Resolução De Problemas Em Informática

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Transcrição da apresentação:

Resolução De Problemas Em Informática ALGORITMIA Resolução De Problemas Em Informática

Fases de desenvolvimento de um programa 1. Analisar o problema Conhecer o bem o problema Descrever o problema: subdividir, detalhar 2. Resolver o problema passo a passo, verificar se não há ambiguidade na solução apresentada, ou seja, escrever o algoritmo. 3. Implementar a solução numa linguagem de programação

Exemplo Problema Algoritmo Programa Program converte Var Dolar, Euro:real; Begin Dolar:=0,83 Euro:=2*Dolar Writeln(’Possuo’, Euro) End. Tenho 2$. Qual é o equivalente em € Algoritmo converte Variáveis Dolar; Euro Início Dolar=0,83 Euro= 2 x Dolar Escrever(“Tenho”, Euro) Fim

Variáveis As variáveis permitem-nos guardar e transportar informação de uma parte para outra do programa. É necessário ter em conta que as variáveis devem estar de acordo com o tipo de dados que vão transportar/armazenar. Atente à seguinte analogia: Um trabalhador necessita de transportar/guardar, cimento e água, para isso dispõe de um saco de papel e de um balde de plástico. Agora o trabalhador deve decidir em que recipientes deve colocar a água e o cimento. Condições: Balde de plástico – Pode transportar água e cimento. Saco de papel – pode transportar cimento, mas não pode transportar água. Então A melhor opção será transportar o cimento no saco de papel e a água no balde de plástico. O mesmo acontece com os dados, as variáveis devem ser escolhidas em função do tipo de dados que vão armazenar/transportar. Para evitar erros nunca use caracteres especiais numa variável e nunca comesse uma variável por número

Tipos de Dados O Pascal exige que no momento que formos trabalhar com variáveis, indiquemos o tipo de informação que uma variável pode conter, isto é, se uma dada posição de memória armazenará um número ou uma letra etc. Na linguagem Pascal estão pré-definidos. Algoritmo Pascal Descrição a) Inteiro a) INTEGER: Representa números entre -32768 até +32767. ocupa 2 bytes na memória. b) Real b) REAL: Representa os números entre 2.9 x 10 -39 até 1.7 x 1038 . Ocupa 6 bytes na memória. e) Caracter e) CHAR: Representa um dos caracteres, da tabela ASCII. Ocupa 1 byte na memória. d) Cadeia f) STRING: Conjunto de caracteres ( CHAR ). Ocupa de 1 a 255 bytes na memória. g) Lógica g) BOOLEAN: Valor lógico. Assuma somente dois valores: TRUE(Verdade) ou FALSE(Falso). ocupa 1 byte na memória.

Exercícios Escreva um algoritmo que some dois números