Apresentação: Sandra Regina Braz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Escola Municipal Urbana Frei Eugênio
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROFº MÁRIO THOMAZ
Parceiros na Aprendizagem. Oferecer acesso a tecnologias inovadoras para que pessoas e negócios alcancem seu potencial pleno. Missão.
  Ana Carolina Castelli da Silva
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Angélica/MS.
Angélica/MS.
IMPRESS: AUXILIANDO NOS PLANOS DE AULA DOS PROFESSORES
MOMENTO DE REFLEXÃO.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
DIREITOS HUMANOS ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CURSO NTE NERACI DAL PIVA
Educação Digital.
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Projeto “ A Televisão” Escola Estadual Maria José
Edna Maria Barbosa Arrebola
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED/MEC
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
PROJETO MEU NOME É TARTARUGA
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
1.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
O Uso Pedagógico do Blog
Ciclo de Oficinas sobre Tecnologias Educacionais
AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM.
Webquest em EaD: da novidade ao cotidiano
NTE RJ10 - São Pedro da Aldeia - RJ
Instituto UFC Virtual e o PROINFO Experiências em Cursos a Distância
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Profa. Reane Franco Goulart
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
PROJETOS E CAPACITAÇÕES
SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.
DINAMIZADOR DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Tecnologia da Infomação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
EE Edwards Corrêa e Souza Três Lagoas - MS
ESCOLA MARGARIDA PARDELHAS
Eliane de Medeiros Ramalho O Audiovisual na Educação: Recepção e Produção Núcleo de Tecnologia Educacional RJ10 – São Pedro da Aldeia – RJ Coordenação.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
PROJETO SALA DE PROFESSOR
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
São Paulo – nov./2010 Gestão educomunicativa das tecnologias digitais: o caso do Mídias na Educação.
Apresentação do Projeto para os Profissionais da Unidade
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
MINIST É RIO DA EDUCA Ç ÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO – UCA Institui ç ão de ensino superior (IES): UCA-UNICAMP
EMI- Ensino Médio Inovador. PROGRAMA IMPLANTADO PELO GOVERNO FEDERAL QUE TEM POR OBJETIVO A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Transcrição da apresentação:

Apresentação: Sandra Regina Braz Ayressinop@yahoo.com.br ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA - SUFP CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA CEFAPRO/NTE DO PÓLO DE SINOP FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TIC) NO CONTEXTO EDUCACIONAL Apresentação: Sandra Regina Braz Ayressinop@yahoo.com.br

Albina Pereira de Pinho Silva Gilmar Antonio Frydriszewski CURSO: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (TIC) NO CONTEXTO EDUCACIONAL AUTORES DO PROJETO: Professores multiplicadores do CEFAPRO/NTE – Sinop/MT Albina Pereira de Pinho Silva Gilmar Antonio Frydriszewski Lucinéia Jonat Lourenço Lucineide da Silva Raquel Danuta Zaleski Sandra Regina Braz Teofanis Teresinha Zabot Anjos ENVOLVIDOS NO PROCESSO: Professores da Escola Estadual São Vicente de Paulo do Município de Colíder. OBJETIVO GERAL: Promover alfabetização tecnológica, como também contextos de aprendizagem em que os professores pudessem produzir sentidos e vislumbrar “novas possibilidades” de uso das TICs no processo ensino e aprendizagem.

TEMAS TRABALHADOS Histórico da introdução da Informática na Educação nas escolas públicas pelo Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo), Abordagem construcionista para a Informática na Educação, Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) aliado à Metodologia de Projetos de Aprendizagem. Módulos I, II e III da TV Escola e os Desafios de Hoje : Tecnologias e Educação: Desafios e a TV Escola, Usos da Televisão e do Vídeo na Escola, Experimentação: Planejamento, Produzindo, Analisando.

Projeto de Leitura e Vídeo Alvorada RESULTADOS ALCANÇADOS Projeto de Leitura e Vídeo Alvorada O Projeto foi pensado a partir da formação de professores, tendo como premissa a alfabetização tecnológica concomitante as suas práticas vivenciadas sobre produção de vídeos, resultado de um curso da TV escola. Mentoras do projeto: Alzira Aparecida Lívero Sampaio Maria de Lourdes Silva Nogueira Objetivo: Desenvolver habilidades de leitura escrita e domínio de cálculos por meio da produção de vídeo educativo.

O desenvolvimento do projeto na escola até chegar ao resultado final que é o vídeo: Reunião na semana pedagógica, onde são elencados vários assuntos de relevância social; Apresentação da idéia para os alunos; Eleição do tema a ser estudado; Levantamento da bibliografia do tema; Cada professor, dentro de sua disciplina, começa a fazer as leituras; Fórum para socialização do que cada professor planejou de acordo com sua disciplina (hora atividade). As leituras necessárias para o desenvolvimento do projeto são realizadas no horário oposto de aula com a orientação de todos os professores, envolvendo todas as áreas, utilizando uma linguagem de acordo com a faixa etária do aluno. São realizadas as pesquisas pelos alunos com orientação dos professores de acordo com cada tema. Cada professor fica responsável pela pesquisa e por uma oficina de acordo com o tema que ficou sobre sua responsabilidade.

Apresentação das oficinas, num sábado, para toda comunidade escolar e publico interessado. Durante a realização das atividades descritas, o roteiro, figurino, escolha de elenco, cenário, elementos cênicos e sonoplastia vai sendo elaborado por alunos e professores. No horário oposto é realizado sessões de cinema onde são observados a música, posição de câmera, interpretação, captura de imagem, detalhes necessários na produção do vídeo. O vídeo educativo é resultado de todo o desenvolvimento do projeto durante o ano letivo. A estréia do filme é feito para a sociedade com contribuição de alimentos não perecíveis que são doados a entidades ou famílias carentes da comunidade escolar.

Projeto de Leitura e Vídeo Alvorada está no quinto ano e conta com a participação de toda a comunidade escolar. Todos os vídeos produzidos pela escola são com recursos oriundos do PDE, recursos próprios e de colaboradores. Durante estes cinco anos, cinco vídeos educativos foram produzidos. Identidade – Baseado no livro Pagador de Promessas de Dias Gomes/2003; Lamento – Tema Meio Ambiente/2004; Brasileiríssimo – Tema Manifestações Culturais do Município de Colíder, homenageando Mazaropi/2005; Menire Karõ – Baseado no livro Iracema de José de Alencar com objetivo de conhecer as etnias Kaiapó, Panará e Kayabi que residem no município de Colíder/2006; Daianes – Baseado no conto da Cinderela/2007; Em produção/2008 o vídeo os Bichos que Tive de Sylvia Ortoff. Acreditamos ser este um resultado de sucesso do uso das TICs na educação

Sugestão: Criar uma mostra de vídeo educativo estudantil. “A escola não pode ignorar o que se passa no mundo. Ora, as novas tecnologias da informação e da comunicação transformam espetacularmente não só nossas maneiras de comunicar, mas também de trabalhar, de decidir, de pensar”. (PERRENOUD, 2000)