Professora Paula Melo Silva

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS APLICAÇÕES DAS LEIS DE NEWTON I
Advertisements

INVESTIGANDO A AÇÃO DE FORÇAS
PRINCÍPIOS DE DINÂMICA
Massa e Peso
Movimentos e Forças.
Interacções e Forças.
Definições O dinamômetro.
O que você deve saber sobre
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Leis de Isaac Newton.
DINÂMICA Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que vem à cabeça é a clássica e mitológica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente,
3.2. – Movimentos e Forças Unidade 3 – Planeta Terra Forças
O universo e sua composição fundamental
DINÂMICA Parte da mecânica que estuda as causas do movimento e de que forma um corpo influência o movimento do outro.
Aula 9° ANO Professor : Diego
Aula 9° ANO Professor : Diego
DINÂMICA.
F O R Ç A S (1) Prof. Cesário.
FÍSICA PROF. Antônio Carlos REVISÃO.
Movimentos e Forças CFQ 7º Ano ano letivo 2011 / 2012.
Da Terra à Lua FQA Leis de Newton Prof.ª Marília Peres
O Planeta Terra forças Professora Paula Melo Silva.
INTRODUÇÃO À DINÂMICA Prof. Marcão (Marcus Vinícius)
Tipos de Força Física A – Aula 19 Tipos de Força:
Movimentos e Forças (continuação)
Movimentos e Forças CFQ 7º Ano ano letivo 2011 / 2012.
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Profª Camila Debom.
Leis de Newton do Movimento
FORÇA
Leis do movimento Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
Força de atrito Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
Revisão Avaliação Bimestral de Ciências – 4º bim – º ano
Leis de Newton Princípio da inércia (primeira lei de Newton)
LEI DE COULOMB FORÇA ELETROSTÁTICA
MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME
PROFESSOR: DEMETRIUS LEÃO SÉRIE: 1º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1
Resumos de CFQ.
Definição de Grandeza física
Campo Elétrico.
Dinâmica Força e Movimento
SALTO TRIPLO - ATLETISMO
MQL Dinâmica e Leis de Newton
Prof. Vasco Vasconcelos
Revisão Avaliação Mensal Ciências 4º bimestre
LEIS DE NEWTON Bruno Sepulveda.
As Leis de Kepler Lei de Newton Gravitação Universal
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Um pouco além da Terra.
Análise de forças Quais forças estão em um determinado elemento Com velocidade constante não há velocidade, logo não há forças atuando? Aceleração vem.
Lei da gravitação universal
FORÇA GRAVITACIONAL A força gravitacional é a força mútua de atracção entre dois corpos quaisquer do Universo A lei da gravitação de Newton afirma que.
Bloco 1 Bloco 2  , igualamos (1) e (2) 
LEIS DE KEPLER.
Massa Indica quantidade de matéria de um corpo e também a medida da inércia do mesmo; É uma característica do corpo, não do local onde ele está; A balança.
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
Professor: Fábio Jaime Raimundo
TERRA NO ESPAÇO 2. PLANETA TERRA
FORÇAS.
1. O raio médio da órbita de Marte em torno do Sol é aproximadamente quatro vezes maior do que o raio médio da órbita de Mercúrio em torno do Sol. Assim,
Professora Paula Melo Silva
2.1 Forças. 2.1 Forças As forças estão presentes em muitas situações do dia a dia.
3.2 Energia potencial gravítica
2.4 Lei Fundamental da Dinâmica
Física 1 Física 1 Os fiilosofos da antiguidade ficavam perplexos com o movimetno dos objetos.
Impulso e quantidade de movimento
Massa e Peso Massa Segundo a 2ª lei de Newton, a massa é igual à razão entre a força aplicada num corpo e a respectiva aceleração, podendo ser determinada.
FORÇAS. FORÇAS Nem é montagem! 1ª Lei de Newton.
Leis de Newton Primeira Lei de Newton Também conhecida como a lei da inércia, trata a respeito das condições de equilíbrio das partículas. Uma partícula.
Física I 2009/2010 Aula 01 Forças e Movimentos I.
FORÇA E MOVIMENTO Prof. Bruno Farias
Professora Josiane Aula do dia 19/05/09
Transcrição da apresentação:

Professora Paula Melo Silva O Planeta Terra Peso e massa Professora Paula Melo Silva

Vamos explorar o que o Garfield queria dizer com esse comentário…

Manual - Massa de um corpo A massa de um corpo é uma medida da quantidade de matéria que o constitui e o seu valor é constante. Para medir o valor da massa utilizam-se balanças. A unidade de massa no Sistema Internacional de Unidades, SI, é o quilograma, cujo símbolo é kg.

Manual - Massa de um corpo Existem vários tipos de balanças. As mais antigas são as chamadas balanças de dois pratos que surgem em muitas representações da Justiça. Nas balanças de dois pratos, a quantidade de matéria (massa) que se coloca num dos pratos tem de ser equilibrada com a quantidade de matéria conhecida (massa-padrão) que se coloca no outro prato.

A massa de um corpo é caracterizada apenas pelo seu valor. Manual - Massa de um corpo A massa de um corpo é caracterizada apenas pelo seu valor. Este tipo de grandezas que são completamente caracterizadas pelo seu valor numérico designam-se por grandezas escalares.

Manual - Massa de um corpo Quantidade de matéria que constitui o corpo. Mede-se com uma balança. A unidade SI é o quilograma, kg. Caracterizada por um valor, logo é uma grandeza escalar.

Manual - Peso de um corpo O peso de um corpo na Terra é a força gravítica com que a Terra o atrai.

Manual - Peso de um corpo Para medir o valor do peso de um corpo pode ser medido utilizado um dinamómetro. A unidade de peso no Sistema Internacional, SI, é o newton, cujo símbolo é N.

Manual - Peso de um corpo Enquanto o valor da massa de um corpo é o sempre o mesmo em todos os planetas, o mesmo não acontece com o valor do peso. O valor do peso de um corpo, em cada planeta, é diferente porque a força gravitacional exercida no corpo é diferente.

O peso de um corpo é uma grandeza vetorial. Manual - Peso de um corpo O peso de um corpo só fica completamente caracterizado indicando o seu valor, ponto de aplicação, direção e sentido. O peso de um corpo é uma grandeza vetorial.

Peso de uma bola Manual - Peso de um corpo ponto de aplicação: na bola; direção: a direção da vertical do lugar da Terra onde a bola se encontra; sentido: para o centro da Terra; valor ou intensidade: medido por um dinamómetro no qual se suspende a bola. Peso de uma bola

Manual - Peso de um corpo Força gravítica com que a Terra o atrai. Pode ser medido com um dinamómetro. A unidade SI é o quilograma, N. Caracterizado indicando o seu valor, ponto de aplicação, direção e sentido.

Essa constante designa-se por aceleração da gravidade. Manual - Relação entre a massa e o valor do peso de um corpo no mesmo local Num determinado local, o valor do peso de um corpo é diretamente proporcional ao valor da sua massa. No mesmo local, ao dividir o valor do peso pela massa, obtém-se sempre um valor que é constante. Essa constante designa-se por aceleração da gravidade.

Manual - Variação do peso de um corpo na Terra O valor da força gravitacional depende da distância a que o corpo se encontra do centro da Terra. Quanto mais afastado estiver o corpo do centro da Terra, menor será a força gravitacional, logo, menor será o valor do seu peso. Quanto maior for a latitude do lugar, maior é o peso do corpo. Quanto maior for a altitude do lugar, menor é o peso do corpo.

Manual - Peso de um corpo nos planetas O valor do peso de um corpo é diferente de planeta para planeta, uma vez que a massa do planeta é diferente e a distância a que o corpo se encontra do centro do planeta poderá também ser diferente.

A massa do rapaz é sempre a mesma. Manual - Peso de um corpo nos planetas O valor do peso do rapaz depende do planeta em que se encontra. A massa do rapaz é sempre a mesma.

É uma grandeza vetorial. Manual - Síntese de conteúdos A massa de um corpo é uma medida da quantidade de matéria que o constitui, sendo completamente caracterizada pelo seu valor. É uma grandeza escalar. O peso de um corpo na Terra é a força gravítica com que a Terra o atrai. Fica completamente caracterizado pelo seu valor, ponto de aplicação, direção e sentido. É uma grandeza vetorial.

Manual - Síntese de conteúdos O peso de um corpo na Terra varia com a distância do corpo ao centro da Terra: é menor quanto mais afastado estiver e maior quando se aproxima do centro da Terra. O peso de um corpo depende do planeta em que se encontra o corpo.