Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital São Carlos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gerenciamento do Tempo do Projeto
Advertisements

Curso Superior de Engenharia Elétrica
Gerenciamento de Projetos
FACULDADE DOS GUARARAPES
PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
O QUE É PROJETO? Conjunto de informações sistemáticas e racionalmente orientadas que nos permite estimar custos e benefícios de um determinado investimento,
Grupo de Pesquisa e Pós-Graduação Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Professora e Enfermeira : Carla Gomes
PLANEJAMENTO ECONÔMICO
Orçamento na CF/88 Princípios
As reuniões para apreciação de protocolo de pesquisa ocorrem periodicamente na última quarta-feira de cada mês. ELIANE MARQUES DUARTE DE SOUSA.
Gerenciamento da Integração
Gerenciamento de projetos
Caroline Melo e Eduardo Rita
O Projeto de Pesquisa (dissertação ou tese)
Capacitação para o Gestor Setorial SIAD Gestão de Projetos
Implementação de Sistemas
MICROSOFT PROJECT Elaboração do Gráfico de Gantt
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Boas Práticas Clínicas: Protocolo Clínico
CHAMADA UNIVERSAL – MCTI/CNPq N º 14/2012 propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
SEPLAG Projeto Gestão de Viagens
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
Metodologia Científica
METODOLOGIA CIENTÍFICA PARA A ÁREA DE SAÚDE NOÇÕES BÁSICAS
Gestão de Projetos.
ORÇAMENTO Clique para adicionar texto.
Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES N º 18/2012 propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico.
Projeto: Capacitação em GP
Gestão da Inovação Tecnológica
Gestão de Projetos Ms. Karine R. de Souza . 1.
ORÇAMENTO PÚBLICO “É uma lei de iniciativa do poder executivo, aprovada pelo poder legislativo, que estima a receita e fixa a despesa da administração.
Gerenciamento da Integração
SISTEMAS DE PRODUÇÃO PARA GRANDES PROJETOS.
CAMINHO CRÍTICO.
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
Gerenciamento de Projetos
GESTÃO DE PROJETOS Aula 4 1.
GESTÃO DE PROJETOS DE MANUTENÇÃO
Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Análise e Projeto de Sistemas UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA Ciência da Computação 2010/1.
Gerência do tempo do projeto
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
Ministério do Planejamento Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Decreto n.º 8.428, de 2 de abril de 2015 Procedimento de Manifestação de Interesse.
Definindo o Gerenciamento de Projetos
Fase de Concepção Levantamento de Requisitos, Organização de Requisitos, Planejamento dos Ciclos Iterativos.
Para entendermos o processo e as causas que geram os desvios orçamentários em um empreendimento é essencial o conhecimento sobre o gerenciamento e planejamento.
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
Gerenciamento de Prazo Gerenciamento de Prazo Profª. Karina Liotti.
Análise do fluxo de caixa da empresa
Gerenciamento de Custos
UNIDADE 2 PRINCIPAIS ÁREAS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. Wagner Rios.
UNIDADE 2.3 GERENCIAMENTO DO TEMPO DO PROJETO
GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Fase de Concepção (Início, Planejamento)
Como montar e gerenciar o relatório de Fluxo de Caixa
ELABORAÇÃO DO CRONOGRAMA DO PROJETO ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DO PROJETO
COMO GERENCIAR CONTRATOS Desafios da Construção Civil
Aspectos Temporais, Financeiros e Operacionais de Projetos
Guia explicativo – termos de referência Informações do preenchimento de cada lacuna do termo de referência.
WAGE Consult. Eng. Serv. Ltda. WORKSHOP ESCO WORKSHOP EFICIENTIZAÇÃO ENERGÉTICA DE PRÉDIOS PÚBLICOS.
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
IMPLANTAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Oficina de Elaboração de Projetos Sociais
Gerenciamento de Projetos
PROPOSTA DO PROJETO Justificativas do projeto Escopo do projeto
BOLSAS DE ESTUDOS. BOLSAS DE ESTUDOS | 2 CONTEÚDO  Tipos de bolsas  Prazos  Comunicação  Candidatos  Preparação  Relatórios.
Transcrição da apresentação:

Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital São Carlos Como Calcular o Tempo e o Custo do Projeto Máriton Miroslav Queiroz Maia Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital São Carlos

A Conquista da Lua A Travessia do Oceano Atlântico a remo (Amyr Klink) Um bom planejamento

Pesquisa  tempo e dinheiro Financiamento  patrocínio externo  público (agências de fomento)  privado (investidor)  próprio pesquisador Cronograma e Orçamento da Pesquisa Metodologia de Pesquisa Aspectos científicos Aspectos administrativos  Tempo e Custos

Equilíbrio entre Custos, Cronograma e Qualidade O custo, o cronograma (tempo) e a qualidade são as três variáveis principais de um projeto. Mude uma ou mais dessas variáveis e as restantes também mudarão. QUALIDADE CUSTO TEMPO

No projeto de pesquisa você mostrará o que pretende fazer; que diferença a pesquisa trará para a área a qual pertence; como está planejada a execução; quanto tempo levará para a sua execução e quais os investimentos necessários.

De acordo com a Resolução CNS 196/96 o protocolo a ser submetido à revisão ética deverá conter, dentre outros: - a duração total da pesquisa; - o orçamento financeiro detalhado.  Considerações em relação a duração.  Considerações em relação ao orçamento. Do ponto de vista administrativo e ético.

Considerações em relação a duração Relatórios periódicos - anuais, parciais ou finais, em função da duração da pesquisa. Certos estudos têm prazo mínimo para execução – por exemplo, 24 semanas para certos estudos farmacológicos. Estudos de coorte – períodos de tempo relativamente longos. Planejamento da instituição participante. Impacto direto no custo do projeto.

Considerações em relação ao orçamento, do ponto de vista administrativo Nenhum exame ou procedimento pode ser cobrado do paciente. Ressarcimento dos pagamentos em comum acordo entre o patrocinador externo e a instituição. A instituição deve ter o conhecimento das repercussões orçamentárias.

Considerações em relação ao orçamento, do ponto de vista ético O pagamento do pesquisador nunca pode ser de tal monta que o induza a alterar a relação risco/benefício para os sujeitos da pesquisa. Desencorajar que seja baseado exclusivamente no número de voluntários recrutados. Não deve haver pagamento ao sujeito da pesquisa para sua participação. Duplo pagamento pelos procedimentos não pode ocorrer.

Cronograma Distribuição planejada das fases de execução de um projeto. É a previsão do tempo que será gasto na realização do trabalho. As atividades e os períodos dependem da pesquisa e dos critérios determinados pelo autor do trabalho. Divisão dos períodos em dias, semanas, quinzenas, meses, bimestres, trimestres etc... Todo projeto tem um prazo para ser realizado. O cronograma expressa a compatibilização das atividades propostas com o tempo previsto. Permite avaliar continuamente o andamento do projeto.

Cronograma Definir um cronograma que indique o tempo de execução previsto para as diversas fases, bem como os momentos em que estas se interpõem. O cronograma é comumente representado em forma de gráfico e é denominado Diagrama de Gannt. O Diagrama de Gantt consiste de barras horizontais e paralelas que indicam atividades, dispostas em série numa escala de tempo horizontal, ou dispostas umas sobre as outras, indicando concomitância de prazos.

Cronograma

Cronograma O cronograma corresponde a uma estimativa do tempo. Imprevistos podem comprometer os prazos. A experiência do pesquisador e disponibilidade dos recursos ajudam a manter os prazos. Limitações de recursos podem impossibilitar a execução de atividades simultâneas. Algumas atividades são flexíveis em relação ao seu início e término; outras não. As atividades inflexíveis são denominadas críticas. Essas atividades são dispostas primeiramente no cronograma.

Cronograma Projeto Bem Sucedido  Prazos Realistas Para um cronograma realista considerar: Conhecimento detalhado do trabalho que será feito; Sequências de tarefas na ordem correta; Limitações externas; Disponibilidade de recursos.

Cronograma Porque os projetos atrasam? Planejamento insuficiente Plano não realista Escopo do projeto subestimado Incapacidade de acompanhar o progresso Incapacidade de detectar problemas com antecedência Número insuficiente de verificações Complexidade técnica ou administrativa Análise de risco insuficiente ou inexistente Mudanças de prioridades Falta de comprometimento Etc.

Orçamento Relacionar os recursos financeiros a serem utilizados ao longo de todo o projeto. material permanente material de consumo diárias e locomoção serviços de terceiros recursos humanos etc Detalhar os custos por atividades a serem desenvolvidas.

Orçamento Bases realistas Despesas imprevistas Manter a memória de cálculo Ciclos de orçamento de 12 meses

Orçamento MATERIAL PERMANENTE ITEM DESCRIÇÃO QUANT CUSTO UNITÁRIO TOTAL 1 COMPUTADOR 3 1500,00 4.500,00 2 IMPRESSORA 300,00 SCANNER 500,00 4 AR-CONDICIONADO 1000,00 1.000,00 5 ARMÁRIO 250,00 6.800,00

Algumas Dicas Espere o melhor, mas sempre planeje supondo o pior. Para que um projeto evolua tranquilamente, os recursos devem estar disponíveis quando necessários. Verifique no início se um orçamento é suficiente e um cronograma realista foram aprovados. Identifique logo as forças resistentes e trate de superá-las. Peça a alguém experiente para ajudá-lo a identificar razões pelas quais seu projeto pode fracassar. Um plano eficiente mapeia seu projeto do início ao fim, detalhando necessidades, estágios e custos. Seja ambicioso, mas evite comprometer-se com o impossível. -

Obrigado!