TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elaborado por: Prof. Julien Ariani de Souza Laudelino
Advertisements

Linguagem Corporal.
TÉCNICAS DE ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE MENSAGENS
Elaborado por: Profa. Ms. Elaine Ap. Barreto Gomes de Lima
Profª. Josélia Fontenele B. Cabral
Oficina de Apresentação Oral
Como Preparar Seminários
Surdez A Educação dos Surdos.
APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS
Fale Bem em Público.
Redação de textos técnicos recomendações
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Aprimoramento Didático Outubro, 2009
RECURSOS INSTRUCIONAIS.
Dicas para Apresentações
Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas
A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas.
Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira
RECURSOS DIDÁTICOS.
RECURSO VERBAL A VOZ É A LIGAÇÃO ENTRE VOCÊ E AS PESSOAS
Oficina de Oratória Falar e Falar.
ORIENTAÇÕES PARA TREINAR A LEITURA
Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas
Apresentação ao público
Síntese Comunicar Componentes da comunicação Formas de comunicação Expressão Oral Dicção Expressão Corporal Gestos Linguagem corporal Linguagem facial.
Hipnoterapeuta Formado pela Sociedade Portuguesa de Hipnose e Motivação (SPHM) Lisboa/Portugal. Pós-graduando em Psicanálise Clínica pela Sociedade Brasileira.
COMO APRESENTAR UM TRABALHO NUM CONGRESSO CIENTÍFICO: APRESENTAÇÃO ORAL Adriana Pires Neves.
Leitura de Textos Científicos
COMO LER BEM EM PÚBLICO.
Por Antonio Castro do Amaral Mestre
Sugestões para Apresentação em Eventos Acadêmicos e Empresariais Profª Drª Maria Helena da Nóbrega.
Entendendo a linguagem corporal
Profª. Josélia Fontenele B. Cabral
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
TÉCNICAS DE ORATÓRIA Prof. Wendel Sandro de Paula Andrade
Oratória.
Comunicação.
CAMINHOS PARA UMA BOA APRESENTAÇÃO
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Dicas para Apresentações
WORKSHOP DE ORATÓRIA Temas:
ATITUDE, POSTURA E COMPORTAMENTO
Técnicas de apresentação raphael lobo.
Metodologia e Redação Científica
MARKETING CONTÁBIL E O PROCESSO DE MELHORIA CONTÍNUA
Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
Técnicas de Comunicação em Público Catarina Duff Burnay 2012/203.
RECURSOS AUDIOVISUAIS
Quais são os princípios
PROPAI/PROPCCI-I 2S 2º semestre – 2011 Professores: Geraldo e Padu.
FALANDO NA ESCOLA VIVENCIAL, ULTRÉYAS E CURSILHOS
O que quero dizer ? Quais as regras da sessão ? Duração permitida
Como Falar Bem em Público
FABIANA DE PAULA PEREIRA
PESQUISA DE MARKETING 11a Aula
Criando interação Dulce Márcia Cruz, Dra.
Noções para o Pregador Pr. Denis Almeida.
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Preparação de Palestrantes Espíritas -FEDF - - TURMA MAIO/ º Encontro Técnicas de introdução, desenvolvimento e finalização de uma apresentação.
Técnicas de Apresentação
Aprendizagem: Um olhar em movimento
ORATÓRIA.
Utilização Eficaz do PowerPoint
APRESENTAÇÃO DE MONOGRAFIAS Prof. Mauricio de Araujo Mendes.
O é um meio de comunicação diferente dos demais. Ao redigir suas mensagens, observe as instruções a seguir e crie uma impressão de eficiência e.
Como Preparar Seminários Tipos de apresentação Cuidados com o apresentador Cuidados com o conteúdo.
A Construção da Leitura e da Escrita. DICAS PARA MELHOR FALAR EM PÚBLICO.
Dicas para uma boa apresentação
Transcrição da apresentação:

TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO

COMUNICAÇÃO VERBAL Uma Ferramenta Poderosa Oratória é uma habilidade própria que exige treinamento e desafio; Reúne elementos como: gestos, postura, emoções e outros. Uma boa comunicação eleva o poder de negociação, gestão de pessoas, cativa os fornecedores e clientes, aumentando lucros. Quando falamos revelamos um pouco de nossa imagem.

INTRODUÇÃO AO CONTEÚDO: Oratória e técnicas de comunicação em público; Normas de Conduta e Apresentação; Utilização de Recursos Visuais.

PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA Uma das pressuposições da programação neurolingüística (P.N.L) a ciência que estuda o comportamento humano – diz que estamos sempre nos comunicando, além disso, estamos o tempo inteiro recebendo “estímulos” do mundo. E é interessante saber que cada pessoa possui uma forma muito subjetiva de “perceber” o mundo em que vive. Todas as pessoas codificam as informações externas por meio dos sentidos e reapresentam essas informações através dos canais representacionais. Os mais comuns são visão, audição e as sensações – de gosto, cheiro ou tato.

10 DICAS PARA APRESENTAR MELHOR SEJA VOCÊ MESMO: aprenda, aperfeiçoe, progrida, mas ao falar, seja sempre natural. PRONUNCIAR BEM AS PALAVRAS: Ex.: primeiro, janeiro, terceiro, trazer, ontem (e não primero, janero, trazê, onti). FALAR COM BOA INTENSIDADE: altura adequada para o ambiente, com entusiasmo e vibração. FALAR COM BOA VELOCIDADE FALAR COM BOM RITMO TER UM VOCABULÁRIO ADEQUADO: isento de termos pobres, diminuição do tecnicismo e usando palavras comum a todos

POSTURA 7. TER POSTURA CORRETA: Não colocar as mãos nos bolsos, nas costas. Deixar os braços naturalmente ao longo do corpo ou acima da linha da cintura e gesticule com moderação. Distribuir o peso do corpo sobre as duas pernas. Não ficar se movimentando de um lado para o outro. Deixar o semblante descontraído e sorridente. Deve existir coerência entre o que falamos e o que demonstramos na fisionomia.

INICIO O início: conquiste os ouvintes: No início você DEVERÁ EVITAR: 8. TER INÍCIO, MEIO E FIM: O início: conquiste os ouvintes: No início você DEVERÁ EVITAR: Contar uma pequena história que tenha estreita relação com o conteúdo da mensagem; Elogiar sinceramente os ouvintes; Pedir desculpas por estar com problemas físicos. Contar piadas (dispersa a atenção) Fazer perguntas quando não deseja a resposta. Dizer que não irá consumir muito tempo. Etc. Tomar partido de assuntos polêmicos.

MEIO E FIM O meio: preparação do tema a ser abordado Matéria que irá abordar em uma única frase; Relato histórico do tema ou problema no qual dará a solução; Dividir o assunto em etapas; O fim: Breve recapitulação. Resumo da apresentação; Pode-se usar os mesmos recursos do início: elogio e outros etc. 9. CUIDAR DA GRAMÁTICA: toda gramática precisa ser correta. 10. PRATICAR: ler e sempre se atualizar

TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO Para comunicar-se bem, aprimorar: Respiração: pela respiração controlamos a emoção. Voz: fazer exercícios de leitura em voz alta, de emissão corretas da voz. Olhar: “olhe e cative”. Riso: quem sorri é considerado simpático. Gestos: mostram os hábitos de cada um. Conversação: lembrar do diálogo e não do monólogo. Controle emocional: conseguir passar para o exterior o que há no interior. Explanação de idéias: começar pelo inicio e depois atingir o ponto principal, por fim tirar uma conclusão.

ORATÓRIA ESTOU PRONTO PARA FALAR EM PÚBLICO ??? Quais recursos deverei usar ???

QUAL O OBJETIVO ??? Recursos Audiovisuais Ampliar a compreensão dos ouvintes; Ajudando a reter informações por tempo prolongado;

COMO SABER SE É NECESSÁRIO USÁ-LOS ? Verificando Serve como reforço da mensagem ? Ressalta as informações mais importantes ? Esclarece e complementa as partes mais importantes de uma apresentação ?

COMO É TER UM BOM VISUAL? Título simples, esclarecedor e de poucas palavras. Produção Atualizada Recomendável Produção nacional de Veículos atualizada nos últimos 5 anos Desaconselhável

COMO É TER UM BOM VISUAL? ... Legendas concisas e legíveis,

COMO É TER UM BOM VISUAL ? CORES sem excesso ...letras GRANDES para que todos possam ler e compreender os assuntos. ...frases curtas e com poucas linhas 6 palavras por linha, 6 a 9 linhas por visual CORES sem excesso ... Limitadas a 3 ou 4 e olhe lá. Apenas uma idéia Um desenho em cada um

GRÁFICOS Formas mais comuns : Barras Setorial – pizza ou pie

FLUXOGRAMA I

FLUXOGRAMA II

USO DE IMAGENS Charges, desenhos, fotos e outros com moderação

ORDENAÇÃO DIDÁTICA DA FALA : RELACIONAR ITENS ORDENAÇÃO DIDÁTICA DA FALA : INTRODUÇÃO PREPARAÇÃO ASSUNTO CENTRAL CONCLUSÃO

RECURSOS VISUAIS + IMPORTANTES QUADRO BRANCO CARTAZ FOLHETO LOUSA PARA GIZ

RECURSOS VISUAIS + IMPORTANTES FLIP CHART RETRO PROJETOR

RECURSOS VISUAIS + IMPORTANTES DVD + Televisor ou DVD + Data Show

RECURSOS VISUAIS + IMPORTANTES PROJETOR MULTIMIDIA (data show)

FIQUE ATENTO! PODEMOS USAR VÁRIOS RECURSOS SIMULTANEAMENTE. Quanto mais recursos forem utilizados, maior será os custos e possibilidades de erros ! PORÉM... Analise cada circunstância e decida pelo aparelho mais conveniente. Cuidado antes de usar as “novidades” que aparecem no mercado ! Chegue com antecedência e teste todo material para evitar “surpresas técnicas”.

A RESPONSABILIDADE DO RESULTADO SERÁ SEMPRE SUA! NÃO SE ESQUEÇA A RESPONSABILIDADE DO RESULTADO SERÁ SEMPRE SUA!

ENCERRAMENTO Apresentação utilizada para orientar como apresentar, elaborar apresentação, materiais para uso e criar apresentações em PowerPoint para diversos objetivos. BASEADO NA APRESENTAÇÃO “Técnicas de Apresentação” do Profº Claudio Neris ADAPTAÇÃO E MODIFICAÇÃO Instrutor de informática: Danilo Valério da Silva www.danilovalerio.com.br