CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO Conhecimento- relação do homem (razão) com determinado objetivo (meio,obras, etc.). Dois tipos básicos de conhecimento: VULGAR ou POPULAR - (observação, transmissão de geração em geração...) CIENTÍFICO - (modo racional, procedimentos científicos, por que e como os fenômenos ocorrem na tentativa de evidenciar os fatos)
IMPORTANTE!!! A) A ciência não é o único caminho de acesso ao conhecimento e à verdade B) Um mesmo objeto ou fenômeno tanto pode ser matéria da observação do cientista quanto do homem comum
OS QUATRO TIPOS DE CONHECIMENTO TRUJILLO (1974, p. 11)
QUADRO SINÓTICO COMPARATIVO DOS TIPOS DE CONHECIMENTO (VIEGAS, 1999)
“A ciência é um conjunto de conhecimentos racionais, certos ou prováveis, obtidos metodicamente sistematizados e verificáveis, que fazem referência a objetos de uma mesma natureza”. (ANDER-EGG, 1978, p. 15) O conceito de Ander-Egg é abrangente, porém é o mais preciso o conceito de TRUJILLO em seu livro Metodologia da Ciência: “A ciência é todo conjunto de atividades racionais, dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação” (1974, p. 8)
DESSES CONCEITOS EMANAM CARACTERÍSTICAS DA CIÊNCIA COMO PENSAMENTO Tendo como particularidade ser racional objetivo lógico Confiável sistemático não final e definitivo, pois precisa ser verificável, ou seja, submetido à experimentação procura de relações causais busca de comprovação de seus enunciados e hipóteses importante o uso da metodologia, a qual deve determinar a possibilidade de experimentação
ASPECTO LÓGICO DA CIÊNCIA A logicidade da ciência manifesta-se através de procedimentos e operações intelectuais que a) possibilitam a observação racional e controlam os fatos; b) permitem a interpretação e a explicação adequada dos fenômenos; c) contribuem para a verificação dos fenômenos, positivados pela experimentação ou pela observação; c) fundamentam os princípios da generalização ou o estabelecimento dos princípios e das leis (TRUJILLO, 1974, p. 9)
COMPONENTES DA CIÊNCIA a) Objetivo ou finalidade. Preocupação em distinguir a característica comum ou as leis gerais que regem determinados eventos b) Função. Aperfeiçoamento, através de crescente acervo de conhecimento, da relação do homem com seu mundo c) Objetivo. Subdividido em: Material, aquilo que se pretende estudar, analisar, interpretar ou verificar, de modo geral Formal, o enfoque especial, em face das diversas ciências que possuem o mesmo objeto material
A classificação e divisão destes se dá de acordo com seu: CLASSIFICAÇÃO E DIVISÃO DA CIÊNCIA A complexidade do Universo e a diversidade dos fenômenos e de suas manifestações, aliados à necessidade do homem de entendê-los, leva ao surgimento de diversos ramos de estudo e ciências específicas A classificação e divisão destes se dá de acordo com seu: Conteúdo Objeto ou temas Diferença de enunciados Metodologia empregada
CIÊNCIAS FORMAS E FACTUAIS CIÊNCIAS FORMAIS estudos de idéias (lógica, matemática) CIÊNCIAS FACTUAIS estudo de fatos (física, sociologia, etc.)
A DIVISÃO EM CIÊNCIAS FORMAIS E FACTUAIS LEVA EM CONSIDERAÇÃO: a) O objetivo ou tema das respectivas disciplinas b) A diferença de espécie entre enunciados c) O método através do qual se comprovam os enunciados d) O grau de suficiência em relação ao conteúdo e método de prova. e) O papel da coerência para alcançar a verdade
CARACTERÍSTICAS DAS CIÊNCIAS FACTUAIS Mário Bunge (1974, p. 15-39) dá as seguintes características: racional objetivo factual transcendente aos fatos analítico claro e preciso comunicável verificável Conhecimento científico é:
Dependente de investigação metódica sistemático acumulativo falível Continuando.... Dependente de investigação metódica sistemático acumulativo falível geral explicativo preditivo aberto útil Conhecimento científico é: