JUSTIFICAÇÃO SÓ PELA FÉ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Lição 12 para o dia 20 de Dezembro de 2008
Advertisements

A MORTE DE CRISTO E A LEI Lição 6 10 de maio de 2014.
TEMAS BÍBLICOS.
Reconhecer a origem do problema Abraçar a Solução.
Lição da Escola Sabatina 6 de dezembro a 12 de dezembro de 2015.
“Se, pela transgressão de um só, a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça...
A Igreja como Uma Unidade Indivisível e como Uma Entidade Espiritual.
LIÇÃO 3 JUSTIFICAÇÃO, SOMENTE PELA FÉ EM JESUS CRISTO Prof. Lucas Neto.
Lição da Escola Sabatina 18 de Setembro a 24 de Setembro.
Lição 4 para 22 de outubro de O livro de Jó e o de Gênesis foram escritos por Moisés durante o tempo que esteve em Midiã. Isto faz Jó um dos primeiros.
Mensagens em Efésios Borda – Novembro de Efésios 1.3–14.
A SUPERIORIDADE DA PROMESSA
Lição 11 para 9 de setembro de 2017
COMO SABER SE MINHA FÉ É VERDADEIRA OU FALSA?
Lição 10 para 2 de setembro de 2017
FÉ E ANTIGO TESTAMENTO Lição 5 para 29 de julho de 2017.
O CAMINHO DA FÉ Lição 7 para 12 de agosto de 2017.
Salvo para as boas obras
“O QUE CREMOS?”.
A VERDADE SOBRE A SALVAÇÃO
Nova Criatura em Cristo
Lição 2 para 14 de outubro de 2017
A FÉ OPERANTE By Pr Ricardo Guimarães.
04 Justificação pela fé LIÇÃO a 22 de julho
Boas Obras Boas Obras Boas Obras.
SINAIS DE UM CORPO DESATIVADO!
A MALDIÇÃO DA LEI GÁLATAS 3:10
NA SALVAÇÃO, O NOVO NASCIMENTO
JUSTIFICAÇÃO POR MEIO DA FÉ
A FÉ DE ABRAÃO Lição 5 para 4 de novembro de 2017.
Lição 6 para 11 de novembro de 2017
COMO VENCER O PECADO Lição 7 para 18 de novembro de 2017.
Orientações ao professor
“E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.” (Atos 11:18)
A FÉ EM CRISTO É O ÚNICO MEIO DE INCLUSÃO NA FAMÍLIA DE DEUS Hoje A FÉ EM CRISTO É O ÚNICO MEIO DE INCLUSÃO NA FAMÍLIA DE DEUS Gálatas
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
By, Pr. Ricardo Guimarães
OS BENEFÍCIOS DA JUSTIFICAÇÃO
Batismo Pelo Batismo ficámos a pertencer a Jesus Cristo
HERDEIROS DO MUNDO! By Pr. Geraldo Pereira Jr.
OS ESCOLHIDOS Lição 11 para 16 de dezembro de 2017.
A DOUTRINA DA TRINDADE.
ISRAEL NO PLANO DA REDENÇÃO
FUGINDO DO MUNDANISMO Lição 4 para 27 de janeiro de 2018.
O apóstolo utiliza a alegoria do casamento em Romanos 7:1-3 como uma analogia
 Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
A CHAVE DA UNIDADE Lição 4 para 27 de outubro de 2018.
Para ir direto a lição do dia: SLIDE 14
Esperança de Perdão. Esperança de Perdão O primeiro móvel que encontramos em nosso caminho para o santuário é o altar de sacrifício.
DISCIPULADO CRISTÃO na carta aos gálatas Aula 6: Gl. 5,6
“Então [Deus] o levou fora, e disse [a Abraão]: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.
Adão e Cristo nos ajudará
Meus irmãos e minhas irmãs;
A CHAVE DA UNIDADE Lição 4 para 27 de outubro de 2018.
O justo viverá pela fé E B D V I L A C A R M O S I N A
Lição 6 para 10 de novembro de 2018
bom soldado de Jesus Cristo.”
Batismo Pelo Batismo ficámos a pertencer a Jesus Cristo
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus
SALVAÇÃO PELA GRAÇA. O DEUS DA GRAÇA Graça é favor imerecido. É verdade que os seres humanos, talvez movidos pelo inimigo, constroem diversos caminhos.
SOTERIOLOGIA – 1ª Parte.
Sua presença nos traz muita alegria! Volte sempre!
SEGREDOS PARA A UNIDADE FAMILIAR
EBD 2º Trimestre 2018 Lição 11 “Para Jovens”
O Sacerdócio de Jesus “Mas Jesus vive para sempre; por isso é permanentemente sacerdote” Hebreus 7:24 )
Saudação. Oração Invocatória Tua Graça me Basta (Toque no Altar) Eu não preciso ser reconhecido por ninguém A minha glória é fazer com que conheçam a.
Lição 01: A essência do evangelho
Lição 04: A justiça do evangelho
Transcrição da apresentação:

JUSTIFICAÇÃO SÓ PELA FÉ Lição 4 para 22 de julho de 2017

Em Gálatas 2:15-21 trata sobre as diferenças entre judeus e gentios. São todos justificados da mesma maneira? São os gentios justificados pela fé de Jesus e os judeus pelas obras da lei? Em definitivo, qual é a base da justificação de todos nós? O conceito de justificação. O que é a justificação? Os meios de justificação. As obras da lei. A fé de Jesus Cristo. O resultado da justificação. Obediência da fé. Seguir pecando?

JUSTO O QUE É A JUSTIFICAÇÃO? “Nós somos judeus por natureza, e não pecadores dentre os gentios.” (Gálatas 2:15) Os judeus eram os receptores do pacto, os herdeiros das promessas, os chamados a ser santos, o povo escolhido por Deus. Os gentios, pelo contrário, eram pecadores porque ignoravam a Lei divina. Mas Paulo deixa claro que, tanto uns como outros, necessitam ser justificados (ou seja, ser declarados justos). Em que implica a justificação? É o contrário da condenação. A pessoa não somente é perdoada, mas também é declarada justa (Deuteronômio 25:1). Implica ser parte do povo de Deus. É relação com Deus e seu pacto. JUSTO

AS OBRAS DA LEI “Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.” (Gálatas 2:16) Paulo nem sempre usa a palavra “lei” com o mesmo significado. No entanto, a expressão “obras da lei” parece referir-se sempre ao cumprimento da Torá (todas as leis contidas no Pentateuco, incluídos os dez mandamentos). Fazer as obras da lei exige pleno cumprimento em pensamento e obra –em cada momento da vida– a todos e cada um de seus mandamentos. Até se chegássemos a ser capazes de fazer isto, as obras da lei não poderiam nos salvar. Elas são uma norma de vida, e não um meio de redenção ou perdão.

A FÉ DE JESUS CRISTO “sabemos que o ninguém é justificado pela prática da lei, mas mediante a fé em Jesus Cristo. Assim, nós também cremos em Cristo Jesus para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pela prática da lei, porque pela prática da lei ninguém será justificado.” (Gálatas 2:16) É importante compreender a base de nossa justificação. Em Gálatas, Paulo nos ensina que: La fé não necessita ser complementada com obras. A justificação não é por fé e obras (como ensinavam os judaizantes), mas exclusivamente por fé. A fé não é um conceito abstrato. Não há que, simplesmente, ter fé. Há que ter fé em algo concreto: a obra que Jesus realizou por nós. A fé, em si mesma, não justifica. A fé é o meio pelo qual nos apegamos a Jesus, quem nos justifica. Nossa esperança está na “fé de Cristo”. Somos salvo por Sua fé e não pela nossa. Não há mérito algum em nosso ato de fé.

OBEDIÊNCIA DA FÉ Como nasce nossa fé? “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” (Gálatas 2:20) Como nasce nossa fé? A fé é sempre uma resposta à revelação divina. Quando Deus revelou a Abraão as bênçãos que tinha reservadas para ele, este creu (Gênesis 15:5-6). A verdadeira fé se origina em um coração comovido por um sentimento de gratidão e amor pela bondade de Deus. Diante do imenso sacrifício que Deus fez por nós para dar-nos vida eterna, nossa resposta é a fé.

OBEDIÊNCIA DA FÉ O que implica ter fé? “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” (Gálatas 2:20) O que implica ter fé? A fé não pode ser um mero reconhecimento intelectual do que Deus fez por mim. A fé é uma resposta de amor ao amor de Deus. A partir de agora, já não posso seguir entristecendo deliberadamente a Deus com meus pecados. Toda minha vida é afetada. A fé inclui o que fazemos, como vivemos, em quem confiamos e em que cremos.

SEGUIR PECANDO? “Se, porém, procurando ser justificados em Cristo descobrimos que nós mesmos somos pecadores, será Cristo então ministro do pecado? De modo algum!” (Gálatas 2:17) Uma acusação levantada contra Paulo era que, ao dar ênfase apenas na fé e não nas obras, animava aos gentios a seguir pecando depois de haver sido justificados. Este raciocínio parece ridículo a Paulo. Por isso, contesta enfaticamente: “De modo algum”. Seu raciocínio é que, uma vez justificado, sou uma nova criatura. Agora Cristo vive em mim e, portanto, faço as obras que Ele preparou de antemão para que ande nelas (Gálatas 2:20; 2 Coríntios 5:17; Efésios 2:10).

E.G.W. (Mensagens escolhidas, vol. 1, pg. 389) “Graça é favor imerecido, e o crente é justificado sem qualquer mérito seu próprio, sem nenhum direito a alegar a Deus. É ele justificado pela redenção que há em Cristo Jesus, que está nas cortes do Céu como substituto e penhor do pecador. Mas, conquanto seja justificado por virtude dos méritos de Cristo, não é ele livre para praticar a injustiça. A fé opera por amor e purifica a alma. A fé desabrocha e floresce e traz uma colheita de fruto precioso. Onde há fé, aparecem as boas obras. Os doentes são visitados, cuidados os pobres, não se negligenciam os órfãos e as viúvas, são vestidos os desnudos, alimentados os pobres. Cristo andou fazendo o bem, e quando homens a Ele se unem, amam os filhos de Deus, e a mansidão e a verdade lhes guiam os passos. A expressão do semblante revela sua experiência, e os homens os conhecem como os que estiveram com Jesus e dEle aprenderam. Cristo e o crente tornam-se um, e Sua formosura de caráter se revela naqueles que se acham vitalmente ligados com a Fonte de poder e amor. Cristo é o grande depositário da justificadora justiça e da graça santificante.” E.G.W. (Mensagens escolhidas, vol. 1, pg. 389)