QUÍMICA VERDE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conferência Consumo Sustentável e Alterações Climáticas
Advertisements

A Escola EB2,3 de Vila Verde
Laboratório Associado
O que é Educação Ambiental?
INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS
ENGENHARIA AMBIENTAL.
Meio ambiente.
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
IV SAPEX A produção de divulgação científica, em formato multimídia, na formação do professor de ciências Prof. Enio Borba Carli.
EMERGÊNCIAS E ACIDENTES AMBIENTAIS
Fatores ambientais e a saúde humana Aula 1 – Geografia da Saúde Raul Borges Guimarães.
COORDENAÇÃO GERAL DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
ECOLOGIA GERAL Módulo I.
NECESSIDADES BÁSICAS DOS SERES VIVOS
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
NECESSIDADES BÁSICAS DOS SERES VIVOS
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Noções de BIOSFERA.
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Microrganismos do solo e o ciclo do carbono
Ecologística: a logística da ecologia
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
PROJETO “reinventando o ensino médio”
EMPREGOS VERDES: COMPROMISSO BRASILEIRO
EQUIPAMENTOS DE PROTECÇÃO COLECTIVA
Substituição de combustíveis fósseis: aspectos ambientais
OLIMPÍADA DO MEIO AMBIENTE - OMA-
HOSPITAIS VERDES E SAUDÁVEIS
Programa UFBA Ecológica
Profª Lucia Helena Amim
Profª Lucia Helena Amim
Logística reversa Grupo 14 J
Biotecnologia Clube de Ciência e Arte
5ª AULA Custos de Controle Ambiental na Geração de Energia Profª Drª Maria de Fátima Ribeiro Raia
Agricultura Biológica
O PLANETA TERRA E A ORIGEM DA VIDA
Logística Empresarial Grupo 08F
Palestra Meio Ambiente.
1º ano BIOLOGIA CAROL 2010.
Principais Normas Regulamentadoras
Educação Ambiental Os programas de educação ambiental tem como ponto de partida a relação Homem-Natureza-Sociedade. É a educação como prática transformadora.
Sustentabilidade Dra. Susane Chang.
Risco Tecnológico e Impacto Tecnológico
Meio Ambiente e Planejamento Professora Sueli Bettine Aula 1 Apresentação da disciplina Conceitos e Definições.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
TUTELA DO PATRIMÔNIO GENÉTICO
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
Química Ambiental Cap.18 Alison H. El Khouri Bessa – 15895
GOMES SOBRINHO, T. R. Curso de Design Centro de Ensino Superior do Amapá Curso de Design Design e Meio Ambiente Prof. Msc. Themístocles Raphael Gomes Sobrinho.
Projeto de extensão – Universidade Federal do Paraná Coordenador: Marcelo Riso Errera Orientador: Aloísio Leoni Schmid Alunas: Flavia Scussel – Arquitetura.
Carina Schumann, Flávia Rodrigues de Souza, 13184
Biotecnologia ambiental
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Noções de BIOSFERA.
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
Profª Adriana Braz Moreira
Ciências Naturais – 8.º ano
Química Ambiental INTROUDUÇÃO A QUÍMICA AMBIENTAL.
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Parte III Gestão Ambiental.
Ciências do Ambiente Profa Márcia Maria Rios Ribeiro
Ambiente Natural do Marketing
Profª Coordenadora: Selma Maria de Araujo
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Trabalho realizado por: Ana Paula Nº4 8ºB
A Engenharia e o Ambiente. 2 TecnologiaxAmbiente É impossível a sobrevivência humana independente de um determinado grau de tecnologia. Discussão: Imagine.
Dia Nacional de Capacitação em Contratações Públicas Sustentáveis LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAL E LEGAL.
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

QUÍMICA VERDE

Breve orientação para a elaboração da Redação O tema “Química Verde: Rumo a Produtos e Processos Sem Impacto Ambiental” remete os alunos ao estudo, observação, discussão e reflexão sobre os princípios, pesquisas e implantação da “química verde” (ou “química sustentável”) que inclui a concepção de tecnologias e processos produtivos que eliminam ou minimizam o uso e geração de substâncias químicas que ofereçam riscos ou tenham efeito adverso sobre o meio ambiente ou a saúde humana. A química verde se aplica a praticamente todos os materiais e artigos imagináveis feitos pelo homem, de metais, polímeros e combustíveis a medicamentos e telefones celulares, abrangendo todo o ciclo de vida dos produtos químicos, do projeto e manufatura ao uso final e destinação. Em suas redações, os alunos deverão distinguir “química” verde de “química ambiental” e escrever sobre a primeira.

QUÍMICA AMBIENTAL www.iq.usp.br/ambiental; Pode ser dividida na química dos processos naturais no ar, na água e no solo da terra. Diz respeito principalmente com os aspectos químicos dos problemas que os seres humanos criaram no meio ambiente natural. A Química Ambiental originou-se da Química clássica e hoje é uma ciência interdisciplinar por envolver não só as áreas básicas da Química como também a Biologia, a Geologia, a Ecologia e a Engenharia Sanitária. A Química Ambiental estuda os processos químicos (mudanças) que ocorrem no meio ambiente. Essas mudanças podem ser naturais ou causadas pelo homem e em alguns casos podem trazer sérios danos à humanidade. www.iq.usp.br/ambiental;

HIPÓTESE GAIA JAMES LOVELOCK 1979 PLANETA – ORGANISMO VIVO, sendo capaz de superar situações de desequilíbrio ameaçadoras à vida e criar novas condições de equilíbrio mesmo que isso exigisse grandes adaptações das espécies existentes.

QUÍMICA VERDE “A CRIAÇÃO, O DESENVOLVIMENTO E A APLICAÇÃO DE PRODUTOS E PROCESSOS QUÍMICOS PARA REDUZIR OU ELIMINAR O USO E A GERAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS NOCIVAS À SAÚDE HUMANA E AO AMBIENTE” www.ufpel.tche.br/iqg/wwverde/

PRINCÍPIOS DA QUÍMICA VERDE Prevenção; Economia de átomos; Reações com compostos de menor toxicidade; Desenvolvimento de compostos seguros; Diminuição do uso de solventes e auxiliares; Eficiência energética; Uso de substâncias renováveis; Evitar a formação de derivados; Catálise; Desenvolvimento de compostos degradáveis; Análise em tempo real para a prevenção da poluição; Química segura para a prevenção de acidentes.

REGRAS PARA A REDAÇÃO Extensão máxima de 4 páginas; Individual ou em equipes de até 5 membros; Enumeração da bibliografia é obrigatória; Plágio desclassifica; 4 redações classificadas sendo duas de 1.o e duas de 2.o ano; Recomenda-se digitar com espaçamento 1,5 e caracteres de tamanho 12 a 14 em folhas de papel tamanho A4.

HIDROGÊNIO