Geotecnologias Aplicadas à Engenharia Civil e Ambiental

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
01/29 Concurso Morar Carioca período 12.1
Advertisements

Superintendência Estadual de Mato Grosso Serviço de Saúde Ambiental
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
PREFEITURA MUNICIPAL DE TIBAGI
PÓS GRADUAÇÃO EM GEOPROCESSAMENTO APLICADO AO PLANEJAMENTO URBANO E RURAL MÓDULO: (15) – SIG E MODELAGEM DE DADOS Coordenador:
Apresentação do projeto
Campina Grande, Agosto de 2007
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA.
TerraView Campina Grande, 01 de Setembro de 2010.
Saneamento Ambiental em Áreas de Recreação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN Programa de Pós-Graduação em Emgenharia Civil e Ambiental.
SIG e Modelagem de Dados Parte III
Autor: Ridelson Farias de Sousa Campina Grande, 30 de Outubro de 2007.
Quantum GIS Andreza Costa Miranda Ester Luiz de Araújo G E O T C N L I
SISTEMA DA INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA
SIG como apoio à coleta de resíduos
Disciplina: Sistema de Água
Gestão das Informações Ambientais
Conferência das Cidades Mato Grosso
EMPREGO DA TECNOLOGIA: DIFERENCIAL COMPETITIVO
SECRETARIA DA INFRA-ESTRUTURA
“ 11º FORUM DE SANEAMENTO E MEIO AMBIENTE”
PREFEITURA MUNICIPAL DE GUAPIRAMA PLANO LOCAL DE HABITAÇÃO
Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia M. Rios Ribeiro Aluno:
PROGRAMA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - PNMA II
PLHIS PREFEITURA MUNICIPAL DE JABOTI
Processos Licitatórios
Logística Reversa Impactos ecológicos.
Universidade Federal de Santa Catarina
LEVANTAMENTO DA EFICÁCIA DO PROJETO DE COLETA SELETIVA NO CAMPUS LAGEADO, UNESP, BOTUCATU Flávia Cristina Freitas Santos1, Richardson Barbosa Gomes da.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Universidade Federal de Campina Grande
Capítulo 1 – Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos
A questão do lixo no Brasil
Prof. Dr. Celso Socorro Oliveira (ORIENTADOR)
DENGUE ABRIL 2008.
Uma visão sócio-espacial para o planejamento das redes de distribuição de energia elétrica I Encontro Nacional sobre Geoprocessamento no Setor Elétrico.
Desenvolvimento das Energias Renováveis em Pato Branco
Matriz de Indicadores de Sustentabilidade de Coleta Seletiva Roberta Fechine, MSc (UFBA) Luiz Roberto Santos Moraes, PhD, Professor Titular em Saneamento.
“DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DOS ECO- PONTOS NO MUNICÍPIO DE LIMEIRA- SP”
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
I SIMPÓSIO DE ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO DOS DOECENTES EM RTI CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ.
Daniel Alexandre Aio Prof. Dr. Antônio Anderson da Silva Segantini Autor Orientador ESTUDO DE POSSIBILIDADES.
CTR Nova Iguaçu.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
A Contribuição da Tecnologia da Informação
Trabalho Socioambiental nas obras do PAC
Região Metropolitana Conjunto de municípios influenciados e polarizados por uma metrópole ou centro regional. No Brasil, a Constituição Federal de 1988.
Secretaria de Serviços Públicos
COPPE/UFRJ1 O COMPROMETIMENTO DA INOVACAO TECNOLOGICA DA RECICLAGEM DE RESIDUOS DA CONSTRUCAO CIVIL COM A SAUDE AMBIENTAL Claudio Fernando Mahler,D.Sc.,
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS. Curitiba e Região Metropolitana.
Aluno-autor: Marcela Prado Silva, bolsista CNPq/PIBIC
Workshop de Melhoria Contínua
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Projeto CANTECHIS-FINEP
Resíduos Sólidos Domiciliares
VIVÊNCIAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATUANDO JUNTO À COMUNIDADE DE PIRACICABA E DO CAMPUS “LUIZ DE QUEIROZ” UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO – ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA.
SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE SALGADO DE SÃO FELIX Andréa Amorim Leite -
Resultados Em São Paulo, a CET monitora mais de 30 rotas e realiza anualmente a Pesquisa de Desempenho do Sistema Viário Principal (DSVP) com dados de.
Resultados Neste estudo de caso, a análise de riscos foi feita no TerraMA 2 utilizando a precipitação acumulada nas últimas 24 horas fornecida pelo Hidroestimador.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
PANORAMA INSTITUCIONAL PARA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA Jaqueline Dias Ribeiro.
Reutilização do Entulho de Construção Civil em Argamassas. Ciências Aplicadas e Engenharias. Acad. Luana Xavier Rodrigues. Prof. Lucimara Aparecida S.
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Consórcios Públicos e Tecnologias Para a Resolução do Passivo Ambiental de Resíduos Sólidos Marlon do Nascimento Barbosa.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Dra. Cali Laguna Achon Dr. João Sérgio Cordeiro XIX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 24 a 29 de maio de 2015 – Poços de Caldas - SP.
Ministério das Cidades Secretaria Nacional de Acessibilidade e Programas Urbanos CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Desenvolvimento Urbano AUDIÊNCIA PÚBLICA.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Transcrição da apresentação:

Geotecnologias Aplicadas à Engenharia Civil e Ambiental UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE TECNOLOGIA E RECURSOS NATURAIS UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA CIVIL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL Geotecnologias Aplicadas à Engenharia Civil e Ambiental Profa. Dra. Iana Alexandra Alves Rufino Flaviano de Souza Alves Mestrando Campina Grande – PB 21/07/2010.

ANÁLISE DE USO DE SIG NO SISTEMA DE COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES EM CIDADES DE PEQUENO PORTE VI Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental - 2002 Luzenira Alves Brasileiro Márcio Gonçalves Lacerda Dissertação de Mestrado SELEÇÃO E HIERARQUIZAÇÃO DE ÁREAS PARA IMPLANTAÇÃO DE ATERRO SANITÁRIO, UTILIZANDO GEOPROCESSAMENTO E LÓGICA “FUZZY”. APLICAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE ARACAJU(SE) Luciano de Melo – Maceió – AL – Fevereiro 2008

Introdução A urbanização acelerada e o rápido adensamento das cidades resultam na utilização predatória de recursos naturais e na degradação do meio ambiente. Um dos maiores problemas para se atender a esta demanda crescente de bens de consumo é a produção cada vez mais volumosa de resíduos sólidos - lixo - nos centros urbanos. Este problema é agravado pela falta de conscientização dos indivíduos e pela precariedade dos serviços de coleta oferecidos à população.

Resumos IMPLANTAÇÃO DE ATERRO SANITÁRIO, UTILIZANDO GEOPROCESSAMENTO E LÓGICA “FUZZY”. Foi feita uma abordagem e um levantamento sobre a geração e varrição do lixo do município da Grande Aracaju, uma área que possa acolher o lixo por 15 a 20 anos na região. Foram criadas as noves áreas de aptidão, estas áreas foram analisadas criteriosamente no ponto de vista ambiental, operacional e antrópico, nisso aplicou-se a lógica “fuzzy” visando transformar valores numéricos em expressões linguisticas e vice versa, com o objetivo de pontuar cada área e denotar essas áreas em menor e maior aptidão para implantação do Aterro Sanitário.

Resumos ANÁLISE DE USO DE SIG NO SISTEMA DE COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES EM CIDADES DE PEQUENO PORTE O estudo de caso será realizado na cidade de Ilha Solteira – SP, que possui uma população de aproximadamente 24.000 habitantes. O serviço de coleta de lixo domiciliar na cidade é de responsabilidade do poder público municipal, e será caracterizado através de coleta de dados. Esses dados servirão como base para simular rotas utilizando o software TransCAD. Os resultados serão analisados em termos de distância, tempo e custo de viagem. As rotas simuladas serão comparadas com as rotas praticadas atualmente na realização do serviço de coleta de resíduos sólidos domiciliares.

Objetivos 1 - O uso de um Software para Implantação de uma área para construção de um Aterro Sanitário na grande Aracaju. 2 - O software que foi utilizado é denominado comercialmente de TransCAD. Este software permite desenvolver rotas utilizando-se de algoritmos que incluem um procedimento de roteirização em arco (Arc Routing), objetivando minimizar a extensão total a ser percorrida pelos veículos coletores (CALIPER, 1996)

Resultados e discussões ANÁLISE DE USO DE SIG NO SISTEMA DE COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES EM CIDADES DE PEQUENO PORTE Localização dos setores de coleta de lixo de Ilha Solteira/SP.

Representação gráfica do roteamento do veículo coletor.

CONCLUSÃO A aplicação do SIG/TransCAD demonstrou uma contribuição para o planejamento de rotas de coleta de resíduos sólidos domiciliares. Através dos resultados obtidos pôde-se concluir que a aplicação do TransCAD reduziu o percurso total do veículo coletor em termos de distância e tempo de percurso.

Resultados e discussões PRECISA ABRIR O ARTIGO EM PDF.

CONCLUSÃO Ao final da pesquisa observou-se o quanto é complexo o tema e que existe várias maneiras de trabalhar com ferramentas e softwares na elaboração de um diagnóstico para implantar um Aterro Sanitário, o que também depende do apoio dos governantes e aplicação de políticas públicas no assunto abordado.

Obrigado !