Avaliação do estado trófico para o Rio Sapucaí-Guaçu

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudo da relação concentração de cloretos versus condutividade e avaliação da sensibilidade do método de Mohr para soluções diluídas Autores: Andréa Oliveira.
Advertisements

Resultado Traçado da bacia do Ribeirão dos Marins Resumo dos resultados do cálculo da disponibilidade hídrica superficial natural na bacia Conclusão As.
Metodologia da Pesquisa Científica Prof. Dr. Gilberto Câmara Aluna: Vivian Fróes Renó ESTUDO DA COMPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DA PLANÍCIE AMAZÔNICA POR MEIO DE.
Desenvolvimento de um calçado Baropodométrico Introdução Objetivo Materiais e Métodos Laura Cunha de Souza 1 ; Thiago de Campos Silva 2 ; Maurício Costa.
ANÁLISE DA DISSECAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO MOEDA, TRÊS LAGOAS/MS AUTORES: WESLEN MANARI GOMES MESTRANDO EM GEOGRAFIA,
Conservação de água em escola pública do Recife (PE): avaliações e percepções Luiz Gustavo Costa Ferreira Nunes Anna Elis Paz Soares Simone Rosa da Silva.
Avaliação do Concreto Leve Estrutural com Adição de EPS Reciclado Beatriz Correa Xavier Fabrício Bassani André Soares Mendes.
APLICAÇÃO DA TEORIA FUZZY EM SISTEMAS HIDRODINÂMICOS PARA ESTUDAR O COMPORTAMENTO DE CONCENTRAÇÃO DE POLUENTES EM RIOS NATURAIS AUTORES Patrícia Freire.
Rosana Santos OLIVEIRA 1 ; Sandro Sampaio ALBUQUERQUE 1 ; Thiago Augusto de Sousa CASTRO 2 1. Alunos do curso de Geografia da faculdade Castelo Branco,
Fig.1. Pontos de amostragem no bioma Pampa
CONCLUSÃO E CONSIDERAÇÕES
Novo PROCON Água 27 de abril de 2017.
X II Fórum Ambiental da Alta Paulista Estância Turística de Tupã, 2016
DETERMINAÇÃO DE ECORREGIÕES MARINHAS NA MARGEM CONTINENTAL BRASILEIRA
Espaço resevado para logo da Instituição/Universidade
CONFRONTAMENTO DE ESTUDOS ACADÊMICOS VERSUS NORMAS E DELIBERAÇÔES COMO FERRAMENTA DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS: ESTUDO DE CASO DO CÓRREGO DO JACÚ, ASSIS-SP.
Felipe de Souza Nogueira Tagliarini
Felipe de Souza Nogueira Tagliarini Aline Kuramoto Gonçalves
Autor1; Autor2 ; Autor3 ; Autor4
Equação da tendência da anomalia Equação da tendência da anomalia
TÍTULO: Subtítulo RESUMO 1. INTRODUÇÃO 4. CONCLUSÃO
XLIII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2014
TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS
A relação entre precipitação e qualidade da água na bacia do manancial do alto curso do rio Santo Anastácio Autor(es): Hermes Maurício Nunes; Antônio.
Construção de amostrador passivo de baixo custo para determinação de dióxido de nitrogênio. Pedro Augusto de França Souza (IC), Karen Cristina Almeida.
Autor 1 ; Autor 2; Autor 3; Autor 4 ; Autor 5 e Autor 6;
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA
TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
Yazigi Solis, M. ¹; Agapito, F. F. ¹; Diwan, D. ¹; Gouveia, A. G. C
I SEMINÁRIO DE DRENAGEM URBANA DO MERCOSUL V SEMINÁRIO NACIONAL DE DRENAGEM URBANA Porto Alegre, julho de “ Análise do Coeficiente de Deflúvio em.
AGUAMOD – Janeiro 2017 BULLETIN N°1 ANÚNCIOS CONTACT
SELEÇÃO DE MDE PARA DELIMITAÇÃO AUTOMÁTICA DE BACIA HIDROGRÁFICA: ESTUDO DE CASO: BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PERDIDO NO MUNCÍPIO DE JUÍNA/MT.  COSTA Angélica.
Autor1; Autor2 ; Autor3 ; Autor4
Classificação e enquadramento das águas
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Aula: Impactos Antrópicos e Eutrofização
Cálculo dos Indicadores referentes ao ano de 2011
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Mapas de Suscetibilidade a Inundação para o Município de Iguape - SP
Resultados e discussão
AVALIAÇÃO DA PERFORMANCE DE UM PROJETO DE MONTAGEM ELETROMECÂNICA UTILIZANDO A TÉCNICA DE ANÁLISE DO VALOR AGREGADO (INDICADORES SPI E CPI) Aluno: Isabela.
Secretaria de Gestão e Desenvolvimento Institucional
um estudo de caso no distrito de Porto Trombetas - PA
RESULTADOS DISCUSSÃO/CONCLUSÃO
 USE OS QUADRADOS AMARELOS COMO GUIAS PARA O ESPAÇAMENTO DAS MARGENS E DOS TEXTOS ENTRE COLUNAS. DEPOIS APAGUE-OS ANTES DE ENTREGAR O ARQUIVO VALIDAÇÃO.
SER300: Introdução ao Geoprocessamento
Arial, Tamanho 56 (Título do Trabalho)
TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO RESULTADOS E DISCUSSÃO
Espaço reservado para logo da Instituição/Universidade
Sérgio Luís de Carvalho & Letícia de Oliveira Manoel
TÍTULO ( Fonte: Arial; Tamanho: 44) RESULTADOS E DISCUSSÃO
Nome do trabalho científico, do projeto, ou da iniciativa
Nome do trabalho científico, do projeto, ou da iniciativa
TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS
TÍTULO ILUSTRAÇÕES, GRÁFICOS, FOTOGRAFIAS, ETC. 1. INTRODUÇÃO
XII Encontro Nacional de Águas Urbanas Resultados e Discussão
X Encontro Nacional de Águas Urbanas Resultados e Discussão
XIV Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste Resultados e Discussão
Carta da Qualidade Ambiental Urbana: questões técnicas no cruzamento digital das cartas de uso e de cobertura da terra na parte superior da bacia do rio.
3º SIMPÓSIO AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – AVALIES Título do Artigo
TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS
IV FEIRA DE TRABALHOS DE
 USE OS QUADRADOS AMARELOS COMO GUIAS PARA O ESPAÇAMENTO DAS MARGENS E DOS TEXTOS ENTRE COLUNAS. DEPOIS APAGUE-OS ANTES DE ENTREGAR O ARQUIVO VALIDAÇÃO.
Letícia de Oliveira Manoel & Sérgio Luís de Carvalho
Universidade Federal do Tocantins Curso: Ciências Biológicas Disciplina: Ecologia de populações Aluno: Porto Nacional TO.
DETERMINAÇÃO DE PERDAS DE ÁGUA POR SUBMEDIÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DO ÍNDICE DE DESEMPENHO DA MICROMEDIÇÃO (IDM)
Simpósio em Agricultura de Precisão e Mecanização
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS
TAMANHO MÁXIMO DO PÔSTER: 80 cm (largura) x 110 cm (altura).
Transcrição da apresentação:

Avaliação do estado trófico para o Rio Sapucaí-Guaçu XII FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA Estância Turística de Tupã, 2016 18 a 21 de Julho de 2016, Tupã - SP Avaliação do estado trófico para o Rio Sapucaí-Guaçu Maria Patrícia Sales Castro Ticiana Fontoura Vidal Raimundo Oliveira de Souza

OBJETIVO Avaliar a variação temporal das características tróficas do rio Sapucaí-Guaçu, no estado de São Paulo, e classificar por meio da determinação do Índice do Estado Trófico proposto por Toledo Jr. (IETT ) e Lamparelli (IETL ) com os dados de qualidade de água entre os anos de 2012 a 2014 XII FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA Estância Turística de Tupã, 2016 18 a 21 de Julho de 2016, Tupã - SP

METODOLOGIA Delimitação da área de estudo: Microbacia hidrográfica do rio Sapucaí-Guaçu Obtenção de dados CETESB

METODOLOGIA A partir dos resultados obtidos, foram calculados os valores médios mensais de concentração de fósforo total (Ptotal ) e o índice de estado trófico (IET) modificado por Toledo (1990) e o IET proposto por Lamparelli (2004) e classificados de acordo com as tabelas

PRINCIPAIS RESULTADOS Resultados de Máxima, Mínima e Desvio-Padrão das concentrações de Fósforo Total (PT) e seus respectivos Índices do Estado Trófico (IET) obtidos para o Rio Sapucaí-Guaçu durante os anos 2012- 2014

PRINCIPAIS RESULTADOS

PRINCIPAIS RESULTADOS

PRINCIPAIS CONCLUSÕES Os valores do Índice de Estado Trófico (IET), para os pontos avaliados no Rio Sapucaí-Guaçu, foram indicativos de estado de eutrofização, com tendência à hipereutrofização. As maiores concentrações de fósforo nas águas estão associadas à carga de efluentes domésticos, já que o ponto do rio avaliado está localizado em área urbana; As concentrações de fósforo encontradas nas amostragens foram superiores ao limite estabelecido na Resolução CONAMA n°357 de 2005, para os cursos de águas doces classe 2;

PRINCIPAIS CONCLUSÕES Não foi possível diferenciar tendências de variação nos IETs em função das estações do ano; A utilização do IET constitui metodologia de avaliação da qualidade de corpos de água bastante prática, facilitando a interpretação e divulgação dos resultados obtidos e, quando aplicado a corpos aquáticos de uma mesma região, permite a rápida avaliação comparativa do estado trófico dos mesmo; O Índice de Estado Trófico modificado por Toledo Jr. mostrou-se mais conservador do que o Índice proposto por Lamparelli.

AGRADECIMENTOS