Mutações na estrutura social e nos costumes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Escola Básica e Secundária de Santa Maria
Advertisements

Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
CULTURA   Conceito: Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Exemplos: música,
É menina... (Síntese do debate sobre os Direitos das Mulheres inserido no tema “Igualdade”)
“Os Loucos Anos 20”.
- CAPITALISMO INDUSTRIAL.
História.
Aula 01 - Administração de Marketing
Daniela Leandro Rezende
Trabalho realizado por:
IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX
Autores Sandra Moinheiro Vitorino Coelho Silva
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
Moda Africana.
CIDADANIA.
Escola E.B. 2/3 de Castro Marim
Joanne Finkelstein. O alimento deixou de ter como objetivo principal a nutrição. Isso torna o desejo por comida não uma simples questão de atender às.
Imperialismo e Neocolonialismo no século XIX
MENSAGEM Pr. Luiz Carlos
Economia e Mercado 2ª AULA.
O USO DO VÉU NA BÍBLIA.
Karl Marx e a História da Exploração
Carolina Teixeira Nº6 9ºG Mariana Campos Nº14 9ºG
Cultura – conceitos e definições
Cultura Afro - Brasileira
DIVERSIDADE CULTURAL Cultura Erudita, Cultura Popular, Cultura de Massa e Indústria Cultural.
Fordismo.
Revolução francesa Execução de luís xvi (1793).
Indivíduo, cultura e sociedade Parte 03
CARTA DA TERRA Para crianças.
Utilização de redes tecnológicas para aumentar a participação social e a mobilização de voluntários.
OS SERVIÇOS E A ECONOMIA
Século XIX - Europa Final do século XVIII – Predominância do Neoclassicismo ou academicismo. Neoclassicismo- “neo”- Novo classicismo – retomada da cultura.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
12ºAno Modulo 7 – CRISES, EMBATES IDEOLÓGICOS E MUTAÇÕES CULTURAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX Unidade 1 – As Transformações das Primeiras décadas.
GRUPO 01 – ANTROPOLOGIA Origens e contexto: - Metade do Séc. XIX; - Integração com outras áreas e continentes; - Desenvolvimento da Revolução Industrial;
Contexto Histórico - O Estado Novo ( )
Trabalho realizado por:
Você está na moda?.
Por: Bárbara Rêgo e Sara Dias
A Belle Époque 1871 a 1914.
NECESSIDADES E CONSUMO
Prof. Edinaldo Ribeiro.
Juntos com todos os povos da Terra nós formamos uma
PARTE II A LUTA PELO DIREITO Rudolf von Ihering CEAP CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO PROFESSOR: MILTON CORREA FILHO.
A vida nas grandes cidades na segunda metade do século XIX
Trabalho realizado por Ana Catarina, Nº2, 9ºE Catarina Ferreira, Nº5, 9ºE.
O que é a Indústria Cultural?
É no séc.XX que surgem novos hábitos, valores e comportamentos!
Marketing de Luxo Aula 01 UFPE Prof. Rodrigo Stéfani Correa.
Movimentos sociais.
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
Teorias e Técnicas de Comunicação
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
O Mundo da Guerra Fria Esquema e conceitos.
A sociedade durante a 1ª República
A luta por participação política
Anthony Giddens (1938, Londres), em sua obra teórica considera a articulação entre sociedade e indivíduo. Do ponto de vista metodológico, realiza uma síntese.
A Era Vitoriana, a partir de Junho de 1837 até Janeiro de A moda vitoriana se divide em dois momentos: Early Victorian (1837 – 1860) relativo aos.
Anos 10 1º guerra mundial ( 1914 – 1918 )
Cap. 7 – Totalitarismo na Europa e na Ásia
ESCOLA BÁSICA MUNICIPAL BATISTA PEREIRA MÃOS A OBRA 1. Conheça e proteja as pessoas, animais e plantas -Tenha respeito pelo modo como as plantas, animais.
Resumo página 10 Edna Tavares
 Ela foi chamada assim, pois envolveu vários entre os principais países na época.  Dentre as diversas hipóteses podemos destacar a corrida armamentista.
Integrantes Grupo de Trabalho: Adriel Telles Dieque Rocha Eliseo Carlos Picinini Felipe Adam Guilherme Coelho João Rischter Wagner Trentini MANUFATURA.
AGRUPAMENTO DE CELORICO DE BASTO DESIGN
Globalização. Origens da globalização O que se fala sobre a globalização: - Propagação mundial do capitalismo - Expansão da indústria em direção aos.
ARTE ISLÂMICA.
Moda – Anos 50 - vídeo Cintura era bem marcada e os sapatos eram de saltos altos, além das luvas e outros acessórios luxuosos, como peles e jóias. O clima.
Mutações na Sociedade e Costumes
Transcrição da apresentação:

Mutações na estrutura social e nos costumes Autores: Sandra Moinheiro Vitorino Silva

Mutações na estrutura social e nos costumes A industrialização, iniciada com a Revolução Industrial, provocou um rápido crescimento económico, o qual proporcionou uma vida de luxo, de ostentação e de procura de prazer por parte da alta burguesia.

A BELLE ÉPOQUE (1871-1914) A burguesia viveu um período de prosperidade que ficou conhecido como Belle Époque. A Belle Époque foi considerada uma era de ouro da beleza, inovação e paz entre os países europeus.

A Arte Nova ( típica da Belle Époque) valorizava os ornamentos, as cores vivas e as curvas sinuosas baseadas nas formas elegantes das plantas, dos animais e das mulheres.

A Belle Époque foi um período de acalmia e de bem-estar.

A sociedade burguesa da Belle Époque Inovações: - Gramofone - Fotografia - Bicicleta Lazer. - Ópera e teatro - Salões de Chá e cafés-concerto - Partidas de Ténis Moda: - Mulheres- vestidos volumosos com rendas e folhos, penteados complicados - Homens – fato de calça comprida e casaco de abas, camisa de colarinhos engomados, chapéus altos, bengala e bigode.

A sociedade burguesa da Belle Époque Música e dança: - Baile é o ponto mais alto da vida mundana das elites. - O foxtrot (dança) alcança grande popularidade.

Alterações sociais e morais após a 1ª Guerra Mundial A guerra provocou transformações no quotidiano. O desejo de esquecer os horrores da guerra levaram a população a procurar avidamente viver cada momento com uma alegria e entusiasmo muitas vezes excessivo.

Os “loucos anos 20”

Os “loucos anos 20”                                O famoso chapéu cloche, um clássico da década de 20 que pode ser encontrado ainda hoje em muitas lojas de acessórios.

Diz o que entendes por: FEMINISMO Movimento social e político que defende a luta das mulheres pela conquista das mesmas liberdades e dos mesmos direitos em igualdade de circunstâncias com os indivíduos de sexo masculino.

Diz o que entendes por: CULTURA DE MASSAS Conjunto de manifestações culturais produzido para abranger um grande número de pessoas e tornar-se acessível ao grande público, nomeadamente, através da sua difusão pelos meios de comunicação de massas.

Fatores que estiveram na origem do aparecimento da cultura de massas O desenvolvimento dos transportes e comunicações; A expansão das classes médias, mais instruídas e com mais tempo livre; A maior participação dos cidadãos nas atividades políticas, sociais e sindicais.

Diz o que entendes por: CULTURA DE ELITE é a cultura que está exclusivamente orientada para uma minoria da população. Opõe-se à Cultura de Massas.

BIBLIOGRAFIA Internet Manuais