3°Encontro de Empreendedores de Cultura Afrobrasileiros 23 de julho de 2011 – Centro Cultural da Espanha.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROTEIRO PARA ORGANIZAR O PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Relatório do 5°Encontro de Empreendedores de Cultura Afrobrasileiros 10 de setembro de 2011 – Centro Cultural da Espanha.
Auto-avaliação avaliação de desempenho docente (2009/2011)
A busca de oportunidades de negócios
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Encontro de Empreendedores de Cultura Afrobrasileiros Proposta de Encontro, 02 de junho de 2011 – Centro Cultural da Espanha.
GERENCIAMENTO DE CONFLITOS
8 de novembro de 2011 Centro Cultural São Paulo – Av. Vergueiro
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
Rodada de Negócios Salão do Turismo 2009 Rodada de Negócios Salão do Turismo 2009 Capacitação.
TRABALHO DE CAMPO I OBJETIVOS
CONTINUANDO....
CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
ETAPAS DA NEGOCIAÇÃO Profª. Elizabete Nunes.
Organização, Sistemas e Métodos Prof. Luciano Costa.
Webquest: História Professora: Fernanda
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
PLANIFICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO.
SISTEMA DE PRONTUARIO SOCIAL INTEGRADO (SPSI)
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Cultura Organizacional
Como fazer sua dissertação/ tese em formato de artigo
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS SOB UMA VISÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAL
CONSTRUÇÃO DE VALOR SATISFAÇÃO e QUALIDADE.
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Cidadania Indicadores da.
Gerência de Configuração - GC
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
Bailux movimento de reapropriação tecnológica para transformação social no Arraial D’ Ajuda - BA MetaReciclagem.
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
Unidade de negócio Sustentabilidade. Unidade de negócio Sustentabilidade.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Quando você encontrar alguém e esse alguém fizer
Iniciação Científica º Série/EM.
INSÍGNIA MUNDIAL DE MEIO AMBIENTE
PET – HISTÓRIA UFPR
VIII Assembleia Geral, II parte Haro, 2 – 20 de fevereiro de 2013.
Perguntas de Modelação
FAÇA PARTE DESSA HISTÓRIA! REALIZE CONFERÊNCIAS LIVRES DE SEGURANÇA PÚBLICA.
do’s and don’ts mudou de carreira, decidiu empreender, e agora conta os “do’s and don’ts” que gostaria que alguém tivesse para compartilhar.
CURRÍCULO E AS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS
Participação Educativa
Dinâmicas de Grupo.
Oficinas de criatividade para jovens em situação de risco
Formação Dialógica do Professorado. Definição O que é 1.Aproximar professores do saber científico na área da educação, garantindo o acesso às fontes originais.
1 Fórum Permanente sobre Espaço Público A USP e a especificidade de seus campi Grupos de Trabalho.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 03
<< Título do Projeto >>
O que é Microcrédito? Empréstimo de valores oferecido a Pequenos Empreendedores e as pessoas que vivem do que produzem. Pessoas com dificuldade de acessar.
Prof. Gabriela LottaPMCS Apresentação da disciplina e introdução Problemas Metodológicos em Ciências Sociais.
Escola Acessível – PDDE Estrutura
1.Conhecendo a Pedagogia da Mata, o Manual de Excursões Guiadas “Brincando e aprendendo com a Mata” e a maleta de atividades.
A ATIVIDADE DE PESQUISA: PESQUISAR O QUE É?
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
O que é isso? O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS. ESTRUTURA DO PROJETO Etapas Básicas: Resumo; Apresentação (Introdução); (O QUE FARÁ?) Justificativa; (POR QUE FARÁ?) Objetivos;
Virgínia Maria Pereira de Melo Dirigente Municipal de Educação de Anápolis/ GO Presidente da Undime/ GO e da Undime Região Centro-Oeste Os desafios da.
CONSULTORA: FRANCIELLE CRISTINA GAERTNER COMITÊ DE GERENCIAMENTO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CANOINHAS.
Plano de produção ou plano operacional
Aulão Pré-UPE Prof: Rodrigo Antônio.
Transcrição da apresentação:

3°Encontro de Empreendedores de Cultura Afrobrasileiros 23 de julho de 2011 – Centro Cultural da Espanha

Percurso do Encontro Apresentação das discussões (um a um): validação em grupo. Sustentabilidade: o que esta rede precisa em recursos? Entregando: Quais são os produtos que esta rede vai entregar? Aprofundando: Como deve funcionar esta rede? Diálogos: Entendendo Redes com Pablo Handl Formação de Pequenos Grupos (até seis pessoas) – aqui recebem os materiais. Passo a passo, objetivos e Metodologia Memória do Encontro anterior – apresentação breve da produção

Objetivos e Metodologia Metodologia: Grupos de Trabalhos; Apresentação dos Grupos; Quando não houver consenso – validação (por votação); Conhecer conceitos e histórias de redes; Validar o funcionamento desta rede; Definir os produtos da rede; Avaliar a sustentabilidade da rede;

Para cada grupo 1 Flipchart; 20 Folha papel A4; 4 Pincéis atômicos coloridos; Mapas da produção anterior; 1 Mapa do Percurso do Encontro; Tarjetas coloridas;

Lembre-se: Quem pode participar? Quais critérios eles devem preencher (artistas, empreendedores, negros...)? Formas de participação (conselho, sócios...)? Tem limite de participantes? Como entram na rede? Quando entram na rede? Tem processo? É aberta ou fechada? É uma rede de pessoas ou empreendimentos? Qual periodicidade dos encontros? Aprofundando: Como deve funcionar a rede?

Lembre-se: Conectar com as macro-ações; Consultar o documento do encontro anterior; Sejam realista: é possível, é viável? Sobre os Produtos: Quais são os produtos? Quem faz? Como faz? Quem financia? Público dos produtos? Entregando: Quais os produtos que esta rede vai entregar?

Lembre-se: Considerando o que vai ser produzido, o que custa?; Para realizar os encontros quais custos minimamente existem?; O que nesta rede precisa de recursos? Aqui não precisamos definir os custos totais da rede, mas imaginar o que custa e imaginar como buscar-se-á recursos para realizá-los; Sustentabilidade: Como esta rede vai se sustentar?

Pensar a forma de participação e os públicos da rede são fundamentais para que ela possa funcionar. Vemos redes de artistas, intelectuais e uma enormidade que costumam pensar seus temas, e só! A forma de participação é importante porque define o modelo da rede, tira as expectativas e alivia as frustrações, além de facilitar a cobrança, a inclusão e exclusão de membros. Os produtos dão sentido a produção e ao significado da rede. Ela pode existir sem produzir nada, tendo só encontros que não chegam a lugar algum. Sustentabilidade é o algo prático da rede. Deixar evidente que não haverá pagamentos, que se deverá buscar captação e etc... Premissas do Encontro

ANEXOS Documentos produzidos na Oficina anterior realizada no dia 02 de julho de 2011.

Apresentação dos Grupos Para as votações serão usadas: Cada apresenta cada uma das perguntas (haverão três rodadas): O grupo valida ou vota os que não houverem consenso. Os documentos serão recolhidos para relatoria. Validação dos Objetivos Para cada apresentação, o que não houver consenso haverá votação, feita por intermédio das etiquetas; Se houver persistência das divergências, será deixado em observação no documento final. Aprovo Reprovo Não houve consenso