“COMPARECERAM à reunião todos os diretores.”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tipos de sujeito.
Advertisements

Termos essenciais da oração
Concordância Verbal.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
ESQUEMA DE ESTUDO CONCORDÂNCIA VERBAL.
Sintaxe de Concordância
Concordância verbal Romão Júnior.
Concordância verbal Edito Romão.
Concordância Verbal Concordância é o modo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se acomodarem a outras palavras. A concordância verbal trata.
PROFª ANDRÉA FÁVARO REIS BARONI
CONCORDÂNCIA VERBAL PROFESSORA: JOSIANE.
Concordância do Verbo Ser
INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA
Concordância verbal.
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
Concordância Verbal.
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
Apostila 3 página 207 – módulo 19 CONCORDÂNCIA VERBAL
CONCORDÂNCIA NOMINAL Acordo com o qual toda palavra variável referente ao substantivo deve se flexionar (alterar a forma) para se adaptar a ele.
O modelo morfossintático
TERMOS ESSENCIAIS SUJEITO E PREDICADO.
OITAVO IV.
CONCORDÂNCIA VERBAL Partícula SE HAVER e FAZER Verbo SER.
Sujeito Sujeito.
Profª Monize Diniz Silva
PREDICADO * MARTA DUWE.
CONCORDÂNCIA VERBAL REVISÃO.
Concordância verbal coletivo Verbo no singular
Concordância Verbal.
SUJEITO E PREDICADO.
Concordância verbal ·Regra geral: O verbo concorda com o sujeito em número e pessoa. Ex: Bancários iniciam campanha eleitoral.
Concordância Verbal I Prof. Júnior Oliveira.
Sujeito e Predicado Sujeito – termo da oração (palavra ou conjunto de palavras) a respeito do qual se enuncia alguma coisa. Predicado – o que, na oração,
Profª. Valéria CONCORDÂNCIA VERBAL
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Profª Adriana Guimarães
Termos essenciais da oração.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância Verbal II
CONCORDÂNCIA VERBAL Língua Portuguesa Profª Synara Vilar.
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
Concordância Verbal I.
Termos essenciais da oração
Surgiram Aconteceram CONCORDÂNCIA VERBAL
CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre entre o verbo e o sujeito.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
CONCORDÂNCIA VERBAL.
CONCORDÂNCIA VERBAL II
Sintaxe sujeito.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Concordância Verbal Professora France Lima.
Termos Essenciais da Oração
CONCORDÂNCIA VERBAL Profª Shirlene Xavier.
Concordância verbal Prof. Aramis de Cássio Língua Portuguesa
TIPOS DE SUJEITO De quem se fala!.
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
CONCORDÂNCIA DOS VERBOS IMPESSOAIS
O verbo concorda com o sujeito (SIMPLES) em número e pessoa.
CONCORDÂNCIA VERBAL.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
Crase Professora France Lima.
CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com o seu sujeito.
ENSINO MÉDIO PROFa. GLAUCIA LOPES
Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito.
Ex: Você precisa aprender Português. Vamos estudar sintaxe? O que é sintaxe? Sintaxe é o estudo das relações que as palavras estabelecem entre si nas orações.
T RABALHO DE P ORTUGUÊS Definição de: Sujeito Predicado Objeto direto Objeto indireto.
TERMOS DA ORAÇÃO: SUJEITO Turma: ELETRO2AV Prof: Chico Arruda.
CONCORDANCIA VERBAL. A regra básica da concordância verbal manda que o verbo concorde com o sujeito gramaticalmente. O verbo, porém, pode concordar, por.
Transcrição da apresentação:

“COMPARECERAM à reunião todos os diretores.” Concordância Verbal Caso 01 - O verbo concorda com o sujeito em pessoa e número “COMPARECERAM à reunião todos os diretores.” verbo sujeito

Caso 2 - Sujeito oracional Quando o sujeito é formado por uma oração (= frase com verbo), a concordância se faz no singular: “Ainda FALTA resolver dois exercícios”. “Para não ser rebaixado, É NECESSÁRIO no mínimo chegar a 40 pontos”.

“O PRESIDENTE das organizações Delta VIAJOU a Brasília”; Suj. Verbo “NENHUM dos atacantes TREINOU ontem”. suj. verbo

Caso 4 – Partitivos (parte, maioria, metade) Rigorosamente o verbo deve concordar no singular: “Grande parte já SAIU”; “A maioria ainda não FOI RESOLVIDA”; “Metade já ESTÁ em Teresópolis”.  A concordância no plural com o especificador é aceitável: “Grande parte dos alunos já SAÍRAM”; “A maioria dos problemas ainda não FORAM RESOLVIDOS”; “Metade dos convocados já ESTÃO em Teresópolis”.

Caso 5 - Coletivos (grupo, bando, manada) Rigorosamente o verbo deve concordar no singular: “Um bando de aves POUSOU no fio”; “Uma manada de búfalos SURGIU ao longe”.

Caso 6 – cerca de, perto de, por volta de, em torno de… O verbo concordará obrigatoriamente no núcleo plural: “Cerca de duzentas pessoas COMPARECERAM à festa”; nucl. Suj. verbo “Por volta de quinhentas crianças já FORAM VACINADAS”. nucl. Suj. verbo

Caso 7 – Pronomes relativo que / quem Com o pronome relativo QUE, o verbo concorda com o antecedente: “Fui eu que FIZ o trabalho”; “Fomos nós que FIZEMOS o trabalho”. Com o pronome QUEM, a concordância será feita na terceira pessoa do singular: “Fui eu quem FEZ o trabalho”; “Quem FEZ o trabalho fomos nós”. Com UM DOS…QUE, a concordância será feita no plural: “Ele é um dos que FIZERAM o trabalho”; “Ela é uma das atrizes que FORAM PREMIADAS no festival de Gramado

A concordância com o especificador é aceitável: Caso 8 - Frações Rigorosamente o verbo deve concordar com o numerador: “Um quinto FOI ENTREGUE ao rei”; “Três quintos FORAM ENTREGUES ao rei”. A concordância com o especificador é aceitável: “Um quinto das nossas riquezas FOI ENTREGUE ou FORAM ENTREGUES ao rei”; “Três quintos da sua riqueza FORAM ENTREGUES ou FOI ENTREGUE ao rei”.

Caso 9 – Milhão, Bilhão, trilhão… O verbo concorda com o núcleo: “Um milhão FOI GASTO”; “Dois milhões FORAM GASTOS”. Quando houver especificador, o verbo pode concordar no singular ou preferencialmente no plural: “Um milhão de dólares FOI GASTO ou FORAM GASTOS no projeto”.

Caso 10 - Porcentagens O verbo concorda com a porcentagem: “Somente 1% não COMPARECEU à prova”; “Somente 2% não COMPARECERAM à prova”.

Caso 12 – com a partícula apassivadora SE O verbo concorda com o sujeito passivo: “ALUGA-SE este apartamento”; “ALUGAM-SE apartamentos”;

Caso 13 – Com a partícula de indeterminação do sujeito SE O verbo fica obrigatoriamente no singular: “Não SE DEVE CONFIAR em estranhos”;

Caso 14 - Verbos que expressam fenômenos da natureza A concordância deve ser feita no singular. O plural só será possível se o verbo for usado no sentido figurado: “CHOVIA sempre aos sábados”; “Durante as reuniões, CHOVIAM palavrões”; “GEOU durante sete dias”; “Os moradores TROVEJAVAM contra o prefeito”.

Caso 15 – Sujeito Composto O verbo concorda no plural: “O vizinho e a irmã FORAM à praia” A primeira pessoa predomina sobre as demais (eu e tu = nós / eu e ele = nós): “Eu e minha irmã FOMOS à praia”;

Caso 16 – Com a conjunção OU Se houver idéia de exclusão, o verbo concorda com o mais próximo: “Ou você ou o diretor TERÁ DE IR a São Paulo amanhã” Se não houver idéia de exclusão (OU = E/OU), a concordância é facultativa: “O gerente financeiro ou o contador PODE ou PODEM RESOLVER o caso” Se houver idéia aditiva (OU = E), o verbo concorda no plural: “Futebol ou carnaval FAZEM a alegria do brasileiro com a mesma intensidade”.

Com sujeito no infinitivo A concordância é facultativa. A preferência é o uso do verbo no singular: “Sorrir e balançar a cabeça não RESOLVE (ou RESOLVEM) seu problema”; Se os infinitivos forem antônimos, o verbo concorda no plural: “Rir e chorar FAZEM parte da vida”; Se os verbos estiverem substantivados, o plural é obrigatório: “O entrar e o sair da sala ATRAPALHARAM muito o palestrante”.

Haver O verbo HAVER, no sentido de “existir” ou de “acontecer”, é impessoal (=sem sujeito). Deve ser usado sempre no singular: “HÁ muitas pessoas na reunião”; “Sempre HOUVE muitos acidentes nesta esquina”.

“Faz 10 anos que moro em Paraíso.” Caso 19 – Haver e Fazer Os verbos HAVER e FAZER, quando se referem a tempo decorrido, são impessoais (sem sujeito). Devem ser usados sempre no singular. “Faz 10 anos que moro em Paraíso.”

“Quem eram os candidatos?” Caso 20 - Com o verbo SER (= tempo e distância): O verbo SER, com referência a tempo e distância, concorda com a palavra seguinte: “É 1h”; “SÃO 2h”. O verbo SER concorda com o pronome pessoal: “O professor sou eu”; As expressões É POUCO, É MUITO, É DEMAIS, É O QUE… são invariáveis: “Um é pouco, dois é bom e três é demais”; Nas frases interrogativas, o verbo SER concorda: “Quem eram os candidatos?”