O Apartheid: Foi o racismo transformado em lei dentro do próprio território africano; Os guetos e as áreas proibidas para negros.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A descolonização da África
Advertisements

África do Sul C.12 Página F46.
Apartheid: a legitimação da segregação racial
Descolonização da África e da Ásia
Recuperação Trimestral
Modelos de Vida, da nossa história…
bandeira da África do sul
Um continente esquecido
NELSON MANDELA.
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA
África do Sul.
ÁFRICA.
O Continente americano
América Central.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
África Aspectos Gerais e Conflitos Ensino Médio e Curso Prof. Eli Toledo.
BASES HISTÓRICAS DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
África Profº Marcelo Sau. Números dramáticos Aids: 9 em cada 10 portadores do HIV no mundo são africanos. Guerras: Mais de 20 países africanos estão envolvidos.
O histórico cultural do país marca uma trajetória de grandes realizações e concepções, com referências entre diferentes vertentes culturais entre negros,
Guerra do Vietnã. A Guerra do Vietnã foi um conflito armado que começou no ano de 1959 e terminou em As batalhas ocorreram nos territórios do Vietnã.
Expansão Marítima Europeia (Sec. XV e XVI)
Povos Europeus no Brasil Feito por Gustavo-n°8 Guilherme Pek-n°6 Luis Renato-n°16 7 ano B Colégio Maria Imaculada.
Multiculturalidade. Algumas questões: 1. O que é cultura? 2. De onde vem a cultura que aprendemos? 3. Apresente alguns aspectos culturais. 4. O que seria.
Personagem de destaque na oposição ao Apartheid sul-africano, durante a década de 60, Steven Biko é uma das figuras mais proeminentes do século XX, na.
CONFLITOS TERRITORIAIS NO MUNDO. QUESTÃO PALESTINA TERRITÓRIO SAGRADO TANTO PARA JUDEUS, CRISTÃOS E MUÇULMANOS CONFRONTO ENTRE JUDEUS (ISRAEL) E ÁRABES.
Imperialismo, Gobineau e Racismo.
CAPÍTULO 2 – QUEM SÃO OS BRASILEIROS?
Pérsia.
ESCOLA PALOMAR 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.
MIGRAÇÕES – A População em movimento
Trabalho de geografia: Apartheid
O que foi o apartheid O apartheid foi um dos regimes de discriminação mais cruéis de que se tem notícia no mundo. Ele vigorou na África do Sul de 1948.
O Imperialismo do Século XIX
Trabalho de Geografia-Apartheid
FORMAÇÃO DA AMÉRICA LATINA
País: Alemanha.
Direito contemporâneo: revoluções liberais e constitucionalismo
América Porção Norte 8º Ano.
IMPERIALISMO.
Apogeu e declínio da influência europeia
África: divisões regionais
Imperialismo e Neocolonialismo
Expansão Marítima.
Crescimento vegetativo ou natural
Aula 2 – África e Oriente Médio
DISCENTE: KAROLINE BRITO
A COLONIZAÇAO NA AMÉRICA PORTUGUESA
A África como protagonista da História
IMPERIALISMO COLONIALISMO.
Independências na América: uma discussão conceitual
Causas: O declínio de potências europeias: Primeira Guerra Mundial e Segunda Guerra Mundial. A ascensão do nacionalismo asiático e africano. Influência.
CONFLITOS NO CONTINENTE EUROPEU Escola: Municipal Wady Fiquene Professor(a):Luciana Componentes do Grupo: Gustavo Amazonas, Matheus Leal e Vinicius.
Curdos Conflitos. Povo curdo  O povo curdo é um grupo étnico formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas e aspira à sua independência política.
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL GEOGRAFIA – PROF. RONALDO
Cap. 2 – O mundo no Brasil.
Migrantes:Busca por uma vida melhor
O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
Nelson Mandela.
Geografia Aula 02: Geografia da população. Aula 02 – Geografia da população 1. Distribuição da população no Brasil e no mundo 2. Movimentos migratórios.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Diversidade na Escola e a Lei /03
2.a Série ENSINO MÉDIO Aula 3
Preparatório EsPCEx História Geral
Guerra dos Cem Anos.
Desintegração e conflitos no leste Europeu.
A construção dos impérios coloniais. Séculos XIX e XX PROF. ROBERTO ZANDONÁ GUTIERREZ.
PROFESSORA BEATRIZ FERREIRA DA COSTA GEOGRAFIA MIGRAÇÕES – A População em movimento.
“ O CONTINENTE AMERICANO  É o segundo continente mais extenso do mundo com 42 milhões de km2;  Faz fronteira com os Oceanos Atlântico e Pacífico;
 A palavra “genocídio” vem do grego “génos” (família, tribo ou raça) e do latim “caedere” (matar)...\..\videos\200 milhões de mortos - As Invasões Bárbaras.avi..\..\videos\200.
Transcrição da apresentação:

O Apartheid: Foi o racismo transformado em lei dentro do próprio território africano; Os guetos e as áreas proibidas para negros

O massacre de Soweto: Há exatamente 34 anos, no dia 16 de junho de 1976, aconteceu na África do Sul o Massacre de Soweto, um dos mais sangrentos episódios de rebelião negra desde o início da década de 1960, desencadeado pela repressão policial à passeata de 10 mil estudantes que protestavam contra a inferioridade das chamadas “escolas negras” no país. O sistema segregacionista sul-africano, instituído na década de 1950, forçava os negros a pagar para frequentar escolas com classes superlotadas e professores sem qualificação adequada ou mesmo inferior, enquanto a educação para os brancos era gratuita. O Levante de Soweto provocou, nas semanas seguintes à sua realização, uma onda de protestos por parte da população negra.  Estima-se que cerca de 500 pessoas morreram nesses confrontos com a polícia

https://www.youtube.com/watch?v=0yhEubZBXH4 Repressão aos estudantes https://www.youtube.com/watch?v=I26zJ5c46tw

A pressão política e as sanções econômicas da comunidade internacional favoreceram, em 1989, a ascensão ao governo de Frederick de Keerk, que deu início à liberalização do regime. Em 1990, Nelson Mandela foi libertado e, em 1992, um plebiscito decidiu o fim do apartheid, o que fortaleceu a candidatura de Mandela, que venceu as eleições e assumiu a presidência da república em 1994 Nelson Mandela morreu em 2013 e deixou um legado de luta e resistência, foi um ser humano extraordinário

“Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, elas podem ser ensinadas a amar”. Nelson Mandela

O Genocídio em Ruanda * A IDEIA DE DIVIDIR PARA DOMINAR , DESENVOLVIDA PELOS BELGAS POR TRAZ DOS CONFLITOS, haviam o Belgas e os Franceses INTERESSADOS https://www.youtube.com/watch?v=j_7EzNrAjK0

O Canal de Suez https://www.youtube.com/watch?v=1IH4bG5elLU

A partilha da Ásia: O continente asiático, a terra das especiarias, já era visitada por europeus, desde a idade média, estimulados pelas fantásticas histórias de Marco Polo No século XVI, chegaram os primeiros europeus à região na figura dos portugueses e espanhóis, seguidos de holandeses, ingleses e franceses. Com o desenvolvimento capitalista, a partir do século XIX, a disputa pela Ásia tornou-se mais acirrada