Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biblioteca Virtual em Controle Externo
Advertisements

Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Proposta de uma Biblioteca Digital para Trabalhos Monográficos do Departamento de Computação da Universidade Federal de Ouro Preto Gustavo Henrique Braz.
Presidência da República Gabinete de Segurança Institucional Sistema Gestão SAEI Brasília, 11 de agosto de 2005.
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Portal do Professor SEED/MEC
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.

UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ
Material Didático Digital Tipos e Planejamento
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Arquivo e Documentação
E-ARQ Requisitos para gestão arquivística de documentos digitais no Brasil Conarq - Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos Arquivo Nacional Fórum UNICAMP,
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
O IBICT e a Open Archives Initiative
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
O IBICT e a Open Archives Initiative. Motivação Incremento de conteúdos brasileiros na Internet Promover o acesso livre à Informação em C&T Produtos e.
Título do evento Catarina Felix dos S. Soares Analista Executivo em Metrologia e Qualidade Acervo Digital.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Padronização no Gerenciamento Eletrônico de Documentos
NÚCLEO INTEGRADO DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Preservação e acesso a informação científica em saúde pública - Repositório Institucional para a Faculdade de Saúde Pública da USP Maria Imaculada da Conceição.
Uma metodologia para publicação eletrônica
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
O Papel da Biblioteca Virtual em Saúde em Aleitamento Materno (BVS AM) na Difusão de Informação Científica e Tecnológica na Rede BLH - BR Fundação Oswaldo.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
CURRICULO +.
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Tecnologias para gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas virtuais e digitais Curitiba, Pr Julho,2005.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA ACADÊMICAS: FERNANDA GERBER PATRÍCIA SOUSA SILVEIRA DE MACEDO.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
RICAA Rede Brasileira de Informação Científica de Acesso Aberto Encontro sobre Acesso Livre no Brasil Fernando César Lima Leite - UnB.
Processo cultural Ambiente formal de armazenamento dos objetos culturais Música: partituras, cifras Cinema: rolos, fitas Artes plásticas: telas... Literatura:
Biblioteca Digital da FGV
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Repositórios digitais para documentos arquivísticos
Contribuições do mundo editorial para a produção de conteúdos impressos e digitais Andrea Filatro.
AS BIBLIOTECAS DIGITAIS E A DIVERSIDADE DAS NECESSIDADES DOS USUÁRIOS
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
Eugénia Manuela Santos Eugénia Manuela Santos | Universidade de Lisboa DIGIT.UL COLECÇÕES DIGITAIS E REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL.
Biblioteca Multimídia em Saúde Pública: Compartilhamento de Conhecimento e Transparência da Informação Ana Cristina da Matta Furniel Ana Paula Mendonça.
Repositorio de Acesso Livre em Saúde Pública
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais Seminário Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem.
 .
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
S Sempre um grande problema para organizar, armazenar e manipular em qualquer tipo de gestão. DOCUMENTOS ADMINISTRATIVOS ou LEGISLATIVOS Tecle ENTER para.
ATIVIDADES DO GRUPO DE TRABALHO DE GESTÃO ELETRÔNICA 2013.
Lançamento do Edital “Culturas Tradicionais”
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
Autoria OBJETIVOS Registrar e preservar a memória institucional das Unidades, reunindo diferentes tipos de documentos em local apropriado e ao mesmo tempo,
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
BVS SP Brasil: Indicadores e resultados da Biblioteca de Saúde Pública Vania Guerra da Silva Chefe da Biblioteca de Saúde Pública ICICT/Fiocruz.
Repositório Institucional da Universidade de Aveiro: depósito de publicações e integração com outros sistemas Sessão de esclarecimento “Open Access no.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. Plano Geral de Ação  Sistematização de acervos digitalizados para ampla disponibilização dos produtos.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS CIENTÍFICOS SENAC Ursula Blattmann Florianópolis, 17 de maio de 2012.
Transcrição da apresentação:

Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear Luana Farias Sales Grupo de Pesquisa: Gestão do Conhecimento em Ciências Nucleares lsales@ien.gov.br lsales@ien.gov.br

REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL Como surgiu... Desafios externos Desafios internos A obsolescência das mídias tradicionais O novo paradigma científico A crise dos periódicos (custo alto das assinaturas, lentidão na publicação, etc) A necessidade de reunir a memória institucional Avalanche de informações sendo geradas em mídias digitais A necessidade de gestão e preservação das informações/conhecimento gerado no instituto A necessidade de disseminação desse conhecimento (para além dos muros...) SOLUÇÃO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL lsales@ien.gov.br

O que é? Um repositório institucional é um web site voltado para a gestão e para a disseminação de materiais digitais criados no âmbito de uma instituição geralmente acadêmica; que oferecem um conjunto de serviços dirigidos a uma ou mais comunidades-alvo e tem forte compromisso com a formação da memória científica da instituição, com a preservação de longo prazo dos materiais de valor contínuo e com o movimento de livre acesso. lsales@ien.gov.br

Repositório voltado para o arquivamento, gestão, preservação e disseminação de dados e informações em formatos digitais gerados em decorrência das atividades e ensino e pesquisa do IEN. PERSONALIZAÇAO INTERATIVIDADE CULTURA COLABORATIVA lsales@ien.gov.br

Objetivos Servir de instrumento de apoio para a Gestão de Conhecimento no IEN Preservar a memória técnica-científica digital do IEN; Gerar indicadores de produção acadêmica; Servir de apoio para tomada de decisão administrativa; Mapear o conhecimento produzido pela Instituição; Inserir o IEN no fluxo internacional promovido pela interoperabilidade dos repositórios; Dar maior visibilidade à produção acadêmica do IEN; Aumentar a oferta de serviços de informação mais qualificados para tecnologistas, pesquisadores e alunos; Criar um ambiente de interação e troca de ideias entre o corpo de pesquisadores; Organizar e aumentar o nível de disponibilidade e acesso das informações geradas pelo IEN; lsales@ien.gov.br

De que é formado? Publicações técnico- científica Dados de pesquisa REALIDADE VIRTUAL GAMES SIMULAÇÕES ARTES PERFORMÁTICAS OBJETOS MUSEOLÓGICOS WEBSITE/MULTIMÍDIA DOCUMENTOS ARQUIVISTICOS REVISTAS ELETRÔNICAS TEXTOS PUROS DADOS NUMÉRICOS Publicações técnico- científica Dados de pesquisa Material didático Documentos de gestão Documentos históricos Obras experimentais e interativas Apresentações Sensoriais Documentos Dados lsales@ien.gov.br

! SERVIÇOS OFERECIDOS PELA PLATAFORMA ARMAZENAMENTO PRESERVAÇÃO MANUTENÇÃO GESTÃO DE CONTEÚDOS APLICAÇÕES GESTÃO DE ATIVIDADES DE PESQUISA VEICULAÇÃO DE PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS GESTÃO DE DADOS DE PESQUISA GESTÃO DO CONHECIMENTO CURADORIA DE OBJETOS DE ENSINO APOIO AO ENSINO À DISTÂNCIA COLABORATÓRIOS DATA MINING/TEXT MINING OBJETOS DIGITAIS REUSÁVEIS (SCORN) lsales@ien.gov.br

Como? Seleção e implantação das soluções de software para gestão de repositório, Definição dos padrões a serem adotados( interoperabilidade, preservação digital, identificador persistente, esquema de metadados, intercâmbio de metadados, formatos de arquivo, digitalização, documentos ampliados e de armazenamento seguro), Definição das políticas para plataforma: tipos de documentos, coleções, comunidades, política de submissão (auto-submissão, moderação, retenção, copyright, etc.), Definição do perfil de aplicação IEN de metadados, Definição da política de permissões e acesso, planos de digitalização, de preservação e de marketing; e carteira de serviços, Compatibilização com o OPAC da biblioteca, Implementação da Plataforma em Dspace, Customização da Plataforma, Seleção dos Objetos Digitais a serem incluídos no repositório, Povoamento do Repositório com objetos digitais. Criação de aplicativos lsales@ien.gov.br

1 2 3 4 5 Software selecionado: Dspace Padrão de Metadados construído Políticas do Repositório estabelecida Perfil de aplicação definido Repositório implementado e Customizado 2 3 4 5 lsales@ien.gov.br

! Bem vindos a uma nova Era Bem vindos Bem vindos http://carpedien.ien.gov.br lsales@ien.gov.br