OPERAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CARNEIRO HIDRÁULICO ALTERNATIVO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Advertisements

Bombas KP e AP em aço inoxidável- (fixas ou com conexões flexíveis)
Conservação da massa Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Hidráulica Geral (ESA024A)
Instrutor: Edson Pires da Silva
Noções sobre o sistema de abastecimento de água residencial
ES723 - Dispositivos Eletromecânicos
ES723 - Dispositivos Eletromecânicos
Elementos Básicos de Elétro-Hidráulica
Quinta aula 11/03/2008.
MONTAGEM-TORQUE Tendo visto que o pré-carregamento é desejado em uniões importantes, deve-se agora considerar os meios de assegurar que o pré-carregamento.
Tratamento de Água Dosagem Química
Associação em paralelo de bombas hidráulicas
MÁQUINAS HIDRÁULICAS CAP.2 GRANDEZAS DE FUNCIONAMENTO Introdução
INSTALAÇÃO DE BOMBEAMENTO
SELEÇÃO DE BOMBAS CENTRÍFUGAS
Para isso, é necessário:
Eletrobrás PROGRAMA NACIONAL DE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS SISTEMAS DE BOMBEAMENTO E AR.
Universidade Federal da Bahia – UFBA
Exercícios de instalações de bombeamento
Jardim vertical Canguru
TECNOLOGIA AUTOMOTIVA Heavy Duty Automotive Technology
MEDIDAS DO POTENCIAL DA ÁGUA DO SOLO
Aulas 8 e 9 Processos de Conformação Mecânica LAMINAÇÃO
Festo Didactic - BR H510 Automação Hidráulica.
MÁQUINAS HIDRÁULICAS E TRIÂNGULOS DE VELOCIDADE
DIMENSIONAMENTO DO TUBO
SELEÇÃO DA BOMBA HIDRÁULICA DE FLUXO
ASSOCIAÇÃO DE BOMBAS 1 - INTRODUÇÃO Recorre-se a associação de bombas
Hidráulica Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Michaeli, Walter et al. Tecnologia dos Plásticos. Blücher.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
Aulas 8 Processos de Conformação Mecânica LAMINAÇÃO – parte 1
Exemplo   1) Um sistema de tubulações deve bombear 10 l/s de água à uma altura geométrica de 20 m. O comprimento de sucção é de 6,0 m e de recalque 674,0.
Equação de energia na presença de uma máquina
Instalações de recalque
SISTEMAS ELEVATÓRIOS ESTAÇÕES DE BOMBEAMENTO
Condensadores resfriados a ar
Instalações de recalque
TA 631 – OPERAÇÕES UNITÁRIAS I
Aula 8.
Escoamento não Permanente em Sistemas de Tubulação
Aula 13 Formas Integrais das Leis Fundamentais
Associação em paralelo de bombas hidráulicas
Estática dos fluidos Estática dos Fluidos e Escoamento Interno
Aula 10 – Cisalhamento Puro
Linhas piezométrica e de energia Parte 15
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Processos de Fabricação II Prof
Colhedora de Cana John Deere 3520 & 3522
Turbina Francis Fenômenos de Transporte de Massa, Energia e Momentum.
Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica
Tema 2: Turbo máquina Hidráulicas,
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Instalações Hidráulicas e Sanitárias Docente: Eng.ª Kelly Galvão.
Exercício: Determinar os diâmetros, a altura manométrica e a potência transmitida ao líquido para recalcar 45 l/s, durante 24 h/dia. As tubulações de sucção.
Equação de energia para fluidos ideais
TUBULAÇÃO INDUSTRIAL 9. Acessórios.
Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional.
6. Conexões 7. Juntas e curvas de expansão 8. Vedantes
NaanDanJain – Sistemas de irrigação de alta tecnologia!
Exemplo 3.2 Uma mangueira de P.V.C., com L=50m de comprimento e D=50mm de diâmetro, é ligada a um hidrante no qual a pressão é constante. Um bocal, segundo.
EQA 5313 – Turma 645 Op. Unit. de Quantidade de Movimento
TRIÂNGULOS DE VELOCIDADE
Bombas.
EQA 5313 – Turma 645 Op. Unit. de Quantidade de Movimento BOMBAS.
SISTEMAS HIDRÁULICOS.
Prof. Leonidas Cayo Mamani Gilapa
Transcrição da apresentação:

OPERAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE CARNEIRO HIDRÁULICO ALTERNATIVO Edmar José Scaloppi, Ph.D. em Engenharia de Irrigação, Prof. Titular, FCA/UNESP, Botucatu, SP, edmar@fca.unesp.br OPERAÇÃO: O carneiro ou aríete hidráulico ou ainda bomba martelo é uma máquina hidráulica intermitente que transforma energia cinética (velocidade) em pressão. Para isso, há necessidade da instalação promover um aumento da velocidade da água que atinge o carneiro, que é obtido instalando-o pelo menos a 1,5 m abaixo da superfície da água que irá alimentá-lo. O aumento da velocidade consegue vencer a tensão de uma mola ajustada e determina o fechamento súbito de uma válvula de pé ou sucção posicionada na direção do escoamento. Em consequência, grande parte da energia cinética presente é transformada em pressão forçando a abertura de uma válvula de retenção posicionada verticalmente e conectada à uma câmara de pressão, aqui substituída pela instalação de uma garrafa PET com volume variável entre 0,6 e 2 L. Em uma conexão tê instalada na base da garrafa há um adaptador conectado à uma mangueira que pode conduzir a água à um reservatório ou a um sistema de irrigação de baixa pressão, conforme desejado. Deve-se observar que a água que alimenta o carneiro é a mesma que será utilizada no abastecimento. Portanto, recomenda-se que seja de boa qualidade. Para evitar que corpos estranhos interrompam a operação, deve-se instalar algum tipo de filtro ou tela na entrada da água no reservatório.

Observações importantes: Quanto maior o desnível, maior a pressão obtida. A altura de elevação varia de 2 a 8 vezes o desnível dependendo da relação de diâmetros entre o tubo de alimentação e o de saída. A vazão fornecida (q) depende da vazão de entrada (Q), do desnível (h) da altura de elevação (H) e do rendimento (r) segundo a equação: q = r Q h/H O rendimento pode variar entre 30 e 60% (CERPCH, 2002) para relações h/H variáveis entre 0,12 e 0,5, respectivamente, dependendo das características construtivas da máquina. Evitar a entrada de corpos estranhos que podem interromper a operação. Ajustar a máquina para proporcionar de 60 a 80 golpes por minuto. Golpes muito frequentes desgastam precocemente as válvulas. Preferir tubos de alimentação mais rígidos, menos sujeitos à dilatação pela ação do golpe (metálicos seriam ideais). Aparentemente, a medida que se aumentam as dimensões dos componentes, aumenta desproporcionalmente os custos. Assim, pode ser mais econômico adotar dimensões menores e, se necessário, associar carneiros em paralelo. O comprimento do tubo de alimentação deve estar entre 5 a 12 vezes o desnível e entre 6 e 60 m, para adquirir velocidades significativas. Para aumentar o rendimento e evitar perda de pressão, tanto o tubo de alimentação quanto o de saída devem ser retos. O diâmetro do tubo de saída deve ser 1/3 a ½ do tubo de alimentação. ρ

CONSTRUÇÃO: Lista de material para um carneiro hidráulico de 1” (custo estimado em R$ 60,00): 1 válvula de sucção metálica com crivo (parte do crivo deve ser eliminada para permitir o acesso de uma chave fixa para aperto das porcas). A válvula de retenção deve ser perfurada em sua base para a passagem do parafuso de regulagem. 3 nípeis brancos. 1 tê roscável branco. 1 adaptador 1” (para alimentação com mangueira de 1”). 1 válvula de retenção roscável plástica. 1 tê roscável 1 x ¾” branco. 1 bucha de redução ¾ x ½’’ 1 adaptador de ½’’ ou 1 adaptador ¾ x ½” eliminando a bucha de redução (para a saída com mangueira de ½”). 1 garrafa PET de preferência retornável de 0,6 até 2 L com tampa. 1 parafuso 5/16’’ ou 8 mm x 2” com 2 porcas de pequena espessura, 2 porcas normais e uma arruela (as duas porcas de pequena espessura podem ser obtidas serrando ao meio uma porca normal). 1 mola utilizada em válvula sanitária ou equivalente. A tampa da garrafa PET deve ser perfurada (15 mm ou maior) e colada na parte superior do tê com adesivo apropriado. As conexões roscáveis devem ser executadas com veda-rosca apropriado.

Bibliografia: CERPCH. Centro Nacional de Referência em Pequenos Aproveitamentos Hidroenergéticos. http://cerpch.efei.br/carneiro.html 10 1 2 9 5 6 2 2 3 7 4 8