Os Livros das Crônicas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Muitos autores, a mesma fé
Advertisements

A TORAH ou PENTATEUCO Formação literária
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 520 a 516 a.C) Estudo 07.
Planos de Deus Versus Nossos Planos II Samuel 7: 1-3; 5-6; 8-9;
Parábolas Coisas novas e velhas; A casa vazia; O Fermento.
Dois modos de ler a Bíblia.
A Ovelha perdida - Lc 15,4-6.
A Veste Nupcial Mt 22,1-14.
EDICAT – Escola Diocesana de Catequese
A Restauração de Israel (Esdras, Neemias e Ester) Estudo 12
Assim Como Salomão... "Naquela mesma noite apareceu Deus a Salomão,
VISÃO PANORÂMICA DOS PROFETAS DO ANTIGO TESTAMENTO
“Porque Esdras tinha preparado o seu coração para
A restauração de Israel chega ao seu fim. Em meio aos trabalhos de
Atos dos Apóstolos 12,1-11 Naqueles dias, o rei Herodes prendeu alguns membros da Igreja para torturá-los. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João.
Hebreus Localização: Palestina entre a Mesopotâmia e o Egito 2000 a.C
Rute a Moabita Época dos Juízes.
Judaísmo Trabalho de: Alexandre Silva nº1 9ºA Mélanie Costa nº13 9ºA.
Os Livros Históricos Do Antigo Testamento.
Vamos ver nesses próximos encontros, um pouco dos Livros Históricos, passando um por um. Vamos dar um mergulho em personagens interessantes, em fatos.
A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas.
SEJA UM LÍDER.
A língua original da bíblia.
O Livro do Eclesiástico
O Profeta Zacarias.
O Profeta Joel.
O Profeta Jonas.
UM OLHAR AO LONGO DA HISTÓRIA.
Hebreus.
Histórias Bíblicas do Antigo Testamento
Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes... o teto... os vidros... para tirar o mofo que foi.
Os Salmos.
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
O amor no Antigo Testamento
Profeta Sofonias.
O Livro de TOBIAS O Justo nunca está só !.
O amor é mais forte que a morte !
O Livro da Sabedoria.
EVANGELHO segundo SÃO JOÃO Gotas de Crystal Evangelho São João
ESTER, a Rainha.
O Livro dos Provérbios.
2º Livro de Samuel.
A Bíblia na nossa história hoje.
1º Livro de Samuel.
A Dracma perdida.
O Livro do Eclesiastes.
Josias, o Rei Menino..
Leis no tempo de Cristo. Leis no tempo de Cristo.
O Pentateuco.
Existe erro na Bíblia ?.
Barbara Vieira, Heloisa, Laura, Marjorie, Michele, Rafaella – 1º ano A
Os propósitos de Deus na história de uma nação
Os propósitos de Deus na história de uma nação
JUDAÍSMO.
a minha aliança convosco, e com a vossa descendência.” “Eis que estabeleço a minha aliança convosco, e com a vossa descendência.” (Gn 9:8, 9)
MANEIRAS E COSTUMES BÍBLICOS O Cotidiano de um povo escolhido por Deus
Em nossas casas, costumamos limpar todos os dias. Assim mesmo, de vez em quando sentimos a necessidade de uma limpeza geral... lavamos as paredes...
A HISTÓRIA DO NATAL E SEUS SÍMBOLOS
™ ESTE POWER POINT E PROPRIEDADE DE JESUS
RELIGIÕES MONOTEÍSTAS
1 2 Clique Enoque é o nome dado uma das personagens bíblicas mais peculiares e misteriosas das Escrituras. Em hebraico, o termo “Enoque” significa “Treinado.
Os Profetas Menores (II) 4T11 Miquéias / Naum Habacuque / Sofonias Ageu / Zacarias Malaquias (Anos 700 a 392 a.C) Introdução ao Trimestre.
O núcleo central da Bíblia é a
SOBRE VIR E PARTICIPAR NOS CULTOS !SOBRE O HORÁRIO/PONTUALIDADE!SOBRE A REVERÊNCIA NO LOCALSOBRE CANTAR DE BOCA PRA FORA !
Uma Estrela.
01. Quão determinantes foram as influências familiares e culturais na formação do rei Josias? Podemos culpar o meio em que vivemos pelos nossos defeitos.
Perspectiva Bíblica Revda. Suely Xavier dos Santos Faculdade de Teologia Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres SBC, 14 de junho de 2013.
Os Livros do Êxodo, Levítico, Números e Deuteronómio
LIÇÃO 12 - A FAMÍLIA DE JESUS Prof. Lucas Neto. INTRODUÇÃO A GLÓRIA É DE DEUS.
Transcrição da apresentação:

Os Livros das Crônicas

Os Livros das Crônicas é uma grande revisão Os Livros das Crônicas é uma grande revisão. Vão relembrar os acontecimentos do livro dos Reis. Porém, não mera repetições. Repetem as histórias, os personagens, mas têm um outro enfoque religioso.

O 1º das Crônicas tem Davi como a personagem principal, e no 2º a personagem de centro é Salomão. Estes livros foram escritos numa época em que os judeus estavam, a todo custo, procurando manter a unidade, a cultura e a própria identidade.

Um dos fundamentos da religião tradicional dos judeus era a crença de que os descendentes de Davi seriam reis de Israel em todos os tempos. Com a chegada dos babilônios, dos persas e dos gregos, essa crença tinha sido brutalmente apagada. O povo desanimado não dava muito crédito aos sacerdotes e não se importava mais com o culto no Templo.

A intenção do autor do Livro das Crônicas é mostrar que uma comunidade centrada no culto estava fundamentada na história passada de Israel, e que portanto, tinha uma raiz sólida. O livro apresenta uma genealogia que vai até Adão. Dedica uma grande parte ao Rei Davi, mostrando como foi que ele começou a organizar o culto, como preparou a construção do Templo e formou pessoas para trabalharem no Santuário. Isso tudo para mostrar a base que o povo tinha no culto.

Depois, o livro ressalta a atividade de Salomão em relação ao culto: contrução do Templo, preparação das mobílias sagradas e festas. Por fim, traça a história do reino de Judá até o exílio, destacando os reis que fizeram reformas no culto.

Os livros das Crônicas mostram que o culto e a fidelidade à Aliança estão bem acima da política e de todas as outras atividades.

Os estudiosos da Bíblia fazem uma séria pergunta diante destes dois livros: Os estudiosos respondem: Em primeiro lugar, poderia ter sido um levita cantor, para mostrar sua visão do culto religioso; Ou um personagem com uma tarefa urgente, que precisava de um documento simples e eficaz para sua tarefa. Quem teria escrito esta história estranha, mostrando pouco apreço pelas histórias já escritas?

enfrentando possíveis abusos, tanto internos como externos. Podemos, também, dizer que esta obra histórica é uma grande reivindicação para a defesa daqueles que se colocam como defensores dos interesses do povo: enfrentando possíveis abusos, tanto internos como externos.

Os dois Os dois livros, (que eram um só), não deixam de ser um resumo da história do Povo de Deus, desde Adão até Esdras. Resumo da História do Povo de Deus

Texto : Biblia do Peregrino Carlos Mesters Ivo Storniolo Luiz Cechinato Euclides Balancin Imagens: Internet Formatação: I.M.Eunice Wolff