Leonardo N. Santos MOrFEu: Criando Ambientes Virtuais Flexíveis na Web para Mediar a Colaboração.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Informática na Educação
Advertisements

LISTA DE DISCUSSÃO COMO COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: A VISÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTÍNUA Carolina de Souza Ramos.
1 / 38 AVALIAÇÃO DE UM PROCESSO E SOFTWARE PARA A PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DE ENSINO Foz do Iguaçu, 02 de Setembro de Luciete Basto de Andrade Albuquerque.
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Laboratório de Informática Introdução à Linguagem HTML
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Metodologia Científica e Tecnológica
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo
Informática Industrial
April 05 Prof. Ismael H. F. Santos - 1 Módulo II XML Processing: XSLT, SAX e DOM Prof. Ismael H F Santos.
Aula 6 Subprogramas Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Núcleo de Aprendizagem Virtual atividades e linhas de pesquisa
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Composição e Geração de Aplicações usando Aspectos
Curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Monitoria GDI Aula Prática
Semana de Informática 2011 – IFAM Parintins
Monitoramento de logs e registros de sistemas
“IMPLEMENTAÇÃO COM WORKFLOW PARA GESTÃO DE P&D EM AMBIENTE DE
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Desenvolvimento de Projetos e Aplicações Web
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Liane Tarouco CINTED/UFRGS
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Conteúdos do tutorial O que é um Slide Mestre?
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
GAPH Integração de Hardware do Usuário ao CoreConnect Leandro Heleno Möller e Leonel Pablo Tedesco Prototipação Rápida e Computação.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
Módulo: Gerenciamento de Incidentes e
GERENCIAMENTO DE REDES UTILIZANDO O PROTOCOLO SNMP
IF696 - Integração de Dados e DW
Projeto de Banco de Dados
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Desenvolvimento das funcionalidades do trabalho colaborativo da solução para Rastreabilidade de Requisitos de Software baseada na generalização de artefatos.
1/27 IV Encontro Sul Fluminense de Educação Matemática - ESFEM 16 e 17 de dezembro de 2005 Antonio.
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Se é professor, provavelmente já ouviu falar sobre… Educação do Séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
A multidimensionalidade na avaliação e validação de projetos
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
A utilização das TIC nos processos de ensino/ aprendizagem CRIE – ME
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
Prof. Dr. Vinicius Ponte Machado
Cadastro de Contas a Pagar
Compras – Planejamento de Estoque
Informática Básica – Unidade 2
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Análise de um curso a distância que utilizou uma nova ferramenta de Courseware chamada Moodle Use este modelo para criar páginas da Web de intranet.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Mauricio Barbosa e Castro.  A construção de um produto multimídia se faz através de um projeto.  O escopo e a complexidade de um projeto de multimídia.
Os programas da Iniciativa Intel® Para Educação são financiados pela Intel Foundation e Intel Corporation. Copyright © 2007 Intel Corporation. Todos os.
Transcrição da apresentação:

Leonardo N. Santos MOrFEu: Criando Ambientes Virtuais Flexíveis na Web para Mediar a Colaboração

Roteiro Introdução Inovação em ambientes para mediar a colaboração O Ambiente MOrFEu Veículos de Comunicação Considerações Finais “Vocês lembram de uma atividade colaborativa usando AVAs para qual o ambiente em uso não ofereceu o suporte adequado?” Exemplo simples e contundente.

Introdução Aumento das propostas pedagógicas colaborativas utilizando Ambientes Virtuais O processo de desenvolvimento de software é lento Muitas vezes é preciso adequar a proposta de trabalho aos recursos do ambiente Cada grupo possui sua própria forma de trabalhar Mas os ambientes são pouco flexíveis Os ambientes devem ser flexíveis, capazes de serem modificados por seus utilizadores de acordo com suas necessidades.

Web As páginas de Internet Criada em 1990, por Tim Berners-Lee Preparada para ser utilizada em qualquer sistema operacional que tivesse um browser “Hipertexto é uma maneira de ligar e acessar informações de vários tipos como uma teia de nós na qual o usuário pode acessar conforme sua vontade”

Web: principais idéias “Criar um espaço de informação no qual qualquer um teria acesso imediato e intuitivo” “Compartilhar o que você sabe ou pensa fosse tão simples quanto aprender algo que outra pessoa sabe” “Web é mais uma criação social que tecnológica, para ajudar as pessoas a trabalharem juntas” Como é a Internet sem a Web?

Web: primeira geração Páginas estáticas Geração Dinâmica de Páginas CGI, PHP, ASP Interação com Flash e JavaScript AJAX: requisições assíncronas (JavaScript)

Web 2.0 ou Web Social Sites Dektop-like Conteúdo Gerado por usuário Poder das Massas “Os serviços da Web 2.0 são caracterizados pelo fato de seus valores aumentarem conforme o número de pessoas que os estão usando” Dados em escala Épica Potencialização da Cauda Longa Beta Perpétuo

Ambiente Virtual Sistemas web que reúnem virtualmente várias pessoas em um mesmo lugar possibilitando a interação entre elas Groupware Ambintes Virtuais de Aprendizagem Redes sociais Não é “Ambiente de Realizada Virtual”

Desenvolvimento de Ambientes Virtuais “Mesmo que um desenvolvedor de groupware seja capaz de desenvolver uma aplicação ‘ótima’ para um grupo, a aplicação irá eventualmente se tornar inadequada devido a novas situações e problemas que certamente aparecerão” (Fuks et al., 2008)

Desenvolvimento de Ambientes Virtuais “Em face das dificuldades de construção e manutenção, o desenvolvedor de groupware gasta mais tempo lidando com dificuldades técnicas que moderando e provendo suporte para as interações entre os usuários. Tais problemas levam à necessidade de criar uma forma mais rápida e efetiva de se desenvolver groupware” (Fuks et al., 2008)

Desenvolvimento de Ambientes Virtuais Criação rápida Flexibilidade para Modificações Abordagens atuais Modular Componentes Linha de Produção Web-services

Inovação em Ambientes Virtuais para Mediar a Colaboração Controvérsia Acadêmica (Mendonça, 2003) “A favor” e “contra”. Projetos de Aprendizagem (Fagundes, 2006) Investigação Júri Simulado (Real, 2007) Defesa, Acusação e Júri Construindo Conceituações (Nevado, 2009) Discussão e revisão de posicionamentos Diário Virtual (Serres, 2009) Registro de solução e discussão das soluções  basta dizer que existem várias atividades colaborativas para as quais os ambientes não oferecem o suporte adequado, como por exemplo .... (segue a lista)

Inovação em Ambientes Virtuais para Mediar a Colaboração Os ambientes virtuais não davam suporte adequado Em alguns casos usaram um Wiki Regras de interação eram passadas verbalmente Alguns foram implementados Tornaram-se inadequado para o trabalho com outros grupos É difícil predizer como um grupo irá colaborar (Gutwin, 2000 apud Fuks, 2008)

Multi-Organizador Flexível para Espaços Virtuais (Menezes, 2008) Um conjunto de interações dentro de um ambiente virtual resulta em um documento. Veículo de Comunicação (VCom): O documento; um ambiente virtual. Unidade de Produção Intelectual (UPI): Menor parte que compõe este documento. Publicação: “Postar” uma UPI em um VCom

Ambientes Virtuais modelados como Veículos de Comunicação Fórum: Uma UPI é publicada em resposta a outra UPI Estrutura de árvore Blog: Várias UPIs organizadas pela data de publicação UPI são publicadas como comentários às postagens principais Wiki: As páginas (UPIs) são editáveis As páginas possuem links para outras páginas

Views Forma de apresentação é definida separadamente da estrutura de UPIs. As views definem os conteúdos das páginas do ambiente. Várias views são permitidos Exemplo: um fórum com exibição de suas postagens de forma endentada e de forma não endentada (indented). Exemplo: um blog mostrando só as mensagens principais ou todas as mensagens e comentários das mensagens.

Views Documento Exibição View Usuário

Implementando Veículos de Comunicação Documento (Model): XML Flexível e Semi-estruturado UPI: Texto: título e corpo Publicação: Incluir uma UPI no documento View: XSL Transforma XML --> HTML

Documento de Projetos de Aprendizagem

Documento de Projetos de Aprendizagem Sub-veículo

Documento de um projeto de aprendizagem(2)

Documento de um projeto de aprendizagem(2)

Implementando Views Quais dados do documento XML e como eles serão mostrados em uma página HTML Links para Publicação Links para outros Templates Adquirir informações do sistema: Dados do usuário Dados de UPIs Dados do usuário publicador

Processo de visualização de uma página de VCom

View da página principal do VCom Projeto de Aprendizagem

View da página principal do VCom Projeto de Aprendizagem php:function

Implementando Publicação Um pedaço de XML Nova UPI é criada Em que lugar do XML será inserido

Projeto de Aprendizagem Links para outros Templates

Outras propostas colaborativas implementadas Fórum, Blog, Wiki, Enquete, Glossário e Mural; Um Fórum para a Controvérsia Acadêmica; O objeto de aprendizagem CARTOLA O Quadro de Discussões da Arquitetura Pedagógica Júri Simulado; O Quadro de Discussões da Arquitetura Pedagógica Construindo Conceituações; O Diário Virtual para Aprendizagem de Matemática; Uma versão básica de Curso do Moodle, com os tópicos, e os sub-veículos (Fórum, Wiki, Questionário, etc.) em cada tópico, Basta falar rapidamente que, para validar a concepção, estás buscando exemplos e que entre outros já conseguistes descrever e realizar os ambientes .... é só pra dar noticia mesmo, fatos para que saibam que não são apenas idéias.

Considerações Finais Redução dos custos de implementação 12 Vcoms; 19 Templates; 260 linhas de código cada; máximo dois dias de trabalho cada. Evidências de que o MOrFEu consegue modelar esse tipo de ambiente virtual Os VComs são flexíveis: criação e modificação User-created Application Próximos passos: permissões, papéis, grupos e protocolos de interação.

Obrigado Perguntas? Versão de Testes http://gsiufam.com.br/morfeu/

Referências Fagundes, L., Nevado, R., Basso, M., Bitencourt, J., Menezes, C., Monteiro, V. C. P. C. (2006) “Projetos de Aprendizagem – Uma experiência mediada por ambientes Telemáticos”. Revista Brasileira de Informática na Educação. Fuks, H., Raposo, A., Gerosa, M. A., Pimental, M., Lucena, C. J. P. (2008) “The 3C Collaboration Model”. Encyclopedia of E-Collaboration. Information Science Reference, USA. Gutwin, C., Greenberg, S. (2000). “The mechanics of collaboration: Developing low cost usability evaluation methods for shared workspaces”. Proceedings of the IEEE 9th Workshop on Enabling Technologies. Mendonça, A. P., Castro, A. N., Souza, F. F., Queiroz, S. J. B., Batista, V. O. (2003) “Um Ambiente Telemático para mediar a Controvérsia Acadêmica”. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Menezes, C. S., Nevado, R. A., Castro, A. N., Santos, L. N. (2008) “MOrFEU – Multi-Organizador Flexível de Espaços VirtUais para Apoiar a Inovação Pedagógica em EAD”, Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Nevado, R. A., Dalpiaz, M. M., Menezes, C. S. (2009) “Arquitetura Pedagógica para Construção Colaborativa de Conceituações”, Anais do Workshop sobre Educação em Computação, Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. Real, L. M. C., Menezes, C. S. (2007) “Júri simulado: possibilidade de construção de conhecimento a partir de interações em grupo”, Aprendizagem em rede na educação a distância, Porto Alegre: Ricardo Lenz. Serres, F. F., Basso, M. V. A. (2009) “Diários virtuais – Uma ferramenta de comunicação social para a autoria e aprendizagem de Matemática”, Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.