Eu, professor/professora preciso de TICs? Encontros do grupo GEPETE 3º encontro: Eu, professor/professora, preciso de TICs? 18 de junho de 2008.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRENDIZAGEM NA REDE André Malverdes
Advertisements

Acompanhamento e Gerenciamento em Ambiente Wiki 1.
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas

EBSCOhost Pesquisa básica para bibliotecas acadêmicas
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Escola Estadual Profª. Nair Palácio de Souza apresenta: PROJETO DOS PROFESSORES DA SALA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS I ENCONTRO- PSTE Nova Andradina-MS.
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Padrões de competência em TIC para professores
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Projeto de aplicação das TICs nas disciplinas de História e Geografia
NÚCLEO DE TECNOLOGIA GD DAS TICS 2011
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
produtos & serviços SERVIÇOS Website
RELATO DE EXPERIÊNCIA Profº Simone Zogbi.
Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba Direção de Ensino – Núcleo de Aprendizagem Virtual Atividades do NAV Submissão de Curso a Distância de.
O uso da internet nas escolas
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Professores da STE : Edilson/Luciene Orientação NTE : Luciana Catarino
Unicamp 2012 – Prova de Redação
Comunicação na Internet e a sua utilização para o fortalecimento das comissões de saúde e segurança no trabalho.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Módulo Web 2.0 Prof. Ricardo Valentim
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
O Uso Pedagógico do Blog
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
CURRICULO +.
Instituto SOS Professor
Contornos arquitetônicos Maria Helena Pereira Dias.
seminário: redes sociais, os professores e o ensino
OFICINA “ A importância das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, através do computador"
Museu Memórias de Alfabetização
Treinamento para Professores
Capacitação da ferramenta:
OBJETOS DE APRENDIZAGEM - OA RIVED
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Profa. Reane Franco Goulart
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Jornal como Recurso Didático
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
Plataforma NetAula Ambiente Aluno
Tópicos Avançados de Redes de Computadores Prof. Fabiano Sabha.
TERESA CRISTINA CITELLI GONÇALVES
Oficina Redes Sociais: uso pessoal e pedagógico Débora Sebriam Centro Educacional Pioneiro Julho/2011.
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
“Blog: diário (de aprendizagem) na rede”
Oficina Criando um Blog e descobrindo suas Potencialidades Pedagógicas
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Novas tecnologias para o ensino e recursos online Escolha, utilização e configuração de um blogue Vera Monteiro Aveiro, 6 de.
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências – Campus de Marília Universidade Aberta à Terceira Idade Curso.
WordPress Universidade Federal Rural de Pernambuco Bacharelado em Economia Introdução à Microinformática Professor: Marcos Cardoso
PROFA. REANE FRANCO GOULART Letramento Digital - Publicação Video 1.
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas Departamento de Administração Campus: Coração Eucarístico Tópicos Especiais I - Estratégias.
É um site cuja estrutura permite a actualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou “posts”. Estes são, em geral, organizados de forma.
Agência Brazil com Z Agência Brazil com Z WEB 2.0 A Personalização da Internet.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE INCLUSÃO DIGITAL O QUE É UM BLOG? Um site de estrutura simples que permite a criação de páginas pessoais na internet, que podem.
Curso de Programador de Sistemas Disciplina: Utilização de Frameworks Prof. Alaelson Jatobá Aula 2 29 de novembro de 2012.
Morgana Scheller BLACKBOARD PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA Seminário de Pesquisa e TIC no ensino.
Capítulo 8 Jornal como Recurso Didático Danieli Garcia Natiéle Vargas
BLOG É a abreviação da palavra Weblog: WEB = REDE e LOG= REGISTRO. A palavra pode ser usada para quaisquer registros freqüentes de informações feitas no.
NTE29/11/2012. No mundo atual o uso da tecnologia têm sido cada vez mais presente e necessária no dia a dia de todos nós.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
BLOG? Aparecida Regina Maria do Carmo Maria Inês Sônia Ferreira Vanuza Souza.
Plano de Ação ProinfoIntegrado. Acesso login/senha; recursos e softwares. Digitação; formatação; hiperlink; inserir figuras; salvar arquivos criar pastas.
O QUE É BLOGGER? O QUE É BLOG? E. M. Professor Ladário Teixeira Rosilene Ferreira de Faria Rúbia Lemos de Oliveira Silva.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
Transcrição da apresentação:

Eu, professor/professora preciso de TICs? Encontros do grupo GEPETE 3º encontro: Eu, professor/professora, preciso de TICs? 18 de junho de 2008

Eu, professor/professora preciso de TICs? Como as tecnologias podem ajudar a melhorar o trabalho do professor sem aumentar sua carga de trabalho?

Eu, professor/professora preciso de TICs? Novas tecnologias sempre são encaradas com desconfiança, a falta de informação e de como isso afeta a vida de cada um faz com que as mudanças sejam temidas.

Eu, professor/professora preciso de TICs? É necessário um período de adaptação e planejamento. Em geral, essa falta de planejamento dificulta obter um pleno uso das vantagens das novas tecnologias.

Eu, professor/professora preciso de TICs? O automóvel expandiu os limites, dando mais liberdade às pessoas, mas criou outros problemas por falta de planejamento adequado.

Eu, professor/professora preciso de TICs? O automóvel evoluiu, de um carro a vapor que transportava 4 toneladas:

Eu, professor/professora preciso de TICs? Tostines – Andy Singer

Eu, professor/professora preciso de TICs? Faltou o planejamento adequado para o equilíbrio no uso da tecnologia.

Eu, professor/professora preciso de TICs? E as novidades geram medo, seja gerado por outros interesses, como artigos científicos em jornais norte- americanos, criados pelas empresas de diligências, que afirmavam que o corpo humano iria se desintegrar em velocidades muito acima de 40km/h, e por isso os trens eram perigosos.

Eu, professor/professora preciso de TICs? Mas as novas tecnologias apresentam soluções para a segurança em caso de uso indevido.

Eu, professor/professora preciso de TICs?

E mesmo tecnologias que amedrontam mais aos usuários podem apresentar soluções.

Eu, professor/professora preciso de TICs? Pára-quedas para aviões de até 4 passageiros. Pesa menos de 40 kg.

Eu, professor/professora preciso de TICs?

"TECNOLOGIAS PARA TRANSFORMAR A EDUCAÇÃO", escrito e organizado por Juana Sancho e Fernando Hernández. 1) As tecnologias de informação e formação alteraram a estrutura de interesses das pessoas. 2) As TICs alteraram os meios pelos quais pensamos. 3) As TICs alteraram as comunidades.

Eu, professor/professora preciso de TICs? 1) As tecnologias de informação e formação alteraram a estrutura de interesses das pessoas. Por facilitar o acesso a informação, as ferramentas de pesquisa, que devem ter seu uso orientado pelos professores, facilitam e tornam mais interessante adquirir conhecimento

Eu, professor/professora preciso de TICs? 2) As TICs alteraram os meios pelos quais pensamos. Pode-se dizer que estão ampliando a abrangência da visão, mas para que isso funcione é necessária uma integração entre os conteúdos das diversas disciplinas, o aluno não pode continuar vendo cada uma como um pacote isolado, elas interagem, é preciso matemática para entender geografia, é preciso ciências para entender eventos da história, é preciso português para entender todas elas. Essa integração deve estar presente na apresentação de conteúdo pelos professores, e já acontece no vestibular.

Eu, professor/professora preciso de TICs? 3) As TICs alteraram as comunidades Em muitas escolas os laboratórios de informática atendem à comunidade em fins de semana, mas deviam primeiro atender e formar os professores. E eles devem ser estimulados a experimentar.

Eu, professor/professora preciso de TICs? É uma questão de ponto de vista.

Eu, professor/professora preciso de TICs? O que interessa é discutir como mudar a Escola, integrante desta mesma relação.

Eu, professor/professora preciso de TICs? Sugestão de ferramenta BLOGS

Eu, professor/professora preciso de TICs? Blog é a abreviatura de weblog (registro na Web). Quem cria o blog pode inserir conteúdo (texto, imagens, sons), inclusive a partir de celulares 3G. Tem ferramentas de pesquisa que podem ser usadas para localizar conteúdo dentro das páginas do blog. São muito usados em jornais on-line, onde muitos colunistas mantém um blog com notícias e comentários, muitas vezes atualizados várias vezes por dia.

Eu, professor/professora preciso de TICs? Sua principal característica é essa flexibilidade de atualização e a interação com os leitores. Alguns blogs exigem registro (cadastramento) para incluir comentários, outros têm os comentários enviados a uma área à qual só o autor tem acesso e só ele pode liberá-los na página. Outros são totalmente livres e qualquer um pode incluir comentários. Têm os mesmos recursos de uma página HTML: links para outras páginas, arquivos de áudio, vídeo.

Eu, professor/professora preciso de TICs? Um é enviado e está disponível apenas ao destinatário. Um blog é uma página sempre disponível a todos. Pode ser uma fonte de material para os alunos, com trabalhos, exercícios, sugestões, podem ser comunidades organizadas pelos próprios alunos e podem ser parte de um ambiente virtual de aprendizagem à distância.

Eu, professor/professora preciso de TICs? Os blogs podem auxiliar nas aulas ao determinar um conteúdo antes da aulas, que deverá ser lido pelos alunos para ser discutido em aula, mas não deve limitar-se apenas a isso. Ele deve encorajar as pesquisas e trocas de informações entre os alunos, enriquecendo a experiência de aprendizagem.

Eu, professor/professora preciso de TICs? Existem vários provedores que permitem criar e manter blogs gratuitamente, sendo o mais famoso o Blogger.com. As páginas têm instruções para a criação de blogs, não sendo necessário saber usar um editor de HTML. Os blogs já têm modelos pré-formatados, que podem ser adequados ao seu conteúdo. Ao longo do tempo você pode ir acrescentando novos recursos, e deverá criar as regras de uso, se os comentários serão moderados (lidos por você antes de serem publicados) ou não, quanto tempo cada assunto permanece postado, quem tem acesso etc.

Eu, professor/professora preciso de TICs? No Google, digitar "como criar um blog" tutorial traz quase mil links só em páginas do Brasil. Experimente e aproveite!

Eu, professor/professora preciso de TICs? Cynthia Menghin - Hugo Melo -