Universidade Federal de Pelotas – UFPel

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Advertisements

Josy Kelly de Souza Ribeiro
ATENÇÃO EM SAÚDE BUCAL NO PRÉ-NATAL DA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA PARQUE ESPERANÇA I E II, BELFORD ROXO, RJ Especializanda: Gabriela Silva dos Santos.
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Katyane Cássia da Silva Orientador: Alexandre Emidio Ribeiro Silva
Paulo Ricardo O. da Silva
Aluno: Jean Wegner Machado Orientadora: Teresinha Weiller
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
Qualificação da Atenção ao Idoso na UBS Vila Paraná em Serra do Mel/RN
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA/ TURMA IV.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Universidade Federal de Pelotas
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
Cleriston Marcolan Bianchessi
Orientadora: Daniela Nunes
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Marcus Vinicius Hettwer
Orientadora: Mariana Gonzalez Cademartori
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializando: José Arnaldo Zucon Orientador: Dulcian Medeiros
Cândia, Macapá/Amapá Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
ELISDAN GARZON GONZALEZ Orientador: Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Christopher Berwig Turma 4
Aluno: Thaisi Rocha de Santana Santos Orientadora: Andressa de Andrade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Ampliando o atendimento UBS Belmonte,Queimados ,RJ
Melhoria da atenção à saúde bucal das gestantes, puérperas e recém-nascidos da Unidade Básica de Saúde Vila Guaíra em Curitiba-PR Aluna: Flavia Fratucci.
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Carolina Rangel Marcki Orientadora: Tassiane Ferreira Langendorf
Aluna: Riham Mahmoud Barakat Orientadora: Mariana Cademartori
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
Unidade Básica de Saúde Sítio Floresta E. M. E. F. Independência
Universidade Federal de Pelotas
Fabricio Cardozo Vicente Orientador: Glebson Moura Silva
Leandro Polanco Rodríguez Orientador: Jandro Moraes Cortes
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluno: Yvieska Acosta Romero Orientadora: Ana Paula Belini
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
Qualificação da atenção em saúde bucal dos escolares na Escola Engenheiro Álvaro Leitão do Distrito de Laranjeiras do município de Vicente Dutra/RS. Trabalho.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Universidade Aberta do SUS-UNASUS Universidade Federal De Pelotas Departamento De Medicina Social Especialização Em Saúde Da Família Modalidade A Distância.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especialização em Saúde da Família Francisco Luiz Lisbôa Ramos
Especializanda: Maria Clara Medeiros Chacon
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7 Melhoria da atenção à.
Fernando Eduardo de Souza Costa Orientadora: Andreia Morales Cascaes
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Atenção a saúde do Hipertenso
Iliana Echegoyen Alcolea Orientadora: Fernanda Bollini e Silva
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Prevenção do Câncer.
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Atenção em Saúde Bucal para alunos da Escola Hector Acosta
UNIVERSIDADE Federal de pelotas Universidade Aberta do SUS – UNASUS programa de pós-graduação em saúde da família.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Pelotas – UFPel Departamento de Medicina Social – DMS Especialização em Saúde da Família – EaD http://www.unasus-ufpel.net Atenção à Saúde Bucal dos Escolares da área de abrangência da USF Cafesópolis, Recife, PE.   Aluna: Nancy Vanessa Rodrigues Batista Orientadora: Profª. Msc.Fernanda Sarturi Coord. Pedagógica: Seiko Nomiyama

I N T R O D U Ç Ã Saúde bucal do escolar na faixa etária de 6 a 12 anos; As crianças são mais susceptíveis ao aprendizado; Mudança de hábito; Troca da dentição; Redução da perda dentária. FIG.1 FIG.2

Caracterização do município Ç Ã Recife¹   Caracterização do município FIG.3 Extensão territorial é de 209 km²; Ocupação através de aterros; Atualmente o crescimento é vertical; Grandes diferenças socioeconômicas; ¹RECIFE. Prefeitura de Recife. Plano Municipal de Saúde 2010/2013 disponível em: <http://www.recife.pe.gov.br/noticias/arquivos/5916.pdf>, acesso 03/04/2013.

I Recife¹ N T R O D U Ç Ã Subdivido em 94 bairros; Dividida em seis RPA; Cada RPA corresponde a um Distrito Sanitário. FIG. 4: Recife, divisão territorial. ¹RECIFE. Prefeitura de Recife. Plano Municipal de Saúde 2010/2013 disponível em: <http://www.recife.pe.gov.br/noticias/arquivos/5916.pdf>, acesso 03/04/2013..

Recife I N T R O D U Ç Ã USF – 117 ESF – 243 ESB – 123 Urgência odontológica 24h – 04 CEO – 04 CAPS – 10 CAPS Álcool/Drogas – 06 Residências terapêuticas – 11 54% da população de Recife encontram-se assistida FIG.5 RECIFE. Prefeitura de Recife. Plano Municipal de Saúde 2010/2013 disponível em: <http://www.recife.pe.gov.br/noticias/arquivos/5916.pdf>, acesso 03/04/2013..

I N T R O D U Ç Ã USF- Cafesópolis Distrito sanitário VI; Vinculada ao IMIP; ESF - 1 Médico; 1 Enfermeiro; 1 Técnico de enfermagem; 8 ACS; 1 Residente; 1 Atendente de farmácia; 2 Recepcionistas; 2 Vigilante; 1 Serviços gerais. ESB- 1 Dentista;1 ASB; 1 Residente. FIG. 06

Situação antes da intervenção Ç Ã Situação antes da intervenção Palestras realizadas nas escolas anualmente sem captação para o tratamento; Captação dependente da demanda espontânea na USF.

Qualificação da atenção à saúde bucal dos alunos. J E T I V S Qualificação da atenção à saúde bucal dos alunos. Ampliação da cobertura; Melhoramento da adesão ao programa; Melhoramento da qualidade do atendimento; Qualificação do registro das informações; Mapeamento dos escolares em risco bucal; Promoção da saúde bucal.

1.1 Ampliar cobertura de primeira consulta odontológica programática para 50% das crianças de 6 a 12 anos residentes na área; 2.1 Realizar busca ativa de 50% das crianças faltosas às consultas; 2.2 Captar 50% das crianças da área de abrangência sem atenção à saúde bucal na UBS ou em outro serviço; 3.1 Capacitar 100% dos profissionais da equipe para o atendimento integral à saúde bucal da criança; M E T A S

3.2 Realizar exame bucal completo em 50% das crianças cadastradas; 4.1 Manter os registros atualizados em planilha e/ou prontuário de 100% das crianças cadastradas; 5.1 Identificar e acompanhar 50% das crianças cadastradas com acúmulo de fatores de risco em saúde bucal; 5.2 Garantir exame de rastreamento para cárie dentária em 50% das crianças cadastradas no programa; M E T A S

6.1 Fornecer orientações sobre higiene bucal para 100% das crianças cadastradas e seus responsáveis na escola e/ou na Unidade Básica de saúde; 6.2 Realizar orientações nutricionais para 100% das crianças cadastradas e seus responsáveis na escola e/ou na Unidade Básica de saúde; 6.3 Realizar ações educativas (escovação supervisionada) para 100% dos escolares cadastrados. M E T A S

M Ações Realizadas E T O D L G I A 1. Captação das crianças na escola; 2. Visitas domiciliares; 3. Exames bucais, com o preenchimento de fichas e anamnese; 4. Construção de planilhas e atualização dos prontuários; 5. Cadastramento das crianças e identificação dos fatores de risco; 6. Reunião com os pais na escola.

Logística M E T O D L G I A Dados registrados no prontuário escolar e na UBS; Capacitação da equipe; Realização da triagem; Atualização dos dados; Realização de visita à escola; Aumento no atendimento aos escolares; Busca ativa pelos faltosos.

R E S U L T A D O 365 escolares matriculados; 88 escolares, matriculados e residentes na área de abrangência; 453 escolares residentes na área de abrangência; Como aliado, tivemos a participação do PSE.

R E S U L T A D O 19,4% 19,4%

R E S U L T A D O 87,0% 64,7% 0% 0%

R E S U L T A D O Proporção de escolares na participação de ações coletivas: 100%; Proporção de profissionais capacitados: 100%; Proporção de registros atualizados: 100%; Proporção de crianças que realizaram exame bucal completo: 100%.

R E S U L T A D O Proporção de crianças com avaliação de risco para saúde bucal em dia: 100%; Proporção de crianças que apresentam acúmulo de fatores de risco para saúde: 100%; Proporção de escolares que realizaram rastreamento para cárie dentária: 100%.

R E S U L T A D O 100% 100% 100% 77,9%

R E S U L T A D O 100% 100% 100% 77,9%

R E S U L T A D O 100% 100% 100% 77,9%

R E S U L T A D O 100% 100% 100% 77,9%

R E S U L T A D O 77,9%

Indicadores complementares U L T A D O

Indicadores complementares U L T A D O 41,6% 28,4% 13,6% 2,3%

Dificuldades D I S C U Ã O Pouca colaboração dos pais; Problemas estruturais da USF; Encaminhamento aos especialistas; Crianças que não souberam informar o endereço corretamente; Acompanhar as crianças que foram morar em outro local.

Importância da intervenção S C U Ã O Captação precoce das crianças com fatores de risco; Realização de exames bucais; Registros atualizados; FIG.9 FIG.11 FIG.8 FIG.10

Importância da intervenção S C U Ã O Orientações sobre higiene bucal; Orientações nutricionais; Maior interação entre a ESF e a ESB; FIG.12

Incorporação na rotina D I S C U Ã O As ações coletivas continuarão a ser realizadas de forma organizada e integrada; Buscaremos maior apoio da comunidade; Ampliaremos o número de crianças atendidas na unidade.

R E F L X Ã O C Í T I A Realidade do SUS diferente de suas leis; Realizar práticas clínicas de acordo com as diretrizes do SUS; Casos clínicos pertinentes e representativos da vivência clínica; Capacitação dos profissionais para seguir os preceitos do SUS; Possibilidade de recordar e aprofundar assuntos.

RECIFE. Prefeitura de Recife RECIFE. Prefeitura de Recife. Plano Municipal de Saúde 2010/2013 disponível em: http://www.recife.pe.gov.br/noticias/arquivos/5916.pdf. Acesso 03/04/2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde Bucal / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2008. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2009. RECIFE. Prefeitura do Recife. Plano Municipal de Saúde 2006-2009. Disponível em: http://www.recife.pe.gov.br/noticias/arquivos/227.pdf. Acesso em 02/07/2012. RECIFE. Prefeitura de Recife. Caderno de saúde, disponível em: <http://www.saude.pe.gov.br/cadernos2008/mapa_geres.html>. Acesso em 02/07/2012. RONCALLI, A. G. A organização da demanda em serviços públicos de saúde bucal: universalidade, equidade e integralidade em saúde bucal coletiva. Araçatuba, 2000. R E F Ê N C I A S

R E F Ê N C I A S D M G FIG. 01 – Fonte própria; FIG. 02 – Fonte própria; FIG. 03 – Disponível em: < http://www.aor-eb.org.br/14_enorex-recife.htm>. Acesso em 15/05/2013; FIG. 04 - RECIFE. Prefeitura de Recife. Plano Municipal de Saúde 2010/2013 disponível em: < http://www.recife.pe.gov.br/noticias/arquivos/5916.pdf >. acesso 03/04/2013; FIG. 05 – Disponível em : < http://www.saudedafamilia.blogger.com.br/200px-Dab_logo.jpg> Acesso em 19/05/2013; FIG.06 – Disponível em :< http://maps.google.com.br/maps?hl=pt-BR&tab=wl >. Acesso em 15/05/2013. FIG. 07 – Fonte própria; FIG.08 – Fonte própria; FIG. 09 - Fonte própria; FIG.10 - Fonte própria; FIG.11 - Fonte própria; FIG.12 - Fonte própria; FIG. 13 – Disponível em: < http://www.gifsgratis.com.br/fogo-fogos-de-artificio.php > Acesso em 15/05/2013.

OBRIGADA!!! FIG.13