NUREM – Núcleo de Assessoramento Econômico em Regulação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Advertisements

Plano “VISA na Atenção Básica”
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Sistema De Gestão De Registro De Preços - SRP Acesse a Internet e digite o endereço: Clique em Acesso a Sistemas em seguida em SRP.
GGTPS- Gerência Geral de Tecnologia de Produtos de Uso em Saúde
O SNGPC O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados – SNGPC será um conjunto de instrumentos informatizados utilizado para realizar o monitoramento.
WORKSHOP ESTRATÉGIAS PARA CONTROLE DE ALIMENTOS IRRADIADOS
Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados Acesso para VISA.
AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Moodle para Professores
Rotinas para Implante e Troca de DCEI*
Introdução a Bancos de Dados
PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO DE USO IN VITRO - TUBERCULOSE
Disciplina de Enfermagem em Centro de Terapia Intensiva
FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR
Prontuário Eletrônico do Paciente
MANUAL CAF – CONTROLE ACADÊMICO FINANCEIRO
PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO IN VITRO
MANUAL NOVA INTRANET 2010 IMPORTANTE! IMPORTANTE!
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Compras - Lista de preços IdentificaçãoCOM_017 Data Revisão16/10/2013.
Passo a passo 2 de 3. Insira aqui o válido e a sua senha de acesso e clique Entrar.
Desfibrilação Externa Automática
Agência Nacional de Vigilância Sanitária RDC n° 185 de outubro de Informações Econômicas de Produtos para a Saúde Pedro Bernardo.
O SNGPC O Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) é um sistema de informação de vigilância sanitária que capta dados de produção,
Silvane Gonçalves Analista de Sistemas
Reunião da CIT Brasília, 1º/03/2012
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária
Passo a passo 1 de 3.
SISTEMA DE PROJETOS ProPPEC Instruções para Cadastro de Projetos Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura – ProPPEC Gerência de Pesquisa.
Rosana Santos OLIVEIRA1; Sandro Sampaio ALBUQUERQUE2
O primeiro campo a ser preenchido é o Código do cliente
Normatização / Regulamentação Em OPME
Leandro Costa MIRANDA1; Ronaldo Bruno LEAL2
1- Acessar o site: 2- Realizar o cadastro.
Workshop sobre Certificação de Equipamentos Eletromédicos
DÉCADA DE 90 AUMENTO DOS PREÇOS DOS MEDICAMENTOS
Procedimentos iniciais para cadastro detalhado de produtos
REGULAÇÃO DO DÉBITO CARDÍACO
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
Treinamento e Uso do Desfibrilador Semi Automático Fred easy
Seminário Nacional sobre Controle de Infecção em Serviços de Saúde
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Anderson Ferraz MIRANDA1; Fernando Luiz LEAL2
PASSO A PASSO PARA UTILIZAR O GSETI ATENDE
Anatomia e fisiologia animais – circulação
Gestão Completa da Cadeia de Suprimentos
PASSO A PASSO Cadastro de Usuários
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Cadastro de produto Farmácias e Drogarias.
Marcapasso Provisório e Noções Básicas de Marcapasso Definitivo
AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE FORNECEDORES
Cadastro de convênio 1 Farmácias e Drogarias. 2 Objetivos: Convênios são acordos com o objetivo de obtenção de benefícios mútuos a todos os integrantes.
REQUISITOS DE QUALIDADE NA LICITAÇÃO PÚBLICA
Passo a passo Cadastramento.
Moodle para Professores Criar uma disciplina. Construir uma disciplina Acesse a plataforma Moodle, faça o login (acesso) e clique no nome da sua disciplina.
Relatório Semestral de Comercialização
Inspeção de Produtos para Saúde Silvia Lustosa de Castro
Marca-passo: cabeça e coração
Manual de Instrução para Utilização do Sistema PEI
Relatório de Comercialização
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
do sistema cardiovascular
PCPR 2014 Orientações Coordenação de Informação de Custos da União - COINC Subsecretaria de Contabilidade Pública - SUCON.
ARRITMIAS.
AGROTÓXICOS Roteiro de Atuação CAO CONSUMIDOR. Resumo  O uso excessivo ou indevido de agrotóxicos nos produtos agrícolas produzidos no Brasil, em especial.
Prêmio2009 Relatório de Dados. Metodologia Pesquisa - Prêmio ABREME – 2009.
Base de Dados Autor: Skyup Informática. Atividade – Base de Dados Base de dados é uma atividade em Moodle para o desenvolvimento colaborativo de um banco.
Divisão de Cirurgia Torácica e Cardiovascular
Transcrição da apresentação:

NUREM – Núcleo de Assessoramento Econômico em Regulação Apresentação do estudo: Sistematização de Informações de Produtos para a Saúde de Uso Cardiovascular NUREM – Núcleo de Assessoramento Econômico em Regulação

Sistematização de Informações de Produtos para a Saúde de Uso Cardiovascular Antecedentes O mercado de produtos para saúde é grande e está sujeito a diversas falhas de mercado. A situação agrava-se diante de um cenário em que a informação está concentrada nos produtores e distribuidores desses produtos. Normalmente os consumidores, gestores e profissionais de saúde desconhecem as características dos produtos que necessitam adquirir e não possuem subsídios para analisar o melhor custo-benefício no momento da compra. Baseado nestas informações, o Núcleo de Assessoramento Econômico em Regulação – NUREM vem buscando medidas que tenham o objetivo de diminuir a assimetria de informações referentes a produtos para a saúde, a fim de apoiar importante atribuição da Anvisa relacionada ao monitoramento do mercado de produtos para saúde. O primeiro passo para atingir esse objetivo deu-se por meio da realização de estudos sobre o mercados desses produtos, realizados ao longo de 2005 pela ANVISA, que culminaram na edição da RDC n°185 de outubro de 2006. Essa norma estabelece o envio de um Relatório de Informações Econômicas de alguns Produtos para a Saúde no ato do registro, ou de sua revalidação, previstos na RE nº 3385 de 13 de outubro de 2006.

Sistematização de Informações de Produtos para a Saúde de Uso Cardiovascular O estudo A fim de comparar informações técnicas e econômicas dos produtos para a saúde, sujeitos às disposições da RDC 185/2006, surgiu a necessidade de organizar esses produtos em grupos que apresentem características técnicas semelhantes. No atual cenário, não há um padrão de classificação desses produtos que permita a realização de análises comparativas. Dessa forma, foi encomendada à Coppetec/ UFRJ - Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro - uma proposta de classificação de produtos para a saúde da área cardiovascular, para ser possível que se realizem comparações de preços entre produtos semelhantes.

Sistematização de Informações de Produtos para a Saúde de Uso Cardiovascular Objetivos Objetivo Geral: • Elaboração da proposta de classificação dos produtos objeto da pesquisa para permitir a comparação de preços. Objetivos Específicos: • Revisão das classificações de produtos para a saúde; • Organização de base de dados de informações econômicas dos 145 produtos pesquisados; • Classificação dos produtos objeto da pesquisa; • Comparação de preços desses produtos.

• Marcapassos implantáveis; Sistematização de Informações de Produtos para a Saúde de Uso Cardiovascular Descrição dos produtos Produtos de uso cardiovascular cujas informações foram sistematizadas : • Marcapassos implantáveis; • Cardioversores-Desfibriladores implantáveis (CDI); • Endopróteses vasculares - Stents: -Stents com fármaco; -Stents sem fármaco;

Cardioversor-desfibrilador implantável (CDI) Sistematização de Informações de Produtos para a Saúde de Uso Cardiovascular conceitos e características dos produtos Marcapasso Trata-se de um aparelho composto por um gerador de pulso hermeticamente fechado e cabo-eletrodo condutor, capaz de gerar impulsos elétricos para que as arritmias decorrentes das alterações no ritmo cardíaco, que causam a bradicardia (freqüência cardíaca abaixo do normal), possam ser controladas. Outra função que o marcapasso pode apresentar é a de ressincronização cardíaca. Nesse caso, o objetivo é corrigir disfunções eletromecânicas em pacientes com insuficiência cardíaca, com o uso de estimulação elétrica. Cardioversor-desfibrilador implantável (CDI) Trata-se de um aparelho responsável por monitorar o ritmo cardíaco, identificar suas alterações e corrigí-las. Entre essas alterações estão a fibrilação ventricular (contração desordenada do miocárdio) e a taquicardia (situação na qual a freqüência cardíaca está acima do normal). Também é um aparelho composto por um gerador de pulso hermeticamente fechado e cabo-eletrodo condutor. O CDI também pode apresentar outros modos de estimulação e, atualmente, podem apresentar as funções de cardioversor, desfibrilador, estimulação anti-bradicardia, antitaquicardia e ressincronização (para insuficiência cardíaca) Endopróteses vasculares -Stent São dispositivos utilizados para corrigir a oclusão ou a dilatação de vasos. Os dois termos são usados ainda sem consenso, sendo que o termo stent é mais utilizado entre os hemodinamicistas, e o termo endoprótese vascular entre os cirurgiões vasculares. São amplamente utilizados em procedimentos de angioplastia, intervenção realizada quando ocorre bloqueio de artérias, que tem o objetivo de desobstruir o vaso e permitir a passagem de sangue. Atualmente, uma endoprótese é posicionada no ponto de bloqueio para tentar evitar que ocorra reestenose.

Sistematização de Informações de Produtos para a Saúde de Uso Cardiovascular Materiais e Métodos A proposta de classificação foi elaborada com base na literatura e em informações que permitissem identificar as características determinantes dos produtos, com auxílio da base de dados de Registro de Produtos para a Saúde da Anvisa, incluídas as instruções de uso dos produtos, e de consultas a especialistas da área. O estudo foi realizado a partir de dados econômicos e técnicos requeridos pela RDC 185 de 2006, referentes a 145 produtos cardiológicos.

Classificação Descrição Sistematização de Informações de Produtos para a Saúde de Uso Cardiovascular Proposta de classificação A proposta de classificação desses produtos teve sua estrutura balizada da seguinte forma: Produto Indicação de uso Localização Tecnologia Classificação Vida útil Fabricante Modelo Descrição

Tecnologia – Modo de programação Sistematização de Informações de Produtos para a Saúde de Uso Cardiovascular Marcapasso classificação e descrição Legendas: A – Átrio E – Eletrograma V – Ventrículo H – Hemograma D – Dual (Ambos) T – Trigger S – Single I – Inibido R – Rate Response (Modulação por Frequência) O – none (Não possui/ não está habilitado) Bradicardia Insuficiência Cardíaca Combinações Indicação de Uso Localização Peitoral, Abdominal e ambos Tecnologia – Modo de programação Vida útil Anos de duração da bateria, Modo de Estimulação, Pulsos por minuto, Largura do pulso, Amplitude do pulso, Impedância do Eletrodo, No. Choques previstos . Fonte: DECA-Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da SBCCV Fabricante Empresas fabricantes dos produtos. O modelo especifica o item dentro da família do produto e é fornecido pelo fabricante. Modelo

Tecnologia – Modo de programação Sistematização de Informações de Produtos para a Saúde de Uso Cardiovascular Cardioversor Desfibrilador Implantável classificação e descrição Legendas: A – Átrio E – Eletrograma V – Ventrículo H – Hemograma D – Dual (Ambos) Bradicardia Taquicardia Insuficiência Cardíaca Combinações Indicação de Uso Localização Peitoral, Abdominal e ambos Tecnologia – Modo de programação Vida útil Anos de duração da bateria, Modo de Estimulação, Pulsos por minuto, Largura do pulso, Amplitude do pulso, Impedância do Eletrodo, No. Choques previstos. Fonte: DECA-Departamento de Estimulação Cardíaca Artificial da SBCCV Fabricante Empresas fabricantes dos produtos. O modelo especifica o item dentro da família do produto e é fornecido pelo fabricante. Modelo

Indicação de Uso Localização Tecnologia Sistematização de Informações de Produtos para a Saúde de Uso Cardiovascular Endopróteses / stent classificação e descrição Auto-expansível Expansível por balão Oclusão Dilatação Indicação de Uso Aço Inoxidável , Tântalo Platina, NITINOL Liga de cromo-cobalto Aórtico Ilíaco Aorto-ilíaco Carotídeo Renal Coronariano Periférico Localização N/A, Metal, Cerâmica Polímeros, Bioativo Fármacos Forma de expansão N/A , Anti-inflamatório, Antitrombogênico, Antiproliferativo Imunosupressor Tecnologia Material do Stent Revestimento N/A Sintético Biomaterial Fármaco Material de enxerto Reto tubular Reto Cônico Bifurcado Formato Itens de Descrição Fabricante e Modelo

SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE PRODUTOS PARA A SAÚDE DE USO CARDIOVASCULAR QUANTIDADE DE PRODUTOS DA BASE DE DADOS DA ANVISA X MODO DE PROGRAMAÇÃO MARCAPASSO Legendas: V – Ventrículo S – Single I – Inibido R – Rate Response (Modulação por Frequência) D – Dual (Ambos) Para acessar a listas dos produtos mencionados no quadro acima, clique no botão ao lado. Observações: A maioria dos CDIs e Marcapassos são multiprogramáveis. A tabela acima não descreve a função CDI pois a maioria dos produtos possui, para essa função, a programação VVE. Produto Quantidade total SSI SSIR VVIR VDDR DDDR VDD DDD DDDRV Marcapasso 30 3 7 1 14 Marcapasso e ressicronizador 2 CDI e marcapasso 18 9 CDI, marcapasso e ressincronizador 12 5

SISTEMATIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES DE PRODUTOS PARA A SAÚDE DE USO CARDIOVASCULAR QUANTIDADE DE PRODUTOS DA BASE DE DADOS DA ANVISA X INDICAÇÃO DE USOS DAS ENDOPRÓTESES Indicação de uso Quantidade Oclusão 72 Dilatação 12 Para acessar a listas dos produtos mencionados no quadro acima, clique no botão ao lado.

Modo de programação Marcapasso Sistematização de Informações de Produtos para a Saúde de Uso Cardiovascular Comparativo de preços: Preço Fábrica Brasil, ECRI e EUA* - EXEMPLO Observações ECRI: Trata-se de um Instituto americano independente, sem fins lucrativos, que atua em diferentes campos da área médico-assistencial. Os Preço Brasil e Preço EUA foram informados pelos fabricantes nos relatório de informações econômicas para produtos para a saúde encaminhados para Anvisa ,conforme previsto na RDC 185/2006. O Preço ECRI é o preço praticado por hospitais americanos obtido pelo Price Guide (2011). O Preço Brasil é praticado pela detentora do registro, com incidência de impostos. O Preço ECRI e EUA não possuem incidência de impostos. O Nome Comercial citado na base é o nome informado pela empresa conforme previsto na RDC 185/2006. A tabela acima não descreve a função CDI pois a maioria dos produtos possui, para essa função, a programação VVE. Tipo de Produto Modo de programação Marcapasso Produto Modelo Preço Brasil (R$) Preço EUA (R$)* Preço ECRI (R$)* Fabricante CDI e Marcapasso VVIR Current RF VR 1207-36 57.695,00 68.658,75 17.052,50 ST. JUDE Desfibril. VITALITY 2 VR T 175 51.300,00 51.157,50 30.515,00 BOSTON SCIENTIFIC DO BRASIL DDDR RF DR 2207-36 66.737,00 79.428,75 23.335,00 Desfibril. VITALITY 2 DR T165 32.310,00 CDI , Marpassado e Ressincronizador DDDRV Promote RF 3207-30 83.150,00 96.032,50 32.489,50 RF 3207-36 99.622,50 28.825,90 * Valores em moeda brasileira (Real) - cotação do dólar U$ 1,7954. Fonte: Bacen 19/03/2010 - Data em que foi realizado o trabalho pela UFRJ Para ter acesso a base completa da pesquisa clique no botão ao lado.

Dúvidas, sugestões e críticas encaminhar para o endereço eletrônico abaixo: produto.saude@anvisa.gov.br www.anvisa.gov.br Para acessar o estudo na íntegra, basta clicar no botão ao lado.