“La discriminación por etnia o raza”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Advertisements

PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
POLÍTICAS PÚBLICAS DE/COM/PARA A JUVENTUDE Projeto de Extensão
A Educação de Jovens e Adultos e o Paradigma da Diversidade
Sujeitos da EJA 1. Diante do quadro diagnóstico, muitos desafios devem ser enfrentados Formular políticas públicas de Estado.
REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA FÓRUM DE DIÁLOGOS BRASIL-ESPANHA 10 de novembro de 2005.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Desafios implementação dos Dhs no Brasil Alexandre Ciconello.
Desigualdade social e minorias
Teorias Pós-críticas do Currículo
Secretário Nacional de Juventude
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Análise dos Resultados Preliminares do Universo e da Amostra
II Conferência Estadual de Saúde Mental
Inclusão na Educação Superior
SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO RURAL, PESCA E COOPERATIVISMO
FORTALECIMENTO DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA – FSSTIB Treinamento Sub-programa 2 e GT Diversidade Conceitos-chave Ana Claudia.
Oficina para a Universalização da Inclusão de Famílias de Baixa Renda no Cadastro Único no Estado do Rio Grande do Sul.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
PARECER Nº 003/ CP Políticas de Reparações, de Reconhecimento e Valorização, de ações Afirmativas necessita: Políticas de reparação voltadas para.
Quem é o jovem brasileiro?
World Education Research Association (WERA)
José Elias de Almeida EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS Pensando Referenciais para a organização da prática pedagógica José.
MÚSICA DA CIRANDA Um sorriso negro Um abraço negro Traz felicidade Negro sem emprego Fica sem sossego Negro é a raiz de liberdade.
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
Prefeitura do Recife Coordenadoria da Mulher
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. Síntese.
Escola Dom Avelar Brandão Vilela
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
A Secretaria Estadual do Trabalho, foi criada pela lei em 11 de novembro de 2003, com o objetivo de implantar Políticas Públicas de qualificação.
INCLUSÃO DIGITAL ROMPENDO BARREIRAS.
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Rio Mulher.
Promoção compartilhada entre Poder Público e Sociedade Civil: Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural.
Centro de Cidadania da Mulher
O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:
“Contra a fome e a violência sexista”
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE MOGI MIRIM Edison de Almeida Abril de 2014.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
Desenvolvimento e Trabalho Decente: uma agenda para o futuro
AFRODESCENDENTES.
Segurança alimentar e mercados institucionais
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
Desenvolvimento Territorial com terra e políticas públicas diferenciadas para garantir sucessão no campo. - SJTTR - CNJTTR - C O N T A G –
PRECONCEITO RACIAL UMA FORMA DE EXCLUSÃO SOCIAL
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Seminário América Latina e Relações Étnico-raciais
Analfabetismo.
Discriminação Racial (cotas)
Violência e Escola – construindo alternativas de enfrentamento
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
AÇÕES AFIRMATIVAS CONCEITO: são medidas especiais e temporárias, tomadas ou determinadas pelo estado, espontânea ou compulsoriamente, com o objetivo de.
UNIAFRO Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar - Especialização - EaD.
Comunidades Tradicionais
Professora Hilda Beatriz Dmitruk
Comunicação, desenvolvimento regional e local e ruralidades A juventude rural e as novas fronteiras culturais entre o campo e a cidade a partir do debate.
J UVENTUDE RURAL E CULTURA. Juventude rural, terra e migração Dos 51 milhões de jovens com 15 a 29 anos no Brasil, vive no campo. Comparando.
CONSELHO ESCOLAR E DIVERSIDADE INTERSECÇÕES NECESSÁRIAS Ma. Janaina Amorim da Silva.
Coordenadoria de Atenção Básica Secretaria de Estado de Saúde Diretoria-Geral de Atenção à Saúde PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENFRENTAMENTO.
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
07 de Julho de 2008, Brasília Maria das Graças Xavier Apresentação para as Conselheiras e os Conselheiros do Conselho Nacional das Cidades.
Transcrição da apresentação:

“La discriminación por etnia o raza” “Um breve diagnóstico de la situación de los jóvenes negros en Brasil “ CUT-Brasil

Quem é o jovem brasileiro: De 16 a 24 anos de idade 34 milhoes : 50% homens 50% mulheres Representam metade da América Latina. 50% se declaram brancos 48% se declaram negros

Principais problemas: Alto índice de desemprego Escolarizaçao em todos os níveis Concentraçao da população nos grandes centros Marginalidade e exclusao social

Alto nível de desemprego 50% dos desempregados do país: Jovens negros : 23,8% Jovens brancos : 16,4% Jovens mulheres: 22,2% Sendo que: 52% sao afro-descendentes O índice de trabalho infantil é maior entre as crianças negras.

Educação e trabalho 21% dos jovens apenas estudam 19% estudam e trabalham 5% estudam e buscam trabalho 35% apenas trabalham 6% não estudam e não trabalham 14% nem estudam e nem buscam trabalho

Educação e trabalho A permanência dos jovens negros na escola é 2,2 anos menor que a dos jovens brancos. 3,8% da populaçao juvenil é analfabeta 70% dos jovens analfabetos sao negros e destes 75% estao na regiao Nordeste do país

Concentração nos grandes centros 81% dos jovens vivem nas cidades 19 % na área rural Os jovens na área rural sofrem da falta de um modelo agrícola voltado para os pequenos agricultores (agricultura familiar e reforma agrária)

Marginalidade e exclusão 2/3 da população carcerária é de jovens de até 24 anos Dentre esses jovens o índice de negros é maior que o de jovens brancos

Desigualdade racial “A questão da desigualdade racial no Brasil ainda figura entre os desafios a serem transpostos para a organização de um país justo e desenvolvido social e economicamente.Podemos afirmar que uma parcela significativa da populaçao encontra-se excluída dos sireitos básicos de cidadania e exposta ao desemprego e violência, efeitos de décadas de um processo de desenvolvimento concentrador de renda que aparece de forma mais acentuada entre a populaçao negra e afro-descendente.”

Algumas propostas em discussão Implantação do sistema de cotas como uma passo importante para a geração de igualdade de oportunidades Estimular políticas afirmativas destinadas ao anti-racismo Cobrar dos meios de comunicação (TV, imprensa) uma postura que valorize a cultura negra e deixe de impor um padrão de beleza “branco”.

Algumas propostas em discussão Agenda nacional para combater discriminação de gênero e raça e diálogo com os movimentos a respeito da desigualdade estrutural presente na figura da mulher negra, que desde a infância sente os efeitos múltiplos da discriminação racial e de gênero.

Algumas propostas em discussão Promoçao de açoes garantindo o respeito as expressoes culturais de inspiraçao africanas como forma de preservaçao da história do povo brasileiro, necessárias à construçao da identidade juvenil Promover en todos os níveis de ensino formas de promoçao da tolerância religiosa, étnica, orientaçao sexual e origem regional.