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Unidade 3 – Planeamento Estatístico

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Apresentação em tema: "Unidade 3 – Planeamento Estatístico"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 3 – Planeamento Estatístico
Escola Básica de Santa Catarina Matemática 8ºano Unidade 3 – Planeamento Estatístico Ano Letivo 2011/2012

2 Frequência absoluta e frequência relativa

3 O 1º quartil, Q1, é a mediana do subconjunto constituído pelos dados menores da mediana.
O 3º quartil, Q3, é a mediana do subconjunto constituído pelos dados maiores da mediana. Medidas de dispersão

4 Dados e variáveis Dados quantitativos
Os dados estatísticos podem ser: qualitativos – os valores não se podem exprimir por números (são palavras); quantitativos – os valores exprimem-se por números. Dados quantitativos Discretos Contínuos Exprimem-se por números inteiros não negativos. Exprimem-se por números inteiros e decimais. Exemplos: número de irmãos, número de golos, … Exemplos: altura, peso, temperatura, área, …

5 População e amostra População é um conjunto de indivíduos (não necessariamente pessoas) que apresentam uma ou mais características em comum, que se pretendem analisar. Amostra é uma parte da população que se observa com o objetivo de tirar conclusões para a população de onde foi retirada. Para elaborar uma investigação estatística devemos ter em conta 4 fases: 1ª fase – Definir o problema e formular as questões a investigar; 2ª fase – Planificar e realizar a recolha de dados; 3ª fase – Organizar e representar os dados; 4ª fase – Interpretar os dados e formular conclusões.

6 Proposta de Trabalho “Os hábitos de leitura dos alunos do 8ºano”
A proposta de trabalho para os alunos do 8ºB é realizar um trabalho sobre: “Os hábitos de leitura dos alunos do 8ºano” 1ª fase – Definir o problema e formular as questões a investigar Devem começar por formular questões: . Os alunos do 8ºano gostam ou não de ler? . Qual o tipo de leitura favorita? . Qual a frequência com que os alunos da escola leem? . Há diferenças, em relação aos hábitos de leitura das raparigas e dos rapazes?

7 2ª fase – Planificar e realizar a recolha de dados
A informação pode ser obtida a partir de observações, experimentações, questionários e pesquisas na internet. As questões devem fornecer dados de natureza qualitativa mas também quantitativa (discreta ou contínua). Deve ser identificada a população ou amostra. Uma proposta de questionário é a seguinte:

8 3ª fase – Organizar e representar os dados
A professora propõe que a turma se divida em 5 grupos de quatro alunos. São necessárias 10 perguntas para que cada grupo trabalhe 2 questões. 3ª fase – Organizar e representar os dados Após a recolha de dados, devem efetuar as contagens e construírem, para cada uma das questões (variáveis), uma tabela de frequências absolutas e relativas e um gráfico. 4ª fase – Interpretar os dados e formular conclusões A partir das tabelas e dos gráficos construídos, e tendo em atenção as medidas estatísticas calculadas (média, moda e mediana), devem tirar algumas conclusões e responder às questões que tinham colocado inicialmente. Para isso devem elaborar um relatório e entregar à professora.

9 O Relatório deve ser constituído por:
. Introdução com os objetivos do estudo e a descrição de como o trabalho foi organizado; . Metodologia indicando qual a população, como foi escolhida a amostra e apresentado o questionário realizado; . Apresentação de resultados, da qual fazem parte as tabelas, os gráficos e as medidas estatísticas calculadas; . Interpretação dos resultados e conclusões.


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