FENÍCIA Localização e características geográficas - situada na região da Ásia correspondente ao Oriente Médio e atual Líbano caracteriza-se por ser uma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Hebreus.
Advertisements

Hebreus Originários da clã semita de Heber e seus descendentes eram nômades, patriarcal, politeísta, organizado em tribos independentes administradas por.
Hebreus.
HEBREUS: Geografia: ocuparam a maior parte da Palestina composta por terras áridas, com um pequeno vale fértil junto ao Rio Jordão. Origens: eram pastores.
Hebreus.
Fenícios /Hebreus / Persas
Hebreus (Monoteísmo e judaísmo) Aulas 6 e 7. I- Local: região da Palestina (“Canaã” ou “terra prometida”). Atualmente: Israel. II- Fontes: Bíblia (Antigo.
Persas e Fenícios Um pouco de seus modos de trabalho e cultura Bolsistas PIBID: Monique R Marcelly I.
Professor responsável: Jorge Pacheco Feito por: Mafalda Aguiar nº22 6ºG.
Capítulo 3. Formação dos Grandes Impérios do Oriente Próximo (Oriente Médio) ∆Egito ∆ Egito ∆ Mesopotâmia ∆Persas – Hebreus - Fenícios ∆ Persas – Hebreus.
Depois de Babel, que simboliza o máximo do pecado, Deus intervém, dando início à história da salvação. Escolhe Abraão e seus descendentes. Liberta-os da.
Os hebreus: o povo do livro
REVOLUÇÃO FRANCESA ( ) Prof. Rafael T Pellegrini História.
Profª - Giovanna Ribas.  A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC.  Formou-se após a migração de.
Introdução à Gestão Organizacional Prof: Paulo Sidney Disciplina: Gestão Organizacional e Segurança do Trabalho.
Períodos Históricos.  Períodos históricos:  1-Períodos Pré-Homérico (Pré-histórico)  2-Período Homérico.  3-Período Arcaico.  4-Período Clássico.
As Civilizações dos Grandes Rios
Pérsia.
ENCRUZILHADA ESTRATÉGICA ENTRE A EUROPA, A ÁSIA E A ÁFRICA
AULÃO DE HISTÓRIA 6 ANOS – 2 TRIMESTRE
Hebreus, Fenícios e Persas
Grandes Civilizações do mundo antigo
Colonização Espanhola
Mesopotâmia Etimologia: Grego: Meso = meio / entre + Pótamos = rio
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS E ESTADO
A formação das monarquias nacionais Cap. 3/p.77-80
As Sociedades Orientais
Hebreus A Bíblia foi traduzida em mais de 1435 línguas e dialetos, formou três religiões universais e é o livro mais vendido. Está dividida em duas partes:
A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DE DANIEL
Atividade 7 - Estado e Governo
Paula Graciele carneiro
PERSAS, HEBREUS E FENÍCIOS
Da Monarquia à República (753a.C. – 509 a.C.)
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
ORIENTE MÉDIO.
O SEGUNDO REINADO NO BRASIL
EGITO.
Civilizações Orientais
COLÉGIO DOS SANTOS ANJOS
EGITO.
Questão Palestina Radiografia de um conflito interminável.
Idade Média: “Bárbaros”, Império Carolíngio e Império Bizantino
A liberdade guiando o povo
Conflitos entre árabes e israelenses 29 de setembro de 2016
SÉCULO 14: O MEDIEVO EM CRISE?.
MESOPOTÂMIA.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
O ANTIGO EGIPTO HISTÓRIA_2007.
Grécia Antiga.
Fenícios: o povo do mar.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
O mundo árabe A formação do Islã
EGITO OBJETIVOS: -O conhecimento do Egito Antigo permite analisar algumas ideias preconceituosas em relação à África, baseadas no etnocentrismo. forte.
O domínio português do comércio marítimo do Oriente
CONVOCAÇÃO DOS ESTADOS GERAIS
Hebreus.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Crise do Antigo Sistema colonial:
ROMA E GRÉCIA ANTIGA Civilizações Clássicas.
A NÚBIA E O REINO DE KUSH Professora: Janaína Vargas 6° ano CAESP.
01 – Uma das principais causas da Revolução Russa foi a situação de injustiça social que afetava as camadas mais pobres da população no começo do século.
CIVILIZAÇÃO MUÇULMANA
OS REINOS AFRICANOS.
História/6ºA Profª Tatiane
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Introdução à História.
HEBREUS Atualmente conhecidos como judeus. Cap 7 – Prof Thaís – 6º ano.
As Civilizações Hidráulicas
A divisão da história geral
GRÉCIA CAPÍTULO 4.
Transcrição da apresentação:

FENÍCIA Localização e características geográficas - situada na região da Ásia correspondente ao Oriente Médio e atual Líbano caracteriza-se por ser uma estreita faixa de terra de aproximadamente 200 Km situada entre o mar Mediterrâneo e as montanhas. Região rica em cedro, madeira muito utilizada para a construção de embarcações.

História política-a princípio a população se estabeleceu na região a partir da pesca e agricultura sob o regime de comunidades primitivas / + tarde – desenvolvimento das atividades comerciais ( processo de revolução urbana)/ surgimento de Cidades- Estado** na região que se organizaram a partir de Repúblicas Plutocráticas ou Monarquias cujo poder esteve concentrado nas mãos do grupo de comerciantes.

Economia- Principal atividade- comércio marítimo*** Outras atividades econômicas- indústria artesanal (jóias,tecidos,móveis,vidros...) , agricultura, pesca, extrativismo vegetal (cedro...)

Sociedade- a sociedade fenícia era composta por uma elite privilegiada formada por sacerdotes e aristocratas ( comerciantes, armadores...) e por uma camada pobre da qual faziam parte camponeses pobres, artesãos, pescadores , marinheiros e escravos (pouco numerosos e que exerciam trabalhos domésticos). Cultura- Religião- eram politeístas e cada cidade possuía o seu deus principal / em seus atos religiosos , os fenícios costumeiramente faziam sacrifícios humanos. ** Alfabeto- o espírito prático e mercantil dos fenícios levou-os a simplificar a escrita a fim de facilitar a comunicação e trocas comerciais. OBS- Verificar a cronologia na apostila

A PALESTINA ANTIGA História dos hebreus

PALESTINA ( atual Estado de Israel) LOCALIZAÇÃO E CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS- pequena faixa de terra situada entre o mar Mediterrâneo, Fenícia, Síria e Deserto da Arábia e cortada pelo Rio Jordão.

História política- os historiadores convencionaram dividir a história política dos hebreus em períodos a fim de facilitar o estudo da história dessa civilização. 1º PERÍODO PATRIARCAS- corresponde ao período em que a liderança das tribos hebraicas esteve nas mãos de líderes denominados patriarcas.

Abraão liderou a saída dos hebreus de Ur , região da Mesopotâmia, até a Palestina (Canaã), onde se estabeleceram com grande dificuldade em função das condições naturais que dificultaram sua permanência na região. .

A esterilidade de grande parte do solo, a falta de chuvas e a fome obrigaram os hebreus a procurarem melhores condições de vida em outra região Jacó- foi durante o período de liderança de Jacó que os hebreus migraram pra o Egito fugindo da seca e da fome / se estabeleceram ali durante o domínio dos hicsos/ gozaram de privilégios especiais no Egito enquanto este esteve sob dominação hicsa. (HISTÓRIA DE JOSÉ E SEUS IRMÃOS)

IRMÃOS DE JOSÉ NO EGITO

Após a expulsão dos hicsos do Egito, durante o Novo Império, os hebreus foram submetidos à escravidão. Moisés liderou os hebreus na fuga do Egito em direção novamente à Palestina. Esse período da história hebraica também é chamado de ÊXODO.

JUÍZES De volta à Palestina, para conseguirem se fixar na região, os hebreus tiveram que enfrentar os cananeus e, mais tarde, os filisteus. A figura dos juízes, chefes militares e religiosos, foi importante nesse processo pois estes centralizavam o poder em suas mãos em tempos de guerras. Destaque para: Josué, Sansão e Samuel.

A MONARQUIA HEBRAICA Período dos REIS- As guerras constantes geraram a necessidade de um rei que centralizaria o poder de forma permanente facilitando a vitória contra os filisteus . A partir do momento em que o poder passa a ser exercido pelo rei estabelece-se ,entre os hebreus, uma Monarquia de caráter teocrático.* Fatores que favorece-ram a criação da Mo-narquia hebraica: a necessidade de centralizar os esforços na luta contra os filisteus ; a decadência dos impérios vizinhos.

OS REINADOS DE SAUL, DAVI E SALOMÃO Saul- eleito rei se suicida após ser vencido pelos filisteus. Davi- é considerado o verdadeiro organizador do Estado hebraico / no seu governo os filisteus são derrotados e toda a Palestina foi conquistada e ficou sob domínio de um Estado absoluto. Salomão- sucessor de Davi/ período de grande desen-volvimento comercial, urbano e cultural( construções de templo, palácios ,fortificações)/ gastos excessivos e cobranças de impostos e trabalhos obriga-tórios / grande descontenta-mento popular.

A política opressora e antissocial de Salomão gerou grande descontentamento popular. após sua morte explode uma revolta social que gerou o Cisma, isto é, a divisão/ separação das tribos hebraicas: 10 tribos ao norte não aceitaram o filho de Salomão como sucessor e criaram o Reino de Israel 2 tribos ao sul sob o comando do filho de Salomão criaram o Reino de Judá.

A destruição de Jerusalém A divisão provocou o enfraquecimento da região e facilitou o domínio desses reinos por outros povos ; Ex: assírios,caldeus,persas,macedônios,romanos. A destruição de Jerusalém

A DIÁSPORA HEBRAICA A resistência ao domínio romano e ao processo de romanização imposto provocou a expulsão dos hebreus da região no séc II . Tem início a Diáspora , isto é , a dispersão dos judeus pelo mundo

O FIM DA DIÁSPORA A Diáspora , isto é , a dispersão dos judeus pelo mundo que durou até 1948 quando foi criado o Estado de Israel. ** a criação do Estado de Israel no contexto do pós- 2ª Guerra e Guerra Fria provocou a expulsão dos palestinos que viviam na região há centenas de anos desencadeando assim um conflito que se estende até os dias de hoje- o conflito árabe-israelense.