John Constable.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
AULA DE HISTÓRIA 8º ANO Junho 2007
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
PRIMEIRA REAÇÃO À ARTE NEOCLÁSSICA
A representação da Paisagem Natural
O Impressionismo O Movimento Características Impressionistas
Primeiros anos do século XX
Anthony van Dyck.
Wassily Kandinsky Expressionismo Este trabalho é dedicado,
Filippino Lippi.
Millet Clique. Millet Clique.
John William Waterhouse Clique.
Amedeo Clemente Modigliani 1
Amadeo de Souza Cardoso
Eugene de Blaas Clique.
Eduardo Lima Clique.
Carlos Meinardi Clique.
Antonio Canova.
PROFESSORA CAMILE BACCIN 1º ANO - LITERATURA
William Turner.
Neusa Blasques Rinaldi
ARTE DA IMAGEM; ARTE MUSICAL E ARTE DO PENSAMENTO
Pintor francês, Bouguereau nasceu e morreu em La Rochelle, onde, no jardim do seu estúdio, foi pintada grande parte de sua obra. Depois de estudar os.
Agnolo Bronzino.
Ermínio Francisco de Souza
François Boucher Biografia
The Gallery of H.M.S. Calcutta The Ball on Shipboard.
Professora Fabíola Soares. Fevereiro / 2010.
Thomas Gainsborough ( Suffolk, Londres, 1788 )
A TRANSIÇÃO DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX
John Singer Sargent.
“Estou aqui, vigília minha” Celito Medeiros viajei por tantos mares procurei pelos altares você nunca estava lá... você bela alma cais que atraco calmaria.
Impressionismo.
COMONIAN Clique.
O Impressionismo O Impressionismo foi o movimento artístico que aconteceu no período compreendido entre o ano de 1874 (data da primeira exposição) e.
O que é TÊMPERA GORDA ? A têmpera é uma técnica de pintura na qual os pigmentos ou os corantes podem ser misturados com um aglutinante. Esse aglutinante.
Charters d'Azevedo cd.
EDGARD LOEPERT Edgard Loepert, brasileiro, nascido em São Paulo em 21/03/1956. Sua paixão pela pintura remonta à infância onde fez durante 9 anos curso.
O Impressionismo Musee d’Orsay, Paris, France
Vilma D'Conti Clique.
Disciplina: Educação Tecnológica Professor: José Inácio
EREM PROFESSOR BARROS GUIMARÃES
Como fazer a leitura de obra de arte?
Biografia Paolo Giovanni Pannini, nasceu em 17 de junho de 1691 na cidade italiana de Piacenza, faleceu em 21 de outubro de 1765 em Roma, pintor e arquiteto.
O IMPRESSIONISMO O que é o Impressionismo e quando surgiu? O Impressionismo surgiu na década de 60 do século XIX (1874) em França. O Impressionismo foi.
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
Miklós Barabás.
Começou a actuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte.
Barend Cornelis Koekkoek - Auto-retrato Pintor Holandês Middelburg, Kleve, 1862 Middelburg, Kleve, 1862 Barend Cornelis Koekkoek, sem.
Gerson Serraceni Clique.
Aldemir Martins O artista plástico Aldemir Martins nasceu em Ingazeiras, no Vale do Cariri, Ceará em 8 de novembro de A sua vasta obra, importantíssima.
ADOLF FÉNYES *1867, Kecsmét , Budapest Pintor húngaro, estudou em Budapest, em Weimar e em Paris; a seguir retornou a Weimar e, finalmente,
ABSTRACIONISMO Profª Patricia.
Arte século XIX.
ROMANTISMO.
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
PIET MONDRIAM holandês - modernista
Prof. Esp. Ribamar II Corrêa
Jean-François Millet.
Relação das partes entre si e de cada parte com o todo.
A REALIDADE E A ARTE: ENTRE 1850 E 1900 DESENVOLVEU-SE NA ARTE EUROPÉIA, PRINCIPALMENTE NA PINTURA FRANCESA, UMA NOVA TENDÊNCIA, RELACIONADA À CRESCENTE.
IMPRESSIONISMO: QUE HAJA COR!!!!!!!!!!!! (1860/1886)
SÉCULO XIX NA EUROPA: O IMPRESSIONISMO
A ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
ALL STAR & MONET.
IMPRESSIONISMO.
ROMANTISMO. O século XIX foi agitado por fortes mudanças sociais, políticas e culturais causadas por acontecimentos do final do século XVIII que foram.
Transcrição da apresentação:

John Constable

John Constable Pintor inglês ( 1776 - 1837 ) Clique

Jardim de Flores de Constable – 1815 - Ipswich Borough Council Museums and Galleries, Ipswich, UK

Quintal de Constable – 1815 - Ipswich Borough Council Museums and Galleries, Ipswich, UK

Parque Wivenhoe, 1816 - National Gallery of Art, Washington, DC, USA

O Moinho de Flatford – 1816-1817 - Tate Gallery, Londres

John Constable, pintor romântico inglês e um dos maiores paisagistas de sempre, nasceu em East Bergholt, Suffolk, no dia 11 de Junho de 1776. Estudou em Londres e formou-se a copiar as obras de Ruysdael, Lorrain e outros mestres. Os primeiros trabalhos revelam influência de Gainsborough e foram muitos os ensinamentos que colheu de um longo estudo da pintura de Claude, de Rubens e dos paisagistas holandeses do século XVII. Simultaneamente, não deixava de criticar a tradição prevalecente. Em 1802, ao regressar ao Suffolk, sua terra natal, escrevia a um amigo : “Há espaço bastante para uma pintura natural.” Nos anos seguintes executou centenas de quadros e desenhos, num estudo sistemático em torno da maneira de registar os diversos efeitos das variações do clima e da luz sobre o céu e os prados do vale do Stour. O rigor quase científico deste programa residia na sua convicção de que a pintura de paisagem era “um ramo da filosofia natural”, que hoje designamos por “física”. O pai era um próspero moleiro e John trabalhou com ele durante algum tempo como aprendiz; assim, diria mais tarde que a experiência colhida nos moinhos de vento o instruira na “história natural dos céus”.

O Cavalo Branco – 1819 - Frick Collection, New York, USA

A Catedral de Salisbúria Vista do Jardim do Bispado – 1823 - Victoria and Albert Museum, London

Tendo embora desenvolvido uma técnica de importância revolucionária, manteve-se tradicional na atitude frente à profissão. Hoje os artistas admiram tanto os seus notáveis esboços como os seus quadros de grandes dimensões; mas, para Constable, as obras de formato maior que todos os anos expunha na Academia Real constituíam o melhor da sua produção. À medida que aperfeiçoava a técnica, censuravam-lhe a espontaneidade dos esboços. Não obstante, a sua reputação foi crescendo lentamente. Constable esforçou-se por mostrar a aparência real da natureza sob o céu do seu torrão natal. A linha de influência que podemos traçar entre ele e os impressionistas franceses da segunda metade do século inicia-se com a exposição do seu quadro A Carroça de Feno no Salon de 1824, em Paris, tela que lhe valeu uma medalha de ouro e impressionou numerosos artistas franceses, em particular Delacroix. Decorridos vinte anos, a sua obra exerce uma influência fundamental no grupo conhecido por Escola de Barbizon, que propõe, por seu turno, um modelo de pintura ao ar livre a que os impressionistas irão beber.

A Carroça de Feno – 1823 - National Gallery, Londres

Embora possa parecer-nos preocupado com o requinte nas suas obras mais famosas – como A Carroça de Feno ou como O Campo de Trigo – (Londres, Galeria Nacional ) – é certo que, em obras mais espontâneas, como nos estudos e nos esboços, Constable revela imensa sensibilidade naturalista, liricamente pulsante; uma sensibilidade que varia no vivaz dos tons, na subtileza das relações e dos contrastes, na luminosidade transparente dos céus, com um jogo delicado de largas distensões, pinceladas enérgicas e toques fluidos. O Parque de Wivenhoe, a Catedral de Salisbúria constituem episódios de frescor revelador. O Campo de Trigo – 1826 - National Gallery, Londres

Morreu em Londres no dia 31 de Março de 1837. A palpitação da luz e do ambiente exteriores, a sensação quase tangível de vibração atmosférica era obtida através de uma luminosidade dispersa, de toques de cor pura e de uma modulação subtil de tons de verde. Mas os quadros de Constable encerram também uma unidade dramática de composição, nova mas inconfundível. Da sua arte disse ele um dia: “ Pintura mais não é do que outra palavra para sentimento”; dos seus temas preferidos : “Salgueiros, madeiros velhos e carcomidos, muros e vedações musgosas – como gosto de tudo isso!” e da pintura de paisagem: “O céu é o órgão mestre do sentimento.” Enfim, Constable é o pintor a quem se deve a amálgama e depuração dos diversos modos de tratar a paisagem da pintura inglesa. O seu naturalismo sincero tanto reflecte paz e serenidade como atmosferas instáveis e em mudança. O uso que faz da cor é atrevido e livre, o que provoca a admiração dos impressionistas franceses. Nas suas últimas obras, a natureza torna-se mais ameaçadora, mais romântica e está povoada de castelos e ruínas (Stonehenge, Castelo de Hadleigh, A Catedral de Salisbúria Vista do Jardim do Bispado.) Morreu em Londres no dia 31 de Março de 1837.

Formatação: Anabela de Araújo Fundo musical: Prelúdio Gotas de Chuva, Frédéric Chopin ( 1810 – 1849 ) Pesquisa e produção: Anabela de Araújo e Mario Capelluto Formatação: Anabela de Araújo mario.capelluto@terra.com.br http://www.sabercultural.com

Fim Sair