IQUIQUE, NO SECULO PASSADO, FOI UM DOS PORTOS MAIS IMPORTANTES DO PACIFICO SUL, ISSO DEU-SE AO SURGIMENTO A INDUSTRIA DO SALITRE (NITRATO DE SODIO). O.

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Transcrição da apresentação:

IQUIQUE, NO SECULO PASSADO, FOI UM DOS PORTOS MAIS IMPORTANTES DO PACIFICO SUL, ISSO DEU-SE AO SURGIMENTO A INDUSTRIA DO SALITRE (NITRATO DE SODIO). O PRODUTO ERA EXTRAIDO EM SUA FORMA NATURAL NO DESERTO DO NORTE CHILENO EM MAIS DE 200 PORTOS DE EXTRACÃO, TRANFORMADO A IQUIQUE EM UMA DAS MAIORES REGIÕES DE PROGRESSO DO CONTINENTE SULAMERICANO.

COM A DESCOBERTA DO SALITRE SINTETICO, NO FIM DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL, COMEXXXA A FALENCIA DA INDUSTRIA SALITREIRA, CONSEQUENTEMENTE COM O ABANDONO DA REGIÃO.

EM 1960 IQUIQUE FOI REDUZIDO A UM PEQUENO PORTO PESQUEIRO COM POUCO MENOS DE 30.000 HABITANTES.

IQUIQUE ESTA LOCALIZADO ESTRATEGICAMEMENTE NO CENTRO DO PACIFICO SUL, NUMA REAGIÃO FRONTERIZA COM SETE PAISES DA AMERICA DO SUL, NORTE DA ARGENTINA, SUL DO PERU, NORTE DO CHILE, BOLIVIA E TRAZ FRONTEIRAS COM BRASIL, PARAGUAI E URUGUAI. DECIDIMOS CONVERTER EM UMA BASE DE SERVIÇO PARA ESTA GRANDE REGIÃO EM RELAÇÃO A BACIA GEOGRAFICA, ESPECIALMENTE COM ASIA E CHINA.

LOS EJES CENTRALES DEL PROYECTO CONSISTIA EN: O FOCO CENTRAL DO PROJETO CONSISTIA EM: CONVERTER EM UMA BASE DE COMERCIO INTERNACIONAL ENTRE ASIA E ESTA REGIÃO DA AMERICA DO SUL, PARA ISSO FOI CREADA A ZONA FRANCA DE IQUIQUE.. TRANSFORMANDO NOSSO PORTO JUNTO AOS DEMAIS DO NORTE DO CHILE, EM UM PONTO DE DISTRIBUIÇÃO PARA TODO O CENTRO DA AMERICA DO SUL.. PARA DESENVOLVER A INDUSTRIA DO TURISMO DIRECCIONADA A TODA ESSA GRANDE REGIÃO CONSTRUIMOS UMA NOVA ORLA COSTEIRA.

PARA CUMPRIR ESTES OBJETIVOS DEBEMOS CONSEGUIR A CONEÇÃO FISICA DO CENTRO DA AMERICA DO SUL CORREDORES BIOCEANICOS DE RODOVIAS A NOSSA PRIMEIRA TAREFA FOI A UNIÃO COM A BOLIVA; MEDIANTE A RODOVIA IQUIQUE ORURO POSTERIORMANTE COM O NORTE DA ARGENTINA. TAREFAS DE REUNIR-NOS NA LUTA POR CRIAR DOIS GRANDES CORREDORES ATLANTICO E PACIFICO; O CORREDOR NORTE E O CORREDOR SUL APOIS 1995 NOSSO IRMÃOS BRASILEIROS NOS ADVIRTIRAM SOBRE AS ADVERSIDADES DESSES CORREDORES, O QUE DIFICULTARIA O INTENSA TRAFEGO DE CARGA.

ESE MISMO AÑO, JUNTO A HERMANOS BOLIVIANOS, DIMOS CON EL TERCER CORREDOR O CORREDOR CENTRAL, QUE CRUZA LA CORDILLERA DE LOS ANDES EN BAJA ALTURA, EN LA ZONA DE SALARES. CONEXIÓN FERROVIARIA ATLANTICO – PACIFICO: BUSCAMOS ENLAZAR LAS REDES FERROVIARIAS DEL ATLANTICO Y DEL PACIFICO PRIMERO EVITANDO QUE SE DESMANTELARAN LAS EXISTENTES Y LUEGO PROPICIANDO LA CONSTRUCCION DE LOS TRAMOS FALTANTES. CONEXIONES AEREAS DIRECTAS: PARA LO CUAL CONSTRUIMOS UN AEROPUERTO INTERNACIONAL CAPAZ DE ATENDER LOS AVIONES DE MÁXIMO DISEÑO.

NESSE MESMO ANO JUNTO AOS IRMÃOS BOLIVIANOS NOS DEPARAMOS COM O TERCEIRO CORREDOR CENTRAL, QUE ATRAVESSA A CORDILHEIRA DOS ANDES EM LOCAL DE BAIXA ALTITUDE, NA REGIÃO DE “SALARES”. CONEXÃO FERROVIARIA ATLANTICO-PACIFICO PROCURAMOS UNIR AS REDES FERROVIARIAS DO ATLANTICO E PACIFICO, EVITANDO A DESTRUIÇÃO DAS EXISTENTES, E LOGO PROPICIANDO A CONSTRUÇÃO DOS TRECHOS RESTANTES. CONEXõES AEREAS DIRETAS PARA ISSO CONSTRUIMOS UM AEROPORTE INTERNACIONAL, APTO A ATENDER O POUSO E DECOLAGEM DE AVIõES DE GRANDE PORTE.

ESTE PROJETO QUE COMEÇOU COM UM SONHO TOMO FORÇA E SENTIDO QUANDO NO MEU PRIMERO MANDATO VIAJANDO AOS ESTADOS UNIDOS A CONVITE DO DEPARTAMENTO DO ESTADO JUNTO A VARIOS PREFEITOS CHILENOS. NESSE MOMENTO COMPRENDI QUE OS ESTADOS UNIDOS CONVERTE-SE NA PRIMEIRA NAÇÃO DA TERRA QUANDO EXERCE O DOMINIO DE AMBOS OCEANOS, ATLANTICO E PACIFICO, E QUE A GIGENTESCA TAREFA POR UNIR MEDIANTE FERROVIAS E RODOVIAS PRIMORDIAIS PARA SEU DESENVOLVIMENTO. PASSAROM-SE 50 ANOS, JUNTO A UM CENTENAR DE PREFEITOS, VEREADORES, PARLAMENTARES, SINDICATOS E SETORES EMPRESSARIAIS, TEMOS DEDICADO TODA UMA VIDA PARA CONCRETIXXX ESTA TAREFA PARA NOSSA AMERICA DO SUL.

ESTES SER OS NAVIOS QUE DOMINARÃO AS TRAVESSIAS TRANSOCEANICAS, DE PORTOS COM PROFUNDIDADE DE 23 METROS IQUIQUE PREPARA-SE PARA RECEBER ESTOS NAVIOS QUE IRAM REDUCIR EM 50% OS CUSTOS DO FLETE MARITIMO; SEJA PELO SEU VOLUMEM DE 18.000 TU, CONTAINERS COM MENOS CUSTO OPERACIONAL, FACILITANDO A CARGA E DESCARGA.

NOSSA LONGA LUTA PARA CONSEGUIR A INTEGRAÇÃO FISICA DO NOSSO CONTINENTE, NÃO ESTAMOS SOZINHOS. MILHARES DE HOMENS E MULHERES COMO VOCES TEM-NOS ACOMPANHADO NESTA LUTA. ELLOS HAN COMPRENDIDO QUE LA UNICA FORMA DE SALIR DE LA POBREZA ELES COMPRENDERAM QUE A ÚNICA MANEIRA DE SAIR DA POBREZA É CONSTRUINDO ESSES CORREDORES REDOVIARIOS, FERROVIARIOS E CONEÇÃO AEREAS, PERMITINDO CHEGAR COM NOSSOS PRODUTOD AOS MERCADOS MUNDIAIS COM BAIXO CUSTO.

NOSSA LUTA PELA INTEGRAR DA AMERICA DO SUL, PENSANDO QUE NOSSOS POVOS DISFRUTEM DOS BENEFICIOS DA INTEGRAÇÃO, ESTE PROJETO NASCEU PENSANDO NO DESENVOLVIMENTO LOCAL. IQUIQUE, VAI SE CONVERTENDO NA ALTERNATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DA TODO O CENTRO DA AMERICA DO SUL.

DOS PORTOS DO SUL DO PERU, TODOS DO CHILE, ARICA, IQUIQUE, TOCOCILLA, MEJILLONES E ANTOFAGASTA; PARA NOSSO IRMÃOS PARAGUAIOS E BOLIVIANOS, PARA O NORTE DA ARGENTINA E URUGUAI, PARA O CENTRO OESTE, CENTRO E SUL DO BRASIL.

ESTAMOS E ESTAREMOS POR CIMA DAS DIFERENÇA E A COMPETIÇÃO QUE AS VEZES GERAM ENTRE NOSSO PAISES, INCLUINDO REGIÃO DENTRO DO MESMO PAIS. PORQUE TEMOS A CERTEZA QUE SOMENTE COM A COOPERAÇÃO , ONDE NOSSOS POVOS FORA DA AMERICA DO SUL, FARA DA AMERICA DO SUL UMA GRANDE POTENCIA.

PORQUE CONTAMOS COM TODOS OS RECURSSOS QUE HOJE SÃO ESCASSOS NO PLANETA, E QUE O MUNDO EM ESPECIAL ASIA E CHINA, COM GRANDE DEMANDA E EM QUANTIDADE CRESCENTE, TEMOS QUE SER CAPAZES DE CONTAR COM OS MELHORES PREÇOS PARA OS NOSSOS PRODUTOS, A TODOS OS CANTOS DO PLANETA. E STE ACESSO A AMBOS OS OCEANOS A TRAVES DESSES CORREDORES BIOCEANICOS, DE RODOVIAS E FERROVIAS, IRAO NOS PERMITIR A REALIZAÇÃO DESTE GRANDE PROJETO. ¡MUITO OBRIGADO! JORGE SORIA QUIROGA PREFEITO ILUSTRE PREFEITURA DE IQUIQUE-CHILE