a partir de uma lista básica de elementos. Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento.

“O desenho é uma escrita, é o resultado de um gesto feito no espaço, numa superfície.” ( Álvaro Apocalypse) O desenho é um processo complexo que envolve imaginação, realidade cotidiana, figuração, e tem como mediação a palavra. Toda e qualquer atividade que proponha o desenho de forma criativa e inovadora, e considere as habilidades das crianças, tem aumentadas suas chances de resultados satisfatórios e de um maior envolvimento por parte dos alunos.

“A imaginação não se limita à reprodução de imagens historicamente constituídas, mas, com base nelas, cria novas combinações. Experiências históricas e culturais influem na imaginação individual e é pelo enlace emocional que são selecionados os pensamentos, as imagens e as expressões.” ( Vygotsky )

Pirandello Pseudônimo : Vladimir Martins da Silva Natural de Planaltina DF

Apresentação do vídeo: Fico assim sem você (Adriana Calcanhoto)

Reflexão: Toda imagem produzida pelo homem traduz uma idéia, transmite uma sensação, nos comunica algo. Quais os recursos utilizados pelos autores do vídeo para transmitirem emoções e sensações? Que sensações o vídeo desperta em você? Apesar de vivermos cercados de imagens temos o hábito de observá-las com atenção?

Atividades: Grafismo com linhas sinuosas/retas ou quebradas: Reproduzir os movimentos dos personagens através de linhas. Continuar traçando outras linhas, repetindo esse mesmo movimento, de modo que fiquem próximas e paralelas até completar toda a folha.

Imagens poéticas: Criar imagens ligadas a infância ou algum momento especial de sua vida. Recorte e colagem, estabelecendo diálogos poéticos entre as linhas trabalhadas e as imagens elaboradas.

Outras possibilidades: Desenho de observação fora de sala de aula. Ditado de uma história ou obra de arte. Desenho com intervenção de papel rasgado. Desenho com durex colorido ou fita crepe. Desenho na lixa com giz de cera. Desenhar e imprimir com plático.

Contorno do corpo humano em tamanho natural. Painel coletivo. Xerox de uma obra de arte (detalhe). Desenho com a mão esquerda. Painel: repetição de uma única forma Interferências sobre imagem de revista. Painel: Objetos do cotidiano.

Complementação da forma. Aplicação de desenho sobre fundo estampado com carimbos , pedaços de tecidos ou grafites. Imagens através de janelas. Releituras e apropriações de imagens.