Índice Introdução; 1969; 1973; 1974/1975; 1984; 1989/1990; 1991;

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º CONGRESSO IBÉRICO de GESTÃO de DESPORTO
Advertisements

Ministério da Educação
Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Noções de Arquitetura e Urbanismo
Onde fica? Quantos somos? 640 Alunos 79 Professores 33 Funcionários
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
PRA INÍCIO DE CONVERSA... MÁRIO QUINTANA SE AS COISAS SÃO INATINGÍVEIS
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
A Avaliação da Filosofia Uma visão retrospectiva
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
1 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS Suzana Willrich Mazocco Coordenadora de Educação Infantil e Anos Iniciais Reclassificação CGE SECRETARIA.
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP 2005/2006/2007/2008/2009.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
Gestão Tecnológica: link entre mídias e plano de aula
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
O PROGRAMA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES Madrid, 14 de Outubro de 2005.
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Quantos são? Onde fica? Rua Irmãos Oliveira Lopes OVAR Tel Fax Alunos 79 Professores 33 Funcionários.
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
Departamento do Ensino Secundário
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
2.º período - de 6 de Janeiro a 4 de Abril de 2014;
antecedentes na FCUL… Projecto MINERVA ( ) Programa Nónio ( ) Programa EduTIC (2005) Programa CRIE ( ) Plano Tecnológico da.
Salas de Matemática.
Plano de Actividades GINÁSTICA 2010\2011
Plano de Actividades GINÁSTICA 2011/2012
Escola Secundária Afonso Lopes Vieira
Como transformar os funcionários da Escolas públicas em Educadores?
Coordenação de Educação a Distância – SEDUC / GOIÁS
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo Combinatório. Problemas de Contagem. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Missão do IFAM Promover com excelência a educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Plano de Desenvolvimento Anual.
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Contexto de atuação do CME
ENGENHARIA CIVIL COMPUTAÇÃO APLICADA Aula /08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
A formação de professores e o Processo de Bolonha
Evolução Histórica
Bem-vindo Reunião de Encarregados de Educação 4º A – Professora Paula Bento Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros 12/09/2014.
17/11/2004 David Tavares PREVENIR A DESCAPITALIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS QUALIFICADOS – A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA.
Ensino fundamental e Mudanças
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
UNINILTONLINS Nossa Missão: Educar a Amazônia. CALENDÁRIO.
SILVANA BERBEL FERNANDES
Integração Curricular das TIC. Integração Curricular das TICs Fátima Rodrigues Moreira  Licenciada em Eng.ª Informática  Professora do Quadro do Grupo.
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
Quais são os hábitos desportivos dos jovens da nossa Escola? Área 2 Estágio Pedagógico Ed. Física Estudo realizado pelo Núcleo de Estágio E.S.J.D.
Escola Secundária de Monserrate
Organização conjunta do Departamento de Desporto e do Departamento de Educação da Câmara Municipal de Lisboa. Resulta de uma parceria estabelecida entre.
Educação e Sensibilização Ambiental Plano de Actividades LIPOR 2006/2007 Gabinete de Informação Lipor.
Projectos de Cooperação com Cabo Verde Apoiar o desenvolvimento económico promovendo a qualificação profissional e o emprego.
Transcrição da apresentação:

Índice Introdução; 1969; 1973; 1974/1975; 1984; 1989/1990; 1991; 1996/1997; 1998; 1999; 2001; 2002; 2003; 2004; 2005; 2006; 2007; 2008; Conclusão; Trabalho realizado por…;

Introdução Olá ASA. Neste trabalho tentamos mostrar todos os cantos do nosso colégio desde que foi criado. Iremos falar dos vários edifícios criados, das suas salas de aula e dos pavilhões polidesportivos… O nosso belo colégio tem 43 anos e iremos continuar a adicionar mais anos a estes dois belos números.

História do Colégio De Lamas 1969 * É criado o Externato Liceal de Santa Maria de Lamas, ministrando o “Ciclo Preparatório do Ensino Secundário e o Curso Liceal (geral e complementar)”. O seu fundador e Diretor é o Dr. António Joaquim Vieira. O Externato funciona em edifício cedido pela Casa do Povo e é, também, conhecido pela designação, ainda que não oficial, de Colégio de Cristo Rei.

1973 * O Externato continua a ocupar o edifício, agora melhorado e aumentado, e que é o prolongamento do Museu. Os Serviços Administrativos mantêm-se em funcionamento na Casa do Povo. * Outorga do Alvará definitivo ao Externato Liceal de Santa Maria de Lamas, autorizado a funcionar com a lotação de 312 alunos, em regime de coeducação.

1974 * Por Despacho do Ministério da Educação Nacional, é fixada a lotação total do estabelecimento de ensino em 460 alunos. 1975 * É dada autorização de funcionamento dos cursos noturnos do Ciclo Preparatório e do Ensino Liceal. É fixada a lotação total da escola em 920 alunos.

1984 * Concessão da Autonomia Pedagógica. Até esta data, o Colégio funciona em regime de Paralelismo Pedagógico, na dependência do Liceu Nacional de Espinho. * O Externato toma a designação oficial de Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas.

1989 * Ocupação progressiva do rés-do-chão do primitivo edifício, até aí arrendado a algumas famílias que o habitavam. A expansão do Colégio só foi possível depois de se conseguir alternativa de habitação para essas 16 famílias, proporcionando-lhes outras casas. 1990 * Lançamento da primeira pedra do primeiro edifício do Colégio construído de raiz, correspondendo à primeira fase de um ciclo de obras que se prolongarão até final da década de noventa. Estas construções só foram possíveis depois de negociações longas e dispendiosas para aquisição dos terrenos, que serviram, também, para parques e campos de jogos ao ar livre.

1991 * Ocupação desse primeiro edifício e início da construção do pavilhão Polidesportivo (2ª. fase). * Por Despacho ministerial, é fixada a lotação total do estabelecimento de ensino em 1933 alunos.

1996 * Construção do edifício dos Serviços Administrativos, Auditório e Biblioteca (4ª. fase). Transferência dos Serviços Administrativos para as novas instalações em Agosto de 1996. Inauguração do Auditório com a realização de um Sarau de Fim de Ano Letivo 95/96. 1997 * Início da construção de um terceiro edifício destinado a salas de aula e laboratórios ( 5ª. fase).

1998 * Concessão da Autonomia Pedagógica definitiva. Ocupação do terceiro edifício no início do ano letivo. * Entra em exercício de funções a nova Direcção Pedagógica.

1999 * Início da construção do complexo das Piscinas, com a conclusão prevista para finais do ano 2000 (6ª.fase). Frequentam o Colégio 3716 alunos. O corpo docente é formado por 229 professores. * Início das comemorações dos 30 anos do Colégio, que se prolongarão até 5 de Maio de 2000. descerramento de lápide comemorativa. Homenagem ao fundador do Colégio, com a atribuição do seu nome ao Grande Auditório.

2001 * Conclusão da Construção do complexo das Piscinas. * O Colégio integra experiência pioneira no Ensino em Portugal: projecto “Melhorar a qualidade” inicia-se em 2001, seguindo o Modelo de Excelência da European Foundation for Quality Management . A implementação de acções de melhoria cobre todos os sectores da vida do Colégio.

* No âmbito do "Projecto Melhorar a Qualidade", constitui-se o Gabinete de Melhoria da Qualidade com vista à implementação de acções de melhoria da qualidade, de entre as quais se destacam, como mais marcantes, a informatização dos processos individuais de alunos e constituição de uma base de dados geral, a ligação em rede à Internet de todo o parque informático do Colégio, a criação de três laboratórios multimédia, a execução de obras de manutenção e restauro dos edifícios, a criação de um espaço para papelaria e centro de cópias e a adoção de uma Caderneta do Aluno especificamente criada para o Colégio.

2002 * Entra em funcionamento o Complexo das Piscinas, estando ao serviço de toda a comunidade educativa. É constituído por uma piscina olímpica, uma piscina de aprendizagem, ginásios, balneários, "squash", gabinetes, receção, sala de máquinas e, ainda, por doze salas de aulas.

2003 * O rés-do-chão do primeiro edifício é objeto de remodelação, sendo projetados novos espaços, tais como salas para Educação Musical, sala de vídeo em anfiteatro, atelier de gravura, atelier de fotografia, ateliers de Educação Visual e Tecnológica, oficinas de Eletrónica, gabinetes e sala de convívio anexa ao bar. É aprovado o projeto para montagem de um sistema de sauna, "jacuzzi" e banho turco no Complexo das Piscinas, tendo em visa a sua valorização. * É levada a cabo uma reestruturação e actualização da rede intranet do Colégio. Instala-se o programa WINGA que vai permitir uma maior eficiência na gestão de alunos, quer no que respeita ao tratamento de questões administrativas, quer no que respeita às questões de natureza pedagógica. Entre em funcionamento um sistema de postos de venda – POSKIOSK – que serve os bares e a papelaria e que permite a alunos e professores, por meio de um cartão de banda magnética, efectuar compras sem manuseamento de dinheiro.

2004 * Visita o Colégio Sua Excelência Reverendíssima, o Bispo da Diocese do Porto, D. Armindo Lopes Coelho. Encontro com os Professores e alunos, no âmbito de Semana da EMRC e do Valor “A Família”. * Uma delegação de alunos e professores participa na 1ª edição do Fórum Mundial das Culturas Barcelona 2004 que teve como principal objetivo encorajar a participação de jovens como cidadãos de pleno direito e incentivar a prática de uma educação para a cidadania ativa.

2005 * É fundado o Clube Desportivo do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas. Inscrito na Associação de Natação do Norte e federado na Federação Portuguesa de Natação, apresenta as modalidades de Natação Pura, Pólo Aquático e Natação Sincronizada. * O Complexo Desportivo do Colégio recebe o Campeonato da Europa de Pólo Aquático. A organização deste evento esteve a cargo da Federação Portuguesa de Natação e do Colégio, com a colaboração da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira.

* É criado um quadro técnico para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos no Projeto de Recuperação do Museu, em parceria com a Universidade Católica, formalizado em Janeiro/2004. A coleção de escultura religiosa continua a ser recuperada na Escola das Artes, no âmbito da licenciatura em Conservação e Restauro da Universidade Católica. 2006 * A oferta educativa do Colégio é alargada, entrando em vigor os Cursos Profissionais. Estes cursos, caraterizados por uma forte ligação ao mundo do trabalho, têm em conta os interesses dos alunos não vocacionados para o prosseguimento de estudos, promovendo o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão.

2007 * No sentido de garantir a permanência dos alunos no Colégio em horário misto, e dando resposta às solicitações de uma escola a tempo inteiro, entra em funcionamento, nas instalações do Complexo Desportivo, um refeitório com capacidade para servir seiscentas refeições diárias. *Com o intuito de incentivar o prosseguimento de estudos e o desenvolvimento de competências profissionais ajustadas aos interesses dos jovens e às necessidades regionais, entram em funcionamento os Cursos de Educação e Formação e Formação de Jovens.

2008 * Início da obra do novo edifício do complexo escolar que contará com as instalações definitivas do refeitório. Trata-se de um edifício com dois corpos articulados, de três pisos. No primeiro corpo, conta com refeitório, cozinha, seis salas de aula e doze gabinetes. No segundo, dispõe-se de sala de convívio para alunos, sala de computadores, salão polivalente em dois pisos, balneários e instalações sanitárias. Este novo edifício vai proporcionar espaço de encontro de alunos (espaço social e de convívio), contando com outras funcionalidades, como são o serviço de refeições e as actividades de complemento curricular.

Conclusão Este trabalho foi realizado nas aulas de Formação Cívica. A professora desta área curricular não disciplinar propôs-nos a abordagem deste tema em grupos de trabalho. Foram selecionados os dois melhores projetos e da junção destes resultou este trabalho final. Esperamos que gostem do nosso colégio!

Trabalho realizado por: Emanuel, João, Paulo, Joaquim, Tiago e Rafael com a colaboração da professora Carla Fernandes.