Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
Advertisements

NÍVEL DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Oficina: Elaboração de Atividades Pedagógicas com uso do PowerPoint
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Projeto - CEI VILA PRADO
1ª Etapa do Projeto Ao reunirmos a equipe de alunos monitores em Março / 2010, organizamos um vídeo de apresentação. A proposta dos monitores foi responder.
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
LITERATURA ZIRALDO Márcia Marinho.
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
Preparado exclusivamente para: QUERO COMPRAR - A relevância dos meios de informação no processo de compra. PARTE II - DECISORES Outubro/2003.
“Desafios”. “Desafios” Vamos fazer uma “viagem” por meio de algumas imagens interessantes... O porque da mão no bolso... Apresentação...
4º FOCO INSTITUTO AYRTON SENNA 17/09/
Apresentação do projeto – reunião de pais
Dezessete motivos porque você deve ler para uma criança:
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
A BIBLIOTECA DA ESCOLA A BIBLIOTECA MADRE SOUZA A NOSSA BIBLIOTECA FOI FUNDADA NO MESMO ANO QUE O COLÉGIO, POR ISSO TAMBÉM ESTÁ COMPLETANDO 55 ANOS.
Apresentação do projecto – reunião de pais
A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE, O QUE A TV TEM COM ISSO?
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Mobilização da Comunidade Escolar
1 ESCOLA MUNICIPAL PEDRO NAVA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS APRESENTA.
Título da produção digital em questão: JOGOS DE PERGUNTAS E RESPOSTA B) Proposta pedagógica orientadora da produção: construir conceitos matemáticos através.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Questionário/Roteiro
Categoria Ensino Médio O Prêmio O Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o PJC tem história. Foi instituído.
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Atividade 1. Quadrinhos, fotografia, novela... Bata tudo no liquidificador e... 1.Nome da Fotonovela: 2. Leia os quadros abaixo e descreva as características.
PUC Campinas - Prática de Formação- Prof. Dimas Gonçalves
Salas de Matemática.
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
Quem já me conhece um pouco sabe que eu sou um grande amigo do livro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE JOVENS ESTUDANTES DO
Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Crescendo entre ecrãs. Os media na vida de crianças e jovens Cristina Ponte FCSH - Universidade Nova de Lisboa Maria João Malho Instituto de Apoio à Criança.
Data Control – e DATA CONTROL - Instituto de Pesquisa QUESTÕES DE INTERESSE DO JORNAL A GAZETA Pesquisa Realizada pelo DATA CONTROL –
Rodas de leitura, conversando sobre livros
Unidade 3 – Planeamento Estatístico
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Conselhos aos IDOSOS.
Projeto pedagógico anual º e 5º anos do E. F
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
INTERPRETE AS PERGUNTAS PENSE: O QUE ELAS PEDEM PARA VOCÊ RESPONDER?
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
PROJETO Navegando na Leitura
Censo de leitura Escola pública: 35 alunas e 16 alunos. Escola particular: 38 alunas e 23 alunos. Faixa etária: maior parte dos alunos entre 15 e 20 anos.
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Projeto E.E. E.F.M. OLÍVIA SARAIVA MAIA
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Biblioteconomia – Noturno Teoria e Gestão da Informação Usuários da Informação Grupo.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Organizando o trabalho pedagógico
PROFESSORA: MARIA APARECIDA MAIA FABRO
Portfólio - Fevereiro/2013 Acadêmica Bolsista: Suzane Becker Pedagogia.
Trabalho de Usuários da Informação
QUERO SER UMA TELEVISÃO !
Rafael Eduardo Dias Geraldo 2º PPM Tema: Graduandos que leem pouco.
Professor(es) Apresentador(es):
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
111 Para o Evento “Gerações Interativas – crianças e adolescentes diante das telas” Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD.
conhecidos e mais praticados
JORNAL DO ÔNIBUS: ACESSIBILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PELOS USUÁRIOS DO ÔNIBUS CONVENCIONAL E MOVE DE BELO HORIZONTE Professora: Adriana Bogliolo.
A INCLUSÃO SOCIAL DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ATRAVÉS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo S. Vidigal

Objetivo geral Descobrir informações sobre o comportamento informacional dos alunos do 6° ano que possam nortear ações pedagógicas na escola perante as turmas, tanto pela equipe da biblioteca, quanto pelos professores.

Objetivos específicos Descrever o comportamento informacional de alunos do 6° ano de uma escola da RMBH. Ampliar o perfil de comportamento informacional dos alunos. Favorecer o conhecimento do perfil da turma.

Universo 54 estudantes do 6º ano. Amostra

Instrumento de coleta de dados Questionário com 20 questões.

Caro estudante, este questionário tem como objetivo explorar as suas preferências referentes a escolha de diferentes tipos atividades e de textos, tanto para objetivo escolar quanto para lazer. Seja sincero e use letra legível ao responder as questões abaixo. Caso seja necessário, você pode marcar mais de uma opção para uma pergunta. Não é necessário colocar o nome na folha. Questionário 1) Você tem: ( ) 11 anos ( ) 12 anos ( ) 13 ou mais. 2) Qual o seu sexo: ( ) masculino ( ) feminino 3) Você gosta de: ( ) ler ( ) ver televisão ( ) usar a internet ( ) Outros. Quais? ________________________________________ 4) Sobre o hábito de leitura: ( ) Odeio ler ( ) Não gosto de ler ( ) Gosto pouco de ler ( ) Gosto muito de ler ( ) Adoro ler

5) O que você gosta de ler: ( ) livros de literatura infanto juvenil ( ) livro didático ( ) revistas em quadrinhos ( ) revistas ( ) Jornal ( ) Outros. Quais? __________________________________________ ( ) Não gosto de ler. 6)Você lê quanto livros por mês ? ( ) 0 ( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) Mais de 3. 7) Quando a professora indica um livro para leitura, você: ( ) Lê somente o resumo do livro. ( ) Não lê o livro e pede para um colega lhe contar a história. ( ) Lê todo o livro conforme pedido pela professora. 8) Sobre literatura infanto juvenil, você prefere ler: ( ) Histórias de aventura ( ) Histórias de suspense ( ) Contos de fadas ( ) Fábulas (história em que as personagens são animais) ( ) Histórias de amor ( ) Não gosto de ler literatura infanto juvenil

9) Sobre revistas em quadrinhos, você prefere ler: ( ) Turma da Mônica ( ) Marvel ( ) Personagens da Disney ( ) Outras. Quais? ____________________________________________ ( ) Não gosto de ler revistas em quadrinhos. 10) Sobre revistas, você prefere ler: ( ) Época ( ) Caras ( ) Super interessante ( ) Não gosto de ler revistas. 11) Sobre Jornal, você prefere:ler: ( ) Estado de Minas ( ) Super. ( ) Outros. Quais? ____________________________________________ ( ) Não gosto de ler Jornal. 12) Você frequenta alguma biblioteca? ( ) Sim ( ) Não

13) O que você gosta de fazer na biblioteca? ( ) ler ( ) escutar histórias ( ) Outros. Quais? ____________________________________________ 14) Você pega livros emprestados na biblioteca, além dos que a professora pede para ler? ( ) Sim ( ) Não 15) Seus pais leem? ( ) Sim ( ) Não 16) O que seu pai lê ? ( ) Jornal ( ) revista ( ) livros ( ) A Bíblia ( ) Meu pai não lê.

17) O que sua mãe lê? ( ) Jornal ( ) revista ( ) livros ( ) A Bíblia ( ) Outros. Quais? ___________________________________________ ( ) Minha mãe não lê. 18) O que você gosta de ver na televisão? ( ) Desenhos ( ) Filmes ( ) Novelas ( ) Telejornais ( ) Outros. Qual? __________________________ ( ) Não gosto de ver televisão. 19) Na escola, você utiliza a Internet para: ( ) Trabalhos escolares ( ) Facebook ( ) Jogos ( ) Outros. Quais? ____________________________________________ ( ) Não uso a Internet na escola.

20) Em casa, você utiliza a Internet para: ( ) Trabalho escolares ( ) Facebook ( ) Sites de jogos ( ) Outros. Quais? ____________________________________________ ( ) Não uso a Internet em casa. OBRIGADO POR RESPONDER ESTE QUESTIONÁRIO !!!

Preferências de atividades:

Conclusões A partir dos dados coletados, pode-se dizer que: Ler é uma atividade que faz parte da rotina dos estudantes do 6º ano da escola pesquisada. Tanto para meninos e meninas a principal atividade é o uso da Internet. Para os meninos “ver televisão” vem em 2º lugar (“ler” vem em 3º ). Para as meninas “ler” vem em 2º lugar. As “revistas em quadrinhos” são a preferência principal de leitura para os meninos e meninas pesquisados. A “literatura infanto juvenil” vem como a 2ª preferência para meninos e meninas. A atividade preferida de meninos e meninas, na biblioteca, é “escutar histórias.” Meninos e meninas fazem empréstimos de livros não solicitados pela professora. O que mostra a existência da leitura como prática de lazer.

Questionamentos a serem investigados na etapa qualitativa Com que finalidade e quais os sites que meninos e meninas acessam na internet? A prática de frequentarem a biblioteca da escola, despertou neles o desejo de visitarem outras bibliotecas?