INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
Advertisements

CONCORDÂNCIA NOMINAL.
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2011.
TIPOS TEXTUAIS.
Prof.a Andréia Chagas Pereira
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos.
Produção textual a partir de quadrinhos – Atividade 1
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
A Boneca e a Rosa.
Um Reflexo De Amor....
PRÉ-HISTÓRIA PROPAGANDA E CONSUMO.
O gênero notícia: reconhecimento e elaboração
O relato é real e comovente!
Na vida temos que ter atitude.
Clique para passagem de slides / ligue o som
Interpretação de Texto
Professora: Rosana Santos
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
Amor com Amor se paga.
Click para mudar de slide
A M I G A S.
Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
Clique para passagem de slides Ligue o som
Conteúdo adaptado da obra: Produção de Texto: interlocução e gênero
LENDA CHINESA.
APREDENDO A ORAR.
Clique para passagem de slides
Bombeiros... Uma filosofia de vida!
Wagner Paulino Janeiro 2007 Doutor o Senhor acredita que vou viver mais 40 anos???
               QUANDO O TEU(TUA) FILHO(A) DISSER: PAI, MÃE NÃO SE METAM NA MINHA VIDA! Texto criado por um sacerdote! Ligue o som e clique pra avançar.
... A ATITUDE É TUDO ....
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
UMA CARTA DE AMOR....
De sempre o melhor... Para refletir e mudar... E o melhor virá!
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
Lenda chinesa Lili e a sogra.
O portão do paraíso. Nome: Gabriel Benvenutti
Leitura de Textos Científicos
BOM DIA! A mensagem de hoje, vem direto da China para você; é sobre uma lenda Chinesa que fala do ódio, um ódio que muitas vezes não percebemos e que toma.
Verbo Língua Portuguesa.
Conhecimento de mundo.
Notícia “O CACHORRO MORDER O HOMEM NÃO É NOTÍCIA, NOTÍCIA É UM HOMEM TER MORDIDO UM CACHORRO.” CHARLES A. DANA 
A Marca de Amor.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
A tigela de madeira.
Leonil Slide “Quem vota nos políticos brasileiros?” Apresenta : (Autor desconhecido)
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
By Búzios Slides UMA LENDA CHINESA Automático.
MINHA MENSAGEM PRA VOCÊ!!!
As marcas ideológicas dos textos
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Adolescência: Conflito entre gerações
DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM
PROVA BRASIL 2015.
Comunicação e Redação Empresarial
R E S U M O Uma maneira de sintetizar as informações ou as idéias principais sem comprometer o sentido original.
Rondineli Alves Eden Lopes 2PPN Giovanni Iannoni.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
A construção do sentido
Como redigir um bom texto?
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
O terapeuta deve planejar contingências que fortaleçam a correspondência entre dizer, isto é, “relatar”ou “descrever”comportamentos na sessão, fazer, ou.
Texto expositivo & argumentativo
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
Transcrição da apresentação:

INTERPRETAÇÃO TEXTUAL AULA 15 – APOTEC

LER: “O VER DE VERDADE” “(...) ler é suspender a passagem do tempo: para o leitor, os escritores passados se tornam presentes, os escritores presentes dialogam com o passado e anunciam o futuro”. Marilena Chauí

LEITORES LEITOR CRÍTICO: é aquele que, diante de qualquer texto, verbal ou não verbal, coloca-se em uma postura ativa, de análise, de resposta ao texto lido. Ele não só analisa o texto, mas também os demais elementos da situação de produção: Quem fala; Para quem fala; Em qual contexto; Momento histórico; Em que meio ou suporte de divulgação.

LEITORES LEITOR COMPETENTE: é aquele que, além do sentido das palavras, descobre também o significado das pausas, dos silêncios, da pontuação. Diante de um texto, é necessário que você fique atento a qualquer indício de informação, pois essa atenção contribuirá para o seu melhor entendimento. Portanto, seja um leitor crítico e competente!

Interpretação de Gêneros textuais

GÊNEROS TEXTUAIS É importante ter um conhecimento prévio sobre gêneros textuais que possam surgir para você interpretar. Com isso, fique de olho nas seguintes estruturas: Narrar; Relatar; Argumentar; Expor; Instruir. Saber o tipo de texto que você vai interpretar ajuda muito na hora de entender o texto!!

GÊNERO TEXTUAL: DISSERTATIVO Dissertação Expositiva Autor apresenta uma ideia, expõe o que ele ou outros pensam sobre um tema ou assunto. Dissertação Argumentativa Autor quer provar a veracidade ou a falsidade de ideias; pretende convencer o leitor ou ouvinte através de argumentos.

Texto 01 - A língua do Brasil amanhã Ouvimos com frequência opiniões alarmantes a respeito do futuro da nossa língua. Às vezes se diz que ela vai simplesmente desaparecer, em benefício de outras línguas supostamente expansionistas (em especial o inglês, atual candidato número um a língua universal); ou que vai se misturar com o espanhol, formando o “portunhol”; ou, simplesmente, que vai se corromper pelo uso da gíria e das formas populares de expressão (do tipo: o casaco que cê ia sair com ele tá rasgado). Aqui pretendo trazer uma opinião mais otimista: a nossa língua, estou convencido, não está em perigo de desaparecimento, muito menos de mistura. Por outro lado (e não é possível agradar a todos), acredito que nossa língua está mudando, e certamente não será a mesma. O que é que poderia ameaçar a integridade ou a existência da nossa língua? Um dos fatores, frequentemente citado, é a influência do inglês – o mundo de empréstimos que andamos fazendo para nos expressarmos sobre certos assuntos. Não se pode negar que o fenômeno existe; o que mais se faz hoje em dia é surfar, deletar ou tratar do marketing. Mas isso não significa o desaparecimento da língua portuguesa. Empréstimos são um fato da vida, e sempre existiram. Hoje pouca gente sabe disso, mas avalanche, alfaiate, tenor e pingue-pongue são palavras de origem estrangeira; hoje já se naturalizaram, e certamente ninguém vê ameaça nelas.

Continuação... Quero dizer que não há o menor sintoma de que os empréstimos estrangeiros estejam causando lesões na língua portuguesa; a maioria, aliás, desaparece em pouco tempo, e os que ficam se assimilam. O português, como toda língua, precisa crescer para dar conta das novidades sociais, tecnológicas e culturais; para isso, pode aceitar empréstimos – ravióli, ioga, chucrute, balé – e também pode (e com maior frequência) criar palavras a partir de seus próprios recursos – como computador, ecologia, poluição - ou estender o uso de palavras antigas a novos significados – executivo ou celular, que significam hoje coisas que não significavam há vinte anos. Mas isso não quer dizer que a língua esteja em perigo. Está só mudando, como sempre mudou, se não ainda estaríamos falando latim. Achar que a mudança da língua é um perigo é como achar que o bebê está “em perigo” de crescer. Não estamos em perigo de ver nossa língua submergida pela maré de empréstimos ingleses. A língua está aí, inteira: a estrutura gramatical não mudou, a pronúncia é ainda inteiramente nossa, e o vocabulário é mais de 99% de fabricação nacional. Uma atitude mais construtiva é, pois, reconhecer os fatos, aceitar nossa língua como ela é, e desfrutar dela em toda a sua riqueza, flexibilidade, expressividade e malícia. (Mário A. Perini. A língua do Brasil amanhã e outros mistérios. São Paulo: Parábola Editorial, 2004, pp. 11-24. Adaptado).

O que se apresenta no 1º parágrafo? Análise do Texto 01 Qual é o gênero textual? Justifique. O que se apresenta no 1º parágrafo? O que se pode considerar como conclusão?

QUESTÕES DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS: A ideia central que perpassa o texto 1 poderia ser sintetizada nos termos que se seguem. A “ideia central” sempre se encontra no 1º parágrafo. Já a palavra “sintetizada” remete-se a um resumo desse parágrafo. 2. A tese principal defendida pelo autor se apoia no argumento de que: O trecho “tese defendida” refere-se ao ponto de vista do autor em relação ao tema tratado. E “se apoia no argumento” pede-se que encontre uma alternativa semelhante a argumentos (sinônimos)do texto. 3. Pela compreensão global do texto, podemos admitir, como conclusão geral, que: O trecho em destaque do enunciado exige uma interpretação implícita.

GÊNERO TEXTUAL: NOTÍCIA NOTÍCIA (Pesquisa) É um gênero textual de cunho jornalístico que expõe diversos fatos e dados explícitos. Importante: observar todos os dados e principalmente a fonte.

Texto 02 – Dados sobre o perfil do jovem brasileiro ATIVIDADES DE LAZER E CULTURA 52% nunca foram a uma biblioteca (exceto a da escola) 39% nunca entraram em um cinema 62% não conhecem um teatro 36% nunca foram a um show de música brasileira 91% dos jovens assistem televisão entre segunda e sexta-feira, mas apenas 35% leem jornal 90% dos entrevistados preferem passar os fins de semana conversando com amigos, enquanto 34% deles afirmam ler algum livro nesse período

Texto 02 – Dados sobre o perfil do jovem brasileiro Jovens Brancos 9% têm curso superior incompleto Jovens Negros 2% são estudantes universitários, enquanto 1% nunca foi à escola Jovens em Geral 23% nunca leram um livro sequer 44% já leram algum livro 33% não leram nos últimos seis meses Média total: 1,60 livros lidos nos últimos 6 meses (Extraído do Diário de Pernambuco, 25/07/2004).

O que se pode apreender a partir das informações apresentadas? Análise do Texto 02 Qual é a temática abordada na pesquisa (notícia)? Por que a pesquisa confronta dados entre Jovens Brancos x Jovens Negros? O que se pode apreender a partir das informações apresentadas?

QUESTÃO DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS: 04. Os dados apresentados na pesquisa mostrada acima sugerem que: A palavra “sugerem” pede que você faça uma inferência em relação aos dados obtidos.

GÊNERO TEXTUAL: NARRATIVO É um gênero organizado em torno de acontecimentos reais ou imaginários. São seus elementos constituídos de: personagens, circunstâncias, ação e quase sempre em conflito.

Texto 03 Jair não trabalhava, não ganhava um centavo, bebia o dia todo, às vezes pegava a guitarra e ao lado do portão de madeira, dedilhava algumas notas, com o desejo de se tornar um compositor famoso, mas não passava dessas raras e frustradas tentativas. Você é um lixo, dizia-lhe Marta, sua mulher, de manhã e de noite, mas Jair não a contestava, sabia que Marta tinha razão. Marta é que tinha de providenciar o sustento de ambos, ela labutava muito. Sim, ele reconhecia que era um lixo, mas, em silêncio, já não aguentava os insultos da mulher. E um dia, fora de si de tanta angústia, resolveu pôr um fim naquilo. Num impulso, abriu a janela do apartamento do oitavo andar em que moravam e pulou para fora, certo de que iria morrer. Não morreu. Viu estrelas, ao meio dia, sentindo dor. Perdeu os sentidos e, quando acordou, viu-se deitado sobre uma desconfortável, horrorosa e triste montanha de sacos de lixo. E não pode deixar de sorrir: ele, lixo, tinha sido salvo pelo lixo que havia provocado a redução do impacto da queda. Lixo cuja origem ele conhecia desde a semana anterior, quando, na entrada do prédio, escutou comentários: eram coisas que Joana, a moradora do apartamento térreo, acumulara durante anos e das quais fora obrigada, pelos bombeiros, a se livrar, pondo-as na calçada, em sacos plásticos, depois que os moradores do prédio a haviam denunciado.

Texto 03 De imediato, foi levado para o hospital, de ambulância. Sua mulher, torturada pela culpa, não saía de perto dele, mas não era nela que ele pensava. Era em Joana. E logo que recebeu alta foi visitá-la e lhe disse: Seu lixo me salvou, serei eternamente grato. Não era lixo, disse Joana. Era minha vida que estava ali naqueles sacos plásticos, coisas antigas … roupas … objetos. Eu, a minha existência! Jair concordou em silêncio. Sabia o que ela estava querendo dizer. E sabia que, daí em diante, viria visitá-la continuamente. No lixo, havia encontrado sua alma gêmea. (Moacyr Scliar. Folha de São Paulo,10.01.11. Adaptado)

O que se pode considerar como descrição do protagonista? Análise do Texto 03 Quais são os elementos que denotam a narrativa? O que se pode considerar como descrição do protagonista? Qual é o momento de tensão?

QUESTÕES DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS: 05. De acordo com o texto, Jair: Analisar a descrição do personagem-protagonista. 06. Segundo o texto, está correto apenas o que se afirma em: Interpretação explícita, acompanhando a sequência dos fatos. 07. Em – … resolveu pôr um fim naquilo. (2.º parágrafo) – a palavra destacada refere-se Termo antecedente deve-se ter atenção e voltar à leitura do texto. 08. Ao pular do seu apartamento, Jair Interpretação explícita dos fatos.

GÊNERO TEXTUAL: ANÚNCIO ANÚNCIO (Publicidade) É importante destacar que esse gênero textual busca a venda de um produto utilizando-se de recursos e elementos repletos de intencionalidade. Nota-se que os verbos encontram- se em modo imperativo (ordem, pedido) * Anúncio = venda * Propaganda = informativo

Texto 04- Se você pudesse ver seu coração, não cuidaria melhor dele? Marília Gabriela conversa com Gabriel, o mais novo adepto da corrente do coração. “Começou comigo, passou para o meu filho Christiano, depois para a Julia, arquiteta do Christiano, e hoje eu estou aqui com o Gabriel, irmão de Julia.” Gabriel também incluiu Becel no seu café da manhã. E não parou por aí. Agora, quando vai decidir o que comer, escuta seu coração. Foram escolhas simples, mas quando se trata da saúde do coração, pequenas mudanças podem fazer toda a diferença. “Minha Margarina? É claro que é Becel!” (Época, 10.07.2010.)

Que elementos são utilizados pelo gênero? Análise do Texto 04 Quais é o objetivo do texto 04? Que elementos são utilizados pelo gênero?

QUESTÃO DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS: 09. Observando as informações apresentadas, o meio de comunicação em que foram veiculadas e a intencionalidade do autor, conclui-se que o texto é: A palavra “intencionalidade” normalmente remete-se a utilizar meios de convencer o leitor de algo.

GÊNERO TEXTUAL: INSTRUTIVO (INJUNTIVO) Indica como realizar uma ação, aconselha. É também utilizado para predizer acontecimentos e/ ou comportamentos . Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos são empregados no modo imperativo.

Texto 05- INFLUENZA – COMO LAVAR AS MÃOS. Embraer 2010

Análise do Texto 05 Quais são as linguagens usadas no texto 05? Como se encontram os verbos? Qual é a finalidade do texto?

QUESTÕES DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS: 10. . Os verbos no imperativo (molhe,cubra, esfregue, etc) têm a finalidade de _____________ o leitor sobre a prática de lavar adequadamente as mãos para evitar a influenza (gripe) Verbos no imperativo sempre é sinônimo de ordem, pedido, conselho.

GABARITO DAS QUESTÕES 1. B 2. D 3. C 4. D 5. C 6. B 7. D 8. E 9. D 10. A

BONS ESTUDOS, PROFª. PATRÍCIA ALVES