A Comunicação e a Gestão do Conflito

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Federação Portuguesa de Atletismo
Advertisements

Psicologia e Pedagogia Curso de juízes Independência em campo Nomeação Preparar o jogo Deslocação para o pavilhão Saber executar as tarefas individuais.
O discurso na sala de aula de Matemática
Como podemos comunicar melhor o amor nos relacionamentos
Escola E.B. 2 Pêro da Covilhã
CONTRA-ATAQUE.
Conceito Conjunto de ordens/principios que organizam todas as acções dos jogadores na defesa, tanto individuais como colectivas.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
Realizado no Curso EFA Cozinha – Valença
ERRADO Quando trabalha com o teclado, procure manter as mãos alinhadas com o ante braço CERTO André Coutinho.
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
“Desafios”. “Desafios” Vamos fazer uma “viagem” por meio de algumas imagens interessantes... O porque da mão no bolso... Apresentação...
ÍNDICE 1 Índice 2 Apresentação do Voleibol 3 Identificação do Jogo
Erros na área de serviço Faltas Repetições
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO JACQUES DE MAGALHÃES Como trabalhar com o computador?
Não estabeleça prazos audaciosos demais
Os tipos de comportamento no meio social
CLINIC JOVEM 2010.
Atualidades Entrevista de emprego.
Exercício Visual Instruções.
Objetivo Geral Este curso de formação visa o desenvolvimento de competências, comportamentos e atitudes para uma melhor União em Romaria.
Objectivos Definir o perfil ideal do Chefe de Equipa
O Gestor como comunicador
Reunião AAFSM 05Jan Nordeste. Quais as condições que devem estar presentes para que uma infração seja considerada uma falta? a)Ser cometida por.
Não se desespere! Mas... Você já pode ter adquirido... Clique.
AS MENTIRAS MAIS CONTADAS.
(ESEQ 09) BADMINTON Objectivo do jogo - colocar o volante no campo adversário (marcando ponto) e impedir que este caía no nosso. Professora: Fátima Nunes.
Breve análise de jogo Everton (vs Manchester City)
1 António Arnaut Duarte. 2 Ambiente WindowsAmbiente WindowsAmbiente WindowsAmbiente Windows Explorador do WindowsExplorador do WindowsExplorador do WindowsExplorador.
Solicitar Ex: O prazo vai ser esse mesmo ?
0 Grandes verdades sobre o desenvolvimento de sistemas de gerenciamento.
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
Os dez erros mais comuns que afetam a integração de equipes
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
“Atendimento telefônico”.
ANEDOTA JCA.
T iteenchallenge.org 1 DESAFIO JOVEM VALORES FUNDAMENTAIS Passos Seguintes.
Moisés, atravessando um mar de desafios!
MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Uma lição de matemática... Já pensou naquelas pessoas que dizem que estão dando mais que 100% delas mesmas?
Como Programar? Dicas para começar a programar bem
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
As regras do jogo Basquetebol por Pedro Trigo Araújo.
O ANDEBOL O Andebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cada uma delas constituída por sete jogadores mais cinco suplentes. O campo.
PONTOS DE ÊNFASE 2011/2012 Parte 1
TÉCNICAS DE ARBITRAGEM
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SEQUEIRA - GUARDA
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS (A.I.H.C.)
1 PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL I FASE – SUBSÍDIO PFI 06 A Primeira Comunhão de Dom Bosco.
BASQUETEBOL.
Liderando em Tempos Difíceis
Não estabeleça prazos audaciosos demais
Tipos de Comunicação.
Basquetebol.
SISTEMAS DE JOGO DEFESA Pressão total, e a partir do seu próprio campo
Gestão de Crise Fair Play vs Regras Comunicar. Andebol e Comunicação…  O andebol está mais rápido e sem segredos …  O melhor andebol é também um bom.
Violações INFRACÇÃO ÀS REGRAS = PERDA DA POSSE DE BOLA
Como Falar Bem em Público
Condição Preparação Mental -O próximo jogo é o jogo mais importante - Comunicação positiva - Mente positiva - Decidir onde coloco a fasquia (Não exagerar.
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
O Árbitro e a Arbitragem Adaptação do Manual do Árbitro, CEFD.
Empatia Conceito Aptidão de saber escutar, entender, adaptar-se e avaliar as atitudes, necessidades e comportamentos dos outros, colocando-se no seu lugar.
Qual a importância de uma boa argumentação?. Oferecer um conjunto de razões a favor de uma conclusão ou oferecer dados favoráveis a uma conclusão. Os.
Os sete erros mais comuns na educação das crianças Serviço de Psicologia e Orientação Fonte:
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA
O CAMINHO PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
Transcrição da apresentação:

A Comunicação e a Gestão do Conflito

A Comunicação Tipos: Interna ou Pessoal Colectiva ou Social Interna ou Pessoal: dentro do próprio juíz. Permite lidar com a pressão do ambiente e manter o equilíbrio. Gerir a ansiedade e o stress. Formas de reacção: impulso vs. autocontrolo. Depende da formação, da maturidade, da personalidade, da constante auto- análise e auto-crítica (trabalho após o jogo) e procura de aprendizagem com os colegas Sónia Teixeira - Festas do Basket - Albufeira 2012 31-03-2012

A Comunicação Tipos: Interna ou Pessoal Colectiva ou Social Colectiva ou Social: com os elementos que intervêm no jogo e com os colegas (treinadores, juízes, jogadores, público, outros) Compreender o tipo de situação e adaptar-se: tipo de competição, factores que influenciam, que expectativas existem. Jogar em casa ou fora: que diferenças em cada equipa. Dominar os antecedentes e preparar estratégias. Interpretar a natureza da comunicação e adaptar o tipo de resposta Sónia Teixeira - Festas do Basket - Albufeira 2012 31-03-2012

Aspectos a considerar: Imagem Condição Física Imagem e aparência antes do jogo e instruções Comportamento Sinais Lançamento da bola ao ar Apito Voz O apitar Controlo do jogo A forma como nos apresentamos, falamos, movemos, actuamos perante as situações, são o “cartão de visita” da nossa comunicação com os outros. Começamos a comunicar com os colegas antes de irmos para o jogo. Começamos a comunicar com jogadores, treinadores, dirigentes, público, assim que chegamos ao local do jogo Sónia Teixeira - Festas do Basket - Albufeira 2012 31-03-2012

Comunicar com: Árbitro – Árbitro Of.Mesa – Of.Mesa Árbitros – Of.Mesa Contacto visual Sinais próprios Distância Bolas fora Lances-livres Descontos de tempo 24” Situações de indisciplina Colegas juízes Sónia Teixeira - Festas do Basket - Albufeira 2012 31-03-2012

A Gestão do conflito: Jogadores Treinadores Outros agentes do jogo O uso da comunicação para evitar situações de conflito e gerir situações de conflito. Estabelecer princípios e regras de comunicação. Interesses/objectivos e Papéis distintos originam situações de conflito Fundamental: estar motivado para comunicar ; avaliar a necessidade de comunicar ; comunicar com assertividade e pertinência; utilizar o bom- senso! Jogadores Treinadores Outros agentes do jogo Sónia Teixeira - Festas do Basket - Albufeira 2012 31-03-2012

Comunicar com: Diferenciar a forma do conteúdo Forma: gestos, sons, expressões faciais e corporais (o poder do olhar, da voz, do sorriso) Conteúdo: palavras e seu significado, objectivos O mesmo conteúdo comunicado de forma distinta origina interpretações e reacções distintas. Treinadores e Jogadores Sónia Teixeira - Festas do Basket - Albufeira 2012 31-03-2012

Comunicar com: Treinadores e Jogadores Comunicação verbal Alta / Pública (falar não é gritar) Baixa / Confidencial ou Privada Concordância / Discordância Argumentação / Confrontação Objectivos Não é proibido assumir o erro: “Se calhar tem razão” ou “ok, vou tomar mais atenção” Comunicação gestual Aceitação Lamento Confronto Simbologia e poder dos gestos. Repetição / acto contínuo. Não sinalizar “ok” ou “foi na bola” Comunicar com: Treinadores e Jogadores Sónia Teixeira - Festas do Basket - Albufeira 2012 31-03-2012

Comunicar com: Importante: Treinadores e Jogadores Não ignorar um protesto ou fingir que não se vê Utilizar empatia e habilidade para comunicar Se há procura de diálogo, ouvir e responder se for o momento certo Dialogar não é fazer “comícios” Falar desrespeitosamente para os juízes, não é aceitável Não virar costas nem atravessar o campo agressivamente Não permitir pessoas de pé no banco, para além do treinador Não falar com treinadores durante os DT’s. Falar com o capitão se precisarmos de transmitir uma mensagem. Não dar confiança ao treinador-adjunto, seccionista, ajudantes, etc. Fazer saber ao treinador que não se vai tolerar intervenções deles. Comunicar com: Treinadores e Jogadores Sónia Teixeira - Festas do Basket - Albufeira 2012 31-03-2012

Avaliar as necessidades de comunicação: iniciados diferente de séniores Levantar a mão por parte de um jogador Arbitragem preventiva: em “on” e “off” Uso das mãos, cotovelos, joelhos Saír da área restritiva Jogo mais duro (postes) Não dizer a um jogador que caiu ao chão para se levantar Não falar com jogadores que não querem falar com o árbitro Exaltação / gesto de frustação ou devido ao momento do jogo, quando há um erro dos árbitros – tolerar Exaltação / gesto de frustação em que é claro que não é como os árbitros (atirar bola contra ao chão ou contra a tabela) – tolerar Comunicar com: Jogadores Sónia Teixeira - Festas do Basket - Albufeira 2012 31-03-2012

Aviso de FT: flop, toque na bola após cesto (retardar início do jogo), abrir os braços em desacordo com a decisão Protesto de um jogador: Directo/frontal e imediato - enfrentar Não frontal ou imediato – trabalho de equipa Vem atrás do árbitro que sinalizou falta - enfrentar Tocar o árbitro (ex.: agarra o braço do árbitro) - FT Mãos na cabeça em desacordo com a decisão - FT Comunicar com: Jogadores Sónia Teixeira - Festas do Basket - Albufeira 2012 31-03-2012

Comunicar com: Situação 1: treinador protesta, ultrapassando a zona de banco Quando vamos sinalizar, parar longe dele, com o objectivo de evitar a comunicação e o estabelecimento de diálogo, indicando-lhe que ocupe a sua posição. Se o fizer, há desacordo, mas não há desrespeito nem exibição teatral. O problema fica resolvido. Se não o fizer, assinalar FT. Treinadores Avaliar a forma da comunicação Sónia Teixeira - Festas do Basket - Albufeira 2012 31-03-2012

Comunicar com: Situação 2: treinador protesta na sua zona, falando alto para o árbitro, que está longe Sinalizar ao treinador para parar com o protesto (sinal de stop). É uma contestação pública do trabalho dos árbitros. Advertir. Se repetido, punir com FT Treinadores Avaliar a forma da comunicação Sónia Teixeira - Festas do Basket - Albufeira 2012 31-03-2012

Comunicar com: Situação 3: treinador protesta na sua zona, falando alto para o árbitro, que está perto Tentativa de intimidação. Procurar de imediato baixar o nível da conversação: “Eu estou aqui, não precisa de falar alto”. Não sendo possível restabelecer a comunicação normal, punir com FT. Num protesto cara a cara, FT imediata. Treinadores Avaliar a forma da comunicação Sónia Teixeira - Festas do Basket - Albufeira 2012 31-03-2012

Comunicar com: Situação 4: treinador protesta na sua zona, utilizando gestos Não permitir protestos com exibição teatral. Sinal de stop imediato. Se os gestos são: Abrir os braços: aviso de FT Mãos na cabeça, em desacordo com a decisão tomada: FT. Treinadores Avaliar a forma da comunicação Sónia Teixeira - Festas do Basket - Albufeira 2012 31-03-2012

Comunicar com: Situação 5: treinador comenta sistematicamente as decisões dos árbitros Sinal de stop imediato. Não permitir que interfira nas decisões dos árbitros. Ignorar é a pior opção. Treinadores Avaliar a forma da comunicação Sónia Teixeira - Festas do Basket - Albufeira 2012 31-03-2012

Comunicar com: Situação 6: falar alto para o árbitro quando este está próximo e com gestos Intimidação de forma ofensiva. Punir com FT Treinadores Avaliar a forma da comunicação Sónia Teixeira - Festas do Basket - Albufeira 2012 31-03-2012

Comunicar com: Situação 7: situações de desrespeito – ofensa verbal, sinal de óculos, fazer gesto com o braço tipo “vai-te embora ou não me chateies”, rir/bater palmas Comunicação desrespeitosa. Significado do gesto. FT Treinadores Avaliar a forma da comunicação Sónia Teixeira - Festas do Basket - Albufeira 2012 31-03-2012

Comunicar com: Situação 8: treinador questiona os árbitros: “Então isto não é nada?”, “Sr. árbitro, não é falta?”, “Isto não é passos?” A uma pergunta dá-se uma resposta, desde que colocada com correcção. A resposta deve ser técnica e breve. logo que oportuno. “Toca e foge” Treinadores Avaliar o conteúdo da comunicação Sónia Teixeira - Festas do Basket - Albufeira 2012 31-03-2012

Comunicar com: Situação 9: treinador coloca em causa imparcialidade: “É sempre ao contrário”, “Só apitam contra nós”, “Não se pode jogar assim”, “Só há faltas de um lado”, “Vê o comportamento do outro banco!” Advertir. Se se repetir, punir. Treinadores Avaliar o conteúdo da comunicação Sónia Teixeira - Festas do Basket - Albufeira 2012 31-03-2012

Comunicar com: Situação 10: treinador pede desconto de tempo repentinamente, num momento importante do jogo Sinalizar ao treinador que vimos o pedido dele. Descansá-lo. Treinadores Avaliar o conteúdo da comunicação Sónia Teixeira - Festas do Basket - Albufeira 2012 31-03-2012

Não comunicar é: Comunicar é: Falar com todos os intervenientes Ignorar Não saber ouvir Gritar Não cumprimentar Falar com o dedo em riste Desrespeitar Falar com todos os intervenientes Ser cordial e assertivo Sinalizar correctamente Comunicar é: Sónia Teixeira - Festas do Basket - Albufeira 2012 31-03-2012

Fontes Pontos de ênfase (1ª parte) época 2011/2012 – CA da FPB “A Comunicação Arbitral”, Outubro/2002 – Miguel Betancort “Comunicação entre Treinadores e Árbitros”, Dezembro/2006 – Carlos Santos “A Comunicação verbal e gestual”, Fevereiro/2012 – António Coelho “Guião Árbitro LCB” – Grupo de Envolvimento Árbitros LCB 2005/2006 - Alvarinhas, Pimentel, Rodrigues, Santos, Travassos Sónia Teixeira - Festas do Basket - Albufeira 2012 31-03-2012