Conferência VIH Portugal 2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dossier informativo sobre evidência científica Porque é importante aumentar o rastreio do VIH na Europa?
Advertisements

Julho Programa Estadual de Prevenção e Controle das Hepatites Virais do Estado da Bahia.
Relatório para o Dia Mundial de Luta contra Aids/SIDA | 2011
Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
Situação Fluxo Informação S.T.P
Dr. Luiz Antonio Santini Diretor Geral do INCA
Ministério da Saúde IMPLANTAÇÃO DO TESTE RÁPIDO COMO DIAGNÓSTICO DA INFECÇÃO PELO HIV Programa Nacional de DST/AIDS Programa Nacional de Controle da Tuberculose.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais Unidade de Prevenção Acesso a Insumos de Prevenção Brasília,
Co-Infecção TB/HIV Fábio Moherdaui Programa Nacional de DST/Aids
Estrutura e Governança
VIGILÂNCIA DE CASO DE INFECÇÃO PELO HIV
DTS/Aids/Hepatites Virais
Estudo de prevalência de base populacional das infecções
DESAFIOS PARA O ENFRENTAMENTO DE EPIDEMIAS CONCENTRADAS
Novas Diretrizes Fábio Mesquita Diretor
Transmissão do HIV e Tratamento da Aids
Fórum Saúde da Mulher século XXI
AIDS 30 anos: Avanços, Desafios e Perspectivas
As “outras” IST em Cabo Verde
III CONGRESSO DA CPLP SOBRE HIV/SIDA E INFEC Ç ÕES DE TRANSMISSÃO SEXUAL A CONCRETIZAÇÃO NORMATIVA DOS DIREITOS HUMANOS Lisboa, Março de 2010.
TRATAMENTO COMO PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO DO HIV
São Tomé e Principe A Prevenção da Transmissão Mãe – Filho (PTMF)
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
Realização do teste para a infecção VIH Linhas de Orientação Henrique Barros.
VIH Portugal Lisboa, 27 e 28 de Março de Prevenção e Tratamento Como asseguram os países o acesso continuado à medicação e aos consumíveis ? O Contributo.
Transmissão Mãe – Filho
Direcção-Geral da Saúde
EPIDEMIOLOGIA DA TUBERCULOSE EM ARACAJU/SE NO PERÍODO DE 1984 A 2006
O HIV/SIDA em Moçambique Maputo, Março de PNC ITS/HIV/SIDA - MISAU
AS OUTRAS INFECÇÕES DE TRANSMISSÃO SEXUAL
Dimensão e características da epidemia em Portugal: o que sabemos e o que precisamos de saber Dados epidemiológicos em UDI e em reclusos Raquel Lucas Faculdade.
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
ACONSELHAMENTO EM DST, HIV AIDS E HEPATITES VIRAIS
Estudo e monitorização da prevalência, da incidência e da mortalidade da diabetes e das suas complicações numa coorte de população portuguesa com diabetes.
Revisão do 2º Congresso sobre DST-AIDS Wim Vandevelde - EATG/GAT Investigação de uma vacina para o VIH o papel de Portugal e dos seus parceiros lusófonos.
Dimensões Sociais da Vida com HIV/AIDS e a Prevenção “Positiva”
Desenvolver e M&A urgentemente uma estratégia nacional para o Diagnóstico Precoce de acordo com a Guidance ECDC HIV testing: increasing.
NOÇÃO DE SAÚDE Ciências Naturais
Como garantir um tratamento universal sustentável? Qualidade e individualização do tratamento As prioridades do diagnóstico e dos cuidados de saúde precoces.
VIH / SIDA Carolina Sol Nº8 ; Fernanda Herzog Nº12 ; Henrique Lopes Nº16 ; Miguel Rodrigues nº21 Escola Básica D. Manuel I - Tavira Trabalho realizado.
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
#3-0-1 Unidade 8: Utilização e Disseminação dos Dados de Vigilância Sentinela.
Programa Nacional de Controle da Malária Reunião da CAMS
Sistema Nacional de Farmacovigilância Evolução e Perspectivas Futuras
Saúde Integral da Criança
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DOM JOAQUIM Projeto: Facilitando a diminuição das vulnerabilidades e a construção de uma cultura.
VIH/SIDA.
Escola Secundária de São João da Talha, Loures
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
Monitoramento das Metas priorizadas para 2013
SITUAÇÃO ACTUAL DO TARV EM ADULTOS
Desafios da gestão loco-regional para a ampliação do acesso aos preservativos masculinos e ao teste anti-HIV na Região Metropolitana da Baixada Santista.
CABO VERDE fim de um ciclo : II PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE LUTA CONTRA O VIH-SIDA
TRABALHO, MOBILIDADE E NOVOS CONTEXTOS DE VULNERABILIDADE IVO BRITO DEPARTMENTO DE DST E AIDS MINISTÉRIO DA SAÚDE.
Ciências Naturais 9.º ano
Ana Lucia Monteiro IV encontro da Rede Nacional de Pessoas vivendo com HIV/Aids Atibaia, 06 de agosto de 2011.
Epidemia da AIDS Discutir como o conceito de vulnerabilidade pode nos auxiliar para repensar práticas de prevenção e promoção de saúde.
O fim da AIDS pós-2015: Um movimento para transformação.
Secretaria de Saúde do Estado do Ceará Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde Núcleo de Prevenção e Controle de Doenças ACESSO UNIVERSAL NA ATENÇÃO.
O QUE É AIDS? A aids é o estágio mais avançado da doença que ataca o sistema imunológico. A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, como também é chamada,
Vulnerabilidade PrevençãoDST HIV AIDS 2010 Nelio Zuccaro
VIGILÂNCIA DE AIDS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Entre 1982 e 2014, o ERJ registrou : casos de Aids, sendo: casos (SINAN) SISCEL/SICLOM.
Secretaria de Estado da Saúde Panorama da sífilis, HIV e hepatites virais B e C Gerência de DST/Aids/Hepatites Virais Eduardo Campos de Oliveira.
1 Dia Mundial de Luta contra a Sida 1 de Dezembro de 2004 DADOS EPIDEMIOLÓGICOS DO VIH/SIDA EM CABO VERDE Dra Maria de Lourdes Monteiro.
Situação epidemiológica do VIH/SIDA em Cabo Verde Praia, Fevereiro de 2007 Direcção Geral de Saúde Programa de Luta contra a SIDA/ Serviço de Epidemiologia.
O QUE SÃO as DST’S / IST’S? São infecções que se transmitem, de pessoa infectada para pessoa sã, sobretudo, através de contacto sexual. Algumas IST’s atingem.
RASTREIOS DE MASSA (SCREENING). EXAME ESPECÍFICO DOS MEMBROS DE UMA POPULAÇÃO, DESTINADO A IDENTIFICAR OS FACTORES DE RISCO OU DOENÇA NUMA FASE PRÉ- SINTOMÁTICA.
Jarbas Barbosa da Silva Jr. Secretaria de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde Tuberculose e HIV/aids 19/08/2013.
Política Nacional DST/HIV
Transcrição da apresentação:

Conferência VIH Portugal 2011 Painel 1: “Dimensão e características da epidemia em Portugal: o que sabemos e o que precisamos saber” A perspetiva da comunidade 30 de Setembro de 2011 - Auditório Tomé Pires - INFARMED, Lisboa Luís Mendão

Um mapa pouco conhecido A estimativa da prevalência pode ter que ser revista em alta. Portugal tem a estimativa da mais alta prevalência da Europa Ocidental e Central 0,6% [0,4%-0,7] Global prevalence of HIV, 2009. Fonte: UNAIDS

A epidemia em Portugal no contexto europeu Contexto europeu – os dados que temos: ONUSIDA A estimativa da prevalência em 2009 era 0,6% (+/- 60 000 pessoas), a mais alta da Europa Ocidental e Central (EOC)1 ECDC/OMS Ref. Dados de 2008 Taxa de novos diagnósticos reportados de 158 por 1 000 000 habitantes – a mais alta da EOC; Número de novos diagnósticos reportados por categoria de transmissão: - Na transmissão por partilha de material de injecção – a mais alta da EOC; - Na transmissão entre HSH - 3º mais alto a par com a Bélgica e atrás do Reino Unido e da Holanda; - Na transmissão heterossexual - 1º mais alto seguido pelo Reino Unido e a França2. A transmissão heterossexual parece (mas temos que saber) ser concentrada em grupos e não distribuída uniformemente; pessoas de origem/contatos africanos, trabalho sexual, a partir de pessoas que usam drogas e homens bissexuais. 1 - UNAIDS REPORT ON THE GLOBAL AIDS EPIDEMIC|2010, Prevalence Map | 2 - HIV/AIDS surveillance in Europe 2010 (pp.26-30)

O que já sabemos sobre a epidemia em Portugal Dados de estudos portugueses apresentados antes - Portugal tem uma epidemia concentrada, claramente superior a 5% entre os Homens que têm Sexo com Homens; - Epidemia concentrada nas pessoas que usam drogas (homens e mulheres); - Epidemia concentrada nos reclusos homens e mulheres; - Tem também uma epidemia concentrada, superior a 5%, entre os Trabalhadores Sexuais mulheres, homens e transgenders. Estes dados, no trabalho sexual comercial, são muito diferentes e muito mais mais graves do que aquilo que se conhece nos países europeus. Dados do tratamento: Portugal é o sexto maior mercado europeu na área do VIH/SIDA em termos absolutos e o primeiro quando ajustado para a dimensão populacional. Portugal tem 52 centros onde se trata a infeção , a Hungria tem dois e a Grécia 6.

O que precisamos saber sobre a epidemia em Portugal A distribuição geográfica das prevalências; Dados desagregados sobre a transmissão heterossexual; Estudar os dados do teste nas grávidas; Estudar os dados dos testes para o VIH, ISTs e Hepatites víricas nos dadores de sangue regulares e de primeira vez. Precisamos de ter Um sistema de vigilância epidemiológica de primeira e segunda geração para o VIH, ISTs e Hepatites víricas. Sobre os testes Estimativas fiáveis sobre os diagnósticos e apresentadores tardios (menos de 350 CD4) Sobre a eficácia da referenciação para o SNS; Sobre a retenção nos serviços de saúde e no tratamento; Sobre os doentes em tratamento as taxas de CV indetetáveis.

O consenso sobre as prioridades para controlar a transmissão da infecção pelo VIH Sugestões para controlar a epidemia em Portugal: - Prevenção eficaz/diagnóstico precoce/Via-verde/ acesso aos cuidados de saúde e tratamento e adesão e retenção nos cuidados de saúde. Na prevenção universal: - Informação correcta, educação sexual e acesso fácil e acessível aos meios de prevenção (preservativos) e de rastreio. Na prevenção dirigida: - Programas de prevenção, rastreio e acesso aos cuidados de saúde, baseados no conhecimento e prova, dirigidos aos grupos de epidemia concentrada ou generalizada, não “moralizadores”, informação/formação ajustados às populações-alvo e com envolvimento de pares qualificados. -- Acesso grátis e “desburocratizado” aos meios de prevenção (preservativos, gel e material de consumo seguro) em contextos específicos e com cobertura adequada. Diagnosticar precocemente a infecção diminui os comportamentos de risco com impacto na redução da transmissão. Tratar e manter cargas virais indetectáveis diminui drasticamente a infeciosidade das pessoas que vivem com VIH.  

Reforçar a sustentabilidade do SNS O que sabemos na evolução da despesa com medicamentos antirretrovirais: - Aumento de 43 milhões de euros em 2003 para 250 milhões de euros em 2009 (superior ao triplo de doentes em tratamento no mesmo período); - Único país da EU em que, nos hospitais, a despesa com os medicamentos ARV ultrapassou a dos medicamentos para o cancro; - 23/25 000 pessoas em tratamento - a ONUSIDA estima 60/70 000 pessoas infetadas. Com a diminuição da mortalidade e o tratamento tornar a infeção pelo VIH uma doença crónica, este número tem tendência para aumentar muito, a breve e médio prazo mesmo se a política de saúde pública para o controlo da infeção for eficaz. Diminuição da transmissão, do número de pessoas por diagnosticar e de abandonos do tratamento. Para tornar o SNS sustentável, há que garantir o conhecimento rigoroso dos dados das pessoas em tratamento, capacidade de retenção e adesão, dos custos e despesas, optimizar os recursos humanos e técnicos, baixar substancialmente os custos dos medicamentos e meios auxiliares de diagnóstico para permitir tratar todos os que têm indicações clínicas para tal. Na nossa opinião, tem que se definir um plano e um mandato baseado no conhecimento e na promoção da saúde pública e, depois, alocar os recursos nas prioridades e objetivos, envolvendo a sociedade civil e tornando as pessoas que vivem com VIH parte da solução.

O que é necessário garantir Liderança e Compromisso politico e definição das prioridades de saúde pública. Um Plano Nacional , Um sistema de vigilância epidemiológica, Um mandato multissectorial. - Um sistema de vigilância e monitorização fiável, comparável e sustentado sobre a prevenção, o teste, os comportamentos e o acesso aos cuidados de saúde, a mortalidade, ISTs, coinfeções (TB e hepatites víricas). -Este sistema terá, obviamente, que respeitar a confidencialidade dos dados individuais. -Sendo Portugal um país com um padrão complexo de epidemias concentradas, é prioritário trabalhar ou dar grande prioridade ao controlo da discriminação e estigmatização e garantir eficazmente os direitos das minorias, sobretudo, no acesso aos cuidados de saúde para a proteção da saúde públicas. Desenvolver urgentemente, de acordo com as recomendações sobre o teste da ECDC de 2010, OMS-Europa 2010 e OEDT 2010, uma estratégia nacional para o Diagnóstico Precoce e via-verde para o acesso aos cuidados de saúde.

Articulação dos governantes com a Sociedade Civil e outros stakeholders - As linhas de orientação para o diagnóstico precoce do VIH, ISTs e Hepatites víricas; Políticas de saúde pública baseadas no conhecimento atual para pessoas que usam drogas, migrantes e outros grupos em situação de vulnerabilidade; - Pressão e parcerias com a indústria farmacêutica para o acesso a medicamentos a custos comportáveis; - Uso racional dos genéricos; - Replicação de bons projetos de adesão e retenção das pessoas no SNS; - Envolvimento da Sociedade Civil nas estruturas não formais de saúde para a prevenção, teste e referenciação envolvendo pares qualificados; - Conhecer quem decide o quê e tornar o sistema público um sistema de bom governo e responsabilização.

Muito Obrigado!