Materiais cerâmicos Blocos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ALVENARIA ESTRUTURAL DE BLOCOS DE CONCRETO
Advertisements

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I
DISCIPLINA – TECNOLOGIA DOS PROCESSOS CONSTRUTIVOS UNILINS – AULA 8 – ALVENARIAS E DIVISÓRIAS.
Metais Não Estruturais
ABNT NBR Componentes cerâmicos Parte 2: Blocos cerâmicos para alvenaria estrutural – Terminologia e requisitos Objetivo: definição dos termos e.
ABNT NBR Componentes cerâmicos Parte 1: Blocos cerâmicos para alvenaria de vedação – Terminologia e requisitos Objetivo: definição dos termos e.
Determinação das características geométricas
Prof. Dr. José Luiz Miotto
Concreto de cimento Portland
ARGAMASSAS Argamassas são materiais de construção, com propriedades de aderência e endurecimento obtidos a partir da mistura homogênea de um ou mais aglomerantes,
Escoramentos e Formas metálicos Tecnologia e Aplicação
ALVENARIA DE VEDAÇÃO COMUM X GESSO ACARTONADO
MOVIMENTO DE TERRA 1ª Parte.
SISTEMAS ESTRUTURAIS II
Materiais para a Indústria da Construção Civil
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Engenharia Civil – UNIP – Araçatuba-SP Prof. Netúlio Alarcon Fioratti
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL CLÓVIS NOGUEIRA ALVES MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO I Curso: Técnico em Edificações Prof.:Gerlúcio Moura 24/05/2012 SERRA TALHADA – PE.
PRODUTO PATENTEADO LICENCIADO PARA BAHIA – CLÓVIS JÚNIOR
O Desafio da Construção Civil
Materiais absorventes acústicos
Armazenagem do Café Processamento do Café com Higiene Avançar
Projeto Parede de Concreto
AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
ALVENARIAS ESTRUTURAL
PLANO DE QUALIDADE PARA A EXECUÇÃO DE PAREDES DE ALVENARIA DE TIJOLO
ALVENARIA ESTRUTURAL EM BLOCOS CERÂMICOS
Fôrmas Prof. Deyse Macedo
AULA 9: CIMBRAMENTO E FÔRMAS.
MATERIAIS CERÂMICOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
ESTRUTURAS MISTAS: AÇO - CONCRETO
Aços na Construção Civil
NBR UMA NOVA FERRAMENTA PARA A QUALIDADE ACÚSTICA NAS EDIFICAÇÕES.
Novas possibilidades quebrando velhos paradigmas...
GESSO APLICADO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
SISTEMAS CONSTRUTIVOS
Tipos de argamassas e Argamassas Especiais
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Materiais de construção I
PERDAS E MELHORIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL
CONCRETO E FORMAS Profa Lia L. Pimentel.
Alvenaria Estrutural Breve Histórico da Alvenaria Estrutural:
PAREDES EM BLOCO ESTRUTURAL
Tecnologia da Construção II
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP
O QUE É? Na área da metalurgia, considera-se dureza como a resistência à deforma- ção plástica permanente. Para um projetista, é uma base de medida Na.
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ - CEAP
MATERIAIS E PRÉ-MOLDADOS
FUNDIÇÃO.
Materiais de Construção I Concreto de Cimento Portland Aula II
Materiais absorventes acústicos
Luís Fernando Prates carrion
9 – ALVENARIA Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades ligadas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de.
ALVENARIA DE VEDAÇÃO É uma alvenaria que não é dimensionada para resistir a ações além de seu próprio peso. A vedação vertical é responsável pelo fechamento.
NORMATIZAÇÃO NBR – Blocos Cerâmicos para alvenaria de vedação.
Alvenaria Estrutural Execução das Paredes Portantes:
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Alvenaria Estrutural Execução das Paredes Portantes:
ELEMENTOS ESTRUTURAIS
CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS I
Prof. José Antonio De Milito
ALVENARIA Alvenaria é a construção de estruturas e de paredes utilizando unidades ligadas entre si por argamassa. Estas unidades podem ser blocos (de cerâmica,
ETAPAS DE OBRA DE EDIFICAÇÃO
REVESTIMENTOS: Paredes (Azulejos) São peças de louça cerâmica, de corpo poroso, vidradas em uma das faces, na qual recebe corantes, a face posterior (tardoz)
IMPACTO AMBIENTAL CONCRETO PVC
Alvenaria Estrutural.
Contrapiso e Alvenaria de Vedação AMANDA R. ARAGÃO BRUNA MOROZINI EDUARDA V. DE ABREU RODOLFO SOUTO THAIS A. S. CORASSA VINÍCIUS K. H. SAITO.
Jean de Macedo Deivid Faria Cleyton Koslowski
ESTRUTURAS LAJES: São elementos laminares muito esbeltos onde as dimensões predominantes são as horizontais, largura e comprimento e a dimensão reduzida.
Transcrição da apresentação:

Materiais cerâmicos Blocos

Os blocos cerâmicos, ou tijolos, como são popularmente conhecidos, são componentes básicos de qualquer construção de alvenaria, seja ela de vedação ou estrutural.

Alvenaria Estrutural X Alvenaria de Vedação Quando a alvenaria é empregada na construção para resistir cargas, ela é chamada alvenaria estrutural, pois além do seu peso próprio, ela suporta cargas (peso das lajes, telhados, pavimento superior, etc.) Quando a alvenaria não é dimensionada para resistir cargas verticais além de seu peso próprio é denominada alvenaria de vedação.

Alvenarias As paredes utilizadas como elemento de vedação devem possuir características técnicas que são: Resistência mecânica (não é a propriedade principal); Isolamento térmico e acústico Resistência ao fogo Estanqueidade Durabilidade

Matéria-Prima São normalmente produzidos com argilas ricas tipo taguá (do tupi, significa argila amarela) e argilas montmorilonitas (identificada em Montmorillon, França) .

Argila Certas terras e rochas pulverizadas (decomposição dos feldspatos) formam, quando combinadas com água, uma pasta suficientemente homogênea – com plasticidade – passível de ser modelada/moldada, que endurecem ao passo em que vão secando – peças verdes – e que transformam em cerâmica através da ação do fogo.

TIPOS DE BLOCOS CERÂMICOS DE VEDAÇÃO : BLOCO CERÂMICO MACIÇO TIJOLO COMUM BLOCO CERÂMICO FURADO TIJOLO FURADO BLOCO CERÂMICO LAMINADO TIJOLO LAMINADO

Tijolo Comum São blocos de barro comum, moldados por extrusão ou prensagem, com arestas vivas e retilíneas (Figura 1), obtidos após a queima das peças em fornos contínuos ou periódicos com temperaturas das ordem de 900 a 1000°C. * dimensões mais comuns: 21 x 10 x 5 * peso: 2,50 kg * resistência do tijolo: 20 kgf/cm² (2 MPa) * quantidades por m²: parede de 1/2 tijolo: 77un parede de 1 tijolo: 148un Figura 1- Tijolo comum

Tijolo comum: caracterísiticas - Proporciona conforto térmico e acústico; Maior custo com argamassa e mão-de-obra Maior imperfeição dimensional das peças.

Tijolo Furado Tijolo cerâmico vazado, moldados com arestas vivas retilíneas. São produzidos a partir da cerâmica vermelha, tendo a sua conformação obtida através de extrusão. * Dimensão típica: 9 x 19 x 19cm * quantidade por m²: parede de 1/2 tijolo: 22un parede de 1 tijolo: 42un * peso 3,0 kg * Resistência de 1/2 tijolo (maior face à vista): 30kgf/cm² (3 MPa). * Resistência de 1 tijolo (menor face à vista): 15kgf/cm² (1,5 MPa). * Resistência da parede de ½ tijolo: 45 kgf/cm² (4,5 MPa).

Tijolo Furado: características - Usado como vedação (não suporta cargas estruturais). - É o tipo de tijolo mais barato do mercado; Possui altos índices de quebras e produz muito entulho no canteiro de obras. Por isso, os especialistas recomendam que sejam comprados 30% de peças a mais do que o necessário. Assim como o tijolo comum, o tijolo furado também não tem precisão dimensional.

Figura - Tijolo laminado Tijolo cerâmico utilizado para executar paredes de tijolos à vista. O processo de fabricação é semelhante ao do tijolo furado. * dimensões: 23 x 11 x 5,5cm ou 24 x 11,5 x 5 cm * quantidade por m²: parede de 1/2 tijolo: 70un parede de 1 tijolo: 140un * peso aproximado 2,70kg * resistência do tijolo 35kgf/cm² (3,5 MPa) * resistência da parede: 200 a 260 kgf/cm² (20-26 MPa). Figura - Tijolo laminado

Tijolo laminado – Estes, por sua vez, são uma evolução do tijolo de barro cozido, tendo maior resistência mecânica, menor porosidade e menor absorção de água. O modelo mais comum tem 21 furos cilíndricos e mede aproximadamente 24 x 11,5 x 5 cm, sendo indicados para alvenaria aparente.

Blocos Estruturais ou portantes Com relação a proporção de furos ou canais, os blocos estruturais podem apresentar um percentual de 25% a 40% da área bruta, Os furos podem ser preenchidos para aumentar a massa. Isso se dá com o uso de “graute”. Além da tradicional estrutura de concreto armado, a alvenaria estrutural é muito utilizada em obras residenciais.

Blocos Estruturais ou portantes -Vantagens e Desvantagens Leveza (decréscimo do custo das fundações); Propicia a construção racionalizada; Simplifica o detalhamento de projetos, facilitando a integração dos mesmos; Diminuição do desperdício dos materiais Decréscimo na espessura de revestimento (emboço ou reboco);

Blocos Estruturais ou portantes -Vantagens e Desvantagens Canteiro de obra menos congestionado e espaço mais limpo; Facilita a prumada das paredes; Permite a utilização de componentes pré-moldados (vergas, contra- vergas etc); Facilita a execução das instalações hidro-sanitárias e elétricas, no caso de blocos especiais (aqueles que apresentam espaços pré-definidos para as instalações); Na alvenaria com blocos cerâmicos o consumo de aço é bastante inferior ao consumo deste material no concreto armado. A armadura com relação as estruturas de concreto armado, necessita de maior elaboração e quantidade; Não é necessário a utilização de formas de Madeira;

Blocos Estruturais ou portantes -Vantagens e Desvantagens O sistema apresenta como desvantagem a limitação nos vãos das paredes e as restrições em caso de reformas. Como as paredes são estruturais, não podem ser eliminadas, se aconselha que no projeto arquitetônico sejam previstas algumas paredes como vedação, que poderão ser demolidas. As modificações das instalações hidráulicas e elétricas também são restritas, pois os blocos não podem ser ’rasgados’ para embutir novas tubulações. Prédios normalmente com menor número de pavimentos.

Blocos Estruturais ou portantes -Vantagens e Desvantagens

Bloco Cerâmico Estrutural

Tipos de Blocos Cerâmicos Estruturais

Tipos de Blocos Cerâmicos Estruturais

Tipos de Blocos Cerâmicos Estruturais

Índice de qualidade dos blocos Regularidade de formas e dimensões; Arestas vivas e cantos resistentes; Inexistência de fendas, trincas, cavidades etc (massa homogênea); Cozimento uniforme (produzir som metálico quando percutido); Facilidade de corte (grãos finos e cor uniforme). Além dos índices de qualidade acima citados, os blocos devem estar em conformidade com as normas vigentes no que diz respeito a caracterização geométrica (forma e dimensão), resistência mínima à compressão, etc.