Boaventura de Sousa Santos

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Transcrição da apresentação:

Boaventura de Sousa Santos LA CAÍDA DEL ANGELUS NOVUS: ensayos para uma nueva teoría social y una nueva práctica política Boaventura de Sousa Santos

Quem é Boaventura de Sousa Santos? Doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale; professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É também diretor dos Centro de Estudos Sociais e do Centro de Documentação 25 de Abril.

O QUE PRETENDE O AUTOR? 1. Descrever brevemente as características dominantes da globalização contemporânea, vistas de uma perspectiva econômica, política e cultural. 2. Propor uma interpretação da globalização contemporânea.

Questões problematizadas: 1) a globalização é um fenómeno novo ou velho? 2) a globalização é monolítica, ou tem aspectos positivos e aspectos negativos? 3) aonde conduz a crescente intensificação da globalização?

Processos de Globalização 1. Interações transnacionais Correspondem às corporações industriais, comerciais e de prestação de serviços que atuam em distintos territórios dispersos no mundo. Ultrapassam os limites territoriais dos países de origem das empresas. Transcende a economia, pois interfere em governos e nas relações entre países. As transnacionais exercem influência que transcende a economia, pois interfere em governos e nas relações entre países. Essas empresas surgiram efetivamente a partir da Segunda Guerra Mundial, quando empresas de países ricos migraram suas atividades para lugares espalhados pelo mundo.

2. Globalização dos sistemas de produção e das transferências financeiras. A indústria automobilística (oligopólio internacional com longa tradição de influenciar tratados comerciais e políticas nacionais.) A competição entre governos estaduais na oferta de incentivos fiscais; Os investimentos feitos pelas montadoras geram impactos econômicos e sociais.

Globalização: Por uma tentativa de definição. Ruptura em relação às anteriores formas de interacções transfronteiriças como um fenômeno novo. Designaram assim: "globalização" ( Featherstone, 1990; Giddens, 1990; Albrow e King, 1990), "formação global" (Chase−Dunn, 1991), "cultura global" (Appadurai, 1990, 1997; Robertson, 1992), "sistema global" (Sklair, 1991), "modernidades globais'' (Featherstone et al., 1995), "processo global“ (Friedman, 1994), "culturas da globalização" (Jameson e Miyoshi, 1998) ou "cidades globais" (Sassen, 1991, 1994; Fortuna, 1997).

Giddens Globalização como "a intensificação de relações sociais mundiais que unem localidades distantes de tal modo que os acontecimentos locais são condicionados por eventos que acontecem a muitas milhas de distância e vice versa" e acusa os sociólogos de uma acomodação indevida à ideia de "sociedade" enquanto um sistema fechado (1990: 64).

Aumento do petróleo crise social Aumento do consumo chinês, o inverno rigoroso dos Estados Unidos e Europa, a proibição da comercialização do petróleo iraniano em função do bloqueio comercial somados a corrida por investimentos financeiros lucrativos – entenda-se mercado futuro do petróleo - contribuem para este quadro.

Featherstone Desafia a sociologia a "teorizar e encontrar formas de investigação sistemática que ajudem a clarificar estes processos globalizantes e estas formas destrutivas de vida social que tornam problemático o que por muito tempo foi visto como o objecto mais básico da sociologia: a sociedade concebida quase exclusivamente como o Estado−nação bem delimitado (1990:2).

Grupo de Lisboa A globalização é uma fase posterior à internacionalização e à multinacionalização porque, ao contrário destas, anuncia o fim do sistema nacional enquanto núcleo central das actividades e estratégias humanas organizadas (1994)..

Os processos de globalização Estamos perante um fenómeno multifacetado com dimensões económicas, sociais, políticas, culturais, religiosas e jurídicas interligadas de modo complexo. Logo, as explicações monocausais e as interpretações monolíticas deste fenómeno parecem pouco adequadas.

A globalização das últimas três décadas Não se encaixa no padrão moderno ocidental de globalização (globalização como homogeneização e Uniformização) − sustentado tanto por Leibniz, como por Marx, tanto pelas teorias da modernização, como pelas teorias do desenvolvimento dependente.

O que é então? Parece combinar a universalização e a eliminação das fronteiras nacionais, por um lado; o particularismo, a diversidade local, a identidade étnica e o regresso ao comunitarismo, por outro.

As dicotomias da globalização Aumento das desigualdades entre países ricos e países pobres e, no interior de cada país, entre ricos e pobres, a sobrepopulação, a catástrofe ambiental, os conflitos étnicos, a migração internacional massiva, a emergência de novos Estados e a falência ou implosão de outros, a proliferação de guerras civis, o crime globalmente organizado, a democracia formal como uma condição política para a assistência internacional.

Incoerências mais comuns em debates acerca da globalização: Forte tendência para reduzir a globalização às suas dimensões econômicas, sem dar necessária atenção às dimensões social, política e cultural. Falar de características dominantes da globalização, que transmite a ideia de que a globalização é um processo linear e consensual.

2. A globalização econômica e o Neoliberalismo Fröbel, Heinrichs e Kreye (1980) foram provavelmente os primeiros a falar, no início da década de oitenta, da emergência de uma nova divisão internacional do trabalho , baseada na globalização da produção levada a cabo pelas empresas multinacionais, gradualmente convertidas em actores centrais da nova economia mundial.

Os traços principais desta nova economia mundial são os seguintes: 1. economia dominada pelo sistema financeiro e pelo investimento à escala global; 2. Processos de produção flexíveis e multilocais; 3. baixos custos de transporte; 4. revolução nas tecnologias de informação e de comunicação; 5. desregulação das economias nacionais; 6. preeminência das agências financeiras multilaterais; 7. emergência de três grandes capitalismos transnacionais: o americano, baseado nos EUA e nas relações privilegiadas deste país com o Canadá, o México e a América Latina; o japonês, baseado no Japão e nas suas relações privilegiadas com os quatro pequenos tigres e com o resto da Ásia; e o europeu, baseado na União Europeia e nas relações privilegiadas desta com a Europa de Leste e com o Norte de África.

Implicações destas transformações para as políticas económicas nacionais As economias nacionais - mercado mundial (abertura) Economia de exportação; O sector empresarial do Estado deve ser privatizado; A regulação estatal da economia deve ser mínima;

A globalização social e as desigualdades

As relações sociais Tem sido defendido que, embora o sistema mundial moderno tenha sido sempre estruturado por um sistema de classes, uma classe capitalista transnacional está hoje a emergir cujo campo de reprodução social é o globo enquanto tal e que facilmente ultrapassa as organizações nacionais de trabalhadores, bem como os Estados externamente fracos da periferia e da semiperiferia do sistema mundial.

As relações sociais e as multinacionais O impacto das empresas multinacionais nas novas formações de classe e na desigualdade a nível mundial tem sido amplamente debatido nos últimos anos. Dentro da tradição da teoria da dependência, Evans foi um dos primeiros a analisar a "tripla aliança" entre as empresas multinacionais, a elite capitalista local e o que chama "burguesia estatal" enquanto base da dinâmica de industrialização e do crescimento económico de um país semiperiférico como o Brasil ( Evans , 1979, 1986).

O modelo asiático Mantém um desenvolvimento com relativamente menos desigualdades. Entre os factores estão: a maior autonomia do Estado, a eficiência da burocracia estatal, a reforma agrária e a existência de um período inicial de protecção em relação ao capitalismo dos países centrais (1987)

As desigualdades... As desigualdades neste domínio mostram quão distantes estamos de uma sociedade de informação verdadeiramente global. Ex: A largura da banda de comunicação electrónica de São Paulo, uma das sociedades globais, é superior à de África no seu todo. E a largura da banda usada em toda a América Latina é quase igual à disponível para a cidade de Seul (PNUD, 2001: 3).

A globalização política e o Estado Nação A nova divisão internacional do trabalho, conjugada com a nova economia política "pró-mercado", trouxe também algumas importantes mudanças para o sistema interestatal, a forma política do sistema mundial moderno.

A economia é dessocializada O conceito de consumidor substitui o de cidadão e o critério de inclusão deixa de ser o direito para passar a ser a solvência. Este consenso neoliberal entre os países centrais é imposto aos países periféricos e semiperiféricos através do controle da dívida externa efectuado pelo Fundo Monetário Internacional e pelo Banco Mundial. Daí que estas duas instituições sejam consideradas responsáveis pela "globalização da pobreza" (Chossudovsky, 1997).

A nova pobreza globalizada Não resulta de falta de recursos humanos ou materiais, mas tão só do desemprego, da destruição das economias de subsistência e da minimização dos custos salariais à escala mundial. O aumento das desigualdades entre países ricos e pobres vem crecendo vertiginosamente, em especial por causa da dívida externa, a qual o Fundo Monetário Internacional tem a função primeira de garantir que os paises pobres paguem aos ricos nas condições impostas por eles.

Estados hegemônicos Comprimiram a autonomia política e a sobrerania dos estados periféricos e semi periféricos. Por outro lado, aumentou a tendência aos acordos políticos interestatais. Além disso, a ideia de Estado-Nação, conduzindo e controlando as relações e mobilidades, perdendo sua centralidade. O Estado existe, mas se modificou a abrangência do seu controle.

Tilly distingue quatro ondas de globalização: nos séculos XIII, XVI, XIX e no final do século XX (1995).

Características da globalização como um fenômeno relativamente novo O facto de esta última ter contribuído para o fortalecimento do poder dos Estados centrais (Ocidentais), enquanto a actual globalização produz o enfraquecimento dos poderes do Estado A pressão sobre os Estados é agora relativamente monolítica - o "Consenso de Washington" impondo, à escala mundial, políticas de ajustamento estrutural, acontecendo décadas de intensa regulação estatal da economia.

Assimetrias do poder transnacional Outro fator de novidade da globalização política actual é que as assimetrias do poder transnacional entre o centro e a periferia do sistema mundial são hoje mais intensas, causada especialmente pelas agencias financeiras internacionais.

A transnacionalização Apesar de não se esgotar nele, é no campo da economia que a transnacionalização da regulação estatal adquire uma maior ênfase. As imposições para a negociação da dívida externa, as políticas de "ajustamento estrutural" e de "estabilização macroeconômica de trabalho e a "flexibilização" da relação salarial trazem prejuízos para os estados periféricos e semiperiféricos.

Consenso de Washington O Estado tem de intervir para deixar de intervir, ou seja, tem de regular a sua própria desregulação, descentralizando seu próprio poder, como imposição dos Estados Centrais.

Três componentes do Consenso de Washington: - o consenso do Estado fraco; - o consenso da democracia liberal; - o consenso do primado do direito e do sistema judicial.

5.Globalização cultural ou cultura global? A "viragem cultural" : Globalização cultural Cultura global

Globalização ou americanização? Matriz original da globalização Dimensões econômicas. Dimensão cultural

Globalização Cultural Década de 80: “viragem cultural” Mudança de ênfase nas ciências sociais, dos fenômenos sócio-econômicos, dos fenômenos sócio-econômicos para os fenômenos culturais. Domínio da globalização cultural se põe com mais acuidade ou com mais frequência.

Globalização ou ocidentalismo mesmo? (Ritzer, 1995) Os valores, os artefactos culturais e os universos simbólicos que se globalizam são ocidentais e, por vezes, especificamente norte−americanos (o individualismo, a democracia política, a racionalidade económica, o utilitarismo, o primado do direito, o cinema, a internet etc.)

A especificidade das culturas locais e nacionais está em risco (Ritzer, 1995) A globalização tanto produz homogenei-zação como diversidade .(Robertson e Khondker, 1998). A fragmentação cultural e étnica e a homogeneização modernista não são opostas, mas duas tendências constitutivas da realidade global (Featherston, 1990). Os media electrónicos não são o ópio do povo, mas processados pelos indivíduos e pelos grupos de uma maneira activa. (Appadurai1997: 7).

O AUTOR INSISTE: Não se elucidaram as relações sociais de poder que presidem à produção tanto de homogeneização como de diferenciação. IMPLICAÇÕES: Estes dois "resultados" da globalização são postos no mesmo pé, ou seja, NÃO se conhEcem as vinculações e a hierarquia entre eles.

POR QUE A ELUCIDAÇÃO? PARA ANALISAR criticamente os processos de hibridização ou de crioulização que resultam do confronto ou da coabitação entre tendências homogeneizantes e tendências particularizantes (Hall e McGrew, 1992).

Cultura global Outro tema central na discussão sobre as dimensões culturais da Globalização (featherstone, 1990; Waters, 1995). É há muito reconhecido que, pelo menos desde o século XVI, a hegemonia ideológica da ciência, da economia, da política e da religião europeias produziu, através do imperialismo cultural, alguns isomorfismos entre as diferentes culturas nacionais do sistema mundial. A questão é, agora, de saber se, para além disso, certas formas culturais terão emergido nas décadas mais recentes, que são originalmente transnacionais ou cujas origens nacionais são relativamente irrelevantes pelo facto de circularem pelo mundo mais ou menos desenraizadas das culturas nacionais. Tais formas culturais são identificadas por Appadurai como mediascapes e ideoscapes