A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão (LABSIG). Área de conhecimento: Sistemas de Informação ( ) Antônio Manoel de Oliveira Filho 1 - Ana Luisa Mülbert 2– 1,2 UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação, Campus Virtual. Introdução Neste trabalho apresenta-se o desenho e a avaliação do Laboratório de Aprendizagem em Sistemas Integrados de Gestão (LABSIG) utilizado como ambiente de aprendizagem na Unisul Virtual. O LABSIG corresponde a um conjunto de recursos tecnológicos (um Ambiente Virtual de Aprendizagem e um Sistema ERP) aliados a recursos didáticos e instrucionais (textos, videos, webconferências, entre outros), que, quando articulados entre si propiciam a experimentação prática no gerenciamento de sistemas de informação. Objetivos Avaliar o ambiente de aprendizagem LABSIG na perspectiva dos estudantes. Metodologia A partir de um laboratório virtual já existente e com sua infraestrutura previamente implementada, realizou-se avaliação da experiência pelos estudantes, com coleta de dados por questionário online. Obteve-se 30 respondentes no semestre , mais 30 em e 24 em Resultados As figuras 1,2 e 3 apresentam alguns dos resultados da avaliação do LABSIG pelos estudantes. Figura 1: Avaliação dos estudantes sobre a importância do LABSIG para sua formação. Figura 2: Respostas à pergunta: A disciplina exigiu de você maior dedicação do que a maioria das outras disciplinas que já cursou a distância? Figura 3: Resposta à pergunta: A unidade de aprendizagem proporcionou melhor compreensão das características dos sistemas integrados de gestão à partir do uso de uma ferramenta real? Conclusões Observa-se que o desenho adotado para o LABSIG foi capaz de promover a aprendizagem e o laboratório foi considerado pelos estudantes como um recurso importante. Verifica-se também que a prática laboratorial na aprendizagem de sistemas de informação é viável quando realizada na EAD. Contudo, para uma parcela dos estudantes o uso do laboratório virtual pode exigir um pouco mais de esforço quando comparado com unidades de aprendizagem que não usam esse tipo de recurso. Apoio Financeiro: Programa Unisul de Iniciação Científica (PUIC)


Carregar ppt "Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google