África Unidade 2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capítulo 17: ÁFRICA do norte
Advertisements

África: aspectos físicos e ambientais
Recuperação Trimestral
A ÁFRICA BRANCA E ISLÂMICA
Revisão para o PRP/2chamada Geografia
África: Aspectos Naturais.
África - Unidade e Diversidade
ÁFRICA O continente africano com 30 milhões de km² é formados por 53 países independentes onde os limites do continente são: Mar Mediterrâneo (Norte),
A dança das fronteiras África – Características Gerais
As primeira civilizações. Civilização do Egito.
CORREÇÃO Tarefas capítulo 5. PÁGINA 109 EXERCÍCIOS 1 - A País O meio natural e a sua importância no desenvolvimento econômico EUA Os EUA possuem poucas.
Trabalho de geografia Nome: Matheus, Alesandro 8ºano 14/04/11 prof:Patricia.
Características gerais da África Prof. José Victor 8 ano GayLussac.
Relevo Africano O relevo africano é formado por estruturas geológicas muito antigas, ainda do período Pré-cambriano. Praticamente toda extensão do território.
LICEU ALBERT SABIN – 9° ANO ÁFRICA: ALGUNS ASPECTOS HISTÓRICOS E NATURAIS.
Revista Mundo Estranho 17 set 2010, 18h33 - Atualizado em 19 ago 2016, 17h58
AMÉRICA DO SUL A América do Sul  comporta 6% da população mundial dividida em 12 países e 7 territórios. São eles a Argentina, Bolívia, Brasil, Chile,
FORMAÇÃO, LOCALIZAÇÃO E OCUPAÇÃO
África Subsaariana.
Industrialização.
VENEZUELA Pedro Murilo T. B. Torres n°20
África: aspectos gerais
Capítulo 11 – Oceania: o novíssimo mundo
ESCOLA PALOMAR 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.
África: aspectos gerais
9º ANO GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira.
Apresentação de países latinos: Panamá e Cuba
IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO.
CAPÍTULO 1 – QUE PAÍS É ESSE?
PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS
Revolução Neolítica Alterações climáticas e o aprimoramento de habilidades permitiram a chamada “Revolução Neolítica”.
CAPÍTULO 12 - ÁFRICA DO NORTE: PAÍSES DE CULTURA ISLÂMICA
Povos e culturas africanas.
CAPÍTULO 11 – ÁFRICA: HISTÓRIA, NATUREZA E ESPAÇOS GEOECONÔMICOS
País: Alemanha.
8 ano Oceania e Antártica
Aspectos naturais do continente africano
Apogeu e declínio da influência europeia
África Branca ALEXANDRE, ARTHUR, BIANCA, GEOVANNA, TAYNA.
História da Descolonização da Africa
DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIMENTO
África: divisões regionais
África: aspectos físicos
GEOGRAFIA PROFESSORA: SÂMARA
CONTINENTE AFRICANO UMA VISÃO DE CONJUNTO
Civilizações da África Antiga
Massas de ar.
A distribuição da população a nível mundial
CEMA/Profª Tatiane 6º ano
REGIÃO NORDESTE PROF. ANDERSON.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL GEOGRAFIA – PROF. RONALDO
A distribuição da população a nível mundial
O que é região? Regionalização

A distribuição da população a nível mundial
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
O Oriente Médio A Questão Palestina.
INDEPENDÊNCIA DA ÁFRICA FRANCESA Greici Eduarda Vulf Litiél Vinícius Marques Primaz.
CHINA ANTIGA.
A GEOGRAFIA DO CONTINENTE AFRICANO
Egito Antigo: política, economia e sociedade
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Preparatório EsPCEx História Geral
Continente Asiático (prof. Padovani – 8º ano)
A construção dos impérios coloniais. Séculos XIX e XX PROF. ROBERTO ZANDONÁ GUTIERREZ.
Continente da Oceania (prof. Padovani)
Continente Americano (prof. Padovani – 8º ano)
ÁFRICA.
Nome: Rute da Luz Faria N°:20 geografiageografia  Território africano.  Faixa se sarhel.  vegetação.  Climas.  População.  Religião.  Ásia das monções.
OCEANIA Austrália – Nova Zelândia. Novíssimo Mundo Situada entre os oceanos Pacífico e Índico Situada entre os oceanos Pacífico e Índico Colonização européia.
Transcrição da apresentação:

África Unidade 2

Cortado pela Linha do equador, trópico de capricórnio e Câncer. Possui o maior deserto quente do mundo. O Saara possui clima árido e muita variação de temperatura. Possui nomes locais Líbia e Árabia

Possui Formações montanhosas como a cadeia do Atlas. Dunas e vegetação espinhosa. É rico em Ferro, gás natural, fosfáto e petróleo. Apesar da variedade de climas o que prevalece são o equatorial e tropical.

Possui Planaltos pouco elevados. Formação geológica antiga. Rift Valley é uma grande fenda formada pelo encontro de placas com mais de 6000 Km.

Hidrografia da África 40% do continente não possui rios. O Nilo é mais importante (mais de 6000 mil Km). Apesar de passar no meio do deserto recebe muita chuva na nascente (Ruanda e Uganda). Historicamente sempre foi usado para a agricultura pela sua fertilidade. As cheias eram fundamentais, mas tem sido controladas pela represa de assuã.

Nilo A Represa foi construída para auxiliar industrialização e agricultura. Anos após sua construção percebeu-se os malefícios,pois humos não se depositam no baixo Nilo. Egito, Sudão e Etiópia já brigam pelo rio (construção de represas). O controle pela água deve ser o grande motivo de brigas nos próximos 25 anos.

Organização política e diferenças sociais. Dos 53 países apenas Seicheles e Maurício apresentam alto IDH. Com realidades bem diferentes. O Egito além do turismo conta com a exploração do petróleo e do canal de suez.

Norte da África No Saara é comum a existência de nômades. Criam camelo e ovelha. Vivem de oásis em oásis. No Magreb (Argélia, Marrocos e a Tunísia) clima é temperado e a terras são próprias para cereais e outros.

O Canal de suez O mais longo do mundo (163 Quilômetros). Permite uma economia gigantesca por não precisar contornar a África. Mais de 70 mil navios passam por lá anualmente. Pagam em média 70 mil dólares.

Ocupação da África na Antiguidade O continente africano recebeu a influencia de vários povos em especial a região norte (Egito) Fenícios, Gregos e Romanos deixaram importantes sítios arqueológicos. Os Árabes dominaram todo o norte da África por volta do ano 750.

Invasão árabe

Na região Oeste e Leste dois grandes impérios surgiram (Gana V-XII) e (Aksum XIII)

África A dominação européia na África começa no século XV. Inicialmente o sistema de trocas ocorria com tribos que aceitassem esse processo (ex: Especiarias por ouro ou negros de tribos rivais). No século XIX a necessidade de matéria prima fez com que o continente África fosse literalmente invadido e dominado

África Os habitantes locais eram vistos como selvagens que deveriam ser “humanizados”. A região foi dividida pelas nações mais ricas do mundo. (Conferencia de Berlim)

África Para melhor dominar as tribos africanas eram jogadas umas contra as outras. Com a divisão tribos inimigas foram obrigadas a viver em um mesmo território. Em 1913 a maior parte da África estava nas mão dos europeus. Etiópia expulsou Italianos e Libéria expulsou os EUA foram as únicas que se mantiveram independentes.

África Com a segunda guerra os europeus estavam enfraquecidos eram um bom momento dos africanos conseguirem a independência. Contudo EUA e URSS começam uma disputa pelo local (prevalecer um sistema econômico). EUA apoiavam a independência desde que o país continuasse capitalista. URSS apoiavam a independência desde que o país se tornasse socialista.

África Na região persistem as plantations e a exploração dos recursos naturais. Em alguns países brancos europeus ainda dominam a política e são os principais fornecedores de armas.

Baixo IDH Uma conseqüência Histórica A maior parte dos países esta na África. A maior parte foi colônia de algum país europeu (escravização e exploração).

Baixo IDH Uma conseqüência Histórica A maior parte dos países esta na África. A maior parte foi colônia de algum país europeu (escravização e exploração). Europeus brigavam pelo domínio da área (briga só acaba com conferência de Berlim).

O Sistema Colonial Antes da chegada dos europeus a África tinha organização própria Impérios, Reinos e Estados destruídos pelos dominadores. Muita coisa mudou: Africanos (Guiné) que podiam cultivar e descascar arroz foram proibidos para não ser concorrência as fábricas portuguesas.

O Sistema Colonial Terras das tribos africanas foram tomadas e dadas empresas e agricultores europeus. O trabalho ao africano era obrigatório “para que o africano pudesse se tornar civilizado”. Impostos deviam ser pagos pelos africanos que se não pagassem seriam forçados a algum trabalho em pagamento.

As guerras Civis As guerras muitas vezes são incentivadas por nações européias e pelos EUA. Inimigos tem que conviver no mesmo território.