Linguagem de Programação JAVA

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Transcrição da apresentação:

Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery

Agenda Leitura de Variáveis Scanner para Leitura de Variáveis JOptionPane para Leitura de Variáveis Lista de Exercícios

Introdução Com as classes Scanner e JOptionPane, é possível fazer a leitura de variáveis. Ou seja, Se você quiser entrar com o valor da variável por meio do teclado, é possível utilizando os recurso da classe Scanner e JOptionPane.

Pré-Requisitos Crie um novo pacote com o nome de leitoresvariaveis dentro do projeto Linguagem de Programação. Crie uma classe dentro desse pacote com o nome de LeitorScanner Adicione o método main na classe. Após o método main crie a seguinte variável: Scanner leitura = new Scanner(System.in); Scanner é o tipo. Leitura é a variável. new: é para instanciar a classe. Scanner: é o método construtor da classe Scanner. (System.in): é o parâmetro de entrada de dados. Adicione, após o comando do package import java.util.Scanner;

Pré-Requisitos Crie uma nova classe dentro desse pacote com o nome de LeitorJOptionPane Adicione o método main na classe. Adicione, após o comando do package: import javax.swing.JOptionPane;

Variáveis Os códigos a seguir servem para ler cada tipo de variável existente. Vamos ler variáveis do tipo: boolean; char; String; byte; short; int; long; float; Double.

Implementação Usando a Classe Scanner Na classe LeitorScanner, após a declaração da variável leitura, adicione os seguintes códigos:

Implementação Usando a Classe Scanner Lendo variáveis do tipo: boolean Onde, boolean é o tipo da variável; bool é a variável; System.out.print(“”): Mensagem; bool = leitura.nextBoolean(): faz com o que a variável declarada receba a leitura do teclado (leitura) para valores booleanos através do método nextBoolean(); System.out.print(“” + bool): Mensagem + o valor lido do teclado (bool).

Implementação Usando a Classe Scanner Lendo variáveis do tipo: char e String

Implementação Usando a Classe Scanner Lendo variáveis do tipo: byte, short e int

Implementação Usando a Classe Scanner Lendo variáveis do tipo: long, float e double

Lista de Exercícios Escreva um programa em que leia o peso e a altura de uma pessoa e calcule o seu IMC; Dado: IMC = Peso/(Altura)2

Implementação Usando a Classe JOptionPane Na classe LeitorJOptionPane, após o método main, adicione os seguintes códigos:

Implementação Usando a Classe JOptionPane Lendo variáveis do tipo: char Onde, JOptionPane.showInputDialog(Parâmetros): é o método para entrar com valor, digitar. ch1 = ch11.charAt(0): ch1 recebe o primeiro caracterer da String ch11.

Implementação Usando a Classe JOptionPane Lendo variáveis do tipo: char Janela não personalizada:

Implementação Usando a Classe JOptionPane Lendo variáveis do tipo: String Com janelas personalizadas Sem janelas personalizadas

Implementação Usando a Classe JOptionPane Lendo variáveis do tipo: byte Com janelas personalizadas Sem janelas personalizadas

Implementação Usando a Classe JOptionPane Lendo variáveis do tipo: short Com janelas personalizadas Sem janelas personalizadas

Implementação Usando a Classe JOptionPane Lendo variáveis do tipo: int Com janelas personalizadas Sem janelas personalizadas

Implementação Usando a Classe JOptionPane Lendo variáveis do tipo: long Com janelas personalizadas Sem janelas personalizadas

Implementação Usando a Classe JOptionPane Lendo variáveis do tipo: float Com janelas personalizadas Sem janelas personalizadas

Implementação Usando a Classe JOptionPane Lendo variáveis do tipo: double Com janelas personalizadas Sem janelas personalizadas

Métodos A função showInputDialog retorna uma String. Por isso é preciso converter cada String para um valor númerico, através dos métodos parseByte, parseShort, parseInt, parseLong, parsefFloat e parseDouble. byt1 = Byte.parseByte(String) shor1 = Short.parseShort(String) i1 = Integer.parseInt(String) lon1 = Long.parseLong(String) floa1 = Float.parseFloat(String) doub1 = Double.parseDouble(String)

Lista de Exercícios Faça um programa em que o usuário possa digitar os lados das figuras, e como resposta obtenha a área da mesma Quadrado: d2 Retângulo: b*h Triângulo: (b*h)/2 Círculo: 2*(PI)*r Losangolo: (d1*d2)/2