UMTS A Perspectiva da TMN

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conectividade.
Advertisements

GEDM, ESTAL, 12/11/2004 Gestão Estratégica de Design Multimédia Gestão Estratégica de Design Multimédia Aula 04, 12/11/2004 > Multimédia: conceitos fundamentais.
UM METRO PARA TODOS Infometro / Navmetro Sistemas de promoção da mobilidade e acessibilidade ao sistema de Metropolitano Ligeiro da Área Metropolitana.
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
INFOVIA - Brasília Objetivo:
Objectivos Objectivos Enquadramento legal Segurança no Projecto
Vídeo na Vodafone live! Vídeo MMS TV em directo e Clips de vídeo
DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
AGENDA 7 1.A Empresa e a sua história 2.Contexto do mercado de Telecomunicações e Entretenimento em Portugal 3.Oferta de produtos e serviços ZON 4.Novos.
2 Período de realização Julho de 2007 a Julho de 2008 Entidades envolvidas Universidade de Aveiro – Dep. de Comunicação e Arte Inova-Ria – empresa associada:
© 2005, it - instituto de telecomunicações. Todos os direitos reservados. LOcalização de PESsoas em Ambientes Interiores 1º Workshop TELESAL 23 de Novembro.
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
LOGÍSTICA Operador Logístico.
CTBC Companhia de Telecomunicações do Brasil Central Audiência Pública
PLC 116/10 Convergência Tecnológica Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) Senado Federal 01/12/10 Cesar Rômulo Silveira Neto Secretário Geral SindiTelebras.
Introdução à Programação Fundamentos da Computação Prof. Filipo Studzinski Perotto 2009.
Produtos: Bens e Serviços
Gerenciamento de projetos
Aleksandra Maria N. Jilochkin Daniella Sironi. Histórico n Surgiu em agosto de n Possui 70 funcionários em Luxemburgo, Londres e Tallinn ( capital.
Estágio Supervisionado
Capítulo 8 Comércio móvel
Mobilidade na Internet
Educação para a Cidadania. Áreas Temáticas InicialInicial > Áreas TemáticasÁreas Temáticas eas Temáticas.
SNV Moçambique.
Dispensa de medicamentos ao domicílio e via Internet
Tecnologia da Informação
Jogo Programação da Produção
Telemóveis de 3ª Geração
O Sector das Comunicações Pedro Duarte Neves Preparado para as comemorações oficiais do Dia Mundial das Telecomunicações Fundação Portuguesa das Comunicações.
A Internet em Movimento
EPOCH - TELECOMSOLUTIONS, Lda. Entidade Certificadora
Evolução da Sociedade de Informação em Portugal
VI Fórum Telecom e Media Diário Económico Sheraton Lisboa Hotel e SPA José Ferrari Careto
Serviços de telefonia celular
IP SAT O objetivo deste material é capacitar a força de vendas para o entendimento adequado dos conceitos e benefícios do Serviço Business IP Sat.
GPRS leandro P.Santos.
UMTS Comunicações móveis da 3ª geração © Alfredo Pinho, Abril 2003.
Organização Industrial
2EE117 Economia e Política da Regulação Os Aspectos Financeiros da Regulação Económica Hélder Valente 1.
1 Estado actual de progresso do projecto PT-Comunicações PT-Comunicações / Porto 27 de Julho de Estágio escolar no âmbito do ICR Estagiários :
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos
Posto de Abastecimento Seguro
AMMB Associação de Marketing Móvel do Brasil
História e Evolução das Redes Móveis em Portugal
PROF. PAULO ANDRÉ ZAPPAROLI
O título deve ser curto e objetivo
Resolução Anatel litoral e interior de São Paulo.
Módulo: Gerenciamento de Incidentes e
O negócio precisa nascer (já) bem posicionado
Seminário APCER “Gestão de Valor: Criação de Valor para as partes interessadas” Lisboa, 29 de Junho de 2004 Direcção Qualidade e Segurança José Araújo.
1 Desenvolvimento de Software na ENT Joaquim Jorge F. Nunes.
Regulação no Mercado de Banda Larga em 2005 ICP-ANACOM.
Trabalho elaborado por : Vera Antunes Cátia Soraia
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Apresentação Comercial
INOVAÇÃO NOS PRODUTOS, PROCESSOS E ORGANIZAÇÕES
Fonte: StatCounter Fonte: eMarketer Maio 2013 Fonte: IBOPE Media.
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
/09/131 Tecnologia, custos, benefícios e serviços associados ao VoIP Agenda –LusoSis – Soluções Informáticas, Ld.ª –Adopção.
Gestão de Redes e Sistemas Distribuídos Enquadramento e Estruturação da Gestão 2004/2005 Teresa Vazão IST/INESC Contactos:IST/Tagus-Park
O telemóvel e as suas redes
Aula II – Redes sem fio.
Tabela de Publicidade Índice do documento Apresentação Áreas de publicidade nas páginas / Slots Zona nº1 – Mid-banner de topo Zona.
Audiência Pública Relacionamento com provedores e o futuro Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática Câmara dos Deputados 11 de julho.
Apresentação Comercial Gateways SIP/GSM. Seus custos com telefonia celular estão altos? A TeiQ Solution pode ajudar para solucionar este problema!
2010. Apresentação Dataregis Empresa de capital nacional 25 anos de experiência Destaque em inovação tecnológica e qualidade (ISO 9001) Fabricante de.
RJ-GSM CONFIDENCIAL Alberto Blanco – Diretor de Marketing Rio de Janeiro, 2 de Julho de 2004 Convergência – Perspectivas e realidade Iniciativas.
Campanha de Colaboradores 08 Universidade do Porto Mod.A/0094.
Transcrição da apresentação:

UMTS A Perspectiva da TMN Luis Ribeiro Administrador da TMN Conferência de Banda Larga – Estoril 4-5 Fev04

SITUAÇÃO ACTUAL DO UMTS SUMÁRIO UMTS E BANDA LARGA O MERCADO E OS SERVIÇOS SITUAÇÃO ACTUAL DO UMTS Conferência de Banda Larga – Estoril 4-5 Fev04

A PERSPECTIVA DA TMN SOBRE O UMTS A necessidade de existir uma oferta de B-L em todo o território nacional é um factor básico para a preparação do nosso país para a Sociedade de Informação. Neste contexto, a TMN considera o UMTS como um meio de alargar o leque da oferta de B-L do Grupo PT na seguinte perspectiva ... Rede móvel de cobertura nacional alternativa às rede fixa e rede de cabo, nomeadamente em locais onde o investimento em wireless seja a melhor alternativa Susceptível de conferir mobilidade plena aos acessos de BL Conferência de Banda Larga – Estoril 4-5 Fev04

A TMN PERSPECTIVA O UMTS COMO ... Democratização do acesso aos serviços de B-L nomeadamente no que se refere às utilizações pessoais dado ser provavelmente o telemóvel o meio de acesso à B-L mais amistoso e, em muitas situações, o mais conveniente Conferência de Banda Larga – Estoril 4-5 Fev04

Adição de uma nova dimensão à B-L, o enquadramento pleno só os operadores móveis é que poderão fornecer serviços e conteúdos plenamente enquadrados, isto é, associados à mobilidade e à localização (em qualquer momento,em qualquer lugar) Conferência de Banda Larga – Estoril 4-5 Fev04

RAZÃO DOS SUCESSIVOS ATRASOS DO UMTS Indisponibilidade de equipamento terminal Diversidade de terminais muito reduzida Inter-operabilidade com os diversos fornecedores UMTS Inter-operabilidade com a rede GSM / GPRS existente Estabilidade de operação do terminal com as redes Conferência de Banda Larga – Estoril 4-5 Fev04

SITUAÇÃO ACTUAL DO UMTS AGENDA UMTS E BANDA LARGA O MERCADO E OS SERVIÇOS SITUAÇÃO ACTUAL DO UMTS Conferência de Banda Larga – Estoril 4-5 Fev04

SERVIÇOS 3G – PERSPECTIVA GERAL Serviços de Comunicações Voz 1-2-1 Serviços Complemen-tares Videofonia Serviços de Mensagens SMS MMS E-Mail IM Serviços & Conteúdos Conteúdos WAP UMTS Conteúdos WAP Premium Alertas SMS/MMS Serviços de Downloads Serviços de Voz Serviços 3ºs (Ligações Directas) 5 Grupos de Serviços Serviços de Conectividade Acesso WAP UMTS P/S Acesso Internet UMTS P/S Acesso Internet UMTS C/S Acessos Seguros/ VPN Escritório Móvel Soluções Empresariais de Parceiros Produtos 3G Produtos 3G Consumo Produtos 3G Empresas Projectos Especiais Portal Cidadão Pop. Nec. Especiais Florestas Saúde Conferência de Banda Larga – Estoril 4-5 Fev04

SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES Serviços Complemen-tares SERVIÇOS 3G SERVIÇOS DE COMUNICAÇÕES Voz 1-2-1 Voz e Serviços Complementares: Voz continuarão a ser a principal fonte de receitas Videofonia: A grande novidade! Surgimento do gravador de chamadas com vídeo Aceitação pelo mercado ainda por comprovar Serviços Complemen-tares Videofonia Conferência de Banda Larga – Estoril 4-5 Fev04

SERVIÇOS 3G SMS: continuará a ser o principal serviço de mensagens SERVIÇOS DE MENSAGENS SMS SMS: continuará a ser o principal serviço de mensagens MMS: Continuará o seu crescimento acelerado 3G permite ao MMS Vídeo maior rapidez de envio e entrega Mais oferta de terminais com video player E-mail e IM: Constituirão serviços complementares dos dois serviços anteriores MMS E-Mail IM Conferência de Banda Larga – Estoril 4-5 Fev04

Serviços 3ºs (Ligações Directas) SERVIÇOS 3G SERVIÇOS & CONTEÚDOS Conteúdos WAP UMTS Conteúdos Grátis: essencialmente notícias, com texto e cada vez mais imagem Conteúdos Premium: Mais “branding” embebido nos conteúdos, conferindo-lhes valor percebido Predominância do vídeo e imagem Alertas: Alertas com vídeo deverão aumentar exponencialmente Donwloads: Conteúdos para o telemóvel (jogos, toques, imagens) continuarão a ser os mais procurados Conteúdos com melhor qualidade gráfica e de som Serviços de 3ºs: Surgirão mais parceiros com ofertas para os utilizadores de telemóveis, tirando partido da banda larga móvel (evoluindo do SMS para o MMS, Java e Vídeo) Conteúdos WAP Premium Alertas SMS/MMS Serviços de Downloads Serviços de Voz Serviços 3ºs (Ligações Directas) Conferência de Banda Larga – Estoril 4-5 Fev04

SERVIÇOS DE CONECTIVIDADE SERVIÇOS 3G Acesso Internet P/S 384 kb: O serviço com o diferencial de qualidade mais perceptível pelos clientes Alargamento do segmento-alvo aos clientes de consumo Soluções de Escritório Móvel: terão uma maior velocidade de acesso, melhorando as condições de acesso à informação do escritório Soluções de Parceiros: passarão a tirar partido da largura de banda para oferecer funcionalidades de vídeo (e.g. Televigilância Móvel) SERVIÇOS DE CONECTIVIDADE Acesso WAP UMTS P/S Acesso Internet UMTS P/S Acesso Internet UMTS C/S Acessos Seguros/ VPN Escritório Móvel Soluções Empresariais de Parceiros Conferência de Banda Larga – Estoril 4-5 Fev04

SERVIÇOS 3G PROJECTO ESPECIAIS 4 projectos em desenvolvimento conjunto com outros operadores UMTS Estes foram os projectos prioritários definidos pelo Governo Estudos e planeamento já concluídos Portal Cidadão Pop. Nec. Especiais Florestas Saúde Conferência de Banda Larga – Estoril 4-5 Fev04

SITUAÇÃO ACTUAL DO UMTS SUMÁRIO UMTS E BANDA LARGA O MERCADO E OS SERVIÇOS SITUAÇÃO ACTUAL DO UMTS Conferência de Banda Larga – Estoril 4-5 Fev04

PONTO DE SITUAÇÃO DO UMTS NA TMN - TERMINAIS Terminais na data de lançamento número limitado de modelos com versão já comercial presentemente estão ligados à rede mais de uma centena prevê-se a entrega de alguns milhares de terminais ainda este mês Outros terminais a TMN encontra-se a testar terminais de vários fabricantes, nomeadamente da Samsung e da Nokia de modo a que, logo que possível, novos modelos possam ser disponibilizados aos clientes a TMN está também a negociar com os fornecedores outro tipo de terminais, nomeadamente placas PCMCIA para aplicações empresariais Preço dos terminais da ordem de grandeza dos actuais topos de gama da rede GSM Conferência de Banda Larga – Estoril 4-5 Fev04

PONTO DE SITUAÇÃO DO UMTS NA TMN - COBERTURA E SERVIÇOS Cobertura actual - Áreas da grande Lisboa e grande Porto Serviços disponibilizados - Dados: até 384 Kbit/s - Vídeotelefonia - Disponibilizados os normais serviços GSM / GPRS A TMN irá cumprir as obrigações decorrentes da licença que lhe foi atribuída no âmbito da nova redefinição da ANACOM, prevendo lançar comercialmente os serviços sobre UMTS em 1 de Julho próximo Conferência de Banda Larga – Estoril 4-5 Fev04

DATAS E FASES PREVISTAS PELA TMN ATÉ AO LANÇAMENTO COMERCIAL Data de lançamento pré-comercial Embora a TMN tenha iniciado o trial em 19 de Dez03, oficialmente foi comunicado à ANACOM o início do lançamento em 23Dez03 Fases previstas - Fase 1: colaboradores e parceiros de aplicações (23Dez03) - Fase 2: extensão a clientes empresariais seleccionados - Fase 3: extensão a clientes SOHO (small office home office) - Fase 4: clientes em geral (previsão 1Jul04) Duração das fases Dependente do desempenho verificado em cada uma delas, quer em termos de estabilidade de rede quer em termos de equipamento terminal Conferência de Banda Larga – Estoril 4-5 Fev04