Testa os teus conhecimentos sobre o projecto de Constituição Europeia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SUBSÍDIO DE DESEMPREGO PORQUE NÃO EXISTE NO ENSINO SUPERIOR ?
Advertisements

Instituições /Outros órgãos da União Europeia
Escola Secundária Sá da Bandeira – Santarém
Art. 182, § 1º da CF - O Plano Diretor
1 AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE PLANOS E PROGRAMAS DE TRANSPORTES NO AMBIENTE Maria Isabel Guerra Ana Paula Rodrigues AUDITORIA AMBIENTAL MOPTH.
Os tribunais portugueses e as suas diferentes vertentes
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM
“Europa para todos” Com o apoio da Comissão Europeia
Imagem: A União Europeia Imagem: Elaborado por: Marlene Maciel.
PROCESSO LEGISLATIVO ORDINÁRIO
Origens e fundamentos do Direito do Consumo
Direito da União Europeia
A questão da regulação da Internet
RECESSÃO ECONÓMICA PIB - 1,6%- 3,4%0,0% , ,9 Boletim Económico Primavera 2012 Banco de Portugal.
Escola Secundária Dr. Jaime M. Lima Parlamento dos Jovens
DIREITO EUROPEU DO MEIO AMBIENTE
União Europeia.
DIREITOS DOS CIDADÃOS EUROPEUS
Tratado de Lisboa Uma apresentação
Para dirigir ou participar de uma sessão de negócios na organização MR, você precisa conhecer algumas regras parlamentares. Vamos conhecer as principais.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Reforçar a concentração
Somos cidadãos europeus Carlos Costa Neves Universidade Verão C. Vide, 09.Set.2003.
ÓRGÃOS EUROPEUS Banco Central Europeu Comité das Regiões
O ESTADO E A ORDEM INTERNACIONAL
A Comissão Europeia é a instituição que é politicamente independente e que representa e defende os interesses da União Europeia na sua globalidade.
© Dezembro, 2009 TRATADO DE LISBOA. © Dezembro, 2009 Tratado de Lisboa O Tratado de Lisboa foi assinado pelos Chefes de Estado e de Governo dos 27 Estados-
Sara Sousa de Macedo DICAE/ACRI A REVISÃO DA LEGISLAÇÃO FARMACÊUTICA COMUNITÁRIA 20 de Novembro de 2003.
O que é a União Européia? A UE é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica,
União Europeia.
Organização Curricular
Bolha Posição de máx. W2 Ponto de Estagnação
União Européia.
COMÉRCIO INTERNACIONAL
Mesa Redonda Perspectivas & Desafios na Gestão e Organização Metropolitana Gustavo Gomes Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas.
Organização Política e Administrativa de Portugal
O Tratado da União Europeia
Trabalho elaborado por Alexandra
O que é a União Europeia? Uma parceria económica e política com características únicas entre 27 países europeus democráticos.
Testa os teus conhecimentos sobre o projecto de Constituição Europeia Social ou liberal? Vai fazendo “enter”…
1 Fórum Nacional da Previdência Social A gestão da Previdência Social: uma questão de governança Peter Spink Brasília – DF 10 de maio de 2007.
A cidadania europeia.
M. Patrão Neves M. Patrão Neves A Reforma da PAC: perspectivas para a agricultura açoriana PAC pós-2013 Orientações fundamentais das.
Textos: Miguel Gorjão-Henriques Technical Adviser : Paula Cristina Lopo.
“ “Europa para todos” Supported by the EC Com o apoio da Comissão Europeia.
Este trabalho foi realizado por:
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
Escola Secundária Ferreira Dias Vitrinismo Disciplina de Ai Trabalho sobre a construção Europeia. Os tratados da construção Europeia Anna karolyna, n 3.
Tratados da União Europeia
Lei / Cooperativas de Trabalho Marcelo Mauad (UNISOL e SMABC)
Contexto As três últimas décadas do século XX marcadas por mais uma crise cíclica do capitalismo. Recoloca-se em cena o debate sobre globalização. A globalização.
GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social – SEDESE Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência.
Lei / Cooperativas de Trabalho Marcelo Mauad
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Cozinheiros Da Economia
Natureza jurídica da UE
Carlos Arriaga Costa 1 Economia da Segurança Social Unidade 09 - Sustentabilidade do modelo de protecção social - anexo.
1 Sociedade ou mercado da informação? Valores económicos e liberdades e direitos individuais na UE.
Desafios da União Europeia na Atualidade
A. Sumário B.Histórico do Parlamento C.Características Gerais D.Procedimentos de Tomada de Decisão no Parlamento Europeu E.As eleições europeias F.Diagnóstico.
Como funciona a União Europeia
A EUROPA DOS 28. HISTÓRICO 1948: BENELUX, primeiro bloco econômico do mundo (pós 2ª Guerra Mundial). Integrantes: Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
OUTROS ORGANISMOS. Outros organismos (1) UNIÃOEUROPEIA Instituições ÓrgãosConsultivos ÓrgãosFinanceiros ÓrgãosInterinstitu-cionais Agências OutrosÓrgãos.
DEMOCRACIA E IMPEACHMENT Democracia Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Sistema em que as pessoas de um país podem participar.
CONSOLIDAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA. INTEGRAÇÃO DAS NOVAS ECONOMIAS DA EUROPA DO SUL Ideia de uma europa unida conduziu à formação da europa dos nove, em 1973,
Dia da Europa 9 de Maio Da C.E.E. à U.E. Cronologia Principais datas.
BLOCOS ECÔMICOS:UNIÃO EUROPEIA(E.U.) Fábio Alencar Dias N 8 Eric V. Guardiano N 7 Prof: Wilsom.
BLOCOS ECÔMICOS:UNIÃO EUROPEIA(E.U.) Fábio Alencar Dias N 8 Eric V. Guardiano N 7 Prof: Wilsom.
O O caminho para a União Europeia. Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) França Alemanha Itália Holanda Bélgica Luxemburgo1951 Assinatura do Tratado.
Transcrição da apresentação:

Testa os teus conhecimentos sobre o projecto de Constituição Europeia Social ou liberal? Vai fazendo “enter” …

Quantas páginas tem o Tratado Constitucional ? 25 150 325 852 O projecto tem 852 páginas, contando com os anexos (que são parte integrante – Artigo IV-442). Felizmente, a leitura das partes I e II é suficiente para apreciar o seu tom liberal.

Quantos países membros tem a União Europeia ? 12 15 25 28 50 Tem 25 agora mas 28 muito em breve com a adesão da Bulgária, da Croácia e da Roménia.

Para modificar a constituição europeia é preciso o acordo de : 51% dos Países 51% dos Cidadãos 75% dos Países A unanimidade dos Países É precisa a unanimidade dos países (Artigo IV-443-3) tal como para a aprovar. Uma vez aprovada, no entanto, é praticamente impossível modificá-la.

A Constituição sobrepõe-se ao direito dos Países Membros ? sim não A Constituição tem primazia sobre o direito dos Estados Membros (Artigo 1-6) cujas obrigações estão muito bem explicitadas (Artigo 1-5-2).

Qual será a duração da Constituição Europeia ? 5 anos 20 anos 50 anos sem limite de tempo A Constituição será adoptada por tempo indeterminado (Artigo IV-446). Posto isto, considera agora as seguintes questões...

Quantas vezes a palavra «banco» aparece na constituição ? 2 88 176 620 A palavra «banco» aparece 176 vezes, «mercado» 78 vezes, «concorrência» 174 vezes e «progresso social» 3 vezes apenas.

Quantas vezes a palavra «fraternidade» aparece na constituição ? 33 821 A palavra «fraternidade» não aparece. Este não é um valor da União Europeia, ao contrário de «livre concorrência» e de «livre empreendimento» que são sacralizados (Artigo I-3-2).

E a expressão «serviço público»? 1 2 92 A expressão «serviço público» aparece só uma vez para tratar das ajudas na coordenação dos transportes (Artigo III-238). O projecto de constituição prefere a expressão «serviços económicos de interesse geral» que podem ser públicos ou privados (Artigo II-96).

Quais destes direitos são respeitados no projecto de constituição? o direito ao trabalho o direito a um rendimento mínimo o direito a um salário mínimo o direito a uma reforma o direito à saúde o direito a um alojamento decente NENHUM ! Estes direitos não são reconhecidos no projecto de constituição. Reconhece-se o direito de trabalhar (Artigo II-75), o que não é o mesmo que o «direito ao trabalho» da constituição portuguesa. O direito a um alojamento está transformado no direito a se alojar (Artigo II-94-3) [se puder, digo eu]. As prestações sociais, nos Estados onde existem, são, no entanto, «reconhecidas e respeitadas» (que magnanimidade!).

Serviços públicos: o projecto de constituição que prevê? Suprimi-los Privatizá-los Abri-los à concorrência Desenvolvê-los A constituição visa privatizá-los e abri-los à concorrência. As ajudas públicas são interditas (Artigo III-166-2). É a morte dos serviços públicos que está programada.

Qual será a referência comum das políticas militares da União Europeia? os interesses europeus a NATO a constituição não o refere A referencia é a NATO (Artigo I-41-7). Este alinhamento afasta a perspectiva duma defesa europeia autónoma e emancipada.

De acordo com o projecto de constituição, quem terá a iniciativa de propor as leis? os parlamentos nacionais o Parlamento Europeu a Comissão Europeia o Conselho de Ministros Europeu É a Comissão Europeia e o Conselho de Ministros que propõem as leis (Artigo I-26-2). O Parlamento Europeu, eleito, não tem essa possibilidade.

A prioridade económica da União Europeia será a luta contra: o desemprego a miséria a inflação A prioridade da união é a luta contra a inflação (Artigo I-3-3).

O Banco Central Europeu é: independente submetido ao controlo do Parlamento Europeu controlado pela Comissão Europeia O Banco Central é completamente independente (Artigo I-30-3) pelo que todo o seu poder fica sem controlo. A União Europeia não poderá determinar a sua politica monetária !

Que se passará em caso de guerra? a UE intervém para a fazer parar a união apela à ONU os Estados Membros preocupam-se em evitar que o mercado seja perturbado Os Estados Membros preocupam-se em evitar que o mercado seja perturbado... Sim! sim!, Verifica! ! ! (Artigo III-131). E agora uma última questão…

E se disseres NÃO a esta constituição ? a União Europeia desaparece imediatamente a UE desaparecerá em 2006 a UE desaparecerá em 2009 a UE continua como antes, sem limite de tempo e na base do Tratado de Nice A UE continuará na base dos tratados anteriores, nomeadamente na base do Tratado de Nice.