Exercícios.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Revisão de Aritmética.
Advertisements

CONTAGEM Princípios Básicos Permutações Arranjos Combinações.
ANÁLISE COMBINATÓRIA EXERCÍCIOS PROPORSTOS PROF. ALISSONFERREIRA.
Segundo encontro do terceiro ciclo
Fundamentos de Aritmética
Aritmética dos restos e divisibilidade.
RODOLFO SOARES TEIXEIRA OBMEP NA ESCOLA
Primeiro encontro do segundo ciclo
Geometria Aula 3, ciclo 1.
MMC e MDC.
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA “OBMEP NA ESCOLA”
Contagem Aula 2, ciclo 5.
Contagem – Permutações e Combinações
Segundo encontro do segundo ciclo
Podemos fazer 120 paisagens diferentes.
Contagem Aula 2, ciclo 3.
PROBLEMA 01: De quantas maneiras diferentes cinco pessoas podem fazer uma fila para entrar no ônibus? Para resolver esse problema, escolhemos a pessoa.
Segundo encontro do quinto ciclo
Contagem Aula 2, ciclo 4.
Fatorial de um número natural
Fundamentos de Aritmética
Fundamentos de Contagem
Terceiro encontro do quinto ciclo
Segundo encontro do sexto ciclo
Sistemas de Controle III N8SC3
Princípio Multiplicativo
Exercícios.
Contagem: Princípios multiplicativo e aditivo.
Contagem Aula 2, ciclo 1.
Ciclo 5 Aula 2: Contagem Conteúdo:
Áreas e perímetros de polígonos
Divisão Euclidiana Aula 1, ciclo 4.
Contagem Aula 2, ciclo 4.
Contagem – Probabilidade
Critérios de divisibilidade
O número de divisores naturais de um número natural é igual ao produto dos expoentes dos seus fatores primos aumentado, cada expoente, do número.
Critérios de divisibilidade
Fundamentos de Aritmética
Combinações simples • Escolher • Conjuntos.
PARIDADE Dizemos que dois números inteiros têm mesma paridade, quando são ambos pares ou ambos ímpares.
RELAÇÃO ENTRE OS LADOS Em todo triângulo, a medida de qualquer lado é menor que a soma das medidas dos outros dois lados e maior que a diferença entre.
Exercícios.
Exercícios.
“PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA” 11º PIC
Professor: Sérgio.
Números racionais 2,34.
Sistemas de Controle III N8SC3
Terceiro Ciclo Aritmética.
Análise combinatória Profª Juliana Schivani
Contagem Aula 2, ciclo 1.
Simplificação ou redução de frações
Introdução à análise combinatória
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 08
Agrupamentos ordenados e não-ordenados
Professor : Neilton Satel
Cálculo de Sub redes.
Unidade 1: Analise Combinatória 1.1 Conjunto e operações sobre conjunto 1.2 Factorial 1.3 Princípio fundamental da contagem ( princípio multiplicativo)
Estatística Básica AULA Nº. 1 Medidas de Centralização Profº Fábio Tozo.
O que você deve saber sobre
Combinação simples.
ANÁLISE COMBINATÓRIA PERMUTAÇÃO SIMPLES.
Aula 15 – MAT. IV Análise combinatória P. F. C
ANÁLISE COMBINATÓRIA REGRA DE CONTAGEM.
O que você deve saber sobre
Princípio Fundamental da Contagem
Números racionais - Dízimas periódicas
Análise Combinatória Prof. Carla S. M. Battaglioli
Princípios de Contagem Analise combinatória
Princípio Fundamental da Contagem (PFC)
Razões e proporções Professor João Gilberto. Razões e proporções 1) O conceito de razão A razão entre dois números a e b é o quociente entre eles, o seja,
Transcrição da apresentação:

Exercícios

Questão 3 donível2 do banco de questões da OBMEP 2013. Os funcionários do hospital Um hospital tem os seguintes funcionários: Sara Dores da Costa: reumatologista Iná Lemos: pneumologista Ester Elisa: enfermeira Ema Thomas: traumatologista Ana Lisa: psicanalista Inácio Filho: obstetra a) De quantas maneiras os funcionários podem fazer uma fila? b) De quantas maneiras os mesmos funcionários podem sentar numa mesa redonda? Lembre-se que, numa mesa redonda, se todos se mudam para a cadeira da esquerda, a mesa continua igual! c) E de quantas maneiras os funcionários podem compor uma comissão formada por presidente, vice-presidente e suplente?

Solução: Para ser o primeiro da fila, podemos escolher qualquer um dos seis funcionários. Logo, há 6 possibilidades. Escolhido o primeiro da fila, restam cinco funcionários a serem escolhidos para ser o segundo da fila (porque um já foi escolhido). Para o terceiro lugar termos 4 possibilidades, e assim por diante. Logo, há 6 × 5 × 4 × 3 × 2 × 1 = 720 maneiras distintas de organizar a fila. Numa mesa redonda, só importa a posição relativa, como foi dito no enunciado. Se movermos cada funcionário para a cadeira à sua esquerda, a mesa continua igual. Quantas vezes podemos fazer isso? De 6, já que são seis funcionários. Se numerarmos as cadeiras, teríamos a mesma resposta do item anterior, 720. Como podemos girar as pessoas para a cadeira ao lado 6 vezes, concluímos que o número de maneiras de colocar os funcionários na mesa é 720/6 = 120. Podemos escolher o presidente de 6 maneiras, já que são 6 funcionários. Para cada uma dessas escolhas, teremos 5 possibilidades para escolher o vice. E para uma dessas, 4 para o suplente. Logo, são 6 × 5 × 4 = 120 maneiras de escolher a comissão

II) Questão 11 do nível 2 do Banco de Questões da OBMEP de 2014 Em uma sala de aula há uma turma de dez alunos. Precisa-se escolher uma comissão de três alunos para representar esta turma, sendo a comissão composta por: um porta-voz; um diretor de artes; um assessor técnico. Nenhum aluno pode acumular cargos. a) De quantas maneiras esta comissão pode ser formada? b) Quantas comissões diferentes podem ser formadas com os alunos Leandro, Renato e Marcelo? c) Considere agora comissões sem cargos específicos. Use os itens a) e b) anteriores para descobrir quantas comissões sem cargos específicos podem ser formadas.

Solução Para escolher o porta-voz, temos 10 possibilidades, já que são dez alunos. Escolhido o porta-voz, temos agora 9 possibilidades para escolher o aluno que será o diretor de artes. Finalmente, para escolher o assessor técnico, restam 8 possibilidades. Logo, temos 10 × 9 × 8 = 720 maneiras diferentes para escolher a comissão pedida. Podemos listar todas as comissões que têm os três alunos Marcelo, Leandro e Renato. Estas são: Porta-voz Diretor de Artes Assessor Técnico Marcelo Renato Leandro Marcelo Leandro Renato Renato Leandro Marcelo Renato Marcelo Leandro Leandro Marcelo Renato Leandro Renato Marcelo Logo, temos seis comissões possíveis. Outra maneira de obter o mesmo resultado seria: para escolher o porta-voz, temos 3 possibilidades dentre Marcelo, Renato e Leandro. Escolhido o porta-voz, restam duas possibilidades para escolher o diretor de artes. E escolhidos os dois cargos anteriores, só resta uma possibilidade para escolher o último cargo. Logo, temos 3 × 2 × 1 = 6 maneiras diferentes para escolher uma comissão que tenha os alunos Marcelo, Leandro e Renato.

c) Agora não há mais cargos c) Agora não há mais cargos. Logo, as comissões listadas no item b) são todas iguais (representam a mesma comissão formada por Marcelo, Renato e Leandro). Para contar quantas são as comissões sem cargo, vamos agrupar as comissões com cargos (porta-voz, diretor de artes e assessor técnico) em grupos de seis comissões que tenham os mesmos três alunos. Como são 720 comissões com cargo, e são grupos de 6 com as mesmas pessoas, obtemos 720 /6 = 120 maneiras diferentes de compor uma comissão sem cargos. III) Problema 2 da videoaula: Exercícios sobre o Princípio Fundamental da Contagem – Parte 1 Um construtor dispõe de quatro cores (verde, amarelo, cinza e bege) para pintar 5 casas dispostas lado a lado. Ele deseja que cada casa seja pintada com apenas uma cor e que duas casas consecutivas não possuam a mesma cor. Por exemplo, 2 possibilidades diferentes de pinturas estão indicadas abaixo: Possibilidade 1: Verde, Amarelo, Bege , Verde, Cinza Possibilidade 2: Verde, Cinza, Verde, Bege, Cinza Quantas são as combinações possíveis?

Solução: Verificar quantas são as possibilidades para cada casa: Casa 1= 4 possibilidades Casa 2= 3 possibilidades Casa 3= 3 possibilidades Casa 4= 3 possibilidades Casa 5= 3 possibilidades Temos : 4.3.3.3.3= 4.3^4= 324 Possibilidades IV) Exercício 4 as apostila 2 do PIC “Métodos de Contagem e Probabilidade” João e Isabel lançam, cada um, um dado. Quantas são as possíveis combinações de resultado? b) Quantas são as possíveis somas que eles podem obter?

Solução: a) Cada um dos dois jogadores pode obter qualquer dos números de 1 a 6. Logo, o número de possíveis combinações de resultados é 6 × 6 = 36. b) A soma pode ser qualquer número inteiro de 1+1 = 2 até 6 + 6 = 12. Há, portanto, 11 somas possíveis. V) Exercício 8 as apostila 2 do PIC “Métodos de Contagem e Probabilidade” Quantos são os gabaritos possíveis de um teste de 10 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas por questão? Em quantos destes gabaritos a letra A aparece exatamente uma vez? Em quantos a letra A não aparece?

Solução: Há 5^10gabaritos possíveis. Para ter a letra A aparecendo exatamente uma vez, devemos escolher a questão em que ela aparece (10 possibilidades) e, a seguir, escolher a alternativa das demais (4 para cada, para um total de 4^9). Logo, o número total de possibilidades é 10 × 4^9. Se a letra A não aparece, temos somente 4 possibilidades de escolha para cada questão, para um total de 4^10 possibilidades.